expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

domingo, 12 de outubro de 2014

Especulações sobre Caleb #1

Desde que vimos o tabuleiro de Ouija de PLL, achamos estranha a resposta da pergunta Hanna ama Caleb? ser um um zero cinco. A mesma pergunta foi feita sobre os quatro casais Aria/Ezra, Spencer/Toby, Emily/Paige e Hanna/Caleb. Com exceção de Hanna/Caleb, a resposta foi a mesma para os três: eu espero que sim. Por algum motivo, o tabuleiro respondeu a pergunta sobre Hanna/Caleb com a data da primeira vez deles. A resposta chamou nossa atenção imediatamente, pelo fato do tabuleiro ESCREVER os números em vez de mostrá-los. Talvez seja assim que o tabuleiro responda datas; o que não anula a estranheza causada pela resposta. Outra possibilidade que pensamos para a resposta ser em números é que, dos quatro casais, a única data que sabemos da primeira vez é a de Hanna e Caleb.

Apesar da nossa desconfiança, não tínhamos nenhum palpite novo sobre o que os números queriam dizer; até lermos um Tumblr sobre a cabana que Caleb morou durante a 5A. De acordo com uma conversa que Caleb teve com Spencer no 5x09, a cabana é da madrasta de Toby, que é a mãe da Jenna. Com essa informação, revimos alguns episódios da primeira temporada. Episódios em que Caleb começou a aparecer. No Retrô dos casais, comentamos as situações desses episódios que, revistas após o 5x12, ganharam novas interpretações. Essas situações levaram a outras situações, de outras temporadas, resultando em novas especulações. O ponto de partida dessas especulações foi a resposta um um zero cinco associada com a cabana da mãe da Jenna. O que uma coisa tem a ver com a outra? Essa não foi a primeira vez que Caleb apareceu ligado a Jenna. Como dissemos, achamos a resposta do tabuleiro estranha, mas deixamos quieto porquê não tínhamos nada de novo para comentar. A resposta do tabuleiro associada com a descoberta de que a cabana é da mãe de Jenna mudou tudo; ou melhor, quase tudo. Especulações antigas ganharam reforço ao mesmo tempo em que surgiram novas especulações. Algumas dessas especulações são meio absurdas; tanto que nós mesmos nos surpreendemos com parte do que concluímos. 

Começando pelo ponto de partida, que é a data da primeira vez de Hanna e Caleb. Como é que sabemos que foi no dia cinco de novembro? No 2x20, Garrett confiscou o computador de Caleb e levou para a delegacia. Hanna ficou neurótica, temendo que Garrett plantasse evidências no computador de Caleb para prejudicá-lo. Caleb, por sua vez, estava tranquilo porquê sabia que não tinha como Garrett ou qualquer pessoa invadir seu pc e ele não saber. Mesmo assim, Hanna não acalmou e pediu ajuda de Spencer para acessar o pc de Caleb e deletar todos os arquivos antes que Garrett mexesse no pc. Caleb passou a senha do pc para Hanna, em outra situação, explicando qual era o critério usado por ele para criar uma senha. Caleb alternava letras com números. Um desses números era a data da primeira vez deles, 05/11. 

O tabuleiro respondeu a pergunta Hanna ama Caleb? escrevendo os números um um zero cinco. A primeira coisa que fizemos foi combinar os números para formar números de episódios. Com 1105 formamos 1x15, 2x05, 5x02 e 5x11. No 1x14, Hanna e Emily procuraram Caleb para ele mexer no telefone de Emily para ela conseguir ligar para Maya. No 1x15 é quando começa o clima de paquera entre Hanna e Caleb. Nessa época, -A roubou o dinheiro que Ashley roubou da Potter. Sabendo que as Marin necessitavam do dinheiro, -A se propôs a devolvê-lo para Hanna, impondo uma condição. Hanna receberia a quantia de volta, em parcelas, a medida que cumprisse ordens dadas por -A. Uma dessas ordens era Hanna deixar um convite de uma exposição em um museu para Ella, onde Aria e Ezra estariam. Desesperada com o que poderia acontecer com Ashley caso o roubo fosse descoberto, Hanna deixa o convite para Ella. 

Depois de deixar o convite, Hanna vai para a detenção e senta ao lado de Caleb. Hanna lamenta, antecipadamente, o estrago que a presença de Ella vai causar no museu. Sem explicar o motivo para Caleb, Hanna diz que precisava dar um jeito de impedir que Ella fosse ao evento. Caleb forja um e-mail de sua assistente social e se livra da detenção. No dia seguinte, ele entrega para Hanna a peça do motor do carro de Ella que ele sabotou. Graças a Caleb, Ella não flagrou Aria e Ezra. Caleb fala para Hanna que vai pensar em uma maneira dela agradecê-lo e ela pede que ele mantenha segredo sobre a sabotagem do carro de Ella. Assim que Caleb dá as costas para Hanna, ela recebe uma mensagem de --A falando que ela conseguiu o silêncio de Caleb, mas não o de --A. Detalhe importante: --A deixou o convite do museu no armário de Hanna na escola.  

Ainda no 1x15, Paige, de franjinha, chega decretando guerra a Emily. Paige queria porquê queria ser a capitã da equipe de natação e tentou comprar a equipe presenteando todas as nadadoras com uma pulseira igual a da Jenna Thing. Emily mostra a pulseira para Spencer, que descobre onde era a loja que fazia as pulseiras. Spencer vai até a loja e fica chocada ao descobrir que as pulseiras que elas encontraram, deixadas por -A, foram encomendadas por ela mesma, Na cena final, a velha artesã conversa com -A e comenta sobre seus olhos. Mona não apareceu no episódio e Toby estava com a tornozeleira da prisão domiciliar. 

No 1x16, Caleb fala para Hanna que já sabe como ela pode agradecê-lo. Caleb pede para Hanna apresentá-lo as pessoas ricas da escola porquê ele precisa de dinheiro com seus serviços de hacker. Durante o episódio, Aria e Hanna ficam presas na biblioteca e Hanna vê uma roupa em uma das saídas de ar. Hanna abre a saída de ar, encontra vários telefones, roupas e dinheiro. As luzes se apagam, Hanna pega o dinheiro e ela e Aria começam a correr histéricas pelos corredores da escola quando veem uma pessoa de hoddie na biblioteca. Hanna e Aria ficam encurraladas pela pessoa em uma porta. Hanna dá uma borrifada de spray de cabelo nos olhos da pessoa, que é Caleb. Hanna e Aria descobrem que Caleb está morando na escola. No dia seguinte, --A manda uma mensagem para Aria falando que Hanna tinha alguma coisa importante que deveria contar para ela. Hanna conta sobre o convite e ela e Aria brigam. Antes da briga, Hanna encontrou Caleb fuçando em uma das lixeiras da escola. Caleb estava pegando suas roupas e explicou para Hanna que descobriram seu esconderijo. Com dó de Caleb, e já interessada nele, Hanna oferece o sotão das Marin para ele morar provisoriamente. É nesse episódio que Spencer se oferece para ser tutora de francês de Toby e ele, depois da primeira conversa, bate a porta na cara dela e devolve o livro de francês com um papel no meio. Segundo Toby, Jenna estava conversando com alguém no telefone e falou de Spencer. Durante a conversa, Jenna escreveu, em braile, uma palavra em um papel. Foi esse papel que Toby enfiou no meio do livro de francês e era nesse papel que estava escrito o famoso BAD/2AD/214. Detalhe importante: a mensagem que Aria recebe de --A foi enviada pelo celular. Mona não aparece no episódio. Na cena final, -A mexe em umas ferramentas, que estão espalhadas em uma mesa, enquanto ouve uma aula de francês na vitrola. 

No 1x17, no refeitório da escola, as meninas condenam a aproximação de Hanna com Caleb. Hanna fala que elas julgaram Toby e estavam enganadas; por isso, não deveriam condenar Caleb sem conhecê-lo. Ashley, no banco, recebe a visita de um homem que diz ser sobrinho da Potter; o único parente vivo que ela tinha. O rapaz deixa Ashley preocupada porquê, como único parente vivo da Potter, ele tinha o direito de ficar com o dinheiro que ela guardava no banco. Ashley convida o rapaz para sair a noite. Enquanto termina de se arrumar para sair com o suposto sobrinho da Potter, Ashley é surpreendida com a visita de Caleb, que se apresenta como amigo de Hanna. Um tempinho depois que Caleb chega nas Marin, o sobrinho da Potter aparece e Caleb abre a porta. Ashley pede para ele assinar um documento, ele assina e os dois saem. Caleb comenta com Hanna que é estranho um arquiteto usar uma caneta de plástico vagabunda. Hanna não dá muita trela para o que Caleb fala e se despede dele, que entra no sótão. Assim que Caleb fecha a porta do sótão, a campainha das Marin toca. Hanna abre a porta e dá de cara com um homem usando uniforme de dedetizador. O homem pergunta se Hanna é A e se foi ela que ligou pedindo para dedetizar o sótão. Hanna fala que não é A nem fez ligação alguma, mandando o homem embora. No dia seguinte, Caleb mostra para Hanna que descobriu que o rapaz mentiu sobre tudo e queria dar o golpe em Ashley. Caleb explica como descobriu que o rapaz estava se passando por um sobrinho da Potter que tinha morrido há dois anos. No banco, Ashley intimida o rapaz, que percebe que foi desmascarado e some. No final do episódio, Spencer e Toby, que tirou a tornozeleira, passeiam de carro e passam pelo motel que tem o quarto 214. Mona não aparece no episódio.

