expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Comentário sobre a carta de Mona no 5x13 - How The A Stole Christmas

No 5x13, um advogado surpreendeu Hanna ao entregar para ela uma carta escrita por Mona. Segundo o advogado, Mona pediu que a carta fosse entregue para Hanna trinta dias depois de sua morte. As circunstâncias envolvendo a morte de Mona estão cada vez mais estranhas. Pelo que parece, Mona tinha certeza que ia morrer e qual seria o contexto de sua morte. Junto com a carta, Mona deixou para Hanna dois mapas indicando lugares secretos na casa dos D. Com a ajuda dos mapas, Hanna e Spencer encontraram supostas pistas que podem incriminar Alison pela morte de Bethany.

Quando falamos que as circunstâncias envolvendo a morte de Mona são estranhas é porquê Mona parece saber que morreria tentando provar que Alison é -A e a assassina de Bethany. Provar que Alison matou Bethany, automaticamente, inocenta Spencer. Como dissemos no Comentário sobre o 5x13, Mona estava com as meninas quando soube que Alison foi descartada como assassina de Bethany e que Spencer voltou a ser a suspeita número um. Com os registros de Bethany em mãos, Mona concluiu que Alison tinha inveja de Bethany/ Alison armou para Bethany baixar no quintal na noite do celeiro/ Alison é -A. Independente da veracidade das conclusões de Mona, esse foi o motivo de sua morte. Sabê-se lá como, Mona teve tempo de assegurar que sua morte não seria em vão; e é aqui que as coisas começam a ficar estranhas. 

Na carta deixada para Hanna, Mona diz que ela ainda está jogando e eu estou conversando com você do túmulo. Mas eu morri lutando e é isso que você deve fazer. Mona morreu lutando no sentido literal ou usou o verbo apenas como força de expressão? Sentido literal ou não, Mona pediu para Hanna não desistir e foi exatamente isso que Hanna fez. Aproveitando a ausência de Alison, Hanna e Spencer invadiram a casa dos D. à procura dos esconderijos indicados nos dois mapas deixados por Mona. Como Mona sabia desses esconderijos? As possíveis provas encontradas por Hanna e Spencer realmente foram escondidas por Alison? As possíveis provas realmente são de autoria de Alison? O hoddie que apareceu nos D. e atacou Hanna realmente era -A? Revendo as cenas de Spencer e Hanna nos D., vários detalhes chamaram nossa atenção.

Mona deixou dois mapas; porém, vimos apenas o que estava com Hanna. No quarto de Alison, Hanna encontrou um passaporte fake escondido no forro de uma gaiola. Na foto, Alison está com o cabelo preto e com um penteado totalmente diferente dos que já vimos quando ela encarnou seu alter ego de cabelo preto. O passaporte é recente; foi emitido dia 5 de dezembro de 2011, dias depois de Mona morrer. Esse passaporte é o único documento fake de Alison com data de 2011 e a primeira vez que vimos a gaiola servir de esconderijo. No 4x18, Alison pediu para Shana, que pediu para Emily, pegar o dinheiro que estava escondido no forro do quadro das garotas loiras. No 5x06, decidida a fugir de Rosewood, Alison pega documentos fakes e dinheiro escondidos no fundo falso da gaveta da penteadeira. Ignorando o motivo de um dos documentos que estava na gaveta ter data de 2010, os documentos e o dinheiro na gaveta e o dinheiro no quadro nos passaram a impressão de terem sido escondidos por Alison nesses lugares na época em que ela estava viva/antes da noite do celeiro. Alison é obrigada a esconder as coisas sempre no mesmo lugar? Não, não é. Lembrando que CeCe usou o passaporte de Vivian para viajar no 5x01, Alison precisava de um passaporte novo; o que explica a data do passaporte encontrado por Hanna sem explicar como Mona sabia da gaiola E do passaporte, emitido quando ela já estava no túmulo. A não ser que Mona sabia da gaiola sem saber o que estava escondido nela.

