expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Comentário 5x16 - Over A Barrel

No Comentário sobre o 5x15, dissemos que Fresh Meat tinha as características que fizeram de PLL nossa série preferida. Na contramão de Fresh Meat, Over A Barrel, fazendo as vezes de episódio quebra de ritmo da temporada, veio com todas as características responsáveis por aqueles momentos em que PLL dá preguiça. Recriando situações que já vimos em outros episódios, o 5x16 abusou de clichês desgastados para nos fazer começar a desconfiar de quem não desconfiávamos e questionar se devemos desconfiar de quem desconfiamos. Não que isso seja novidade; sempre foi assim. Não é a primeira vez que o abuso de clichês desgastados interferem no interesse pela série. Não é a primeira vez que fazemos esse tipo de reclamação; mas é a primeira vez que nos pegamos desinteressados pela série. Desinteresse em ver os episódios mais de uma vez para não deixar passar nada. Desinteresse em teorizar, especular, achar uma explicação para as situações suspeitas. Parte desse desinteresse tem origem no desgaste natural do ritmo da série, o que faz com que alguns defeitos que ignorávamos passem a incomodar. Já comentamos que em PLL as meninas sofrem de amnésia seletiva. Seja por conveniência, necessidade ou furo no roteiro, todo mundo esquece de tudo, o que faz com que elas sejam constantemente ridicularizadas. Na reta final da 3B, dissemos que o vai e vem da viatura de Wilden extrapolou no quesito incoerência aceitável. Na ficção é necessário relevar incoerências para achar graça na história. O problema é quando essas incoerências começam a soar absurdas.

O exemplo mais recente do abuso da incoerência é a morte de Mona. Estamos desconfiados que Mona planejava forjar sua morte e desaparecer. Mona ia por seu plano em prática no mesmo dia em que alguém decidiu que ela deveria morrer de verdade. Com ou sem a intenção de forjar a morte, Mona acabou morta e Alison suspeita número um de ser a assassina. Alison começa a 5B alegando inocência e favorecida por um álibi, que era o testemunho de Jason e do sr. D. garantindo que ela estava em casa quando Mona morreu. O testemunho do irmão e do pai foi tão poderoso que invalidou uma evidência física: DNA de Mona encontrado no carro de Alison. Sem mais nem menos, Jason procura Tanner para mudar seu depoimento, dizendo que Alison não estava em casa quando Mona morreu. A decisão de Jason coincide com a descoberta de uma câmera escondida na sala dos Vanderwaal, que gravou Mona sendo arrastada e jogada de um lado para o outro por uma loira de hoddie. Apesar das imagens não mostrarem o rosto da loira, Jason não tem dúvida que é Alison. A certeza de Jason condena Alison. Na delegacia, Tanner mostra a gravação para Jason e pergunta se ele tem certeza que a loira é Alison. Jason, após ver a cena mil vezes, determina que a loira é Alison. Como Jason tem certeza que a loira é Alison? O que ele viu nas imagens que confirma que era Alison? Tanner conhece Alison. Toby, que acompanhava o testemunho, conhece Alison. Leona conhece Alison. Rosewood inteira conhece Alison. Qualquer pessoa reconheceria Alison se a loira fosse ela. Se Jason não tivesse mudado seu testemunho, Alison seria prejudicada pela gravação? A loira só seria Alison se Jason confirmasse? O álibi de Alison era sustentado pelo testemunho de Jason e do sr. D. Quando decide mudar sua versão, Jason procura Tanner, que esquece do sr. D. Acreditando em Jason, Tanner ignora o fato dele ter mentido para a polícia e que, antes de prender Alison, deveria ouvir o sr. D. pela segunda vez. Condenada pelas palavras de Jason, Alison é presa pelo assassinato de Mona e, sabê-se lá com base em que, faz Tanner desconfiar que esse não foi o primeiro crime que ela cometeu. Segundo Tanner, Alison pode estar envolvida na morte de Bethany. Segundo Jason, Alison pode estar envolvida na morte da própria mãe. Nova York manda lembranças. 

