expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

terça-feira, 1 de julho de 2014

O que estão falando no Tumblr #20

Para começar, uma confirmação. O 5x13 vai ser mesmo o especial de Natal, com o nome How The A Stole Christmas. A data de exibição ainda não foi divulgada.

No 5x03, o sr. D. deu chilique quando viu o vestido que Alison escolheu para ir ao funeral da sra. D. Sem explicar o motivo, o sr. D. exigiu que Alison trocasse de roupa. Alison não entendeu o motivo da histeria do pai, falando que escolheu usar um vestido da sra. D. como uma maneira de se sentir próxima da mãe. Jason pôs panos quentes na discussão, saindo de casa com o pai. Alison, então, perguntou para as meninas o que tinha de errado com o vestido. Spencer, que quando viu Alison lembrou de já ter visto o vestido sem lembrar onde, respondeu que aquele vestido foi usado pela sra. D. no funeral de Ali. A resposta de Spencer justificaria, com toda razão, o esporro que o sr. D. deu em Ali. Justificaria se estivesse correta. A roupa que a sra. D. usou no funeral de Ali/Pilot não é a mesma roupa que Ali escolheu para o funeral da mãe. Foi Spencer quem falou sobre o funeral. O sr. D. estressou sem explicar o motivo. O Tumblr lembrou do segundo velório de Ali, no mausoléu. Segundo Jason, houve uma cerimônia exclusiva para a família e, após essa cerimônia, ele falou que as meninas poderiam se despedir de Ali mais uma vez. Isso foi na 3B, na época em que Spencer estava embirutando. Apesar de Jason ter anunciado o segundo funeral, não vimos se houve a cerimônia da família, mas vimos a das meninas. Mesmo que o sr. e a sra. D. tivessem ido ao mausoléu, nem Spencer, nem ninguém viu a roupa que a sra. D. estava usando. Qual foi o motivo do surto do sr. D.? Morremos para saber!

Falando em morrer e sra. D., algumas pessoas notaram uma diferença na posição do braço da sra. D. na cova. Mais especificamente, a posição da mão direita. No 4x24, a mão direita da sra. D. está em cima da barriga. No 5x02, quando o cachorro encontra o corpo, a mão parece estar acima do nível do corpo, como se tivesse mudado de posição. A possível diferença da posição da mão resultou no comentário de que, assim como Alison, a sra. D. foi enterrada viva. Pena que a sra. D. não era amiga da Grunwald! Brincadeiras a parte, comparando as cenas, tem vez que parece que a mão mudou de posição, tem vez que não. De qualquer maneira, mais uma vez precisamos falar que nosso luto pela sra. D. é eterno e estamos morrendo de saudade dela. 

Continuando falando de morte, Ali teve uma reação estranha ao ver um quadro estranho na funerária no 5x03. Apesar de não fazermos ideia do motivo de Ali ter reagido daquela maneira, não foi a primeira vez que ela reagiu de maneira estranha, assim como não foi a primeira vez que o quadro apareceu. O quadro da funerária é o mesmo que estava exposto no museu, naquele evento que Dianne esculachou Aria, no 3x08, e pendurado em uma das paredes de um dos casarões de Ravens, no 4x13. O quadro faz parte do acervo da Fundação Fitzgerald de Artes. O curioso é que esse quadro realmente existe; não é uma invenção da série. A obra é do artista sueco Arnold Böcklin (1827–1901) e chama The Isle Of The Dead (Ilha Da Morte). Um Tumblr pesquisou, bem a fundo diga-se de passagem, de que maneira essa quadro poderia estar relacionado com a série, já que apareceu três vezes. O autor do post descobriu que o quadro é citado no livro Despair, de Vladimir Nabokov, mesmo autor de Lolita. Despair é sobre um homem que encontra outro homem idêntico a ele, praticamente um irmão gêmeo. O homem fica obcecado pela sua cópia, a ponto de matá-lo. Resumindo: o quadro é citado em um livro do mesmo autor de Lolita, um dos livros favoritos de Ali, que nos livros tem uma irmã gêmea, que ela acaba matando. O quadro seria uma pista sobre as gêmeas D.

Chega de morte. Agora vamos falar dos vivos. Começando com os que não morreram, mas sim foram sequestrados. No 5x03, Aria vai até o apto de Ezra. Na hora de ir embora, Ezra precisa abrir a porta para ela porquê ele trocou a fechadura. Diferente de Ali, que abriu a porta sozinha. Para o Tumblr, isso é um sinal de que aquela não foi a primeira vez que Alison esteve lá. Não duvidamos nada. A relação de Ali com Ezra é super mal explicada. Faz sentido a observação quanto a fechadura; detalhe que chamou atenção do Tumblr. Diferente de nós, que reparamos em outra coisa. Ali devolve o manuscrito do livro de Ezra, que pergunta se ela encontrou o que precisava. Não lembramos exatamente o que ela respondeu - ela falou que para o momento, ela não tinha encontrado o que precisava, algo assim. O que chamou nossa atenção foi o que Alison disse depois. Ela perguntou se Ezra ficou com todo o material que ele pesquisou, como as gravações e outros registros, insinuando que ela talvez precisasse de parte do material. Ezra falou que seu arquivo só seria utilizado se fosse necessário para proteger Aria. Do contrário, continuaria guardado. Essa cena reforça nossa especulação de que Alison e Ezra mantinham contato ou até mesmo trabalhavam juntos. Do jeito que Alison falou, ela deu a entender que tinha conhecimento do conteúdo dos registros de Ezra e não apenas de que ela sabia que ele tinha os registros. 

Desde o 4x24, todo mundo quer saber o que Melissa falou para Peter na delegacia. Especulações não faltam. Nós já fizemos as nossas e no Tumblr tem de todos os tipos. A mais interessante é a que vai na contramão da maioria. Em vez de especular sobre o que é o segredo, o Tumblr comenta que, seja lá qual for o segredo, não deve ser nada tão grave ou comprometedor, já que Melissa sugeriu que Peter deveria falar o que eles sabem mais de uma vez, diante de pessoas diferentes. O Tumblr entendeu que se fosse algo grave, Melissa não faria as insinuações. Por um lado, concordamos. Nunca que Melissa falaria qualquer coisa que a prejudicasse ou prejudicasse alguém próximo a ela. Por outro, Melissa quer falar de uma vez o que sabe porquê o segredo não tem nada a ver com ela; mas pelo jeito, de alguma maneira, envolve Peter ou alguém próximo a ele. Por isso a exigência de Peter para que Melissa feche a boca. Talvez Peter esteja fingindo que não sabia o que Melissa falou, enquanto, na verdade, ele sabe bem mais do que ela. 

Especulações não faltam sobre quem é a pessoa que apareceu ao lado de Mona no final do 5x03. De Alison a irmã gêmea da sra. D., passando pela irmã gêmea de Hanna, as especulações disparam para todos os lados. Achamos a pessoa parecida com Alison. Sendo ela ou não, está mais do que claro que Mona e Alison não são tão inimigas quanto sempre fizeram parecer. Alguma coisa - muito grave - Alison fez para merecer a indiferença de Mona no mausoléu. Algo que vai muito além de Alison ter voltado. Mona também deve explicações sobre sua relação com Shana. Não é porquê vimos as duas conversando apenas uma vez, enquanto Mona tricotava na varanda, no 4x12, que elas conversaram apenas uma vez. Mona está super informada de todo o fuzuê de NY. Para Mona saber o que se passava lá, ela precisou conversar com alguém que estava lá. Nossa principal suspeita é Shana. Ezra confirmou que Shana era a -A do telhado/5x03. No 5x01, as meninas compraram celulares novos. Foi depois que Alison telefonou para um amigo que Shana apareceu no hospital. Sim, sabemos que isso não quer dizer, necessariamente, que foi para Shana que Alison ligou MAS, como acreditamos que o auê em NY foi armação de Alison e Shana, Shana sabia que Alison estava com um celular novo. O que explica como Mona sabia o número do celular de Alison para enviar a mensagem do 5x02. Foi Shana quem passou o número. Ou a própria Alison, mas isso fica para outra hora. Outro detalhe que reforça a ligação de Mona com Shana é a semelhança da arma usada por Shana em NY com a arma que Mona roubou do escritório de Peter, no final da segunda temporada. Confiram aqui o Tumblr sobre a arma. 

O último Tumblr vamos traduzir na íntegra. Eu comecei a assistir desde a primeira temporada de novo e eu achei interessante que no começo do segundo episódio, as meninas estão conversando e falam que, no fundo, acreditavam que Alison pudesse estar viva, curtindo a vida com algum cara. Elas mencionam um salva vidas daquele verão e que Alison fingiria que estava se afogando para chamar a atenção dele. Eu sei que nada foi mencionado sobre isso, mas eu automaticamente pensei no board shorts. Nós ainda não sabemos quem ele é, exceto que Ali tinha medo dele. A intenção de quem escreveu esse Tumblr era apenas comentar a coincidência das meninas terem falado de praia e de um salva vidas no começo da série com a história do BS temporadas depois. O autor do Tumblr, um pouquinho desinformado, fez o comentário com a melhor das intenções, sem ter noção de que a cena pode representar algo muitíssimo além de uma coincidência sem importância. O Tumblr esclareceu para o autor do post que Ezra foi revelado como o BS e aproveitou para comentar que ama a cena - da conversa das meninas

Traduzimos esse Tumblr na íntegra porquê a cena citada merece todas as atenções. Talvez estejamos vendo coisas demais; mesmo assim vamos comentar. A cena que o Tumblr cita é a primeira cena do 1x02 - The Jenna Thing. Após o funeral de Ali, as meninas vão para um restaurante e comentam que, apesar de terem certeza que aconteceu alguma coisa ruim com Alison naquela noite, bem lá no fundo elas acreditavam que, do nada, Alison ia reaparecer viva, contando que passou o tempo que estava desaparecida na companhia de um cara mais velho, curtindo a vida. Esse comentário é feito depois que Spencer conta para elas que Alison estava saindo com um cara mais velho naquele verão, que tinha namorada. Apesar de Alison ter revelado o romance para Spencer, ela não contou quem era o rapaz. Enquanto conversam, Hanna pega uma garrafinha com bebida alcoolica e mistura com a bebida que está no seu copo. Antes disso, no velório de Ali, Hanna tinha oferecido a garrafinha para Emily, falando que ela estava precisando. Essas foram as únicas situações em que as meninas apareceram com uma garrafinha de bebida, como se fosse um hábito delas andar com bebida ou encher a cara toda hora. Esse detalhe sempre chamou nossa atenção porquê só aconteceu nas situações que citamos e, principalmente, por não acontecer no livro #1, que é praticamente o Pilot inteiro. Apesar de não entendermos a bebida, nunca nos preocupamos em saber o motivo de terem feito isso. Agora, lendo o Tumblr, imediatamente associamos a bebida e a conversa das meninas com o que Alison falou para Hanna no hospital, que elas quatro juntas sabiam mais sobre aquela noite do que achavam que sabiam. Nós mesmos comentamos que as meninas não tinham como saber nada já que foram drogadas por Alison e dormiram a noite toda e que, saber elas podem saber, mas não lembram. Relacionando a sentença de Alison para Hanna no hospital, com a revelação de que Alison colocou droga na bebida das meninas com o que acreditamos ter sido o que realmente aconteceu na noite do celeiro - que foi Alison ter forjado a própria morte com a ajuda das amigas -, concluímos que essa cena foi proposital para mostrar que as meninas estavam drogadas na noite do celeiro e sabiam que Alison estava viva e tudo que ela tinha planejado. Muita coincidência elas idealizarem a situação que, três temporadas e meia depois, ficou como a responsável pela morte da amiga. Abaixo, o vídeo com a cena. Esse foi o único que encontramos. Confiram:

6 comentários:

  1. Pesquisando um pouco mais sobre o livro Despair, do Nabakov, que cita o quadro visto no episódio, vimos que o tema é sobre um homem, Herrman, que encontra um mendigo, Felix, e pensa que é seu sósia. Aproveitando-se dessa situação, Herrman convence Felix a passar por ele por uns tempos e depois o mata, para conseguir o dinheiro do seguro. Bastante sugestivo se a história das gêmeas, que lemos nos livros, acontecer também no seriado. Outra coisa que nos chama a atenção é o tema de Lolita estar sempre presente, sugerindo que Ali podia ter um caso com um homem mais velho. Mas não Ezra, que teria 4 ou 5 anos a mais, e sim um homem beeem mais velho. Já foi sugerido que seria Byron, mas depois do último episódio começamos a pensar no Mr. Hastings. Aquele encontro de Ali com Peter, e o diálogo dos dois foi bastante ambíguo. Assim como os olhares que ambos trocaram durante o encontro. E se os dois realmente tiveram um caso? E se era de Peter que Ali tinha medo?
    Mudando um pouco de assunto, sobre a arma. Quando A invade o telhado do Jazz Club armado, após o tiro em Ezra, Hanna pega a arma, e depois entrega a Ali e Aria quando as duas estão indo para o hospital. Então que arma é aquela que Shana está portando quando entra no teatro? Ou em algum momento a arma é tomada das meninas? Posso ter perdido alguma coisa.
    E sobre o Jazz Club, alguém já reparou que o nome é The Mocking Bird? Que é o mesmo nome que as liars estão lendo na primeira temporada (To kill a Mocking bird) e que, traduzindo literaralmente, significa O Pássaro Brincalhão, que pode ser referência à Tippy, o pássaro que leva as liars à Grunwald na 4ª Temporada. Aliás, reparei tb que quando Ali volta pra casa, no 5x02, e sai para conversar com Jason, ela fica olhando para uma gaiola vazia. Procurando Tippy talvez?
    E de novo sobre o livro To Kill a Mocking Bird, Ezra é quem pede a leitura no episódio "To Kill a Mocking Girl". O tema do livro é sobre um advogado viúvo, que dois filhos (um casal), e resolve defender um negro acusado de estupro chamado Boo RADLEY! Coincidência ou não, Peter é advogado e Radley é o nome do Sanatório, que Peter faz de tudo para não expôr. Coincidência??
    Beijos!
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo leva a crer que Shana roubou a arma de Aria que estava no casaco dela enquanto ela dormia

      Excluir
    2. Hey Ana Luiza, adoramos seus comentários!

      - Realmente foi muito estranha a cena da Alison com o Peter no 5x03, principalmente porquê não teve uma continuidade. Foi só aquilo e pronto; depois, cada um já estava na sua casa. Com o 5x04, quando a Alison fala para Spencer a suposta causa da morte da sra. D., acreditamos que Alison e Peter tem um "passado secreto", como aconteceu com Byron. Alison sabia que Jessica e Peter tiveram um caso e que Jason é filho do Peter.

      - No 5x02, também lembramos do Tippy quando a Alison olhou para gaiola. Ela olhou para a gaiola do mesmo jeito que olhou para o quadro, você não achou?

      - As teorias que acusam Ezra de ser -A, feitas antes da quarta temporada, citam o livro To Kill A Mocking Girl como evidência.

      - Sobre o nome do jazz club do 4x24, nós reparamos, mas não postamos nada porquê a gente queria ver se tinha alguma semelhança com o nome do cabaré do 4x19. Só que não conseguimos descobrir o nome do cabaré nas cenas que vimos e nem sabemos se aparece o nome. Independente disso, foi bom você ter nos lembrado do 1x03. Na época do 4x19, comentamos que as cenas finais em p&b, no cabaré, eram referência ao auê no telhado. Agora que lemos seu comentário, estamos achando que o 4x19 tem mais pistas do que as que nós percebemos e não deve ter sido coincidência Ezra ser baleado no telhado de um club com esse nome. Essas associações rendem uma especulação.

      Bjss

      Excluir
  2. gente pelo amor de Deus esse negócio que o pai da Alison surtou por causa de outro motivo é besteira no pilot a mãe da Alison era outra mais velha mais recatada então normal eles (produção) mudarem o vestido também

    ResponderExcluir
  3. Boa Sâmia! Acho que foi isso mesmo o lance da arma. Agora, deveria ter sido mostrada a cena das meninas dando falta da arma. Falha no roteiro eu acho. Aliás, acho que às vezes o roteiro é meio furado mesmo por que várias coisas interpretadas como pistas são erros de continuidade, como essa do vestido. Parece que a produção nem lembrava qual era o vestido e pegou qq outro preto. Os atores mudaram muito desde a primeira temporada (trocou o Jason, a Mrs. D, a Kate...) A primeira temporada achei meio amadora, produção e atores, até as liars deram uma melhorada. Agora eu espero que não se deixe mais furos e que as pistas não sejam apenas lapsos de produção, se não vai ficar muito chato!
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
  4. Sobre a arma. A Shana só pode ter pego no hospital. Quanto a não ter mostrado ela pegando ou as meninas dando pela falta da arma, não é falha no roteiro. PLL é cheia de situações assim, que elas esquecem das coisas. Um exemplo: Toby no 3x24, que desmaiou na floresta. As meninas foram embora e ninguém deu pela falta dele. Nem a Spencer, que foi com ele na floresta.

    Sobre o vestido da Alison. O sr. D. não explicou o motivo de estressar. Pode ser pelo simples fato de ser um vestido da sra. D. Quem falou do velório foi a Spencer. Caso tenha sido uma cena sem importância, foi um erro grotesco de falta de atenção da produção.

    ResponderExcluir