Na sala, Hanna mostra o passaporte para Spencer, que analisa uns recortes de jornal. Spencer explica que o nome Holly Varjak, identidade de Alison no passaporte, é uma referência ao livro/filme Bonequinha de Luxo. No 4x24, Alison comentou com Aria que Ezra a comparava com a protagonista do livro/filme. Segundo Spencer, na mente perturbada de Alison, o nome Holly Varjak foi a maneira que ela - Alison - encontrou para dar um final feliz para a protagonista do livro/filme. Após avaliar o passaporte, Spencer mostra para Hanna os recortes de jornal. Em um deles é possível ler a mensagem você sabe onde me encontrar junto com um número de telefone. Segundo Spencer, Alison estava se comunicando com alguém através de anúncios nos classificados como fez na época em que Mona era -A. PAUS-A. Essa foi a primeira vez que foi dito na série que Mona era o -A de Alison/2x13. Sabemos que Alison se comunicava com -A pelos classificados/2x22/2x23/2x24 e o que diziam algumas mensagens. O que não sabemos é de onde Spencer tirou que o -A que Alison se comunicava era Mona.

De volta ao segundo andar da casa dos D., Hanna vai até o sótão, onde deve abrir um baú trancado com cadeado. Com a ajuda do mapa, Hanna encontra a chave do cadeado, abre o baú, mexe em alguns objetos que estavam lá dentro e leva um susto quando aperta o play de um gravador que reproduz a frase fique longe das minhas coisas ou eu te mato dita por uma voz muito parecida com a de Alison. Hanna joga o gravador dentro do baú e o fecha. Em seguida, ela rasga um forro falso, que esconde uma caixinha de música decorada com palhaços e com o nome Chapeleiro Maluco estampado em um dos lados. Hanna associa o Chapeleiro com uma pilha de caixas - que parecem ser de chapéu - encostada na parede. Em uma das caixas, Hanna encontra centenas de cartas que ela deduz ser dos amigos de correspondência de Alison. Uma dessas cartas era de Bethany comemorando a visita que faria para Alison no Dia do Trabalho. Chocada com o conteúdo da carta, Hanna dobra a folha, esconde no vestido, vai atrás de Spencer mas da de cara com -A.

Depois de mostrar o passaporte para Spencer, Hanna voltou para o segundo andar e Spencer continuou na sala. Enquanto mexia em um quadro, Spencer ouviu o barulho de uma porta fechando. Não sabemos qual porta fez o barulho mas sabemos quem fez o barulho. -A. Na sequência, vemos Spencer escondida atrás do sofá e -A parado em frente a janela com uma faca na mão. Toby tenta avisar Hanna com o flash da câmera e Spencer, com mensagem pelo telefone. Hanna não vê os flashes nem recebe a mensagem, porquê esqueceu o telefone no sofá. -A zanza pela casa, Spencer quebra o vidro do porta retrato com a foto da sra. D.  - para se armar - e vai à procura de Hanna e -A. Spencer encontra o quarto de Alison vazio e sai correndo em direção ao sótão quando ouve o grito de Hanna. Deitada inconsciente no chão, em frente a janela aberta, Hanna é socorrida por Spencer. Hanna acorda apavorada e Spencer a tranquiliza dizendo que ela se foi. Na parede, atrás da máscara do Mascarado, um par de olhos claros observa as duas. Um tempinho depois, nos Hastings, Caleb cuida de Hanna, que levou uma pancada na cabeça, e todos se mostram animados com a possibilidade da carta de Bethany favorecer Spencer. (Todos = Aria/Ezra, Spencer/Toby, Emily/Paige, Hanna/Caleb)


No Comentário/5x13, dissemos que a própria Spencer se mostrou ciente que a carta de Bethany não prova muita coisa e restringimos nossos comentários envolvendo os desdobramentos do delivery de Mona a carta de Bethany. Agora, vamos comentar as situações destacadas acima.

Mona manteve sua palavra e morreu lutando para ajudar as meninas a desmascararem Alison. Sabendo do risco que corria, Mona se certificou que sua batalha não seria em vão. Mona deixou para Hanna uma carta um tanto quanto subjetiva e dois mapas indicando esconderijos na casa dos D. Aproveitando que a casa estaria vazia durante o Baile, as meninas armaram para Hanna e Spencer invadirem o local em busca dos lugares secretos. Hanna ficou com o mapa do segundo andar e Spencer com o do primeiro. Hanna encontrou um passaporte fake, um gravador e uma carta de Bethany escrita para Alison. Spencer encontrou apenas uns recortes de jornal. Enquanto fuçavam em tudo que podiam, Hanna e Spencer foram surpreendidas com a chegada de -A, armado com uma faca. Talvez tocado pelo espírito de Natal, -A preferiu dar uma pancada na cabeça de Hanna do que fazer uso da faca. Assim como não entendemos porquê -A não fez uso da faca, não entendemos a falta de atitude de Hanna e Spencer.

Antes de morrer, Mona ligou para Aria afirmando que Alison era -A e assassina de Bethany. Ser -A é uma coisa, assassina de Bethany é outra. -A pode ser os dois? Pode. Alison pode ser só -A? Pode, assim como pode ser só a assassina de Bethany. Na dúvida, o melhor a fazer é reunir evidências que incriminem Alison por tudo. Pelo menos era essa a intenção de Mona com os mapas que deixou para Hanna. Com as possíveis evidências nas mãos, POR QUAL MOTIVO Hanna e Spencer PEGARAM APENAS A CARTA DE BETHANY? Não foi para isso que Mona deixou os mapas? Não foi para isso que elas foram lá? Por que Hanna não pegou o gravador e/ou ouviu pelo menos um segundo a mais da fita? Spencer ficou com os recortes de jornal e o passaporte ou colocou de volta onde achou? O passaporte fake prejudicaria Alison e o número de telefone no anúncio poderia revelar alguma coisa importante, como aconteceu com Tippy. Por que elas hesitaram em pegar as coisas? Por que -A estava com a faca se não ia usar? Porquê não era -A que estava lá. Precisa de uma faca para dar uma pancada de leve na cabeça de alguém? Por que, quando -A viu Spencer, não fez alguma coisa com ela? Porquê quando Spencer chegou, -A já tinha deixado a janela aberta mas preferiu espiá-las pela máscara. Por esses motivos, acreditamos que tudo foi armação de Mona com alguém para incriminar Alison. A identidade do alguém deixamos para especular outra hora. As coisas que Spencer e Hanna encontraram não foram escondidas por Alison. Tudo que elas encontraram foi plantado para que elas chegassem a uma única conclusão: Alison matou Bethany. O hoddie fingindo ser -A NÃO ENTROU na casa; o hoddie JÁ ESTAVA NA CASA. No caso desse palpite estar errado, que tudo foi armação de Mona para prejudicar Alison, TALVEZ alguém foi mais esperto e as meninas foram poupadas por -A para que ELAS sejam incriminadas de alguma maneira.

Sobre o Chapeleiro Maluco. No 3x05, Jenna escolheu o Chapeleiro como tema de sua festa de aniversário. Não conseguimos estabelecer nenhuma conexão entre a temática da festa de Jenna e a pista encontrada por Hanna. A única lembrança que temos de chapéu é o 4x13 e o dress code da festa em Ravens. O que o Chapeleiro tem a ver com o dress code de Ravens? Nada. Chapeleiro lembra chapéu. As meninas estavam de chapéu em Ravens. Chapeleiro lembra chapéu que lembra o dress code de Ravens que lembra o sufoco que as meninas passaram correndo pra lá e pra cá tropeçando na barra da saia enquanto passavam por situações bizarras, que ganharam uma releitura em um ambiente normal. Ravens é sobrenatural. Rosewood é normal e, no contexto dessa normalidade, vimos situações do 4x13 no 5x13. As meninas de vestido à procura de provas/ uma festa acontecendo/ passagens secretas/ gravador reproduzindo a voz de Alison/ revelações chocantes ora feitas por Grunwald, ora escritas em uma carta/ um -A que não é -A/ o Soldado não fere Spencer, que desmaia ao bater a cabeça na estufa/ o hoddie dá uma pancada em Hanna, que desmaia no sótão/ piano no casarão em Ravens, piano nos D./ Hanna passando sufoco na cabine telefônica/ Hanna atacada por -A por estar sem o telefone/ as meninas fazendo o impossível para proteger Alison/ as meninas fazendo o impossível para se protegerem de Alison e por aí vai...

(Agradecimentos A Is For Answers)

+



















































5 comentários:

  1. Achei muito legal seu post, mas acho que vocês se equivocaram ao relacioná-lo com o 4x13 (na minha opinião,claro). Começando por Hanna (reparou a cara dela ao levantar?) que pra mim foi um ponto alto e baixo ao mesmo tempo (largar o telefone ali! P que pariu...) tem certeza que A atacou ela? Pra mim o que aconteceu foi que ela tentou fugir e esbarrou em alguma coisa como uma estante por exemplo e caiu (a julgar por sua postura no chão). Aquele A era na verdade Cece (a garota dá uma dica pra Ali, elas fogem e não fazem nada? Eu posso tá errado mas definitivamente elas simplesmente sumirem não faria o menor sentido) e a da máscara era própria Ali (aquele lance da máscara de Hallowen deve ser só mais uma bela duma enrolação) que tinha chegado. Sobre os itens, o passaporte também não comprovaria nada de fato, os recortes eu espero que elas tenham levado mas quem sabe... sobre isso, Spencer juntou eu acho, dois mais dois e percebeu que Mona era quem já atormentava Ali (aquela boneca deve ter sido um presente dela e do Lucas,inclusive) Mona até disse que roubaram o jogo dela.

    Sobre aquela carta, eu num tô certo não acho que A poderia muito bem, escrever a carta e só fazer as meninas perderem tempo, (afinal Ali conhece ou NÃO Bethany?) até porque vão ter de explicar como acharam ela. No mais, episódio bem boca mesmo, esperava mais.As melhores cenas foram sem dúvida, as com a Mona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcio, vamos por partes. Quanto a relação entre o 4x13 e o 5x13. Um episódio não tem nada a ver com o outro. A relação que estabelecemos entre eles é porquê reparamos que o 5x13 tem algumas situações semelhantes com o 4x13. Apenas isso. Não é a primeira vez que a série faz auto referência recriando situações de episódios anteriores em outro contexto.

      Quanto ao suposto ataque sofrido por Hanna. Não tínhamos pensado na possibilidade do suposto -A não ter feito nada com ela. Vamos fazer update no post com esse palpite. Adoramos a sugestão.

      Concordamos com você sobre o passaporte. Realmente, não prova nada. O que levamos em consideração para citá-lo como evidência contra Alison é que se trata de um documento falso - e qual a necessidade disso?

      Sobre Spencer falar que Mona era -A da Alison. No que Spencer se baseou para chegar a essa conclusão? No 4x24, Alison falou o nome de todas as pessoas que ela desconfiava ser -A. Mona não estava na lista. Em nenhum momento Alison associou Mona com -A. No 5x12, a própria Mona fala para as meninas que descontou o ódio que sentia de Alison nelas; ou seja, as meninas pagaram pelo que Alison fez com Mona. Na Análise do 4x24 comentamos essa questão, explicando porquê não acreditamos que Mona era -A de Alison.

