expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

As meninas realmente sabem, mas não lembram, o que aconteceu na noite do celeiro

Quando Alison visitou Hanna no hospital/1x11, ela afirmou que, juntas, as meninas sabem mais sobre o que aconteceu na noite do celeiro do que acham que sabem. Depois do 4x24, comentamos em vários posts que as meninas podem até saber o que aconteceu, mas não lembram porquê estavam drogadas. Alison, ao perceber que as amigas não lembravam de nada, contou os acontecimentos da tumultuada noite do celeiro do jeito que ela quis. No Tumblr #20, finalizamos o post assim: O último Tumblr vamos traduzir na íntegra. "Eu comecei a assistir desde a primeira temporada de novo e eu achei interessante que no começo do segundo episódio, as meninas estão conversando e falam que, no fundo, acreditavam que Alison pudesse estar viva, curtindo a vida com algum cara. Elas mencionam um salva vidas daquele verão e que Alison fingiria que estava se afogando para chamar a atenção dele. Eu sei que nada foi mencionado sobre isso, mas eu automaticamente pensei no board shorts. Nós ainda não sabemos quem ele é, exceto que Ali tinha medo dele." A intenção de quem escreveu esse Tumblr era apenas comentar a coincidência das meninas terem falado de praia e de um salva vidas no começo da série com a história do BS temporadas depois. O autor do Tumblr, um pouquinho desinformado, fez o comentário com a melhor das intenções, sem ter noção de que a cena pode representar algo muitíssimo além de uma coincidência sem importância. O Tumblr esclareceu para o autor do post que Ezra foi revelado como o BS e aproveitou para comentar que ama a cena - da conversa das meninas. 

Traduzimos esse Tumblr na íntegra porquê a cena citada merece todas as atenções. Talvez estejamos vendo coisas demais; mesmo assim vamos comentar. A cena que o Tumblr cita é a primeira cena do 1x02 - The Jenna Thing. Após o funeral de Ali, as meninas vão para um restaurante e comentam que, apesar de terem certeza que aconteceu alguma coisa ruim com Alison naquela noite, bem lá no fundo elas acreditavam que, do nada, Alison ia reaparecer viva, contando que passou o tempo que estava desaparecida na companhia de um cara mais velho, curtindo a vida. Esse comentário é feito depois que Spencer conta para elas que Alison estava saindo com um cara mais velho naquele verão, que tinha namorada. Apesar de Alison ter revelado o romance para Spencer, ela não contou quem era o rapaz. Enquanto conversam, Hanna pega uma garrafinha com bebida alcoolica e mistura com a bebida que está no seu copo. Antes disso, no velório de Ali, Hanna tinha oferecido a garrafinha para Emily, falando que ela estava precisando. Essas foram as únicas situações em que as meninas apareceram com uma garrafinha de bebida, como se fosse um hábito delas andar com bebida ou encher a cara toda hora. Esse detalhe sempre chamou nossa atenção porquê só aconteceu nas situações que citamos e, principalmente, por não acontecer no livro #1, que é praticamente o Pilot inteiro. Apesar de não entendermos a bebida, nunca nos preocupamos em saber o motivo de terem feito isso. Agora, lendo o Tumblr, imediatamente associamos a bebida e a conversa das meninas com o que Alison falou para Hanna no hospital, que elas quatro juntas sabiam mais sobre aquela noite do que achavam que sabiam. Nós mesmos comentamos que as meninas não tinham como saber nada já que foram drogadas por Alison e dormiram a noite toda e que, saber elas podem saber, mas não lembram. Relacionando a sentença de Alison para Hanna no hospital com a revelação de que Alison colocou droga na bebida das meninas com o que acreditamos ter sido o que realmente aconteceu na noite do celeiro - que foi Alison ter forjado a própria morte com a ajuda das amigas -, concluímos que essa cena foi proposital para mostrar que as meninas estavam drogadas na noite do celeiro e sabiam que Alison estava viva e tudo que ela tinha planejado. Muita coincidência elas idealizarem a situação que, três temporadas e meia depois, ficou como a responsável pela morte da amiga. (Para ver a cena, clique aqui)

Apesar de acharmos a conversa mega curiosa, não demos continuidade no assunto e a cena do 1x02 ficou como uma possível evidência de que realmente as meninas sabem o que aconteceu na noite do celeiro, mas não lembram. Revendo outros episódios para outros posts, percebemos que essa não foi a única vez que as meninas disseram coisas que confirmassem a sentença de Alison. Pelo que parece, as meninas sabem sim o que aconteceu naquela noite mas não lembram porquê estavam drogadas. Em momento algum elas AFIRMARAM que Alison estava viva. As demonstrações de que elas sabiam que a amiga estava viva aconteceram de MANEIRA INVOLUNTÁRIA, em situações aleatórias em que elas, inconscientemente, disseram coisas que deram a entender que elas sabiam que Alison estava viva e fugindo. 

Sobre o motivo de Alison ter drogado as amigas, já fizemos mil especulações. Em uma delas, dissemos que Alison drogou as meninas para que elas não atrapalhassem seus planos naquela noite; em outra, dissemos que as meninas foram drogadas para ajudar Alison a fazer alguma coisa. Algo que, em sã consciência, elas jamais fariam. Com as evidências que reunimos, o segundo palpite faz mais sentido. Para não desviar o foco do post, não vamos especular o que Alison queria fazer com a ajuda das meninas. Vamos considerar apenas que Alison falou para as amigas que precisava morrer e fugiria de Rosewood como Vivian D. Ignorando o que Alison pretendia fazer para morrer, vamos considerar apenas que ela precisou da ajuda das amigas para realizar a tarefa. O que isso quer dizer? Que as meninas saíram do celeiro durante a noite. Chegamos a essa conclusão comparando cenas das meninas no celeiro no Pilot com cenas do 4x24

No Pilot, Aria, que estava deitada no chão, acorda e dá pela falta de Alison e Spencer. Aria acorda Emily, que estava deitada no sofá junto com Hanna. As duas estavam dormindo SEM COBERTOR. O copo de bebida está em cima de uma mesinha ao lado de uma vasilha verde. Spencer volta para o celeiro dizendo que Alison se foi. 

No 4x24, o interior do celeiro aparece três vezes. A primeira vez é quando Alison chega e põe droga na bebida. As meninas caem no sono e Alison sai para conversar com Toby. Aria e Spencer estão dormindo no chão. Hanna e Emily dormem no sofá COM COBERTOR. O copo não aparece na mesinha e a vasilha é vermelha, diferente do Pilot. A segunda vez é quando Alison volta para o celeiro e dá de cara com Spencer. Aria continua no chão e Emily e Hanna no sofá COM COBERTOR. O copo não aparece. A terceira e última vez que vemos o interior do celeiro é depois que Alison bateu boca com todo mundo, inclusive Spencer, e voltou para o celeiro para fazer uma horinha esperando uma mensagem de -A. Como não recebeu nenhuma mensagem, Alison decide ir embora. Aria continua no chão. Emily e Hanna estão no sofá COM COBERTOR e Spencer dorme na poltrona. O copo não aparece. 

As diferenças entre o Pilot e o 4x24 são evidências físicas de que as meninas saíram do celeiro. Com o que vimos no 5x11, na confissão de Melissa, o momento da noite em que aconteceu o crime - ignorando a(s) vítima(s) - foi depois que Alison bateu boca com todo mundo, inclusive Spencer, e voltou para o celeiro pela última vez. Spencer é confirmado que saiu. Quanto a Aria, Emily e Hanna, temos nossas dúvidas se as três saíram ou se apenas Emily saiu. Os motivos para acreditar que apenas Emily saiu são a ausência do cobertor no Pilot e a terceira noite que ela cria no 3x18, durante a sessão de hipnose com Sullivan - lembre aqui. Em transe, Emily se vê, no quintal dos D., partindo pra cima de Alison com uma pá. Spencer também se viu nessa situação. Aria e Hanna nunca tiveram uma lembrança do tipo. Junto com o cobertor, o copo é outra evidência física de que as meninas saíram do celeiro. O copo não pode ser ignorado porquê foi através da bebida que Alison dopou as amigas. No Pilot, o copo aparece em uma mesinha ao lado de uma vasilha verde. No 4x24, o copo não está na mesinha e a vasilha é vermelha. Entre o Pilot e o 4x24, vimos o copo VAZIO no 3x19, quando Jason conta para Emily a perturbadora visão que teve na noite do celeiro. Jason, caindo de bêbado, sai da casa dos D. e pega o copo, que estava em cima de uma mureta. Jason entorna o copo para ver se tem bebida e o joga no chão ao perceber que está vazio. Mal parando em pé, Jason vai beber água na torneira e vê Melissa e CeCe, vestida de Alison, conversando. De todos os flashbacks do celeiro, esse foi o único em que o copo apareceu. Independente de quem saiu ou deixou de sair do celeiro, uma coisa é certa: as quatro sabiam o que Alison ia aprontar. Evidências físicas encerradas, está na hora de comentarmos as situações em que as meninas demonstraram saber que Alison estava viva e se escondendo como Vivian. 