Jason incriminar Alison foi mais uma demonstração de que ele não gosta dela. O que será que Alison fez para Jason repudiá-la? A conversa de Jason com Aria no Grill chamou nossa atenção para um detalhe: Jason nunca falou bem de Alison. Na época da 2B/3A, Spencer e Jason eram muito próximos e viviam conversando. Toda vez que o assunto era Alison, Jason só falava mal dela. Apesar de não poupar críticas a irmã, Jason se empenhou em fazer justiça por ela encrencando com Ian e Wilden, apontados como assassinos. Spencer chocou Jason ao revelar que Alison desconfiava ter engravidado de Wilden. O possível envolvimento de Alison com Wilden revoltou Jason, que não se manifestou quando Aria falou que Holbrook poderia ser cúmplice de Alison. O nome de Holbrook surgiu depois que Jason falou para Aria que a polícia tinha uma teoria de que alguém ajudou Alison a colocar o corpo de Mona no carro e dar fim nele. Aria fala para Jason que elas desconfiam que Holbrook está ajudando Alison desde que ela passou no polígrafo. Não faz duas semanas, o DNA de Mona no carro de Alison foi derrotado pelo testemunho dos D. Com Alison atrás das grades, a polícia trabalha com a possibilidade dela ter um cúmplice no crime, que ajudou a colocar o corpo de Mona no carro e dar fim nele. Como a polícia chegou a essa conclusão, se é que chegou, não sabemos. Segundo Jason, a polícia trabalha com essa possibilidade, assim como segundo Jason, o sr. D., mesmo sabendo do que Alison é capaz, faria de tudo para protegê-la. Uma coisa é o sr. D. proteger Alison; outra, é protegê-la mesmo sabendo do que ela é capaz. Estranho o sr. D. ter conhecimento do lado negro de Alison. Nas poucas vezes em que vimos os dois juntos, ele não passou essa impressão.

Assim como Aria e as meninas acreditam que Holbrook é o cúmplice de Alison, elas tinham certeza que a mensagem que Aria recebeu, de número desconhecido mas assinada por -H, era dele. A mensagem dizia Pare de me procurar. Estou cansado de me esconder. No Grill ao meio dia. -H. Essa mensagem lembrou duas situações. Na 3A, Caleb terminou com Hanna porque sabia que ela estava escondendo coisas dele. Temendo pela segurança de Caleb, Hanna preferiu ficar de boca fechada. Um tempinho depois de fazer um escândalo e terminar com Hanna, Caleb arma para ela e manda uma mensagem assinada por -A. Na mensagem, -A pedia para Hanna estar no Grill num determinado horário a noite e que ela não falasse nada para ninguém. Hanna segue as ordens de -A e vai até o Grill no horário marcado. Caleb aparece, confessando que foi ele quem mandou a mensagem e explica o motivo da armação. A segunda situação foi na 3B, no 3x21, depois que Spencer contou para as meninas que Toby era -A. Inconformada, Emily não parava de telefonar para Toby, que não atendeu nenhuma de suas chamadas nem respondeu suas mensagens. Emily estava quase desistindo quando foi surpreendida por uma mensagem de número block assinada por Toby. A mensagem dizia Pare de me procurar. Eu vou te encontrar. Escondida, Emily foi ao lugar indicado por Toby, que era o barracão que ele trabalhava. Depois de horas esperando dentro do carro, em vez de Toby, Emily viu a RC Loira.

