expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Jason é ChArles/ Parte I

A especulação que fizemos sobre Charles, que seria postada hoje, começava assim: antes de falarmos quem é Charles, vamos falar quem não é. Jason era o primeiro da lista. O 5x25 mal terminou e não se falava em outra coisa que não fosse Jason tem um irmão gêmeo e Jason é -A. Os poucos segundos do filme que Spencer assistiu no quarto/cofre de Charles foram suficientes para fazer de Jason o protagonista de todas as teorias sobre a identidade de Charles. O frisson causado pela desconfiança de Jason foi tamanho que Monão/Alison DiLaurentis viva foi completamente ignorada. Jason foi o protagonista desse hiatus.

Na especulação que fizemos sobre Charles, descartamos Jason, Andrew e Toby. Após revisarmos o post, fomos dar uma última olhada nas teorias sobre Charles. Praticamente 99,99% das teorias sobre Charles tem a mesma conclusão - Jason tem um gêmeo e é Charles -, apesar de não se basearem nos mesmos argumentos. Associando/adaptando parte dessas teorias com a que nós fizemos, conseguimos reunir evidências suficientes para acusar Jason de ser Charles; palpite que, até poucas horas atrás, não fazia o menor sentido pra gente. 

Seguindo a linha das nossas teorias/especulações, chegamos a conclusão de que Jason é Charles reunindo motivação + situações que colaboram para que nosso palpite esteja correto. Para essa conclusão fazer sentido, precisamos ignorar algumas situações, fazer suposições e referências aos livros e sentenciarmos conclusões. O motivo é muito simples: a especulação envolve duas pessoas que não conhecemos. Charles e Bethany. A única coisa que sabemos sobre Charles é que ele é -A, o que é a mesma coisa que nada. Sobre Beth, sabemos algumas coisas; porém, nada confirmado. Associando situações que vimos na série com sentenças que criamos para a especulação fazer sentido com suposições que essas situações nos permitem afirmar sustentadas pelos livros concluímos que Alison e Bethany são irmãs gêmeas e Jason é -A por causa de Bethany OU Alison e Beth são irmãs, mas não gêmeas, acreditando que Beth tinha 17 anos quando morreu. Gêmeas ou não, elas são muito parecidas. Como nos livros, Alison tanto que fez que conseguiu aprisionar Bethany no Radley. Alison, aproveitando que Bethany tinha problemas mentais, aproveitou para aprontar com a irmã e fazer com que seu problema se tornasse caso de internação. Como nos livros, todos achavam que Bethany era maluca e perigosa e Alison, a santa. Jason sabia que Alison era a peste e por esse motivo não gostava dela. Jason era amigo de Bethany e tinha raiva de Alison por causa do que ela fazia com a irmã. Jason e Bethany eram amigos. Bethany morreu por causa de Alison, que teve ajuda das meninas na noite do celeiro. Jason não dá paz para  Alison porquê foi ela quem começou a tocar o terror. Jason tem ódio de Spencer porquê foi ela quem deu a pazada em Bethany e a matou. Jason tem raiva das meninas porquê elas estavam no meio do salseiro que aconteceu no quintal dos D. na noite do celeiro que resultou na morte de Bethany. Chegamos a essa conclusão associando:

O filme que Spencer vê no quarto/cofre de Charles

Na nossa especulação, não consideramos Jason com gêmeo porquê não conseguimos teorizar nada sobre isso. No filme, vimos dois garotinhos loiros se divertindo com a sra. D., a bebê e as maças. O garotinho de cabelo curto, que pega a maça verde e beija a bebê, acreditamos ser Charles, que é Jason. O outro menino pode ser qualquer pessoa mas achamos pouco provável que seja irmão de Jason. Caso seja, não é gêmeo porquê é nítida a diferença de idade E a sra. D. pede para apenas um deles beijar a irmã, que é a bebê, enrolada num cobertor amarelo, que pode ser Beth ou Alison. Por que acreditamos que aquele garotinho é Charles? Porque Mona, de Rainha do Baile, entra no quarto e pega um porta retrato com a foto do garoto comentando que -A tem uma alma. 

The Great Charlemagne

Só nós estamos com saudade de Ravens? No 4x12, -A não deu trégua para as meninas e, seguindo a tradição, deixou três encomendas na porta dos Hastings. Primeiro, elas receberam uma caixa com uma mensagem escrita em quatro bolas de bolhar. Depois, um mini-caixão com a boneca da Monão fez as meninas surtarem. Por último, uma mensagem escrita com batom em um serrote dentro de uma caixa que só abria com um truque de mágica. Essa foi a deixa para as meninas voarem para Ravens, onde acontecia o espetáculo de mágica The Great Charlemagne. O palhaço/mágico convocou Aria para participar de um número de desaparecimento, com direito a aplausos de Grunwald na primeira fila. Traumatizada com caixas, Aria bem que tentou mas não conseguiu recusar o convite do palhaço. Acabou que Emily foi quem sumiu. O show de mágica foi coisa de -A mas a pista não tem nada a ver com os truques, mas sim com o nome do espetáculo. The Great Charlemagne, traduzido, é o Grande Carlos Magno, que foi um imperador romano. Carlos M. assumiu o poder após a morte do seu pai e teve um irmão que morreu repentinamente de causas desconhecidas. O que Carlos M. tem a ver com Jason? Jason teve uma irmã que morreu repentinamente. 

A maquiagem do palhaço nos fez lembrar das cartas de baralho. Na época que Mona estava no Radley, ela não vivia com as cartas. No topo dos castelos de cartas construídos por Mona sempre estava uma carta vermelha, com a Dama de Copas, que ela também segurava enquanto cantarolava deitada na cama. A única conclusão que chegamos sobre as cartas é que elas representavam a hierarquia do time. Não entendemos nada de baralho mas sabemos que o vermelho é quem comando o time - o preto. A maquiagem do palhaço parece uma carta de baralho. Charles estava com uma máscara preta no Baile. 















Maçãs

Nunca entendemos o significado das maças. Praticamente uma personagem nas duas primeiras temporadas, a fruta - se não estamos enganados - voltou a dar as caras na 4B, no covil de -A; na 5A, na casa das Marin e encerrou a 5B multiplicada nos cestos da antiga fazenda dos Campbell. Verdes, vermelhas e enigmáticas, as maças sempre estavam metidas em situações pra lá de suspeitas. Alison, as meninas, Mona, Jenna, Ashley, Jason foram algumas das pessoas que tumultuaram com a fruta. No 5x25, os dois garotinhos loiros se divertem com as maças, a sra. D. e o bebê. O garotinho que acreditamos ser Charles pega uma maça verde. Continuamos sem entender o que exatamente as maças representam, mas concluímos que a fruta, sabê-se lá como/porque, está relacionada com -A. 

No 2x03, Alison surpreende Spencer e Emily ao baixar nos Hastings reclamando de Jason, que estava promovendo uma algazarra em casa. Tentando disfarçar que estava abalada, Alison pede alguma coisa para comer e pega uma maça vermelha. Enquanto lava a maça, Alison lacrimeja e comenta com Spencer que sua família tem as piores maças. 

No 2x05, o caso Ali D. foi dado como encerrado após a morte e confissão de Ian. Em um dos cestos de lixo da escola, uma maça verde está em cima dos jornais que estampam na primeira página a notícia. A morte de Ian é uma das questões mais complicadas da série. Nossa última conclusão foi que, junto com outras pessoas, Jason armou o suicídio de Ian.

No 2x20, Spencer fica intrigada ao ver Jason conversando com Maya na rua ao lado de uma banca de frutas. Maya se despede de Jason antes de Spencer chegar. Jason estava comprando maças da banca de Harold, que antes de aparecer como porteiro do Lost, fez um bico como feirante.



Jason e Spencer

Das meninas, Spencer sempre foi a mais próxima de Jason, mesmo antes de descobrir que eram irmãos. No começo, Jason não tinha muita paciência para ela; inclusive, Jason joga na cara de Spencer que sabe sobre a Jenna Thing - uma versão distorcida supostamente contada por Alison/1x08. Aos poucos, Jason foi acalmando e eles se tornaram amigos. Jason nunca desconfiou que Spencer fez qualquer coisa com Alison - lembram da foto com a sombra? -, nunca negou ajuda para descobrir o que aconteceu com a irmã - lembram dos U$2.000 e da tornozeleira? - e volta e meia aparecia com coisas de Alison que ele dizia ter encontrado pela casa. Na 2B, Jason e Spencer ficaram ainda mais próximos por causa da descoberta, por parte de Spencer, de que eram irmãos e pelas investigações que as meninas estavam fazendo sobre Ali.

Sobre Spencer descobrir que Peter era pai de Jason: aproveitando do conflito entre pai e filha, Jason deu um jeito de fazer com que Spencer descobrisse que Peter também era seu pai. Foi nessa época que Toby encontrou um pedaço do taco de hóquei, que Garrett usou para fingir que matou Ali, enterrado no quintal dos Hastings. O taco fez Spencer lembrar de um dia em que o clima pesou entre Alison e Jason, que ameaçou agredir a irmã com o taco.