No Pilot, Aria e Emily se encontram em frente a escola. Emily comenta que não sabia que Aria tinha voltado e pergunta por que ela não avisou. Aria responde que não avisou porquê elas perderam contato, finalizando com um você não lembra, Emily? Emily responde que lembra, que era isso que a gente tinha que fazer. Pausa. É isso mesmo: elas PRECISAVAM perder contato? Por que? Quando começaram a receber as mensagens, as meninas pensaram que Alison era -A; desconfiança descartada quando o corpo dela foi encontrado. No 1x02, aconteceu a conversa que citamos no começo do post. No 1x03, Pam sugere que as meninas façam um memorial para Alison. Elas decidem fazer o memorial no meio da floresta. Incomodada com os mosquitos, Hanna fecha a cara, chamando a atenção das meninas, que perguntam o motivo dela estar irritada. Hanna choca Aria, Emily e Spencer ao dizer que elas devem esquecer essa baboseira de memorial até ter certeza que Alison não está mais aqui. Assustada, Aria fala que elas foram ao funeral de Alison e Spencer lembra Hanna que o corpo de Alison foi encontrado. A discussão é interrompida por um barulho de folhas e uma mensagem de --A. 

Assim como as meninas, não entendemos os cinco minutos de Hanna. Tudo bem que fazia todo sentido desconfiar que Alison era -A; até seu corpo ser encontrado. Corpo velado e enterrado, o que fez Hanna continuar acusando Alison? 

No 1x11, Alison visita Hanna no hospital. Quanto as visitas, duas observações. 1 - Spencer foi a única que não perguntou se Alison estava morta. Hanna, Emily e Aria fizeram a pergunta, que nunca foi respondida por Alison. O que chama atenção diante de Alison se fazer de desentendida ao não responder a pergunta é que nenhuma das três contestou a amiga. 2 - Apesar de Hanna, Emily e Aria falarem sobre morte, elas deram continuidade na conversa com perguntas que sugerem que elas sabiam que Alison estava viva e se escondendo. 

Voltando para o 1x11. Durante a visita, Alison afirma que as meninas juntas sabem mais do que pensam que sabem sobre aquela noite. Hanna pergunta onde Alison foi depois que saiu do celeiro, se ela foi encontrar um garoto. Quando Hanna vê Alison, a primeira coisa que ela fala é eu achei que você estivesse morta. Alison fala que ouviu falar a mesma coisa e a conversa evoluí com Hanna implorando para Alison contar a verdade sobre o que aconteceu depois que ela saiu do celeiro. 

No 2x12, é a vez de Emily encontrar Alison. A conversa entre as duas é a mais sem pé nem cabeça de todas. Alison fala de A e Emily responde perguntando de Z. O interessante nesse encontro é que, durante a conversa, Alison confirmou que estava viva. Claro que na época não tínhamos como afirmar isso. Hoje, depois de tudo que vimos, é fácil chegar a essa constatação. Emily pergunta se Alison sabe quem é -A. Alison responde que sabe, fazendo Emily se desesperar pedindo que ela conte quem é. Alison fala que não pode contar porquê dois só conseguem guardar um segredo se um deles estiver morto. Alison não revelou quem era -A porquê tanto ela quanto Emily estavam vivas, por isso ela não poderia revelar a identidade de -A. Sim, sabemos que Alison não iria revelar -A, mas não deixa de ser interessante sua resposta. 

No 2x24, Spencer recebe a visita de Alison durante a madrugada. Dormindo no sofá da sala, Spencer leva um susto ao ver Alison fuçando na mala azul que Jason encontrou. Alison vê um frasco de analgésico e pede para Spencer se pode pegar alguns para a viagem. Spencer pergunta que viagem e se Alison continua se escondendo como Vivian. Nessa época, as meninas descobriram que Alison criou um alter ego, Vivian D., para tentar descobrir quem era -A. Absolutamente nada foi dito que Alison estava se escondendo como Vivian, o que nos faz querer saber por que Spencer perguntou se Alison CONTINUAVA se escondendo como Vivian. 

No 3x01, -A viola a sepultura de Alison e rouba seus restos. No 3x02, Spencer vai conversar com Garrett na prisão. Garrett foi preso acusado de ser o assassino de Alison e de Maya. Durante a conversa, Garrett alerta Spencer que ela está sendo enganada por uma pessoa que ela conhece muito bem e que pessoas mentem; registros médicos, não. Spencer fica histérica e pergunta se Garrett está falando de Alison ou de Jenna. Garrett não responde. Garrett estava preso acusado de matar Alison. Spencer o visitava porquê ele dizia ter informações do interesse dela, que só seriam reveladas se ela convencesse Veronica a defendê-lo. Antes de Garrett falar que Spencer estava sendo enganada, Spencer comenta que ninguém na cidade acredita na inocência dele. Spencer acreditava que Garrett poderia ser o assassino de Alison. Somando tudo isso ao fato de que os restos de Alison foram roubados, o que deu em Spencer para ela sugerir Alison como a pessoa por quem ela estava sendo enganada? 

No 3x07, Hanna lembra de uma noite em que ela e Mona estavam brincando com o tabuleiro de Ouija. Mona, para convencer Hanna a brincar, falou que, durante as férias, ela e um primo fizeram perguntas impossíveis de saber a resposta e o tabuleiro acertou. Hanna, meio de má vontade, aceita brincar e acusa Mona de manipular a primeira resposta. Mona jura que não manipulou nada e sugere que Hanna pergunte sobre Alison. Mona convoca os espíritos para responderem o que aconteceu com Alison DiLaurentis. A resposta é viva. Ao mesmo tempo em que o tabuleiro termina de responder, um trovão assusta Hanna, que vê Alison na varanda. Por causa da brincadeira, Hanna telefonou para os D. falando que Alison estava viva. Dias depois, encontraram o corpo dela, o que revoltou o sr. D., que condenou Hanna. Durante o flashback, é nítido que Hanna não está nem um pouco afim de brincar, muito menos de acreditar no tabuleiro. Mesmo acusando Mona de manipular a resposta, Hanna acreditou que Alison estava viva. Por que? 

No 4x10, Emily conversa com a sra. D., que conta sobre um dia em que ela viu uma garota idêntica a Alison num parque e que isso acontecia com frequência. Emily fala que a sra. D. não foi a única que viu Alison, que ela também já viu. A sra. D. não questiona Emily nem confirma se a garota no parque realmente era Alison. O curioso nessa situação é que Emily falou que viu Alison de verdade sendo que, no 4x01, as meninas não chegaram a conclusão se era ou não Alison de RC na pousada. Emily finalizou a discussão sentenciando que não tinha como ser Alison porquê ela estava morta. 

No 4x12, Aria encontra Ezra no Brew, que lembra de uma redação que Aria escreveu sobre um gato, que foi encontrado mas continuava sumido. Ezra fala que sempre achou que Aria se inspirou em Alison para fazer o texto. Aria diz que, quando escreveu, ela não pensou em Alison, mas com o passar do tempo ela reconheceu que Alison foi a inspiração para o texto. 

No 4x13, Alison reencontra as quatro amigas e confirma que nunca morreu. 


Por enquanto, foram essas situações que chamaram nossa atenção e que sustentam a afirmação de que as meninas sabem, mas não lembram, o que aconteceu na noite do celeiro. Sabemos que as quatro não lembram de nada porquê estavam drogadas e que Alison percebeu que elas realmente não lembram de nada. Não sabemos exatamente o que Alison planejava e o que ela acabou fazendo. Seja lá o que for, com tudo que destacamos, concluímos que Alison contou para as amigas que ia sumir de Rosewood assumindo a identidade de Vivian D. 

4 comentários:

  1. Ai meu coração.
    Elas todas deveriam fazer regressão.
    Sdds Dra. Sullivan.
    /Sweet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita saudade da época da dra. Sullivan!!!
      bjsss

      Excluir
  2. Quando Garrett diz pra Spencer "pessoas mentem; registros médicos, não" eu pensei em Melissa, que na época estava fingindo a gravidez.Tipo, ela mentiu sobre o bebê mas um exame não mentiria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, sempre que a gente comenta essa frase do Garrett, a gente fala que ele poderia estar se referindo a Melissa sim. Como não é novidade pra Spencer que a Melissa a enganava, a gente pensa em outras pessoas. Mas nunca se sabe, né???

      Excluir