Hanna não tinha motivo para desconfiar que a mensagem não era de -A. Toby mandar mensagem para Emily não era tão sem cabimento. Diferente de Holbrook mandar mensagem para Aria. Elas realmente acreditaram que foi ele que mandou a mensagem? Ignorando o motivo de Holbrook mandar mensagem para Aria sendo que Hanna era quem estava atrás dele, por que usar número block sendo que ele se propôs a encontrar com Aria? Qual o sentido em ser anônimo e se identificar ao mesmo tempo? Seja lá quem for o autor da mensagem, ficamos com a impressão que a intenção era fazer Aria descobrir sobre o envolvimento de Ashley com Jason. Enquanto almoçavam, Aria e Jason eram observados por alguém do lado de fora do Grill. Desconfiamos que a intenção de quem mandou a mensagem era revelar para Aria sobre Ashley e Jason por causa da segunda mensagem que Aria recebeu, pedindo que ela levasse um buquê de rosas até a casa das Marin. Finalizando o assunto Jason. Não temos ideia do verdadeiro motivo dele ter dado em cima de Ashley e, caso ele esteja por trás da mensagem de -H, o motivo dele armar para Aria descobrir que ele dormiu com Ashley.

Antes de receber a mensagem de -H, Aria recebeu uma mensagem de -A. No Brew, Aria e Emily levam um susto quando a impressora do caixa reproduz a carta que Aria escreveu para a Talmadge e foi aprovada por Jackie. Na carta, Aria descreve seu envolvimento com Ezra como um erro que prejudicou seu rendimento na escola. Aria não contou para Ezra que foi aceita na Talmadge, muito menos como foi aceita. Atormentada pela mensagem de -A, Aria passou o episódio tentando conversar com Ezra, que não deu oportunidade para ela falar. Essa não foi a primeira vez que Aria se envolve em uma confusão com Ezra, Jackie e -A. No 2x12, cumprindo a ordem de sua creepy doll, Aria avisa para Jackie que se ela não for embora de Rosewood, ela vai tornar público que seu artigo é um plágio. Junto com a creepy doll, -A mandou para Aria o artigo original que Jackie estava copiando. Sem escolha, Aria foi obrigada a ameaçar Jackie. Com a carta, é a segunda vez que -A tem acesso a algo que, teoricamente, era de conhecimento exclusivo de Jackie. Quando Aria falou da Talmadge para Ezra, ele comentou que Jackie estava trabalhando lá e que ela o odiava, fator que prejudicaria Aria. Sabemos que Jackie não morre de amores por Aria. O que a gente não sabia era que ela odiava Ezra. Na época das creepy dolls, os dois se mostraram bem resolvidos quanto ao passado. Vingança de mulheres feitas de idiota pelo Mr. Wrong a parte, não deixa de ser curioso os quatro voltarem a se envolver numa confusão com a mesma temática da primeira.

Na cozinha dos Hastings, Spencer deixa um ovo espatifar no chão quando recebe uma mensagem de Mona Vanderwaal. De número block, Mona enviou coordenadas geográficas que Caleb descobriu ser de um enorme depósito. Spencer, Caleb e Hanna concluíram que o corpo de Mona estava no depósito. Sem Toby saber, Spencer foi com Caleb ao depósito, onde encontraram uma professora da escola que teve a impressão de conhecer Caleb de uma de suas aulas. Caleb disse que não fez matéria nenhuma com ela, aproveitando para fazer uma cópia da chave que abria o cadeado do depósito que eles precisavam entrar enquanto Spencer e a professora fofocam. A professora disse para Spencer que algumas pessoas reclamaram de um cheiro ruim vindo do depósito que eles queriam entrar, fazendo Spencer ter quase 100% de certeza que o corpo de Mona estava lá. A certeza absoluta veio com a informação de que a pessoa que alugou o depósito era uma loira. Assim que a professora foi embora, Spencer e Caleb entraram no depósito e ficaram estarrecidos quando viram um barril e os produtos químicos que havia dentro dele. Perplexos, eles não conseguiram pensar em outra coisa a não ser que Mona estava reduzida a pó. Não vamos estender o assunto barril porque já deu o que tinha dar. Não bastasse Spencer e Caleb simplesmente irem embora do depósito porque acabou a luz, o 5x17 terminou sem revelar o que tem nesse bendito barril. Porta mala da viatura de Wilden versão 5B. No final do episódio, Caleb descobre que o depósito foi alugado no nome de Hanna. 

Esse depósito em que está o barril é o mesmo tipo de lugar que Alison escondeu o pen drive com os vídeos de Ian; a tal chave que Jenna queria que Caleb encontrasse. Alison deixou a chave do depósito no forro do globo de neve que ela deu para Emily. Mais uma vez Caleb envolvido com depósito e chave. Outra situação que se repete nessa história é o depósito estar no nome de uma das meninas. Na época do 1x15, Paige, de franjinha, tentou comprar a equipe de natação para ser a capitã presenteando as meninas com uma pulseira igual a da Jenna Thing. Graças ao presente de Pigskin, Spencer descobriu o nome da loja que fazia as pulseiras e foi até lá para saber quem mandou fazer as pulseiras que elas receberam de -A. Spencer ficou sem reação ao saber que ela mesma encomendou as pulseiras. Um tempinho depois, Spencer foi acusada de matar Alison e a polícia encontrou alguma coisa na pulseira dela que poderia ser uma evidência de que ela era a assassina. Acabou que a pulseira não provou nada e Spencer foi absolvida. O depósito estar no nome de Hanna tem o objetivo de incriminá-la pela morte de Mona. 

Não sabemos se essas semelhanças significam alguma coisa. Talvez não queiram dizer nada ou podem ser pistas. De qualquer maneira, achamos válido comentar. Seguindo essa linha de pode/não pode significar alguma coisa, temos ainda a camiseta de Emily, os alimentos e as cores. 

Emily usou a mesma roupa o episódio inteiro; uma camiseta velha, que ganhou de Pig ou que era dela, e um shorts jeans. No Brew, comecinho do episódio, Hanna elogia a camiseta de Emily, perguntando se já pediu emprestada. Emily responde que não. Talia, a garota nova que se faz de sonsa soltando indiretas, também falou sobre a camiseta de Emily. Talia perguntou o que Emily achava delas usarem uniforme, aproveitando o assunto para palpitar sobre o estilo de Em e o furo na camiseta. Talia, a Sidney da 5B, perguntou se a camiseta era do ex de Emily, que confirmou. Notando o desconforto de Emily, Talia começa a falar de mistura de tintas, sugerindo uma maneira de Emily customizar a camiseta para aliviar as lembranças trazidas por ela. No seu quarto, Em dá um ponto no furo da camiseta e coloca dentro do envelope que ela ia mandar para Paige. De tanto que falaram dessa camiseta, cismamos que ela queria dizer alguma coisa. Paige usou a camiseta no 4x21, episódio em que escreveu o bilhete para Holbrook falando que Alison estava viva. 

Nos Hastings, Johnny organiza uns legumes na mesa da cozinha enquanto conversa com Spencer sobre mistura de cores. Quando Spencer recebe a mensagem de Mona, ela deixa cair um ovo no chão. Johnny queria um ovo. Nervosa, Spencer pede que ele volte mais tarde para pegar o ovo. Na cena final, o hoddie come uns docinhos na sala de Holbrook. No caso de -A, as comidas são pistas sobre a identidade da pessoa. Nas outras situações, desconfiamos que os alimentos tem algum significado porque não é a primeira vez que comida teve destaque desse tipo. No 5x17, Emily derruba uma caixa naquele prédio em que elas estão e cai um pacote de carne. No 4x20, Emily deixa a bandeja cair na calçada do Brew como parte do plano que elas armaram para Ezra. No carro, Hanna e Spencer instruem Emily. Quando Emily começa a recolher as coisas do chão, Hanna fala para ela fazer não sei o que com as batatas. No começo da 4A, Spencer usa comida para reconstruir o cenário da pousada. Como dissemos, não sabemos se o destaque para as cores, a camiseta e os alimentos tem algum significado. De qualquer maneira, achamos válido comentar. 

