expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Review/Comentário 5x11 - No One Here Can Love Or Understand Me

No One Here Can Love Or Understand Me seguiu a linha do último episódio antes da midseason finale. Os episódios 11 costumam interromper de maneira brusca o ritmo dos anteriores ao optarem pela calmaria, sem ser entediante. O 5x11 foi fraquinho e melodramático, atingindo seu ponto alto com o vídeo de Melissa. No One... ficou como o episódio em que Melissa revelaria seu segredo. Então, nada mais justo do que começarmos comentando o vídeo que Melissa gravou para Spencer.

O segredo de Melissa

Em seu quarto, Spencer conversa com Hanna, que encontra um envelope atrás da porta. Imediatamente, Spencer reconhece a letra de Melissa e abre o envelope. Melissa deixou uma cartinha para Spencer, falando que estava a caminho do aeroporto, para pegar o avião rumo à Inglaterra, e que logo mais ela saberia a verdade. No dia seguinte, Spencer está com Toby na sala quando o carteiro bate na porta para entregar outra carta de Melissa para Spencer. Ao ver um carimbo de confidencial no envelope, Toby vai embora para que Spencer tenha privacidade para conferir o conteúdo da correspondência. Sozinha no quarto, Spencer abre o envelope e encontra um pen drive. Spencer conecta o pen drive no computador e Melissa surge no monitor. Spencer aperta o play e vemos uma Melissa melancólica, preparada para revelar um segredo para Spencer, que assiste a gravação como se ela estivesse filmando a irmã. As cenas de Spencer assistindo o vídeo foram as melhores do episódio. Quando revê o vídeo, Spencer dialoga com Melissa, causando comoção geral. Melissa cumpriu sua palavra, de que em breve Spencer saberia o que tanto ela relutava em revelar, e só. De tudo que Melissa falou, apenas duas coisas são verdade. 1 - O corpo que ela viu estirado na terra realmente era de Bethany. 2 - Ela sempre quis proteger Spencer. O resto, é um festival de contradições. Sabemos que o corpo é de Bethany por causa do ferimento na parte de trás da cabeça. Na autópsia de Alison, a page 5 determina que a vítima foi atingida na parte de trás da cabeça por um objeto pesado e curvado. Quanto a Melissa fazer de tudo para proteger Spencer, sabemos que é verdade porquê a própria confirmou suas intenções durante a discussão que as irmãs tiveram na ponte próxima do ateliê de Hector. Acreditamos em Melissa; ela sempre fez o impossível para proteger a irmã. Agradecemos as intenções de Melissa mas sabemos muito bem de quem estamos falando. Para proteger Spencer, Melissa precisou jogar baixo. Spencer é muito inteligente, tem um raciocínio veloz e invejável, mas, sem desmerecê-la, ela está em um patamar bem abaixo da inteligência de Melissa, Alison, Mona e CeCe. As quatro são outro nível. A inteligência de Spencer é diferente da inteligência de Melissa, que não dá ponto sem nó. Alguém ficou com pena dela ao assistir o vídeo? Melissa não cansa de repetir que Alison não mudou coisa nenhuma, como se ela tivesse mudado. O vídeo está aí pra isso. 

Melissa diz ter ouvido a discussão de Spencer com Alison e viu a irmã voltando para o celeiro arrastando uma pá. Sem especificar quanto tempo depois, Melissa encontrou o corpo de Alison estirado no chão, com a parte de trás da cabeça ensanguentada, ao lado de um buraco cavado na parte do quintal dos D. que estava em obras. Melissa ficou atordoada, sem tempo de pensar, decidindo que o melhor a fazer era enterrar o corpo. Melissa não teve coragem de olhar para o rosto de Alison, preferindo empurrá-la no buraco e preenche-lo com terra. Melissa acreditou ter tomado a decisão correta, não fosse um detalhe revelado recentemente. A garota não era Alison e ela ainda estava viva quando foi enterrada, informações que deixaram Melissa devastada. 

Entendemos a atitude de Melissa de enterrar o corpo para proteger a irmã. Qualquer pessoa que tivesse ouvido a discussão entre Alison e Spencer e, minutos depois, visse Spencer com uma pá e um corpo estirado no chão com uma pancada na cabeça, pensaria a mesma coisa. O desespero diante de uma situação como essa talvez explique o fato de Melissa preferir não olhar para o rosto de Alison e esquecer que ela conversou com CeCe, vestida de Alison, no quintal naquela noite. Podemos relevar esse esquecimento considerando que, fosse quem fosse que tivesse estirado no chão, Melissa enterraria para proteger a irmã. 

Apesar de Melissa ter enterrado Bethany no lugar em que o corpo foi encontrado, sua versão é a única em que um buraco está cavado na parte que estava em obra. Todas as vezes que a obra apareceu, não havia buraco nenhum/3x13/3x18/3x19. A discussão de Alison com Spencer foi no quintal dos Hastings. No flash que Spencer tem do que aconteceu depois da discussão/3x22, ela, supostamente, dá uma pazada em Alison fazendo sangue jorrar em sua cara. A suposta pazada foi na floresta. Alison confirmou que Spencer tentou agredi-la, mas acabou se desequilibrando e não a acertou. Spencer estava pilhada de droga naquela noite, motivo que nos faz acreditar que ela não deu pazada em ninguém. Além de que, quando Spencer volta para o celeiro/Pilot, ela não está suja de sangue.  

Melissa teve muita sorte de encontrar o corpo de Bethany preparado para ser empurrado no buraco. Esse detalhe foi fundamental para ela ser ágil. Supondo que Spencer deu a pazada em Bethany, vamos considerar que ela arrastou o corpo até a obra e cavou o buraco. Por que Spencer não terminou o serviço e enterrou o corpo? Para a história de Melissa fazer sentido. 

O ápice do melodrama com lágrimas de croco de Melissa é quando ela fala que Spencer pode fazer o que quiser com o vídeo. Não é preciso gargalhar ou ser irônico para debochar da cara alguém. É possível fazer isso se lamentando. Fazendo a linha irmã-cansada-de-esconder-segredos-e-disposta-a-mudar, Melissa choraminga para Spencer que ela pode fazer o que quiser com o vídeo, ressaltando que o mais importante era Spencer saber que ela sempre fez tudo que pode para protegê-la. Melissa debocha da cara de Spencer ao falar isso. O motivo é muito simples. Spencer tem que ser muito burra para entregar esse vídeo para a polícia ou mostrar para qualquer pessoa que queira prejudicá-la. Melissa assume que enterrou Bethany e que fez isso PORQUÊ DESCONFIAVA QUE SPENCER COMETEU O CRIME. A interpretação correta para a frase de Melissa faça o que quiser com o vídeo/eu precisava te contar isso é: faça o que bem entender com o vídeo, consciente de que eu não vou me ferrar sozinha; se eu fiz o que fiz, foi por causa da atrocidade que você cometeu. Melissa soube comover Spencer, assim como sabe que a irmã não seria capaz de entregá-la para a polícia. Mais: com ou sem corpo, Spencer sempre foi considerada suspeita pela polícia. A caridade de Melissa não mudaria em nada a condição de Spencer perante a situação. Spencer deu a pazada e Melissa enterrou a menina viva. Independente de qual atitude foi mais grave, as duas são culpadas.  

No meio de todo esse fingimento, Melissa falou uma coisa super importante, que todas as pessoas que cometeram o erro de tocar em Alison estavam no quintal naquela noite. Se Melissa falou a verdade quanto a enterrar Bethany, não sabemos. Mas temos certeza que ela sabe o que realmente aconteceu. Não faz sentido a pessoa que deu a pazada em Bethany deixar o corpo jogado no quintal para quem quisesse ver, sendo que a cova estava cavada. 

Concluindo. Falar de Melissa é falar de complicação. Melissa ficou como a assassina de Bethany por enterrá-la viva. Melissa enterrou Bethany porquê achava que Spencer a matou. Melissa deu fim no corpo para proteger a irmã. Com a revelação de que Bethany foi enterrada viva, Melissa se considera a assassina, já que a pazada de Spencer não foi a responsável pela morte dela. Melissa não aguentou a culpa e revelou o que fez, se auto penalizando por ser a assassina de uma garota inocente. O calvário de Melissa em relação a Bethany despertou uma curiosidade. Supondo que o corpo enterrado fosse o de Alison e ela tivesse morrido, o sentimento de culpa de Melissa seria o mesmo? Qual o objetivo de Melissa com esse vídeo? Melissa confessar que enterrou Bethany não responde a dúvida das meninas, sobre quem é a pessoa que apedrejou Alison. O segredo de Melissa nada acrescenta a não ser ferrar ainda mais a vida de Spencer.

As assombrações de Caleb

Cansada de ver Caleb em processo de auto destruição, Hanna pede ajuda de Spencer e Toby. Hanna arma para Toby conversar com Caleb, que se recusa a revelar o motivo de estar se jogando no álcool. Mesmo sem Caleb mencionar Ravens, Toby disse que sabe que seu problema tem a ver com a cidade porquê ele já esteve lá. Isso quer dizer que Toby tem conhecimento dos eventos sinistros da cidade? Toby passou por uma situação semelhante a de Caleb? Não entendemos. 

Acabou que Hanna perdeu a paciência, sentenciando que está pouco se lixando para o rumo que Caleb quer dar para sua vida. O stress de Hanna mexeu com Caleb, que explicou o motivo da mudança de seu comportamento. Como não assistimos Ravens, não entendemos nada que ele falou, com exceção da parte em que Caleb conta que não consegue dormir porquê tem pesadelos. Caleb falou a verdade. Ravens é uma cidade maldita, que não dá trégua para quem tem o destino desgraçado por seus mistérios. O tabuleiro de Ouija que o diga. Assim que a câmera focou no tabuleiro, nossa reação foi: mentira que isso vai acontecer. Aconteceu. O tabuleiro se mexeu. Do nada, Caleb pega a peça do tabuleiro usada para se comunicar com os espíritos e começa a falar desenfreadamente sobre crenças no sobrenatural. Hanna pega a peça da mão de Caleb e põe no tabuleiro, com a ponta em direção a letra A. Em seguida, a peça se move em direção a palavra adeus. Como o assunto era Ravens, a peça se mexer tinha um contexto. Mas não foi esse o principal objetivo da cena. O tabuleiro ganhou destaque para promover um filme que estréia nos EUA em outubro, chamado Ouija. No intervalo antes do bloco em que a cena foi exibida, passou o trailer do filme. Durante a cena do tabuleiro se mexendo, apareceu a tag #Ouija. Pegando carona no sobrenatural de Ravens, o discurso de Caleb sobre o além foi para promover o filme. A pegada sobrenatural ganhou apoio dos vagalumes. 

