expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

terça-feira, 24 de junho de 2014

Alguma coisa está errada com Alison/ Parte I

No 5x02, Alison mostrou que ela ainda é... Alison! Em vez de contar para Holbrook a versão de sua morte que tinha combinado com as meninas, ela preferiu inventar que foi sequestrada. Pelo que parece, a única vez que Alison falou a verdade - que nós vimos - foi durante a visita que fez para Hanna no hospital. Alison deu a deixa para as amigas descobrirem o que aconteceu na noite em que ela desapareceu. Podemos considerar as dicas de Alison como prova de amizade? Por enquanto, achamos melhor não. 

Alison está oficialmente de volta e alguma coisa está muito errada com ela. Vamos fazer uma série de posts comentando as atitudes de Alison que são responsáveis por desconfiarmos dela. Seguindo a cronologia da série, vamos lembrar o que aconteceu na noite passada, em NY, quando Alison decidiu que estava na hora de dar respostas para as amigas/4x24

O dia da interminável noite do 4x23/4x24/5x01/5x02 começou bem agitado com o evento de caridade da sra. D., que coincidiu com a decisão da polícia de fazer uma nova autópsia nos restos dos restos da pessoa enterrada como Alison. Emily e Hanna conseguem entrar no quarto de Alison, mexem em tudo até encontrarem um folheto de um restaurante. Emily, que tinha anotado o email e o número de telefone que estavam juntos com o dinheiro escondido no quadro, consegue entrar em contato com Alison e avisa que a polícia já sabe que ela está viva. Alison pede para as meninas evitarem a sra. D. e irem encontrá-la/4x23.

Alison, que vivia fugindo, pede para as amigas irem até ela, em um momento pra lá de inapropriado, que é quando a polícia se mete na história. Para quem precisava se esconder até da própria sombra, e fez um escândalo quando ouviu um barulho durante o encontro com Emily, Alison deveria ter ficado bem quieta onde estava. Em vez disso, pediu para as amigas encontrá-la. Se bem que, no caso de morte forjada, Alison não seria a primeira a ter que dar explicações; afinal, não foi ela que reconheceu o corpo e nem fez a autópsia. Que seja. Para Alison, aquela era a hora de dar respostas. 

Seguindo as instruções de Alison, as meninas foram até Philly, onde encontraram Noel, que as levou até NY, onde Alison estava. Lembrando que as meninas deixaram o carro de Spencer e os celulares em Philly para não serem encontradas. Ok. Uma atitude coerente considerando a situação. 

Em NY, as meninas se perguntam o motivo de Alison confiar em Noel. Antes que elas possam especular qualquer coisa, a própria Alison responde que confia em Noel porquê ele também tem segredos. A primeira resposta de Alison foi essa. Confiar em Noel porquê ele também tem segredos quer dizer o que: Alison confia em Noel como amigo OU Alison sabe segredos de Noel e está usando esses segredos para chantageá-lo, obrigando-o a ajudá-la? Não sabemos. Qualquer que for a resposta, Alison revela que Noel é seu cúmplice, uma das pessoas que sempre soube que ela nunca morreu. 

Alison agradece a presença das amigas, advertindo que elas precisam descobrir quem é -A naquela noite. Caso contrário, ela será obrigada a desaparecer para sempre. Para isso, Noel providenciou um plano de fuga, com passagem aérea e tudo. O plano de fuga merece muita atenção. No 4x24, antes de Ali contar como conheceu Ezra, Noel entrega a passagem para ela e diz que ela tem só mais uma hora. Noel estabeleceu um prazo para que elas descobrissem quem era -A. Se dentro de uma hora elas não chegassem a conclusão nenhuma, Alison fugiria mais uma vez. Como vimos, a passagem terminou nas mãos de CeCe - assunto para outro post

Dissemos que absolutamente tudo que Alison falou era mentira. Fomos um pouco radicais ao generalizar tudo como mentira. Alison falou a verdade algumas vezes. Sabemos que algumas situações realmente aconteceram; situações que vimos do ponto de vista das pessoas envolvidas e, no 4x24, vimos do ponto de vista de Alison. Algumas situações são verdadeiras. A mentira é sobre o que aconteceu nessas situações. 

Para explicar a confusão em que se meteu, Alison começa do começo, que foi quando ela recebeu a primeira mensagem de -A no Halloween; o que é verdade. Alison fala que, para dar um tempo de -A, foi passar um fim de semana com Ian no Hilton Head. Verdade. Alison fala que Melissa apareceu de surpresa e discutiu com Ian. Alison, ouvindo as ameças de Melissa, tratou de apagar tudo que estava gravado na filmadora de Ian e os vídeos que estavam no computador. Foi mexendo no computador que Alison descobriu o vídeo de Jenna seduzindo Toby. Alison copiou todos os vídeos e sumiu do HH. Verdade. Sabemos que ela pediu para Duncan buscá-la de avião e que ela tinha um pen drive com os vídeos do N.A.T.

Alison revela que tinha uma lista de suspeitos de serem -A e, com os vídeos em mãos, ela achou que tinha um jeito de derrubar -A. No topo da lista estava Jenna. Ali foi até a escola de cegos confrontar Jenna. Na versão de Jenna, contada por ela no 1x21, Alison foi até a escola, mostrou o vídeo e ficou decidido que Alison manteria o segredo de Jenna e Jenna manteria o de Alison, que avisa que se Jenna voltar para Rosewood, ela vai enterrá-la. No 4x24, Alison mostra o vídeo para Jenna, desliga o computador, fala que se receber mais uma mensagem ou se Jenna voltar para Rosewood, ela vai enterrá-la. Alison dá as costas para Jenna, recebendo uma mensagem de -A, descartando Jenna da lista. 

A versão que Jenna conta no 1x21 é bem diferente da que Alison conta no 4x24. Jenna concordou em manter o segredo de Alison, que manteria o dela e só. Alison não falou de mensagem nenhuma. No 4x24, Alison fala das mensagens, Jenna ouve e não abre a boca. Jenna lá fazia ideia do que Alison estava falando? Assim que Alison dá as costas para Jenna, ela recebe uma mensagem de -A, que só poderia estar dentro da escola para ter ouvido a conversa das duas. Quanto a visita, Alison falou a verdade. Quanto ao que aconteceu, ela mentiu. A mensagem que Alison diz ter recebido de -A na escola de cegos falava que -A a mataria naquela noite.

Depois de contar sobre a visita que fez para Jenna, Alison conta que, ao chegar em casa, a tarde, foi para o seu quarto e encontrou uma sacola de roupa com um bilhetinho. A sacola era um presente da sra. D., que comprou uma blusinha amarela para Alison e deixou um bilhetinho escrito ótima cor para você. -Mãe. Alison veste a blusa e, quando se olha no espelho, dá de cara com uma mensagem de -A escrita com batom. Eu estou em todos os lugares. Logo mais você não estará em nenhum. -A. Alison conclui que não estava segura nem dentro de sua própria casa. Normal, tratando-se de -A. Nessa situação, o que merece atenção é a blusinha amarela. 

Alison encontrou a blusinha dentro na sacola, com um bilhete da sra. D. Do jeito que ela contou, no 4x24, deu a entender que a sra. D. comprou a blusinha naquele dia. Alison experimentou a blusinha e levou um susto quando se olhou no espelho e viu a mensagem de -A. Ignorando o fato dela entrar no quarto e não perceber que o espelho estava todo escrito com batom, a primeira vez que ouvimos falar da blusinha não foi exatamente nessa situação. No 4x02, a sra. D. fala para Hanna que a blusinha foi suficiente para reconhecer o corpo como o de Alison e conta sobre uma discussão que teve com Ali dias antes dela ir para Cape. Sentadas em um restaurante, a sra. D. aconselha Alison a escolher uma blusa menos decotada. Alison diz que está satisfeita com a amarela, dando a entender que a blusinha que ela usaria na noite do celeiro já estava escolhida. Nossa pergunta é: quando essa blusinha foi comprada? A sra. D. já tinha dado para Alison antes de Cape, mas Alison não tirou da sacola, OU a sra. D. comprou no dia da festa no celeiro? 

Depois de vestir a blusinha, Alison conta que estava pronta para ir para o celeiro quando desceu as escadas e viu a sra. D. histérica no telefone. A sra. D. pediu para Alison não sair de casa naquela noite. Claro que Alison desobedeceu a mãe e saiu, levando uns comprimidos para drogar as meninas. Alison revela que colocou droga na bebida para que as meninas dormissem porquê ela desconfiava que alguma delas poderia ser -A. Desacreditadas, as meninas exigiram uma explicação para a desconfiança e a droga na bebida. Alison falou que desconfiava delas porquê ela reconheceu que nem sempre foi uma boa amiga e que as drogou para confirmar suas suspeitas. Se ela recebesse alguma mensagem enquanto elas dormissem, ela descartaria as meninas da lista. Alison fala ainda que as meninas estavam comprometidas nos vídeos, o que seria mais um motivo para elas serem -A. Antes de continuarmos, alguns minutos para uma pausa. PAUSA. 

Alison poderia ter se esforçado um pouquinho mais para inventar uma desculpa decente ou, pelo menos, menos esfarrapada. Só para constar, é mentira. Os motivos. 1 - As meninas não estavam junto com Alison quando ela recebeu a primeira mensagem de -A na festa de Noel? 2 - As meninas não estavam junto com Alison quando ela encontrou outra mensagem espetada na abóbora na varanda de sua casa? 3 - As meninas nem sabiam dos vídeos de Ian. 4 - Alison não falou para Hanna que elas quatro juntas sabem mais sobre aquela noite do que acham que sabem? Como elas saberiam de alguma coisa se dormiram a noite toda? Sim, acreditamos que Alison drogou as meninas, por isso elas não lembram o que aconteceu. Não. Nunca que o motivo dela ter feito isso foi porquê desconfiava que elas eram -A. 

Depois de drogar as amigas, Alison foi peitar o resto da lista de suspeitos. Alison sai do celeiro e encontra Toby, que foi agradecê-la por tê-lo afastado de Jenna. Alison pega o casaco de Toby e manda uma mensagem para Ian encontrá-la na pedra do beijo. Assim que manda a mensagem, Alison vê um carro estacionado em frente a casa dela. Era Ezra. Aria pergunta como foi que eles se conheceram e Ali diz que foi num pizza bar da Hollis, o que deve ser verdade. Alison diz que conseguiu enganar Ezra que era maior de idade inventando que era colega de quarto de CeCe na UP. Alison conta que foi ela que puxou papo com Ezra, mentindo logo de cara, e que ele, desde que a conheceu, quis escrever um livro sobre ela. Ali continua falando de Ezra, sobre o último encontro que tiveram, que foi na noite que ela desapareceu. No carro, Ezra dá um esporro em Alison porquê descobriu que ela mentiu a idade. Alison fala para Ezra não esquentar a cabeça, que eles nem fizeram nada. Ezra, mesmo com raiva de Alison, diz que se preocupa com ela e diz que aquela é a última vez que os dois se veriam. 

Segundo Toby, depois que ele emprestou o casaco para Ali, ela entrou em um carro, só que ele não viu quem estava dirigindo. Segundo Ali, era Ezra. Sério mesmo que Alison quer que a gente acredite que Ezra estressou porquê descobriu que ela era menor de idade? Como Toby já tinha falado que Alison entrou em um carro, pode ser que era Ezra mesmo; mas é claro que a conversa passou bem longe de um chilique por ele descobrir que ela era menor. 

Depois de encontrar com Ezra, Ali vai ao encontro de Ian. Usando os vídeos como ameaça, Alison bate boca com Ian na pedra do beijo, acusando-o de ser -A junto com Melissa. Alison está com o casaco de Toby, a noite. O encontro com Ian é uma das situações mais controversas do dia em que Ali desapareceu. Ao longo da série, as meninas receberam fragmentos do vídeo de Ali com Ian, filmado durante o dia e com Ali usando o casaco de Toby. No 4x24, Ali pega o casaco a noite e o encontro com Ian na pedra passa bem longe do romantismo mostrado nos fragmentos. Não temos um suposição para essa confusão. Um detalhe que chamou nossa atenção tanto no encontro com Ezra como no de Ian, é que os dois se mostraram preocupados com Alison inventar que manteve relações sexuais com eles. Por que isso? Como Alison provaria? Alison não insinuou que faria qualquer coisa relacionada a isso. Mesmo assim, Ezra e Ian mostraram preocupação, como se realmente fossem preocupados com isso. Nós sabemos que nenhum dos dois tem o menor problema em se envolver com menores de idade. 

Bate boca com Ian encerrado, Ali, sem casaco, é surpreendida por Spencer. Acontece a discussão na sala dos Hastings, Spencer não entende porquê Alison ficou azucrinando ela o verão inteiro para contar para Melissa que beijou Ian e nem porquê Alison continuou discutindo com ela mesmo depois dela ter concordado em contar para Melissa. Alison diz que não foi ela que continuou batendo boca, mas sim Spencer, que partiu pra cima dela com uma pá. Spencer se desequilibrou, deixando cair no chão o frasco de comprimidos. Alison, super amiga, promete não contar para ninguém sobre os comprimidos e pede para Spencer voltar para o celeiro e dormir. Alison, então, confirma que Spencer não acertou pazada em ninguém. 

A última pessoa que Alison encontrou foi Byron. Não que ela desconfiasse que ele fosse -A, mas ele tinha motivos para odiá-la. Após encontrar todos os suspeitos, Alison dá um tempo no celeiro e vai para a casa feliz, crente que acabou com -A. 

Acreditando em Alison, naquela noite ela afrontou todos os suspeitos de serem -A. Lembrando que -A deixou claro que a mataria naquela noite, Alison foi muito corajosa ao enfrentar um por um dos suspeitos, A NOITE, SOZINHA, NO MEIO DO MATO E USANDO UM PEN DRIVE COMO AMEAÇA. Por favor, né? Se -A deixou claro que mataria Alison naquela noite, se -A entrou na casa dos D., Alison achou que ameaçar as pessoas falando que tinha os vídeos ia impedir -A de fazer alguma coisa, caso -A fosse algum deles? Alison acusou todos os suspeitos de mandarem as mensagens MAS NENHUM deles questionou sobre elas. Apesar de ninguém perguntar do que ela estava falando, todos ficaram intimidados. Alison discutiu com todos, gritando, e ninguém ouviu? Se a sra. D. estava tão preocupada e ordenou que Alison não saísse de casa, o que ela ficou fazendo que não percebeu que a filha não estava em casa e nem ouviu as discussões? Quem explica a presença de Ian, Garrett, Melissa e Jenna no quarto de Alison sendo que ela não estava em casa e a sra. D. estava histérica? Por que Alison não falou o motivo de CeCe estar no quintal vestida como ela? E o encontro com Garrett e Jenna? 

Não tem como acreditar em Alison. Do que vimos antes do 4x24, que sabemos o que aconteceu e que é verdade, é a fuga do HH, a cópia dos vídeos, a visita para Jenna na escola de cegos e ela ter drogado as meninas. 

A parte I termina aqui, com as respostas de Alison antes de ser apedrejada. Na parte II, vamos comentar sobre a morte e a fuga de Alison. 

2 comentários:

  1. Concordo com tudo que foi colocado nesse post. Desconfio muito da Alison, e acredito que os fatos contados por ela no 4x24 estejam distorcidos e que toda essa história seja muito diferente. Não consigo entender a fala dela na visita que fez para a Hanna. Como as meninas lembrariam de algo que aconteceu na noite de seu desaparecimento se estavam desacordadas? E mais não entendi o pq de todo aquele teatro que ela fez com a Emily dizendo que ela era a única em que confiava, e que não podia contar com mais ninguém. Então pq no 4x24 pediu ajuda de todas as meninas? Pq voltar pra Rosewood simplesmente pq a Shanna morreu?? Duvido muito que ela desconfiasse da Shanna, uma vez que por diversas vezes ela recebeu ajuda dela. E mais o envolvimento da CeCe nessa história está muito suspeito. Vamos relembrar que no 4x24 Cece diz para Holbrook que Alison estava viva. Nessa altura do campeonato Alison estava conversando com as meninas em NY e depois disso tinha tudo acertado para fugir com a ajuda do Noel. Se CeCe é realmente amiga de Alison como foi mostrado no 5x01 pq ela contaria a polícia que Alison estava viva sabendo que ela precisava continuar escondida e fugindo de -A?. A história toda está muito confusa, e nada me tira da cabeça que Alison não mudou e que tudo isso faz parte de um plano.

    ResponderExcluir
  2. Essa blusinha amarela está começando a ficar meio suspeita. Já repararam quantas blusinhas amarelas idênticas? A da Ali, a da Cece, a da pobre coitada que morreu no lugar da Ali...Haja blusinha amarela numa cidade de rycos, onde os modelitos deveriam ter número limitado de peças, não? E sim, a blusinha já tinha sido comprada por Ali e Mrs. D. no mesmo dia em que Ali prendeu a respiração para ser usada na festa de Cape (que não aconteceu). Se Mrs. D. comprou todas as blusinhas amarelas usadas na noite fatídica foi por algum motivo. Que Ali mente 90% do tempo é verdade. Inclusive o flashback dela no teatro com Ezra dizendo-se uma grande atriz só reforça essa idéia. E depois Shana dizendo que o palco era o lugar ideal para sua morte. Considerando isso vamos concluir que a história da pedrada é mentira e que deve ter sido Ali quem apedrejou alguém, Mrs. D viu e ela fugiu. Acho que na verdade ela estava se escondendo era da mãe, pois com a morte dela, Ali começou a circular livre, leve e solta pela cidade.
    Abraços e parabéns pelo blog!
    Ana Luiza

    ResponderExcluir