6 comentários:

  1. Adoro os seus comentários sobre os episódios, não sei se já disse isso, mas vamos ao que interessa...
    O barril já encheu o saco, já não dá mais, por isso a única coisa que ressalto é que temos que diferenciar o assassino de Mona com -A, até porque existe a possibilidade de não serem a mesma pessoa... Caso isso seja verdade, uma vez que a diferença entre -A e a pessoa que matou Mona acabam sendo gritantes. -A sempre parece com uma mulher, nunca teve um ombro muito largo, ou algo para disfarçar um pouco essa semelhança. Até em um dos epsódios, não lembro o qual exatamente, mas se não me engano foi na quarta temporada a mão de -A com esmalte fica a mostra. No 5x17, tanto a pessoa que as prende, quanto a pessoa do final do epsodio é sem duvida um homem. Sobre a morte da Mona, isso está virando "a noite do celeiro", a qual não sabemos como exatamente foi e que toda hora muda de figura. A intenção dela pode ser nos confundir mas tem algumas coisas estranhas nessa historia... O que sabemos ser verdadeiro são as câmeras, isso nós não podemos negar (acho que ele usa uma mascara no rosto, da Alison ou da Emily). Sobre uma possível falsa morte, isso eu não acredito. Mona não vai voltar pra Rosewood, além dos flashbacks. A mensagem de -H pode ser sim atribuída a -A, ele esta em todos os lugares e Aria saber sobre a Ashley e o jason é porque ela pode soltar qualquer coisa, Aria em algumas situações não sabe guardar segredos. Espero que revele logo o quem tem nesse barril e o alerta, fiz o teste. Aquele alerta mostra quando o celular roubado ou perdido tem o chip trocado, é padrão nos aparelhos mais modernos e além da localização vc pode escolher uma mensagem que é enviada junto. Quanto ao número, isso depende do chip.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wander! A gente precisava fazer esse desabafo!!! Essa lenga lenga em torno do barril cansou e claro que não é corpo da Mona que está dentro dele. Concordo com vc que o assassino da Mona e -A são pessoas diferentes. E adorei a explicação sobre o alerta. A Spencer fala que não é uma mensagem, mas sim um alerta. Agora entendi o que ela quis dizer!! Bjss

      Excluir
  2. Sobre Aria na Islândia: no livro o corpo de Alison aparece três anos depois que ela sumiu, no mesmo ano em que Aria volta de Reykjavík, na Islândia. Já na série, ela volta um ano depois do desaparecimento de Alison e não me recordo, se é mencionado o lugar onde ela esteve, mas Ezra comenta no encontro que tem com ela que esteve em Reykjavík no verão... estaria ele na Islândia no mesmo período que ela ou antes um pouco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb não lembro se ela fala a cidade, mas acho que é a mesma dos livros. O Ezra tava lá no mesmo período que ela, tanto que nos arquivos dele tem foto dos Montgmorey na Islândia.

      Excluir
  3. Hmm agora entendo porque o episódio teve uma crítica negativa ao ler uma review, de fato muita coisa se repetiu, mas por outro lado eu curti bastante, pois foi um episódio divertido. No mais achei muito tosco isso de Ali ir pra cadeia, sério. Tudo porque o babaca do Jason disse aquilo, como ele fosse flor que se cheire, sem dúvida ele tava por dentro do lance dos vídeos do N.A.T. Aposto que a razão de ele não se entender com o pai é pelo fato de ele não ser seu filho biológico, embora segundo um "spoiler" o pai da Ali abusou dela quando criança, e essa seria razão. Em todo caso, Jason não presta pessoal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcio. Esse episódio foi bem ruinzinho. É normal a série recriar situações como homenagem a cenas e episódios icônicos, mas anda extrapolando ultimamente. O que antes era homenagem, agora está repetitivo mesmo; logo, cansativo. E essa prisão da Alison é sem comentários. Pior é a Tanner falar que a polícia sabe que a Alison teve ajuda de alguém pra mover o corpo da Mona. De onde ela tirou isso? A Alison confessou o crime? Muito nonsense.

      Excluir