No 1x18, na escola, as meninas veem Jenna conversando com Ian. Nessa época, elas tinham certeza que Ian era o assassino de Alison e desconfiavam que Jenna era -A. Para descobrirem se Jenna estava mandando as mensagens para elas, Spencer teve a ideia de pegar o telefone de Jenna para Caleb haqueá-lo. Spencer pediu para Toby pegar o celular de Jenna. Toby pegou e entregou para Spencer, que entregou para Caleb, que falou que não conseguiu desbloquear o telefone, além de fazer um comentário irônico sobre as meninas pegarem o celular de uma cega.

No 1x19 é que acontece a primeira vez de Hanna e Caleb em uma barraca, no meio da floresta, a noite. Enquanto namoram, Hanna e Caleb ouvem corujas fazendo barulho. Por conta desse detalhe, a coruja se tornou simbólica para Hanna, representando a primeira vez dela com Caleb. No outro dia, Ashley convida Caleb para jantar e apóia o namoro dele com Hanna. Após conversar com Ashley, Caleb vai para a varanda das Marin e fala com alguém no telefone. Apenas ouvimos Caleb dizer que não vai mais ajudar a pessoa que está do outro lado da linha.

No 1x20, Hanna prepara um lanche para Caleb e coloca dentro de sua mochila. Ao abrir a mochila, Hanna vê algo embrulhado em um papel rosa. Hanna desembrulha o papel e vê um pingente em forma de coruja. Hanna tira uma foto da coruja, deduzindo ser um presente que Caleb daria para ela. Na escola, Hanna mostra a foto da coruja para as meninas, explicando o que ela simbolizava. Hanna estava convicta de que Caleb ia presenteá-la com a coruja e se empolga, ensaiando sua reação ao receber o presente. Um tempo depois, Aria e Emily veem Caleb falando no telefone e se escondem atrás da parede para escutar a conversa. Um pouco nervoso, Caleb sentencia para a pessoa que está do outro lado da linha que, agora que ele está namorando Hanna, ele percebeu que a pessoa não estava com boas intenções quando contratou os seus serviços. Caleb conversa com uma mulher, sem dizer seu nome. Aria e Emily continuam escondidas e não são vistas por Caleb quando ele desliga o telefone e sai andando apressado. Aria e Emily contam o que viram e ouviram para Hanna, que não dá a mínima para o que acabou de ouvir. A opinião de Hanna muda completamente quando Jenna aparece no pátio exibindo uma corrente com um pingente de coruja, idêntico ao que Hanna encontrou na mochila de Caleb. Devastada, Hanna manda mil mensagens para Caleb, que não responde nenhuma. Jenna senta em uma mesa, liga seu computador e põe os fones de ouvido. Spencer a observa e fica perplexa quando Jenna tira a coruja da corrente e conecta no computador, revelando que a coruja era um pen drive. Spencer conta o que viu para Hanna, que continua tentando falar com Caleb, que não dá sinal de vida. Hanna escreve um bilhete para Caleb, falando que eles precisam conversar, e passa o bilhete pela fresta do armário de Caleb. Após passar o bilhete, Hanna lembra do papel que Spencer encontrou no livro de francês. Hanna lembra que um dos significados do que Jenna escreveu era 214 e tenta abrir o armário de Caleb com essa senha. Para o desgosto de Hanna, ela acerta a combinação. Nas Marin, Hanna finalmente encontra Caleb, que explica, sem entrar em detalhes, que foi contratado por Jenna e interrompeu o serviço quando as coisas começaram a ficar séria com Hanna. Decepcionada, Hanna não deixa Caleb falar e o expulsa de casa. No outro dia, no banheiro da escola, Hanna, Aria e Emily trombam com Jenna, que pergunta quem está lá. Antes de responder, Hanna dá um tapa na cara de Jenna, fazendo seus óculos voarem no chão. Jenna, sem entender nada, fica horrorizada com o tabefe, assim como Aria e Emily. Hanna pega os óculos de Jenna e põe nas mãos dela, dizendo que é Hanna.

No 1x21, antes da escola, Mona aparece nas Marin e fala para Hanna que ela se sente culpada pelo que aconteceu com Caleb. Mona, no papel de melhor amiga, diz que era seu dever proibir Hanna de ficar com Caleb porquê sabia que ele não prestava e a faria sofrer. Na escola, Caleb pergunta de Hanna para Aria, que o aconselha a conversar com Hanna. No pátio, Caleb encontra Hanna, que começa a interrogá-lo. Caleb diz que Jenna o contratou porquê ela queria encontrar uma chave que ela tinha certeza que Alison havia dado para as meninas. Segundo Caleb, Jenna só falou que ele precisava encontrar essa chave, sem dar detalhes de como ou o que era essa chave. Caleb pergunta para Hanna o motivo de Jenna CAVANAUGH ter tanto interesse nessa chave e o que ela poderia conter. Hanna não responde nenhuma das perguntas de Caleb e o deixa falando sozinho. Hanna fala para as meninas sobre a chave e elas tentam descobrir o que tanto Jenna queria encontrar. Apesar de Caleb ter falado a verdade, nenhuma delas fazia a menor noção do que era a tal chave. No dia seguinte, Rosewood se prepara para a festa dos Fundadores da cidade. Caleb decide ir embora de Rosewood, mas antes passa nas Marin para entregar uma carta para Hanna. Ashley conversa com Caleb, diz que Hanna não está e que ele deveria entregar a carta pessoalmente para Hanna, que estava com Mona organizando uma das barracas da festa. Caleb vai até o lugar onde vai ser a festa para se despedir de Hanna. Mona vê Caleb se aproximando e avisa Hanna, que sai da barraca as pressas. Caleb pergunta de Hanna para Mona, que fala qualquer coisa. Caleb, com medo de perder o ônibus, pede para Mona entregar a carta para Hanna. Mona diz que vai entregar e, assim que Caleb se afasta, ela abre o envelope e lê a carta. Sem pensar duas vezes, Mona rasga a carta, joga no lixo e não conta nada para Hanna. A noite, Ashley encontra Hanna na festa e pergunta se ela conversou com Caleb, sem mencionar a carta. Hanna responde que não e Ashley diz que ele queria encontrá-la para dizer adeus. No seu quarto, Emily recebe uma mensagem de -A falando sobre seus sentimentos por Alison, o que faz Emily lembrar do globo de neve que Alison deu para ela no dia da festa no celeiro. Alison presenteou Emily com um globo de neve dizendo que Emily era a pessoa que ela mais confiava e que a conhecia melhor. Alison, ao se despedir, advertiu Emily que o globo não era uma tranqueira qualquer, que Emily deveria cuidar muito bem dele. Emily pega o globo e começa a revirá-lo até descobrir que o forro do suporte estava descolado em uma parte. Emily tira o forro e encontra uma chave de um depósito. Emily avisa Hanna e Aria sobre a chave e as três vão até o depósito. Elas abrem uma porta e encontram uma caixinha no fundo da sala. Dentro da caixa, havia um pen drive. Ao conectarem o pen drive no computador, elas entendem o que Jenna tanto queria que Caleb encontrasse. Dezenas de vídeos estavam salvos no pen drive. De alguma maneira, Alison sabia que elas estavam sendo filmadas em várias situações, assim como Jenna, que aparece seduzindo e abusando de Toby em uma das gravações.

No 1x22, as meninas conversam com Jenna, que conta sobre a visita de Alison na escola de cegos. Após o relato de Jenna, as meninas prometem manter os vídeos em segredo se Jenna nunca abrir a boca sobre a Jenna Thing. Jenna concorda. Ashley pergunta para Hanna se ela conversou com Caleb na festa dos Fundadores e ela responde que não. Ashley estranha Hanna não ter recebido a carta de Caleb. Hanna pergunta para Mona se Caleb deixou qualquer coisa para ela. Mona mente, afirmando que Caleb não deixou nada com ela. Durante o episódio, vemos Lucas no carro com Caleb. Lucas, pensando no melhor para Hanna, foi atrás de Caleb no Arizona e o convenceu a voltar para Rosewood.

2x01. O episódio começa dando sequência a cena final do 1x22. Após o fuzuê com Ian na igreja, Garrett avisa as meninas que elas precisam ir até a delegacia. Garrett se oferece para levá-las e, no meio do caminho, para o carro num beco. Garrett pede para as meninas descerem do carro e as instruí sobre o que elas não devem falar na delegacia. Enquanto Garrett conversa com as meninas, vemos Jenna parada na esquina do beco, olhando na direção da viatura. Nas Marin, Caleb pergunta para Hanna se ela não leu a carta de despedida que ele deixou com Mona. Hanna responde que Mona não falou de carta nenhuma. Mais tarde, Hanna vai tirar satisfação com Mona, que estava em um restaurante, para saber porquê ela não entregou a carta de Caleb. Mona tenta se justificar, mas Hanna a deixa falando sozinha quando Noel chega no restaurante e senta na mesma mesa em que Mona estava. Hanna fica abismada ao ver Mona com Noel e vai embora.

No 2x02, Hanna procura Mona e elas fazem as pazes, combinando que uma não vai palpitar sobre o namorado da outra.

No 2x15, as meninas estão com o telefone de -A e pedem para Caleb desbloqueá-lo e extrair todos os arquivos.

No 2x16, após Lucas surtar no lago, as meninas estão nos Hastings e Spencer analisa a nota fiscal que elas encontraram junto com telefones descartáveis na casa do lago dos Hastings. A data na nota é o mesmo dia que Hanna e Caleb estiveram na casa. Além da data, Spencer vê na nota um endereço em Phily. Spencer e Aria vão até Phily, encontram a rua que estava na nota, mas não encontram nenhum lugar com o número que elas procuravam. Aria e Spencer se separam. Spencer continua procurando pelo número e, ao atravessar a rua, dá de cara com uma escola de cegos; a escola que Jenna frequentou. Spencer entra na escola e acaba conhecendo um menino que conheceu Jenna.

No 2x17, Caleb mostra para as meninas parte de um vídeo que ele extraiu do telefone de -A. O vídeo mostrava Alison e Ian na pedra do beijo. Nas Marin, Caleb pergunta para Hanna se os arquivos do celular tem a ver com a morte de Alison. Hanna se recusa a responder e, temendo pela segurança de Caleb, decreta que ele não vai mais mexer no telefone. Hanna radicaliza e tritura o cartão de memória do telefone de -A no liquidificador. Caleb avisa as meninas que Hanna o proibiu de continuar mexendo no telefone, que ela tritou o cartão no liquidificador e que ele fez uma cópia de todo o conteúdo do cartão. Spencer implora para Caleb continuar mexendo no telefone e ele concorda, contanto que Hanna não fique sabendo.

No 2x18, Hanna descobre que Caleb continuou ajudando as meninas. Acaba que Hanna revela para Caleb que uma pessoa sabe de coisas que podem prejudicar as Marin, como o roubo do dinheiro da Potter. Caleb pergunta se Hanna desconfia de Jenna e ela desconversa, respondendo apenas que o celular que ele está mexendo é de uma pessoa que elas não sabem quem é.

No 2x19 acontece o dia da verdade na escola, um evento em que os alunos tem que passar a noite em Rosewood High. Em uma das atividades, Emily fala que o diretor a boicotou da equipe de natação após ela se assumir. Um tempinho depois da declaração de Emily, Mona a chama para conversar. Mona fala para Emily que ela não merece ser boicotada pelo diretor e se oferece para ajudá-la. Mona fala para Emily que sabe de vários podres do diretor e invade o computador da escola, acessando arquivos que comprometem o diretor. Mona explica que sabe dessas coisas porquê passou meses trabalhando na secretaria da escola. No final do episódio, -A mexe na mochila de Caleb e pega seu computador.

No 2x20, Garrett confisca o computador de Caleb alegando que o sistema da escola foi invadido e a polícia rastreou o IP do hacker, descobrindo que era Caleb. Enquanto Caleb está na delegacia, Hanna está com Spencer, desesperada para acessar o pc de Caleb e deletar tudo antes que a polícia tenha acesso aos arquivos. Foi aqui que ficamos sabendo que a primeira vez de Hanna e Caleb foi em cinco de novembro.

No 2x24, as meninas já sabiam que Mona também estava recebendo mensagens de -A e a suspeita número um de tudo era Melissa. Atordoada com a quase certeza absoluta que Melissa era -A, Spencer pede uma última chance para confirmar se Melissa era -A. As meninas concordam e bolam um plano, que consistia em Melissa flagrar Mona e Caleb se beijando. Se, após o flagra, elas recebessem mensagem de -A, Melissa estava condenada. A noite, Mona e Caleb seguem Melissa até um restaurante. Melissa entra no restaurante, enquanto Mona e Caleb conversam no carro. O desconforto de Caleb com a situação é gritante. Mona fala para Caleb que ela sabe que ele adoraria ver a cabeça dela espetada em uma vara; mas, para o bem de Hanna, eles deveriam se concentrar no plano. Assim que Melissa sai do restaurante, Mona e Caleb começam a se beijar. Melissa vê e as meninas recebem uma mensagem de -A. No final do episódio, Jenna, que fez cirurgia no olho, revela que voltou a enxergar ao matar uma mosca com um jornal.

No 2x25, -A convoca as meninas para o Baile de Máscaras. Mona sugere que as cinco saiam para comprar o vestido, mas as meninas inventam desculpas porquê iam se reunir no apto de Ezra depois da escola. Hanna inventa para Mona que ia estudar com Caleb. No apto de Ezra, Hanna recebe uma mensagem de Mona com uma foto dela com Caleb SORRINDO. Na mensagem, Mona diz que encontrou Caleb sem nenhuma Hanna. No Baile, Hanna se surpreende ao ser abordada por Caleb, que tinha falado que não ia. Caleb fala que Hanna tem que agradecer a Mona, porquê foi ela que o convenceu a ir e providenciou a roupa. Hanna e Mona prometem nunca mais mentir uma para a outra. Mona se revela -A e é internada no Radley.

O 2x25 encerra a primeira metade da nossa especulação. A revelação de Mona como -A é o divisor da especulação. As situações que destacamos acima, revistas após o 5x12, colaboraram para reforçar palpites antigos e criar novos palpites. No Retrô dos casais, comentamos que Toby, Caleb e Paige se aproximaram das meninas na mesma época e que essa aproximação não foi uma coincidência sem propósito. No Retrô, ficamos com a impressão que Caleb e Paige chegaram a fazer favores para -A, mas caíram fora quando perceberam que a coisa era muito mais séria e perigosa do que eles imaginavam. Na Review do 4x12, comentamos a repulsa que Caleb sentia por Mona. Reconhecemos que o fato dela ser -A era suficiente para ele abominá-la ao mesmo tempo que lembramos o favor que Mona fez as Marin inventando que era a assassina de Wilden e pagando a fiança de Ashley. Independente das intenções de Mona ao inventar que matou Wilden, sua confissão aliviou a barra de Ashley. Para nós, Mona merecia um pouquinho de consideração da parte de Caleb; mas entendemos ele condená-la, ignorando o que ela fez ou deixou de fazer depois que se revelou -A. Poderíamos dar essa questão como encerrada não fosse um detalhe: Caleb, desde sempre, detestou Mona, mesmo antes dela se revelar -A. Caleb tinha motivo para detestá-la? Sim, tinha. Mona rasgou a carta que ele deixou para Hanna. A atitude de Mona foi legal? Depende do ponto de vista. Como melhor amiga, Mona não queria ver Hanna sofrer, o que não justifica ela se intrometer no namoro da melhor amiga sem nem saber o que estava acontecendo. Independente do ponto de vista, sempre achamos muito exagero de Caleb condenar Mona por causa da carta. A própria Hanna perdoou Mona. Caleb não precisava morrer de amores por Mona, mas também não tinha necessidade de querer ver a cabeça dela espetada em uma vara. Falamos tudo isso porquê, diferente do que a gente achava, Caleb não fez apenas alguns favores para -A, sem saber o motivo e as consequências de seus atos. Caleb foi -A. Caleb fez parte do time trabalhando para Mona como -A. Para nós, esse é o verdadeiro motivo de Caleb condenar Mona ANTES dela se revelar -A. Talvez o episódio da carta tenha sido planejado ou Mona fez de propósito depois que Caleb sentenciou que não continuaria procurando a chave que Jenna tanto queria. No 2x24, é nítido o desconforto de Caleb com a situação a ponto de Mona reconhecer que Caleb preferia ver sua cabeça em uma vara. Caleb não faz a menor questão de disfarçar o sacrifício que é ter que ficar no mesmo ambiente que Mona. Mesmo contrariado, Caleb se esforça e beija Mona, para o bem de Hanna. No 2x25, Mona manda uma foto dela e Caleb para Hanna, com Caleb sorrindo. No Baile, Caleb ASSUME que Mona foi fundamental para sua intenção de surpreender Hanna dar certo. Não fazia nem um dia, Caleb abominava Mona. Onde que esse ódio foi parar no 2x25? Para quem não queria nem estar no mesmo ambiente que Mona, Caleb provou que, para o bem de Hanna, ele até se sujeitou a uma tarde compras com Mona.

Por qual motivo chegamos a essa conclusão? Revendo os episódios da primeira temporada, a partir do 1x15, as situações que destacamos colaboram 100% para desconfiarmos que Caleb agiu como -A. As situações que destacamos, em que Hanna e Aria recebem mensagens de --A quando Caleb estava por perto, são semelhantes a situações em que Mona mandou mensagem para as meninas quando estava por perto. Centenas de vezes, durante as duas primeiras temporadas, as meninas recebem mensagem de -A assim que Mona passava por elas. Essas situações aconteceram com Caleb. Várias vezes, Hanna recebeu mensagem de --A assim que Caleb se despediu dela. Além das mensagens, duas situações envolvendo Caleb são mega suspeitas. A primeira é a aparição do sobrinho da Potter. Cinco minutos depois de Caleb chegar nas Marin, o sobrinho chega e é recebido por Caleb, que no dia seguinte o desmascara. Ótima ideia para conquistar a confiança de Ashley. A segunda situação é o homem que baixa nas Marin perguntando se Hanna era A e se foi ela que o contratou para dedetizar o sótão. Caleb tinha acabado de fechar a porta do sótão e o homem apareceu.

Como não poderia deixar de ser, algumas dessas situações são ambíguas. Quando Hanna mexe na entrada de ar, ela encontra vários celulares e uma boa quantia de dinheiro. Caleb foi apresentado como o hacker da escola. Uma de suas especialidades era mexer em celular, serviço que custava caro. Nessa época, -A estava devolvendo, em parcelas, o dinheiro da Potter para Hanna e sempre soubemos que -A usa vários telefones. A ambiguidade aqui fica por conta dos telefones e do dinheiro, que tanto poderiam ser dos clientes de Caleb, como poderiam ser de -A. Outra ambiguidade são os celulares que Spencer encontra na casa do lago, junto com a nota fiscal, que tem a mesma data de quando Hanna e Caleb estiveram lá.

Sobre a coruja pen drive. Jenna sabia que Alison tinha os vídeos de Ian. Quanto a Caleb ter sido contratado por Jenna, mantemos nossa opinião. É confirmado que Caleb estava procurando a chave. Segundo Caleb, foi Jenna quem o contratou. Com o que vimos, não temos motivo para duvidar do que ele disse, temos? Sim, temos. Por que? Quando Hanna esbofeteia Jenna no banheiro, ela não entende nada. Talvez Jenna ficou tão desnorteada porquê não esperava levar um tabefe do nada. Caleb afirmou que foi contratado por Jenna; diferente de Jenna, que nunca confirmou nem negou a informação. Contratado ou não por Jenna, o objetivo de Caleb era encontrar a chave. O envolvimento de Jenna nessa história - de Caleb ser -A - não quer dizer que Jenna também fazia parte do time. Mona e Jenna eram amigas, o que nos faz acreditar que Jenna pediu para Mona ajudá-la a encontrar a chave, no caso de não ter sido Jenna quem contratou Caleb. Finalizando sobre os vídeos, achamos curioso Jenna saber da existência da chave, que nem as meninas sabiam que existia. Ou melhor: Jenna se referir aos vídeos como chave e não vídeos.

Os episódios da segunda temporada que destacamos foram para explicar como Hanna descobriu que Mona rasgou a carta, o envolvimento de Caleb em situações ligadas a -A, a desconfiança de Caleb de que Jenna poderia ser a pessoa que estava atormentando Hanna, a ajuda que Mona ofereceu a Emily invadindo o sistema da escola utilizando o pc de Caleb, a raiva que Caleb tinha de Mona e como essa raiva desapareceu da noite para o dia no 2x24/2x25.

Nos episódios que comentamos da primeira temporada, destacamos a ausência de Mona e o fato de Toby estar com a tornozeleira em prisão domiciliar. A ausência de Mona na escola colabora para acusarmos Caleb de ser -A. Outro detalhe que chama atenção na ausência de Mona nos episódios em que evolui a relação de Hanna com Caleb é que Mona só dá as caras depois que Hanna termina com Caleb. De red coat, Mona baixa nas Marin se responsabilizando pela decepção de Hanna. Como BFF, Mona tinha o dever de impedir Hanna de se aproximar de Caleb. Engraçado Mona voltar SABENDO DE TUDO justo quando Hanna terminou o namoro, sendo que ela não apareceu nos episódios em que o namoro começou. 

Concluindo a primeira parte. Caleb trabalhou com Mona, agindo como -A. Para conquistar a confiança de Hanna, Caleb sabotou o carro de Ella. Para conquistar a confiança de Ashley, Caleb armou o sobrinho da Potter. Caleb, contratado ou não por Jenna, realmente se aproximou de Hanna para encontrar a chave. Caleb realmente se apaixonou por Hanna, motivo responsável por fazê-lo desistir de continuar procurando a chave e trabalhando com Mona. Outro motivo que colaborou para Caleb não levar adiante o que estava fazendo foi quando ele percebeu que a pessoa que o contratou, não o fez com boas intenções. Antes de Mona se revelar -A, a história da carta ficou como o motivo responsável por Caleb condená-la; o que era mentira. Caleb odiava Mona porquê sabia que ela era -A e não podia fazer nada, por ter se aliado a ela. 

Tentamos fazer um único post sobre Caleb, mas não deu. Isso porquê mantivemos o foco na desconfiança de que ele foi -A e sua relação com Mona. Na segunda parte vamos comentar as situações suspeitas envolvendo Caleb a partir da terceira temporada. 

6 comentários:

  1. Sim!! Com toda certeza Caleb fez parte do A-Team naquela época. Não sei para quem ele trabalhava, se para Mona ou para o/a Big Boss, pois dentro do A-Team parece ter uma hierarquia: tem o/a Big A (que ainda não sabemos quem é) e os Azinhos (seriam os _ _A?), tipo a Mona, que teceirizavam os serviços sujos para os "peões" tipo o Caleb, o Lucas, etc...cada um a seu tempo.
    Também me chamou a atenção o Caleb em relação à Ali e os olhares suspeitos que trocaram logo quando ele voltou de Ravens e aquela discussão suspeita entre os dois na 5A.
    Outra coisa que notei no episódio do Dia da Verdade foi que, pouco antes de roubarem o lap top da mochila do Caleb, houve uma perseguição envolvendo alguém e Aria no terraço. Esse alguém revelou-se Noel, que levou um chute de Holden e no final falou que só estava atrás de Aria para saber onde estava o Caleb. Mas por que cargas d´água Noel queria saber onde Caleb estava? Será que queria avisá-lo de alguma coisa, sabendo que o lap-top seria roubado ou será que queria ele, Noel, roubá-lo? Se ele mesmo pretendesse roubá-lo seria muita burrisse perguntar...o estranho foi que Aria nunca comentou o acontecido, a menos que ela não tenha ouvido o que Noel falou...
    Beijos,
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana. Bem estranho o Noel estar atrás do Caleb, né? O que será que ele queria? Talvez a Aria nunca falou nada pq, como as meninas não gostavam do Noel e ele foi atrás dela no telhado, ela pode ter pensado que perguntar do Caleb foi só uma desculpa. Quanto a Alison, nós vamos comentar a troca de olhares do 5x05 na parte #2 da especulação.

      Bjsss

      Excluir
  2. Amei a especulaçao e acho sim que Caleb foi A um dia apesar de AMA-LO
    Mais tem mais uma coisa que tambem me deixou intrigada sobre as respostas do Tabuleiro de Ouija foi que diferente de Hanna e Caleb quando perguntado se as meninas amam seus respectivos namorados (a) o tabuleiro simplesmente responde ESPERO QUE SIM !! pq espera que sim ? qual o motivo dessa resposta ? se ele tivesse duvida poderia e seria mais conivente responder talvez sim, tenho duvidas quanto isso sei la um milhão de alternativas mais espero que sim foi beeem estranho na minha opiniao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente também adora o Caleb e torcemos muito pelo casal, mas não tem como negar que várias situações em que ele se envolveu são estranhas/suspeitas. Na segunda parte da especulação, as situações que vamos destacar só "pioram" as coisas pro lado dele. Também achamos estranha a resposta "espero que sim". Essa resposta faria mais sentido se a pergunta fosse o contrário, ex: Ezra gosta de Aria? "espero que sim". Agora, questionar o sentimento das meninas pelos namorados(as) é muito estranho mesmo.

      Bjss

      Excluir
  3. olá,

    então, gostaria de saber se alguém por aqui sabe me informar qual é o episódio em que o caleb aparece no finalzinho com uma cara muito suspeita.

    obg (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita. Nas quatro partes da especulação, citamos todos os episódios em que Caleb aparece mas não lembramos qual deles ele aparece na cena final. Se você tiver mais detalhes da situação, talvez a gente possa te ajudar.

      Excluir