Ezra, a bondade em pessoa

Revoltada com Alison, Emily quer saber mais sobre a relação da (ex) amiga com Cyrus. Em mais uma demonstração de que tem a força, Emily recorre a Ezra deixando bem claro que não o procurou porquê confia nele, mas sim porquê ele é a única pessoa que pode ajudá-la e precisa confiar nele. Emily mostrou uma foto de Alison com Cyrus para Ezra, que ela conseguiu com um amigo de um amigo, perguntando se ele tem informações sobre Cy. Ezra responde que sabe pouquíssimo sobre a época que Ali estava desaparecida - apesar de saber que ela estaria na festa em Ravens/4x12. Ezra se dispõe a ajudar Emily. Apesar de não saber nada sobre a época em que Alison estava desaparecida, em menos de cinco minutos Ezra consegue outra foto de Ali com Cy. Ezra explicou para Emily que conseguiu a foto e informações sobre Cy por causa de um número que estava na foto que Em mostrou para ele. Segundo Ezra, Cyrus tem várias passagens pela polícia, nada grave, e usa três nomes diferentes. Emily agradeceu a ajuda de Ezra, apesar das informações não responderem o que ela mais quer saber. O que Alison fez para convencer Cyrus a se entregar? Emily comenta que Alison tem o dom de convencer as pessoas a fazer o que ela quer, ouvindo de Ezra que esse é um dom especial, que causa sérios danos. Claro que a resposta de Ezra foi só um comentário sensato, sem conhecimento de causa. Claro que Ezra não conhecia Cyrus e claro que Ezra jamais se recusaria a ajudar Emily. Claro que Ezra não precisou pesquisar número nenhum para conseguir mais fotos e informações sobre Cy. Claro que Ezra continua cada vez mais estranho e suspeito. 

Nós estamos juntas nessa

O episódio começou com as meninas preparadas para conversarem com Tanner, cientes de que essa decisão decretava oficialmente o fim da amizade com Alison. Paradas em frente a vitrine de uma loja, a decisão foi por água abaixo quando os monitores da loja começaram a exibir imagens de Alison visitando Hanna no hospital com a mensagem nós estamos juntas nessa. Revoltada, Spencer pega um tijolo para estraçalhar a vitrine, mas é impedida pelas amigas. As imagens nos monitores acaba com a graça das meninas, que desistem de entrar na delegacia. Os monitores voltam ao normal, com exceção de um no canto inferior esquerdo, que exibe a mensagem ajam normal, suas biscates

O auê nos monitores resultou em uma reação que nos surpreendeu. As meninas começaram a desconfiar que Alison é -A. Emily foi a primeira a se manifestar. Alison sabia que as meninas condenaram o que ela fez com Cyrus e que a amizade entre elas entrou em crise por conta disso. O motivo das meninas desistirem de conversar com Tanner foi que, após verem as imagens de Alison no hospital, elas dariam um tiro no pé se falassem a verdade para a polícia. Alison no hospital prova que elas mentiriam se dissessem que não tiveram contato com Alison enquanto ela estava desaparecida. 

Spencer foi a segunda a desconfiar de Alison. Spencer não descartou a possibilidade de Alison ser -A e fez uma ressalva importante. Talvez -A quisesse que elas pensassem que Alison é -A. 

Hanna foi a terceira a desconfiar de Alison. Hanna chegou a essa conclusão considerando que tanto -A quanto Alison tem motivos para elas ficarem de boca fechada. 

Aria lembrou que -A advertiu Alison que ela morreria caso saísse de Rosewood. De repente, Alison viaja com o pai. Para Aria, se Alison não é -A, ela fez um acordo com -A, que permitiu sua saída de Rosewood. 

Para oficializar as suspeitas contra Alison, -A se manifesta através dos monitores quando as meninas estão prontas para entrar na delegacia, fazendo referência a uma situação que ferraria com as cinco, e não vimos -A na cena final, justamente no único episódio em que Alison não apareceu. 

A desconfiança fez Emily cair na real e perceber que pisou na bola com Pigskin, ao passar por cima de tudo e todos defendendo Alison. Emily procurou Paige para falar que elas precisavam conversar, sem especificar o assunto. Pigskin concordou, avisando que não poderia ser naquela noite porquê ela tinha compromisso. Horas depois, vemos Pigskin, toda embonecada, no cinema com outra menina. Além de Pigskin, Aria, Mona, Mike e Byron estavam na sessão. 

Antes da sessão, Aria chegou em casa e viu Mona com Mike. Inconformada, ela reclamou com Byron, sentenciando que Mona não prestava. Byron pediu uma chance para Mona. No cinema, Aria cochichou alguma coisa no ouvido de Mona, que a fez voar para o banheiro e se acabar em lágrimas. Preocupada, Aria foi atrás e flagrou Mona retocando a maquiagem. Mona, arrasada, desabafou e falou que Aria tinha razão, reconhecendo que Mike merecia uma pessoa melhor, e desejou ter morrido quando despencou do penhasco. Comovida, Aria repreendeu Mona, que explicou que tudo que ela vem fazendo é para se proteger, alertando Aria que Alison, depois de acabar com ela, vai destruir as meninas. 

+

Tanner conversou com Aria, Emily e Hanna e perguntou se elas tinham algum palpite sobre quem matou Bethany;
Tanner conversou com Byron, para quem explicou que Aria não é suspeita de cometer nenhum crime, mas que, com certeza, ela sabe de coisas que podem ajudar nas investigações;
Tanner anunciou que vai conversar com uma garota na delegacia, sem revelar quem é;
As meninas desconfiam que a menina é Alison;
As meninas ignoraram as chamadas de Alison; 
Spencer mostrou o vídeo de Melissa para Aria e Emily;
Hanna fala para Spencer que Tanner desconfia que elas mataram Bethany;
Emily chamou Alison de -A sem perceber;
Pela primeira vez, as meninas comentaram sobre Bethany estar vestida de Alison, cogitando que alguém a vestiu com as mesmas roupas de Alison. 

++ O que falaram no Tumblr

Eu percebi uma coisa. Quando as meninas estavam indo para a delegacia, -A envia uma mensagem na tela dizendo WE´RE ALL IN THIS TOGETHER - nós estamos juntas nessa. Mas, e se o significado da mensagem for outro we're all in this together = we're all in this TO GET HER - nós estamos juntos para pegá-la. Pensando por esse lado, não foi Alison que mandou a mensagem, mas sim -A. Precisamos comentar?

14 comentários:

  1. Grande review!! Agora tenho que discordar na parte de Melissa. Por que a pessoa deixou o corpo dela lá? Provavelmente porque foi interrompida ou vista por alguém ou mais importante: ela viu a briga de Alison e Spencer, e ficou com medo de que a vissem. Ela se escondeu, mas acompanhou desde a saída de Spencer até Melissa enterrar Bethany. Assim se tem alguém que se ferra é a Melissa, pois vai ser vista como principal suspeita da morte dela pois quem vai garantir que ela não matou mesmo a garota e só disse isso para se acobertar?Pior, e se as duas forem para a cadeia? A fuga de Melissa só vai despertar mais suspeitas para a polícia. Quanto ao que você disse sobre o porque de Melissa não ter desconfiado do corpo ali, bem na hora ela só pensava no ''cadáver'' da garota, é normal que tenha agido movida por impulso, Tanto que como ela mesma disse ''eu achava que você a matou...'' ela achava. O que quer dizer que ela parou para pensar depois do que fez e percebeu que de fato Spencer NÃO matou a garota. Quanto a inteligência da minha liar favorita, é normal que ela fique atrás, pois uma personagem inteligente demais descobriria facilmente as armadilhas da Ali e de A, mas ainda ponho muita fé nela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcio. Entendemos seu ponto de vista. Reconhecemos que fomos bem radicais ao taxar Melissa de mentirosa. Mas sabemos de quem estamos falando. Talvez Melissa falou algumas verdades, mas a história tem furos. De qualquer maneira, as duas saem prejudicadas caso a polícia tenha acesso ao vídeo. Quanto ao comentário sobre a inteligência da Spencer, um esclarecimento. Jamais vamos desmerecer Spence, amamos ela. A comparação que fizemos foi para diferenciar a maneira como Spencer e Melissa usam a inteligência. Spencer é rainha em resolver enigmas. Ela é muito inteligente para lidar com as confusões em que as meninas se metem. Já Melissa usa sua inteligência para manipular as atitudes da irmã, fazendo papel de vítima e se desdobrando para protegê-la, de maneira que Spencer não saiba as sujeiras que ela faz. O comentário foi feito para explicar como as irmãs usam a inteligência. Jamais vamos subestimar Spence! O vídeo é um ótimo exemplo dessa diferença. Melissa grava um depoimento confessando o que fez, com a cara de quem estava carregando uma cruz. Ela assume que enterrou Bethany e fala que Spencer pode fazer o que quiser com o vídeo. Por que ela fala isso? Porquê sabe que Spencer não vai entregá-la. Melissa enterrou o corpo por causa do que achou que Spencer fez. Melissa sabe que Spencer não vai entregá-la porquê ela também está envolvida na confusão. Será que se Melissa tivesse dado a pazada em Bethany e enterrado o corpo, ela faria essa confissão? Não entendemos o propósito desse vídeo.

      Excluir
    2. Bem pelo que entendi até agora: desde o 4x04 Melissa ganhou minha confiança e eu nunca suspeitei dela realmente como A, a razão pela qual o vídeo me pareceu clara: Morte a caminho.... Melissa fez uma coisa que não devia, algo que pode por ALGUÉM em perigo, pois ela admite ter enterrado, mas não ter atacado e sabe que Spencer não a matou.Há uma PESSOA envolvida nisso,alguém que se prejudica se isso for a tona, e essa pessoa é o verdadeiro assassino de Bethany! As duas podem se ferar mas é temporário, pois uma hora ou outra vão descobrir a verdade. Se Melissa ficasse calada, não haveria especulação, as garotas podiam ser suspeitas mas apenas isso. A confissão dela agora deixa cair tudo por terra, e mesmo com ela presa cedo ou tarde vão descobrir... Melissa claramente está sendo ameaçada,e o vídeo só foi feito para o caso de que se algo acontecer com ela, Spencer vai saber a verdade... por isso ela fugiu, porque provavelmente o assassino quer matar ela e provavelmente, Spencer...

      Excluir
    3. Oi Marcio. Nós nunca desconfiamos da Melissa como -A. Para nós, ela sabe tudo que aconteceu na noite do celeiro. Acreditamos que ela sempre fez tudo que pode para proteger Spencer, mas não entendemos o propósito desse vídeo. Será que Melissa achava que Spencer ainda suspeitava que ela deu pazada em alguém? Conhecendo Melissa, claro que esse vídeo está mais do que mal explicado.

      Excluir
    4. Meu palpite é que Melissa não volta mais. Isso é, para Rosewood pois corre perigo não só de ser presa, mas também de ser assassinada. Mona morreu porque sabia demais, e o mesmo pode ocorrer com ela. A próxima vítima provavelmente será Jenna...

      Excluir
    5. Melissa deve voltar sim, Marcio. A Spencer foi presa acusada de matar a Bethany, depois que a Melissa gravou o vídeo. Além de que, Melissa tem muito o que explicar. Quanto a Jenna morrer, nem por brincadeira!!! Já perdemos Mona. Não sabemos se aguentaríamos a série sem as duas!!! ::)

      Excluir
  2. Eu só quero saber uma coisa: o que a Aria cochichou no ouvido da Mona???? Bem na cena em que Bruno estrangula Miriam em Pacto Sinistro (Strangers on a Train), claro, mais uma referência a Hitchcock. Poderia ser algo no estilo "Sai daqui ou te estrangulo também!" rsrsrs... Será que só eu tenho achado a Aria estranha? As expressões de frieza no rosto da liar já chamada de "Big A" e de "killer" pela Mona estão sendo bastante destacadas nos últimos episódios.
    Outra: estranhamente as liars parece que só agora se deram conta da "coincidência" das blusinhas amarelas, fato lembrado por Aria durante a conversa pós revelação da Melissa. Mas como assim??? Aria já tinha associado Bethany à blusinha no momento em que perguntou para Rhonda se a Sra. Di tinha dado um "yellow layered top" à Beth. Afinal, o yellow top sempre foi peça-chave na série, uma vez que serviu para Jéssica reconhecer o corpo como o de Ali, dispensando inclusive um reconhecimento "oficial". E o Ezra? E aquele explicação sobre o número da foto?? Alguém pode me esclarecer, acho que tou emburrecendo, mas como a Emily engole aquilo na maior tranquilidade do mundo, tipo "Ah...agora sim!"
    Ainda vou pesquisar, mas acho que aquele trecho da "Tempestade" citado por Melissa e completado depois por Spencer, esclarece muito sobre aquela noite e acho sim que é a Spencer que no final vai juntar todas as peças do quebra-cabeça.
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana. Também queremos saber o que a Aria cochichou no ouvido da Mona, que fez a coitada se acabar no choro. Deve ter sido algo na linha do que você falou, porquê antes a Aria condenou o namoro do Mike com a Mona para o Byron. Tanto que na hora que a Aria chega no banheiro, a Mona fala que a Aria soube como machucá-la. Quanto a blusinha amarela. Pior do que as meninas só comentarem isso agora, é a Aria esquecer que perguntou sobre o top pra Rhonda e que CeCe também estava no quintal vestida de Alison. A Spencer fala que o único motivo para Bethany estar vestida de Alison, é que havia roupas em duplicidade, já que Ali não andaria pelada. Esses esquecimentos das meninas é mais do que normal em PLL. Em vários posts comentamos esses furos, que existem desde sempre. Nós também achamos que o trecho de Tempestade citado por Melissa é alguma pista, por causa do trecho que fala alguma coisa de muito barulho naquela noite. Melissa fala que todas as pessoas que cometeram o erro de encostar em Alison, estavam no quintal naquela noite. Para nós, isso é a confirmação de uma desconfiança antiga. de que Melissa sabe tudo que aconteceu na noite do celeiro. Quando pesquisar sobre Tempestade, fala pra gente o que você achou.
      Sobre a Aria, não achamos ela estranha nessa temporada. No 4x12, quando elas estavam no apto em Ravens, Aria fez uma cara estranha quando viu alguma coisa, que até hoje não sabemos o que é. Na 4B, não entendemos porquê ela mentiu para as meninas que estava saindo com Ezra de novo. Será que desde Ravens ela sabe alguma coisa e está enrolando pra contar? Talvez esse palpite justifique nossas desconfianças.

      Beijossss!!!!!

      Excluir
    2. As meminas sofrem dessa ''cegueira funcional'' justamente pra enrolar mesmo! Se fossem pessoas como Melissa e Cece por exemplo, já saberíamos de muita coisa. Também acho

      Excluir
    3. Esses esquecimentos são os piores furos da série. Por causa disso, as meninas vivem sendo xingadas e taxadas de burras. Mas enfim, é de PLL que estamos falando; logo, não podemos esperar coerência.

      Excluir
    4. Maldade,rssrrs vamos esperar o 5x13 que vai ser demais!

      PS: Será que Mona tá mesmo morta?

      Excluir
    5. Realmente espero que esteja. Pq foi inaceitável matarem a Mona no 5x12, pelos motivos que explicamos no Comentário sobre a morte de Mona. Então, é bom que ela esteja morta mesmo. Chega de palhaçada.

      Excluir
  3. Bethany foi enterrada por Melissa e Alison foi enterrada pela sra Dilaurents? Ela foi enterrada antes ou depois da Bethany? Eu não sei se perdi algum episódio ou se eles não explicaram isso. Eu estou muito confusa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanessa, a Melissa enterrou a Bethany e a sra. D. enterrou a Alison. A explicação está no 6x10.

      Excluir