Toda vez que o assunto era Alison, Jason falava super mal da irmã e não cansava de repetir que era a filha preferida dos D. Jason sempre foi um amor de pessoa com Spencer. Jason se fez de amigo de Spencer para ganhar a confiança dela. Jason nunca desconfiou que Spencer tivesse encostado em um fio de cabelo de Alison; ao contrário da polícia, que nunca descartou Spencer como suspeita de ser a assassina de Alison/Bethany. Jason sempre foi a bondade em pessoa com Spencer porque ele sempre soube que foi ela quem deu a pazada em Bethany.

As coincidências de Rosewood

Marlene decretou que não existem coincidências em Rosewood. Se levarmos o decreto a ferro e fogo, ninguém se salva. Depois de Spencer flagrar Jason comprando maças de Harold enquanto conversava com Maya, ela confirmou que eles eram irmãos durante o Dia da Verdade na escola. Antes de Spencer questionar Jason, -A tratou de tranquilizá-la.



N.A.T. Club

Jason, Ian e Garrett, melhores amigos na época da escola, faziam parte de um club exclusivo, o N.A.T. Spencer soube da existência do club fuçando no anuário de Ian e foi atrás de Jason para saber do que se tratava. Jason, fundador do club, contou para Spencer que eles filavam as meninas trocando de roupa e coisas do tipo para se divertirem. Mas, depois de um tempo, Ian começou a filmar outras coisas que não tinham nada a ver com o club, fazendo Jason desconfiar que ele estava trabalhando para alguém. A atitude de Ian causou discórdia entre os amigos, que juraram amizade eterna no anuário e, como vimos, saíram da escola com a amizade completamente estremecida. Filmando tudo que devia e, principalmente, o que não devia, saiu caro para Ian. Um tempo depois, Garrett bateu as botas. Único sobrevivente do club, Jason foi vítima de uma armação no elevador, que o fez concluir, junto com as meninas, que alguém queria o N.A.T. morto. Pelo visto, esse alguém esqueceu desse propósito, já que Jason continua entre nós. 

Jason e Alison

Tensão define a relação entre os irmãos. No 2x11, Alison quer saber o que Regina Marin faria se um de seus herdeiros fosse um tranqueira. Sem pensar duas vezes, Regina declara que não deixaria um centavo para o deserdado. Essa foi uma das vezes em que Alison insinuou que faria a cabeça da avó para excluir Jason do testamento, deixando claro que faria o que fosse preciso para por Jason em seu lugar. Alison chegou a procurar Peter para conversar sobre o testamento e, claro, que junto com a sra. D. rolou uma falcatrua. No 5x14, Jason condena Alison pela morte de Mona, depois de conversar com Spencer. No 2x13, Jason entra no quarto de Alison sem bater e entrega para ela uma caixa que, segundo ele, estava jogada na varanda. Jason cobra U$20 pelo delivery, já que precisa pagar a cerveja que vai encher a cara com os amigos à noite. Na caixa estava o inesquecível boneco de voodoo, da loja das creepy dolls, com a mensagem é a minha vez de torturar, sem assinatura. Será que o aviso era de Jason para a irmã? 

Festa no GT

Durante a lendária festa no GT, Aria foi encaixotada junto com o cadáver de Garrett. Aria conseguiu se desamarrar e, salva por uma chave de fenda, não foi jogada para fora do vagão por duas pessoas que sussurravam enquanto empurravam a caixa. Apesar de não entendermos o que as duas pessoas falam, é possível perceber que uma voz é masculina e a outra, feminina. Aria fere o homem com a chave de fenda. No 2x24, Seth, baby, diz que um casal comprou o boneco de voodoo. No 3x14, Jason aparece com um machucado na barriga e amiguinho de Mona. 

Jason e Mona

A aproximação de Jason com Mona deixou as meninas indignadas. Spencer, inconformada, não sossegou enquanto não foi falar com Jason, que a ignorou. Better now, Mona justificou a amizade com Jason porquê ele era seu tutor na escola; desculpa que as meninas não engoliram, apesar de ser verdade. No dia do acidente do elevador, Jason revela para Emily que se aproximou de Mona por interesse, para saber sobre Alison. Por causa da coincidência do ferimento na barriga, Jason ficou como o rapaz que estava empurrando a caixa no GT. Estendendo a coincidência, no 3x21, Spencer surta ao ver o suposto corpo de Toby estirado na floresta. Spencer não teve tempo de ver o rosto de Toby, mas teve tempo de ver sua tatuagem na cintura acompanhada de um machucado. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário