expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Comentário 5x05 - Miss Me x 100

O celebrado centésimo episódio de PLL pôs fim no clima de vai-não-vai desse começo de temporada. Será que agora podemos dizer que, finalmente, a quinta temporada começou? Miss Me x 100 foi um episódio que a gente não via há muito tempo. Muito mesmo. Não seria exagero dizer que foi um episódio que nunca vimos, seria? Achamos que não. O episódio misturou ritmo de finale com premiere, escolhendo o drama para fazer aquilo que a série mais gosta, que é responder perguntas com perguntas, e surpreender ao mostrar algumas situações inéditas. Antes de comentarmos essas situações, vamos a resposta que não quer calar. 

Anunciada com estardalhaço e como o ponto alto do 5x05, a revelação de quem foi enterrado no lugar de Alison, como era de se esperar, ficou para os cinco minutos finais do episódio. Pela televisão, como breaking news, a polícia anuncia em uma coletiva de imprensa que a garota enterrada viva como Alison DiLaurentis é Bethany Young, de dezessete anos, paciente do Radley. Segundo a polícia, Bethany escapou do sanatório na noite em que Alison foi, supostamente, sequestrada e acabou enterrada viva. Pronto. Que comecem as perguntas. Quem é Bethany? Bethany realmente chama Bethany? O que ela foi fazer no quintal dos D.? Bethany estava no lugar errado na hora errada ou estava no lugar certo na hora certa? Era com alguém do Radley que a sra. D. falava histericamente ao telefone na noite do celeiro? Por que Bethany representava perigo? Bethany é a tão esperada irmã gêmea de seja lá quem for? Essas são apenas algumas das milhares de perguntas que a revelação gerou e ainda vai gerar. Não temos como responder nenhuma dessas perguntas. Com o que vimos, a única coisa que nos parece correta é que a sra. D. conseguiu que Bethany fosse reconhecida como Alison apenas por estar com a blusinha amarela. De algum jeito, a sra. D., que disse ter reconhecido o corpo, impediu que a polícia fizesse exame de DNA, limitando-se a descobrir a causa da morte. Principal resposta dada, voltamos para o começo do episódio. 

Miss Me x 100 surpreendeu por mostrar o lado vulnerável de uma das pessoas mais enigmáticas de Rosewood e que a gente não aguentava mais de tanta saudade. Jenna. Toby, pela primeira vez, revelou o paradeiro da irmã, diferente das outras centenas de vezes em que Jenna sumia e ele dizia não saber onde ela estava. Segundo Toby, Jenna estava em NY. Parece ter sido lá que Jenna soube que Shana morreu. Cega, Jenna foi flagrada por Aria chorando descontroladamente. A conversa de Aria com Jenna foi uma das melhores cenas do episódio, que deu ênfase ao lado desconhecido de alguns personagens. Não foi a primeira vez que vimos Jenna chorando, mas foi a primeira vez que a vimos naquele estado lastimável. Não demorou muito para Jenna voltar ao seu estado normal e aparecer gargalhando na floresta ao lado de Sidney e Mona. 

Jenna e Mona. Todo mundo sabia que elas se conheciam. Apesar das duas terem aparecidos juntas apenas no 2x13 e Mona comprar o carro de Jenna ser um sinal que reforçou a certeza de que elas mantinham contato, não esperávamos vê-las assim, sentadas na mesma mesa, sem aviso prévio. De uma vez só, Mona e Jenna confirmam que são amigas e qual é a de Sidney, que na floresta não lembrou absolutamente nada a menina-caipira-que-veio-para-treinar. Sidney já está sendo chamada de Shana 2.0 O nome das duas começa com S. As duas são nadadoras, se aproximaram de Emily, são amigas de Jenna e, por que não, falsas. 

Mona deixou claro que não vai sossegar enquanto Alison estiver em Rosewood. Nem precisamos falar que amamos a troca de bofetadas, mas o bate boca na igreja vai além das exigências feitas por Mona. Pelo que pareceu, Mona, Jenna, Sidney, Lucas e, claro, uma pessoa misteriosa - que chega de carro na floresta após as três se reunirem - não querem Alison e as meninas juntas novamente. Com isso, fica a dúvida se Mona ainda tem ligação com -A ou se está agindo por conta própria. 

Nos Hastings, um racha na família. Veronica contra Peter e Melissa, lamentando o deslize de Peter, que deveria ter cumprido o acordo entre os dois, que ela ainda achava que existia. Segundo Veronica, ela e Peter fariam de tudo para nunca envolverem as filhas em problemas. Pelo que entendemos, os problemas a que Veronica se referiu são as sujeiras dela e do marido. Apesar de termos a impressão de que Veronica está sendo precipitada ou até mesmo tomando as providências necessárias para encobrir algo que ela tenha feito, o racha nos Hastings é para, mais uma vez, Melissa estar envolvida em uma confusão e Peter ser o pai creepy da fase A, papel que foi de Byron na 3B e de Jessica na 4B. 

Pelo visto, a temporada que passou em Ravens não fez nada bem para Caleb, que voltou meio perturbado. Aliás, Ravens, a série, parece não ter feito bem para ninguém, inclusive os escritores, que esqueceram - ou querem esquecer - o que aconteceu na cidade durante a série. Hanna perguntou para Caleb se Miranda encontrou a família e Caleb respondeu que não vê Miranda desde que foi embora de Ravens. Não sabemos o motivo de Hanna ter perguntado algo que ela já sabia a resposta. Na season finale de Ravens, Hanna foi até a cidade tirar satisfação com Miranda e soube, através de Caleb, que Miranda estava morta. Arrependida por ter odiado Miranda, Hanna não exigiu muita explicação de Caleb e deu total apoio para ele continuar na cidade. Os dois se despediram numa boa, Hanna voltou para Rosewood e só o cancelamento de Ravens explica a versão bad boy de Caleb, que trocou olhares um tanto quanto intensos com Alison, que confirmou ser ela o maior mistério da temporada. 

Por mais que a série lance milhares de questões, faça tudo e mais um pouco para que até a sombra das pessoas sejam suspeitas, nada, nem ninguém, consegue ser mais indecifrável do que Alison. No 5x05, Alison levou as últimas consequências suas atitudes para recuperar a confiança das amigas e mostrar para o resto que é outra pessoa. Não é novidade para ninguém que Alison nunca foi de confiança e que, para ela, falar a verdade parece ser uma tarefa árdua. Alison decretou para si mesma, enquanto se maquiava, que era capaz de segurar a onda de voltar para a escola, assim como lembrou Mona que, para ela, é muito fácil repetir todos os estragos do passado em questão de segundos. Não foi a toa que Mona respondeu a provocação com uma bofetada. Mona estapeou Alison porquê sabe que, se ela quiser, ela consegue voltar a ser o que nunca deixou de ser. A biscate-mentirosa-manipuladora. Se Mona está incomodada com a volta de Alison, foi porquê Alison quis assim. Se as meninas estão se estranhando e evitando Alison, foi porquê ela quis assim. Alison não tem escrúpulos para pedir desculpas para Cindy e Mindy na frente de todo mundo, assim como não tem limites para brincar com os sentimentos de Emily. Se Alison realmente mudou ou tudo não passa de encenação, não sabemos. É impossível decifrar suas atitudes, seus olhares, suas lágrimas e seus sentimentos. Absolutamente nada vindo de Alison vem sem um propósito. Caso alguém ainda tivesse essa dúvida, Miss Me x 100 confirmou a resposta da melhor maneira possível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário