expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Comentário 5A/ 5x01 - 5x06

Chegamos na metade da primeira fase da quinta temporada. Como dissemos em outro post, esse começo de temporada está diferente; o que não quer dizer que os episódios estejam ruins. Com o 5x06, concluímos que a diferença que notamos é por conta da mudança de ritmo no desenrolar das tramas. Os seis primeiros episódios da quinta temporada em nada lembram o frenesi que dominou a quarta temporada. O ritmo da vez, pelo menos até agora, é uma mistura de drama com suspense, o que tem sido bem interessante. Optarem por substituir a ação pelo drama deixou PLL mais séria. Séria não é bem a palavra que gostaríamos de usar, mas é a que melhor define a mudança de ritmo que destacamos. PLL, raras vezes, antes da quinta temporada, representou nos episódios a gravidade de sua temática. Gravidade também não é a palavra que gostaríamos de usar, mas é a que melhor define a temática da série. Esperamos que os episódios continuem assim. Mais sóbrios e dramáticos. Nossa intenção nesse post não é especular questões em aberto, mas deixar registrado acontecimentos que chamaram nossa atenção, além de opinarmos sobre o começo da temporada.

O 5x06 mostrou que o centro das atenções da fase A é uma conhecida nossa que nós não conhecemos. Bethany Young, a garota de dezessete anos que foi morta e enterrada no lugar de Alison na noite em que fugiu do Radley. Praticamente 99% das especulações nesse momento são sobre Bethany. Praticamente todas dizem a mesma coisa, mudando um nome aqui, outro ali. Praticamente todas apontam Bethany como filha de Peter e Jessica. O que nós achamos? Bethany pode ser irmã, ou irmã gêmea, de alguém que conhecemos, como pode ser filha única. Por hora, descartamos Bethany como irmã de Alison, Jenna, CeCe, Toby, Spencer, Jason e Melissa e como filha de Peter e Jessica. Desconfiamos de uma pessoa e vamos fazer um post sobre o assunto. Não achamos que Bethany matou ninguém, muito menos tem alguma relação com -A. Mas ela é o caminho para muitas respostas. Bethany parece ser a amiga da vizinha da prima da irmã de alguém que foi sua colega no Radley. Seus escabrosos desenhos parecem ser tudo que E. Lamb gostaria de falar mas não pode. Com o que vimos até agora, ficamos com a impressão que Bethany caiu de gaiata em uma confusão que não tinha absolutamente nada a ver com ela. 

Assim como achamos que alguma coisa está errada com Alison, achamos que alguma coisa está muito errada com Ezra e seu livro. Na época da revelação/4B, ficamos decepcionados com a justificativa dele ter montado aquele quartel general em Ravens apenas para escrever um livro. Por conta da nossa decepção, deixamos o assunto de lado e engolimos a desculpa do livro. Sim, desculpa. Revendo os episódios da 4B e as atitudes de Ezra depois que foi descoberto, a história do livro não nos convenceu. Segundo Ezra, seu objetivo era escrever um livro sobre Alison, cuja vida marcada por mentiras e tragédias representava para ele a oportunidade de sua vida. Não que a vida de Alison não seja digna de ser tema de um livro. Claro que é. Mona falou que Alison adoraria ser a protagonista de uma história escandalosa. Tanto que adoraria que é assim que conduz sua vida. O que não entendemos é a necessidade de Ezra montar um quartel general apenas para escrever um livro. Precisava mesmo de tudo aquilo para escrever um romance policial? Quando nos referimos ao livro como desculpa é porquê desconfiamos que o livro foi escrito para ser usado como justificativa quando as meninas descobrissem o apto e todo o resto. Ezra falou que viu na desgraça de Alison a oportunidade perfeita para ele escrever um best seller. Aria realmente acreditou no livro, não considerando Ezra ser -A em momento algum. Apesar de acreditar no livro, Aria não perdoou Ezra e ficou desnorteada ao confirmar que Ezra se aproximou dela por interesse. Depois de passar uns dias com Riley em Siracusa, Aria voltou para Rosewood sentenciando que Ezra deveria deixar a cidade. Como tentativa de ser perdoado ou fazer alguma coisa para compensar a traição, Ezra decretou que descobriria quem era -A. Poderíamos interpretar a boa vontade de Ezra como prova de amor ou qualquer coisa do tipo, não fosse um detalhe. Ezra tinha câmeras espalhadas pela cidade inteira, tinha registrado até os pensamentos das meninas, sabia que Alison estava viva e onde ela estava. Ezra sabia tudo MENOS quem era -A. Sabemos que esse é um assunto da quarta temporada e tido como encerrado. Ressuscitamos essa trama porquê acreditamos que é um assunto que vai voltar.

Voltamos com esse assunto depois que lemos alguns Tumblrs que não engoliram a desculpa do livro. Por causa desses Tumblrs, revimos a evolução da trama na 4B. Para o Tumblr, Ezra tinha o livro pronto para ser usado quando fosse descoberto. O motivo para não acreditarmos no livro é muito simples. Com todo aquele aparato, como que Ezra nunca flagrou -A? Ezra filmou e fotografou de tudo MENOS -A. Se ele vivia na cola das meninas, uma hora ou outra ele ia saber quem era -A. Ezra tinha fotos de Aria da época que ela andava com Alison e tinha mechas pink no cabelo. Ezra tinha fotos dos Montgomery na Islândia. Como que ele nunca viu o rosto de -A? Ezra tinha mil painéis com todo tipo de observação. De Zoey a Tippy, absolutamente tudo e todos que cruzaram com as meninas estavam registrados nos painéis MENOS -A. Ezra sabia onde Alison estava, mas não sabia quem era -A. Não sabia ou fingiu não saber? Em nenhum dos painéis tem observações sobre -A. Revendo os episódios, a evolução do livro foi assim: Aria descobre o livro e se sente traída por Ezra/ Ezra faz todo um teatro para se redimir mas não consegue, justificando que a vida de Alison renderia um livro E SÓ/ Aria volta de Siracusa, vai até o apto de Ezra para exigir que ele deixe a cidade/ Ezra entende a atitude de Aria e entrega para ela uma nova versão do livro, em que ele concluí que a sra. D. é -A. Até hoje imploramos de joelho para saber como Ezra chegou nessa conclusão. Quando Aria contou para as meninas sobre a desconfiança, ela falou que não leu o livro todo, já que o mais importante era a conclusão. Ezra entregou um calhamaço para Aria com a última versão da história. Para nós, bastaria uma linha para explicar como Ezra chegou a conclusão de que a sra. D. era -A. Ezra chegou a essa conclusão porquê sabia que a sra. D. estava azucrinando Spencer. A partir daí, Ezra deixou claro que não ia sossegar enquanto não descobrisse quem era -A. Ezra começou a se preocupar com -A só depois que foi descoberto? Se o livro era sobre Alison, -A tem muita importância nessa história. 

O Tumblr não engoliu a desculpa do livro e nós também não. Acreditando que o objetivo de Ezra era apenas um livro e que Ezra tentou, mas não conseguiu descobrir quem era -A, -A, uma hora ou outra, descobriria sobre Ezra. O Tumblr tem alguns palpites para explicar porquê Ezra excluiu -A de seus registros. Os palpites fazem sentido, mesmo sem apresentarem argumentos que os sustentem. Ezra é -A. Ezra sabe quem é -A mas -A tem alguma coisa sobre Ezra que o impede de revelar sua identidade. Ezra sabe quem é -A e tem um tipo de acordo com -A. Para esse palpite, o Tumblr tem um argumento. Sabê-se lá do que se trata esse acordo, que fez -A se comprometer com Ezra e poupar Aria, pegando leve com ela. Na verdade, pegando leve com ele. O Tumblr justificou essa hipótese com apenas um detalhe. -A sempre soube do envolvimento de Aria com Ezra, mas nunca usou isso contra os dois. -A escrachou tudo que pode para ferrar as meninas. -A mandou fotos de Emily beijando Maya para Pam. Por que -A nunca expôs o relacionamento de Ezra com Aria? -A poderia ter contado para Byron e Ella. Uma situação recente que colabora para essa hipótese estar correta aconteceu no 5x06. Aria sempre teve certeza que -A voltaria a qualquer momento e está paranoica com a possibilidade de -A provar que ela matou Shana. Aria não escondeu de Ezra sua preocupação, que só aumentou depois de -A confirmar que continua na ativa com a explosão. Enquanto Aria se descabela de tanta neurose, Ezra se mantém calmo, repetindo que -A não tem como provar que ela matou Shana. Como ele tem tanta certeza assim?

No Comentário do 5x05, dissemos que nada é mais indecifrável do que Alison. A volta de Alison para Rosewood e para a escola tem muita semelhança com Perigosas #8, que é quando os D. apresentam Courtney para a cidade após o suposto -A ser preso. Aos poucos, Courtney revela para as meninas que ela não é Courtney, mas sim Alison, a Alison de quem elas foram amigas. Alison sabe exatamente como convencer cada uma delas de que ela realmente é Alison. É isso que ela faz para reunir as quatro em Poconos para revelar que é -A e por seu plano de vingança em prática.

Poderíamos rotular Alison de ambígua. Mas ambiguidade é pouco para ela. Desde o 4x24, a série tem feito de tudo e mais um pouco para desconfiarmos de Alison. A primeira coisa que nos vem a cabeça é que Alison é -A. Se essa fosse a única opção, defini-la como ambígua bastaria. Mona é ambígua. Melissa é ambígua. Alison é indecifrável. Avaliando seu comportamento e as situações em que ela se meteu do 4x24 ao 5x06, podemos acusar Alison de ser -A, como podemos afirmar que Alison não é -A/ Alison não é -A mas sabe quem é/ Alison não é -A e não sabe quem é/ Alison tramou NY com Shana para apavorar as meninas e continuar fugindo e -A não teve participação nessa história. Enfim, possibilidades não faltam. Seguindo a linha post registro, vamos comentar situações envolvendo Alison que colaboram para desconfiarmos dela, qualquer que seja essa desconfiança. 

No 5x02, Alison é surpreendida por Mona no mausoléu. Alison pergunta se Mona estava a seguindo. Mona não responde. A pergunta de Alison só nos permite concluir que ela não queria ser vista por ninguém. Pior do que questionar se Mona estava a seguindo, é a justificativa que Alison dá para estar no mausoléu, diante de sua lápide. Alison fala para Mona que está no mausoléu para se despedir, dizer adeus a menina que morreu em seu lugar. Não contente com essa desculpa, Alison implora o perdão de Mona e a amizade dela. Alguém acreditou naquele chororô? Alison ficou sabendo ontem que outra pessoa morreu em seu lugar? Supondo que ela estivesse bem intencionada, esperar dois anos para se despedir de alguém é muito tempo, não acham?

O encontro de Alison com Mona no mausoléu deixou, para nós, duas coisas bem claras. A primeira é que Alison não voltou para Rosewood porquê ela quis. Ela voltou porquê não teve saída em NY. A segunda, é que Alison e Mona nos devem muita satisfação. Alguma coisa muito grave aconteceu para Mona querer Alison fora da cidade. Mona não quer Alison morta; ela quer Alison bem longe. Diz Mona que tem como provar que Alison inventou a história do sequestro e que elas estavam em NY quando Shana morreu. Se Mona quer se livrar de Alison, por que ela não usa essas provas? Se ela quiser, em um minuto ela some com Alison. Basta entregar as provas para a polícia. Não duvidamos que Mona tenha provas. O que não entendemos é o motivo dela preferir queimar Alison na escola em vez de usar um método que daria resultado bem mais rápido. O histórico de Mona com Alison precisa ser melhor contado. Até quando Mona vai ficar nessa de armar para provar para os outros que Alison não mudou coisa nenhuma? Para quem já foi -A, usar um vídeo caseiro para tocar o terror é um tanto quanto decadente.

Sobre Alison ter voltado para Rosewood porquê não teve opção. No mausoléu, quando Alison fala que estava ali para se despedir, não conseguimos pensar em outra coisa a não ser que ela ia sumir mais uma vez. Para o azar dela, Mona apareceu. Temos uma justificativa curta e grossa para a certeza de que Alison não queria voltar para Rosewood. Se ela achou melhor deixar a cidade, é porquê o problema estava na cidade. Se não estivesse, ela poderia ter resolvido de uma maneira menos complexa. No passado, Alison deixou Rosewood porquê o problema estava em Rosewood. Agora, Alison não quer ficar em Rosewood porquê o problema, pelo visto, continua por lá.

Na escola, durante o almoço, as meninas recebem uma mensagem de Alison falando que a perícia não encontrou sinais de agressão na sra. D. Por conta disso, seria feito um exame toxicológico. A noite, Alison manda uma mensagem para Spencer ir até sua casa para elas conversarem. Alison fala que a sra. D. teve uma parada cardíaca porquê alguém substituiu os remédios que ela tomava para pressão baixa. A substituição culminou em uma parada cardíaca. Ao receber a notícia, Spencer fica desorientada, sem falar nada. Talvez por isso, Alison tenha falado por ela. Alison disse que Peter poderia ter assassinado Jessica. Com toda certeza, Alison sabia das sujeiras entre sua mãe e Peter. Saber das sujeiras da mãe é uma coisa. Saber que Spencer desconfiava do próprio pai é outra, completamente diferente. Não contente em tirar as palavras da boca de Spencer, Alison fez questão de expressar os sentimentos da amiga ao comparar sua situação - ser enterrada viva pela mãe - com a situação de Spencer - quase ter certeza que o pai é um assassino. Como Alison sabia que Spencer desconfiava de Peter? Por que Alison avisou as quatro que a perícia ia fazer mais exames na sra. D. e contou só para Spencer o resultado? Resultado que Alison sabia nos mínimos detalhes, o que incluí o nome da substância que foi responsável pela morte da mãe. Substância que faz parte do remédio que Peter toma.

Quando nos referimos ao comportamento de Alison, incluímos as cenas em que ela aparece sozinha. No final do 5x02, depois que acaba a movimentação no quintal dos Hastings após Pepe encontrar o corpo da sra. D., Alison ficou em pé, chorando. Muita gente achou que ela estava segurando uma risada, enquanto outras acreditaram em suas lágrimas. Nós somos uma dessas pessoas; acreditamos que Alison sofreu com a morte da mãe. 

No 5x03, Alison liga para Emily, que não atende. Um tempo depois, Alison manda uma mensagem para Emily, assinando com -A...lison. Qual a necessidade de assinar a mensagem se Emily tem Ali nos seus contatos?

No 5x04, Alison chora em seu quarto após o sr. D. avisá-la que ela tem que fazer os exames. Alison pede para Hanna acompanhá-la. No final dos exames, Alison tira um gravador da bolsa e entrega para Hanna, pedindo que ela e as meninas memorizem tudo que ela gravou para que nenhuma delas caia em contradição caso sejam interrogadas.

No 5x05, quando Alison entra na igreja, ela manda mensagem para as meninas. Durante todo o tempo que discutiu com Mona, Alison estava com o celular na mão. Será que ela também gravou tudo? Depois de se estapear com Mona, Alison conversa com Emily, Spencer e Aria em seu quarto. Alison fala que foi muita coincidência as quatro estarem ocupadas naquela noite, sugerindo que Mona e sua trupe armaram para que as meninas não chegassem a tempo na igreja. No caso de Emily e Hanna, ok. Emily foi na festa com Sidney e Hanna foi na festa de Lucas. Spencer estava com a mãe e Aria conversando com Jenna, amiga de Mona. O detalhe no caso de Aria é que ela foi até a casa de Jenna primeiro para conversar com ela, mas foi embora ao ver Jenna desconsolada. Se Aria não tivesse ido na casa de Jenna, Jenna não teria ido na de Aria. Como que Mona sabia que Aria ia falar com Jenna? O caso de Hanna também tem um detalhe muito curioso. Quando Hanna deixa o celular cair no chão, de tão bêbada que estava, Lucas se oferece para pegar. Nada demais, não fosse a câmera mostrar a tela do celular, que tinha uma mensagem de Alison perguntando onde Hanna estava e falando que ela estava na casa de Emily matando o tempo. Não fazemos ideia do motivo da câmera focar na mensagem, mas não temos dúvidas de que não foi a toa. Sobre a mensagem de socorro que Alison mandou para as quatro. Por que não mostrou nenhuma delas recebendo?

No dia seguinte, quando Mona exibe o vídeo para a escola inteira, Alison corre para o banheiro. Quando as meninas chegam, Alison não nega a bofetada. Apenas fala que aquela é a última vez que Mona faz ela de palhaça. Alison não xinga Mona, nem a jura de morte, nem nada. 

Para coroar Alison como suspeita número um de tudo, um dia depois que Jenna volta para Rosewood, -A explode a casa dos Cavanaugh. 

Sobre o 5x05 relacionado a outros personagens. Se não estamos enganados, pela primeira vez Mona assumiu que atropelou Hanna e Toby falou onde Jenna estava. Toda vez que Jenna saia e/ou voltava para Rosewood, Toby dizia não saber onde a irmã tinha se enfiado. No 5x05, quando atende a ligação de Jenna na cozinha dos Hastings, Toby fala para Spencer que Jenna estava em NY. 

Nossos registros terminam aqui. Fazia tempo que a gente não fazia um post registro. Por enquanto, são essas situações que chamaram nossa atenção. Registros feitos, está na hora de comentarmos sobre o que não estamos gostando nesse começo de temporada

Crise de identidade de Hanna. A gente sabia que Hanna ia ter uma crise de identidade com a volta de Alison. Só não imaginamos que o motivo seria uma justificativa ridícula como a que vimos no 5x03. Uma das cenas que a gente morria de vontade ver na série era Mona e Hanna ficando amigas. Vimos no 5x03 e adoramos os três flashbacks. Nem precisamos repetir que essas são cenas que vamos rever até falar chega; diferente da cena em que Hanna vai tirar satisfação com Mona no Brew. Depois de ser confundida com Alison pelo padre, Hanna foi parar no fundo do poço por não saber quem ela é ou quem ela quer ser. Ingrata x 100, ela vai bater boca com Mona, acusando a ex melhor amiga de tê-la transformado em Alison. Com toda razão, Mona levantou e deixou Hanna falando sozinha. No flashback, Mona fala que alguém precisa tomar o lugar de Alison e Hanna não abre a boca. Foi só o padre abrir para ela entrar em uma onda errada. O motivo de Hanna entrar em crise é que ela não quer ser igual a Alison. Hanna e Mona se transformaram. Hanna pode ter copiado o cabelo e o estilo de Alison, mas quem copiou seu comportamento foi Mona. Apesar do nosso ódio declarado quanto ao motivo dessa crise, depois do 5x06 ficamos com a impressão que essa história ainda vai render. Hanna confessou para Caleb que parte dela quer Alison longe, sem explicar o motivo. Foi aqui que paramos para encontrar uma possível explicação para o desconforto que a presença de Alison causa em Hanna. No 4x24, a própria Alison assumiu que nem sempre se comportou como a melhor amiga. Lembrando de como Alison tratava as meninas, de longe Hanna foi a mais humilhada. Melhor: Hanna foi a única humilhada. Alison nunca humilhou Aria, Spencer e Emily. Alison provocava Aria quanto a traição de Byron. Alison provocava Spencer exigindo que ela contasse para Melissa que beijou Ian. Emily era iludida por Alison, que alternava momentos de grosseria com demonstrações de delicadeza. Com Hanna, o tratamento era diferente. Alison não cansava de fazer piadinhas por ela ser gorda, sem contar aquela situação deprimente quando ela viu Hanna e Mike se pegando. Da maneira como foi abordado, o motivo da crise de Hanna ficou muito superficial. No entanto, lembrando dessas situações, parece que Alison traumatizou Hanna. Assim como desconfiamos que Alison e Mona tem mais coisas para contar, desconfiamos que Hanna também tem mais coisas para contar sobre Alison. Revendo as humilhações sofridas por Hanna, três situações chamaram nossa atenção. No 2x04, Hanna está no consultório de Sullivan, que percebeu que ela era a que mais tinha dificuldade em falar sobre Alison. Sullivan sugere que Hanna acerte as contas com Alison, como se elas estivessem cara a cara. Hanna, entre outras coisas, fala que Alison foi sua melhor amiga mas também foi sua pior inimiga. Por que? No 2x13, depois de receber uma mensagem na loja de fantasia e trombar com um Mascarado, Alison liga para Hanna perguntando se era ela que estava na loja. Por que? No 4x24, quando Alison fala que tem consciência da maneira como ela costumava tratar as pessoas, a câmera foca em Hanna. Essa cena do 4x24 nos fez perceber uma coisa. Alison, por motivos diferentes, já pediu desculpas para Aria, Emily e Spencer. Só para Hanna que não. Como último exemplo de que Alison causou algum estrago em Hanna, temos a cena do padre, que descambou na crise. Ao perceber que foi confundida pelo padre, Hanna apresenta Alison, que comenta que no passado era mais fácil diferenciá-las. Tinha necessidade de Alison fazer esse comentário?

Sidney. Não fomos com a cara dela. Comentamos que Sidney ganhou o apelido de Shana 2.0 pelas semelhanças entre elas. O problema, na verdade, não é Sidney, mas sim a mania de criarem questões em cima de questões que não foram esclarecidas. Falamos a mesma coisa na época do 3x24, sobre o trio Jenna-Shana-Melissa. Do nada, as três aparecem como melhores amigas de infância. O que deveríamos esperar do trio, sendo que nem sabíamos que Jenna e Shana eram amigas? O mesmo fizeram com Sidney. Não nos surpreendemos ao ver Mona com Jenna. A gente sabia que elas se conheciam. Do nada, juntam Mona-Jenna-Sidney. Uma coisa é saber que Mona e Jenna se conheciam. Outra, é saber que elas mantem contato. O que podemos falar sobre o novo trio, se nem sabemos o que se passava com a antiga dupla? Final da 3B não deixou saudades. 

Tanner. Garrett e Wilden bateram as botas, deixando livre o cargo de policial pé no saco, que Holbrook recusou. Tanner apareceu na 4A fazendo a linha durona, se meteu no caso Wilden, apavorou Hanna, prendeu Ashley e... onde ela estava mesmo quando Ashley foi inocentada? Não sabemos. Só lembramos que ela voltou no final da 4B para apavorar Hanna e... onde ela estava mesmo enquanto a delegacia bombava no 4x24? No 5x06, Tanner retorna para bater boca no Radley, ser sínica com Ezra e apavorar Alison. Tudo tão repetitivo a ponto dela dizer, não com as mesmas palavras, uma de suas primeiras falas na 4A, que era algo do tipo tanta tragédia em volta dessas belas garotas. Sinceramente, muita preguiça. Esperamos que dessa vez, para compensar sua chatice, Tanner resolva alguma coisa. Caso contrário, voltem com Holbrook ou ressuscitem Wilden. 

Tudo sobre -A. Não é impossível, mas é pouco provável, que a série, um dia, volte a ser como foi na segunda temporada, época em que as meninas precisavam se desdobrar para resolver problemas pessoais que não tinham a ver com -A, problemas pessoais que tinham a ver com -A e -A. Época em que elas tinham família. Época em que elas tinham uma vida, que ia além de -A e os corredores da escola. PLL virou rotina: casa - Brew - escola - casa. E, como toda rotina, chega uma hora que cansa. A impressão que temos é que a série está no automático. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário