expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Comentário 5x04 - Thrown From The Ride

Só nós estamos achando esse começo de temporada meio diferente? Os primeiros episódios da 5A parecem ter optado por desacelerar o ritmo frenético que conduziu a quarta temporada para abordar as tramas iniciais de maneira superficial e dramática. Talvez o principal motivo para essa diferença seja a ausência de -A, que quando está em ação não dá brecha para drama ou calmaria. O que achamos interessante nesse começo de temporada é que, apesar das questões abordadas estarem relacionadas direta ou indiretamente com -A, o desenvolvimento delas não depende de -A. Para as meninas, a morte de Shana representou o fim de -A. O que não quer dizer que é o fim dos problemas. -A não é mais o inimigo comum desconhecido. Os dilemas que atormentam cada uma delas tem seus antagonistas bem explícitos.

Outro motivo que colabora para essa diferença é a falta de spoilers, que para nós está sendo muito boa. Depois do 4x24, decidimos que passaríamos um tempo sem publicar spoilers. Sim, foi muito legal ter acesso ao script completo da season finale e sabermos praticamento tudo que ia acontecer nos episódios da 4B. Sempre publicamos spoilers de todos os episódios, o máximo que conseguimos. Mas a 4B foi uma situação inédita. Todos os spoilers estavam corretos, o que contribuiu para que continuássemos publicando tudo que encontrávamos. Foi legal e foi o suficiente. No final, os episódios não estavam tendo mais graça. Por conta disso, decidimos dar um tempo de spoilers. Mesmo que a gente quisesse, ficaríamos sem. Os spoilers simplesmente sumiram.

Parece que foi só reclamarmos das situações do 5x03 para nos surpreendermos com a maneira que as mesmas situações foram abordadas no 5x04. Começando pelos Hastings. Quem diria que um dia veríamos Veronica concordar com Spencer. Nos surpreendemos com Veronica desconfiando que Peter matou a sra. D. Não que ela não tenha motivos para desconfiar; só não imaginamos que ela faria isso em voz alta. Com a maior naturalidade, ela falou sobre a traição do marido, as ameças a Jessica e a desconfiança de que Peter pode ter algo a ver com a morte da sra. D.

Peter está em sua fase suspeito, o que já refletiu em sua aparência. Desde que ele, Veronica e Melissa voltaram da delegacia, todas as noites Peter está com cara de acabado e enchendo a cara de whisky. Seu problema com sal já tinha sido mencionado na segunda temporada. Diferente da bebida, que é recente. Não que Peter tenha problema com álcool; mas não deixa de ser curioso seu repentino hábito de tomar uma dose assim que põe os pés em casa, a noite. Sobre o problema com o sal. Na verdade, o problema não é o sal, mas sim a pressão de Peter, que diferente da sra. D. é alta. Ironia das mais mórbidas, a substância que beneficia Peter, matou a sra. D. Segundo Alison, foi assim que sua mãe morreu. Alguém trocou os comprimidos de Jessica, fazendo o coração da coitada disparar. Segundo Alison, sua mãe morreu de parada cardíaca.

Após saber a causa da morte da mãe, Alison mandou uma mensagem para Spencer, falando que elas precisavam conversar. Durante o almoço, Alison mandou mensagem para as quatro avisando sobre os novos exames que fariam na sra. D. Após o resultado, ela mandou mensagem apenas para Spencer. Por que? Ao questionar a reação de Spencer, Alison pergunta se ela desconfia que Peter matou a sra. D. Alison pode saber dos acordos e das sujeiras entre sua mãe e Peter. Mas quando foi que Spencer comentou qualquer coisa sobre seu pai? Alison não jogou na cara de Spencer que ela estava desconfiada que Jason era o assassino? Mais estranho que isso, só a conversa de Alison com Peter no 5x03 e o veneno de rato no depósito dos Hastings. 

Ainda sobre os mortos. Shana já está enterrada. Mesmo assim, está difícil para Aria encontrar qualquer informação sobre o crime, que aconteceu no teatro dos Fitzgerald. Aria contou para Ezra que matou Shana. Mais: foi Ezra quem falou para Aria onde encontrar Shana em NY. Aria não sabe que aquele teatro é da família de Ezra? Os Fitzgerald não foram avisados que uma menina morta foi encontrada no teatro? Não passou pela cabeça de Aria que Ezra é a pessoa que mais tem como saber o que a polícia sabe sobre o caso?

O que vocês estão achando de Sidney? Sério, estamos com pena dela, que se comporta de maneira infantil diante de Emily. Diferente de todos os personagens novos que surgiram ao longo da série, Sidney é a única que não deu nenhuma pista para dizer a que veio. Caso ela tenha feito isso, não percebemos. E a mudança de comportamento de Emily quanto a Alison? Até ontem, Emily peitava quem fosse afirmando que Alison mudou. Depois da visita de Paige, Emily, que já estava evitando Alison, sentencia que memorizar a gravação vai ser o último favor que vai fazer para ela. Um dia, Emily bate boca com Spencer, que critica Alison. No outro, ela própria condena a amiga. 

Precisamos mesmo ser sinceros sobre o novo cabelo de Hanna? A gente já sabia que Hanna teria uma crise de identidade com a volta de Alison. Mas assim, o que Alison fez até agora para Hanna começar essa ladainha de que não sabe quem é? Aquele cabelo medonho foi só por causa do comentário que Ali fez na frente do padre? Alguém entendeu a cena no provador de roupa? 

Ao contrário de Emily e Hanna, justificativas não faltam para o comportamento de Mona. Com o que vimos na série não precisa de muita explicação para o que ela está aprontando, apesar de acreditarmos que existem mais motivos. No 5x01, não achamos muita graça na reunião do ex loosers. No 5x04, mudamos de opinião. Mona nunca nos decepciona. Estamos morrendo para saber o que ela vai aprontar. 

Finalizando. Achamos que a temporada vai deslanchar mesmo a partir do 5x06. Com a ideia de fazer o 5x02 de premiere e o 5x05 ser o centésimo episódio, desconfiamos que as tramas estão meio lentas por conta disso. O jeito é esperar pra ver - e torcer para que estejamos corretos!

Update*

Esquecemos três acontecimentos do episódio, que destacamos na Review justamente para comentar aqui.

1º O livro de Shana é A Letra Escarlate, que conta a história de uma mulher que trai o marido. Quando as pessoas do vilarejo em que ela mora descobrem a pulada de cerca, ela é obrigada a usar uma letra A, em vermelho, estampada no peito para que todos soubessem que ela era uma adúltera. Mona, além de adorar o romance, sugeriu que Ali o lesse;

2º O email que Ezra manda para os alunos é assinado com Sincerely, Ezra. Lembram desse post?;

3º Alison assinando a mensagem que mandou para Emily com -A...lison. Gostamos da provocação, diferente das normais e extremamente direta ao ponto. 

* Post atualizado em 04/07

8 comentários:

  1. Adorei os comentários!
    Só uma opinião minha: aquela conversa entre a Hanna e Spencer no telefone sobre a Alison não ter comentado nada sobre a gravação com Spencer e tals eu achei super estranha. Tipo, eles não colocariam esse diálogo aleatoriamente e, para mim pode ter várias explicações:
    1- Gêmeas? Pouco provável, mas pode ser que uma gêmea deu a gravação para Hanna (para que as meninas contassem uma história que a outra gêmea não sabia ou usar as meninas como carta na manga caso precisasse provar em algum momento que ela é Alison e não a outra?) e a outra conversou com a Spencer e , como não sabia da gravação não comentou nada. Outra coisa: a Alison que estava com Hanna estava abalada, chorando, etc. e a Alison que estava com Spencer estava completamente controlada e estável, perguntando até diretamente se a Spencer achava que o pai dela matou Sra. Dilaurentis.

    2- Talvez Alison fez isso para testar as meninas. Para ver se Hanna iria realmente passar a gravação para todas, se elas iriam decorar, se iriam questionar (como fez Emily), etc. Isso iria mostrar a Alison manipuladora e também explicaria a mudança de personalidade diante das Liars.

    3- Alison é louca o/

    Só minha opinião sobre uma cena que achei interessante, não me matem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iracema. Bem intencionada, nós temos certeza que Alison não está. Sobre a gravação. O principal motivo dela querer que as meninas memorizem é para ela não se ferrar. Mas claro que tem mais coisas por trás disso. Uma delas pode ser criar intriga entre as meninas. Sobre as gêmeas, nós fizemos vários especulações falando que antes da Alison morrer, as duas estavam no mesmo lugar ao mesmo tempo e em contato com as meninas. Seria interessante isso estar acontecendo agora, mas achamos pouco provável. Ah, só para constar: de louca, Alison não tem absolutamente nada! Bjss

      Excluir
    2. Sim, também acredito que de louca não tem nada.
      Aliás, não vejo loucura nenhuma nem na Alison da série, nem na Alison dos livros. Vejo apenas que as 2 tem motivações/objetivos muito fortes e são muito inteligentes e calculistas (quase gênios). A Alison dos livros tem uma enorme sede de vingança e ainda temos que saber a grande motivação da Alison da série.
      Bjs.

      Excluir
    3. A loucura passou bem longe da Alison. Nos livros, nem ela nem a Courtney tem problemas mentais. A diferença é que a Alison é muito inteligente, enquanto a Courtney é uma coitada. Quanto a motivação da Alison na série, não conseguimos pensar em outra coisa que não seja Courtney e a troca.

      Bjss

      Excluir
    4. Eu também não consigo pensar em outra coisa. Não sei se é porque estamos cismados demais com os livros, mas parece que qualquer outra motivação vai parecer fraca demais perto da troca das gêmeas...

      Excluir
    5. Disse tudo Iracema; qualquer motivação que não seja as gêmeas e a troca, vai ser fraca. Mesmo porquê Alison, Courtney, as meninas e -A são a essência da história. A série pode ignorar os livros quanto as tramas paralelas, mas deve manter o principal.

      Excluir
  2. Não tem imagens de -A no final dos episódios não pq Shana morreu e sim pq Ali está de volta e ela sempre foi -A
    :-P

    Como Mona disse, ela não precisa mais se esconder mais Ali tbm não precisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos falar que concordamos com você, Jéssica? ::))
      Bjss

      Excluir