      Quanto a carta de Bethany. Não achamos que Bethany escreveu a carta. Pode ter sido -A ou outra pessoa que quer incriminar Alison. Concordamos com você: a carta foi uma perda de tempo.

      Excluir
    2. De fato teve, embora pra mim o 4x13 foi bem mais interessante... Mona é que foi mesmo o melhor do episódio. A Marlene disse que Mona era quem perseguia Ali naquela época (eu sempre me perguntei se a Mona não atacou Ali naquela noite mas não tenho certeza, aquela máscara ali também já foi vista no covil dela, no 4x01) o lance da Spender, bem talvez ela se baseou no covil da Mona (que tinha muita coisa ali de muito tempo atrás inclusive) e chegou a conclusão que Mona era quem atormentava as meninas ( sobre a Jenna, o engraçado é que Ali disse que tava certa que ela não era A, mas porque mandou Shanna espioná-la) ou simplesmente foi um chute mesmo (embora apesar da segurança dela, acho que não). E Bethany e Alison principalmente são disparadas as personagens mais ''contraditórias'' mas dou um desconto pra Bethany por não sabermos muito ainda, sobre ela. Já Ali...

      Excluir
    3. Sim, a Marlene disse que era a Mona o -A da Alison; "confirmação" feita fora da série, o que, para nós, não tem credibilidade nenhuma. Concordamos com você quanto a Alison desconfiar da Jenna, que foi a primeira pessoa que ela descartou da lista de suspeitos. Para nós, Alison e Jenna tem uma amizade secreta. Para você "entender melhor" os motivos de não acreditarmos que Mona era -A da Alison e que Alison e Jenna tem uma amizade secreta, dá uma olhada nesses posts. 1 - http://prettylittleliarsboom.blogspot.com.br/2014/03/analise-4x24-is-for-answersseason-finale.html

      2 - http://prettylittleliarsboom.blogspot.com.br/2014/01/especulacao-sobre-ali-jenna-e-shana.html

      Excluir
    4. Acabei de ler o primeiro... nossa, QUANTA COISA TEMOS PRA PENSAR, MEU JESUS...rsrsr bom, eu acho que tão usando o plot das gêmeas como no livro, no caso acho que Jenna é amiga de uma e teme a outra... deve ser por isso que ela quase já foi morta várias vezes. Mas é só uma ideia! Pra mim Mona azucrinava Ali, mas não assinava como A e teve essa ideia após Ali contar tudo (talvez pensou ''se um dia ela voltar, vou garantir que fique ''morta'') e deve ter notado que Ali tava de volta (ela desvia os olhos quando fala que não sabe quem empurrou Ian, o que me faz pensar que tava mentindo). E sobre sua última pergunta minha resposta é... SIM! Spencer SABE quem tentou Ali e mais, foi quem DESENTERROU uma menina! Se compararem com a cena que a Grunwald a desenterra, a cena é 'um pouco'' diferente se é que me entendem,rsrsrs é por isso que pra mim, Spencer é tão atacada direta e indiretamente durante a série, por ter estragado os planos ( A ou viu tudo ou descobriu depois) ou ainda a mesma garota que ela desenterrou é quem tenta matá-la para permanecer ''morta'' (''Os mortos podem fazer o que quiserem'' conforme disse Eve Blackwell uma vez) e continuar aprontando. Pra mim o plano era de que A pretendia voltar e contava com a ajuda da senhora D, após todo esse tempo, A chegou a conclusão que Spencer não se lembrava do que tinha acontecido pois se soubesse já teria falado há muito tempo. Então o plano era partir pra tortura mental, aquelas fotos com a frase ''você me matou'', aquele lençol sujo e o comentário da vaca (ops, senhora D), as drogas, os ossos no vestido (ainda não tenho ideia de como foram parar lá sem ninguém notar) tudo isso foi feito para que Spencer realmente pensasse que matou Ali e a verdadeira culpada aparecesse depois, sem nenhuma culpa.

      PS: Ótimo post!

      Excluir