expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quinta-feira, 3 de abril de 2014

PLL Retrô e Análise 3x07 - Crazy

O Tumblr percebeu que a mala que estava com Vivian no 4x24 é a mesma mala que aparece na cabana dos Kahn, no 3x10. No 3x07, Mona fala umas frases desconexas que, após Hanna lembrar que foram ditas de acordo com um código que Mona criou quando elas eram amigas, passam a fazer sentido. Entre outras coisas, uma das frases de Mona era o endereço de um site de Maya. No 4x24, Noel se revela cúmplice de Ali. Com a foto do Tumblr, a revelação de Noel e alguns posts que fizemos, vamos voltar para a época de Crazy e fazer novas especulações. Ah sim; antes, a foto:




Retrô

Para o post, as situações mais importantes do episódio são as que envolvem Mona. Antes de lembrá-las, vamos destacar o que mais aconteceu em Crazy:

Wilden baixa na casa das Marin convocando Hanna para ir a delegacia fazer uma coleta de sangue;
No Brew, Ella conhece Zack antes de sair em um net date com o pastor Ted, que não dá certo. Após o encontro, Ella volta para o Brew e rola um clima com Zack;
Nate quer comprar um presente para Jenna e, junto com Emily, vai a Diva Dish, onde CeCe trabalha;
Jason, bêbado, bate o carro e Spencer o ajuda.

Hanna, Mona e o tabuleiro de Ouija

As meninas estão andando na calçada e Hanna está irriquieta por causa do exame de sangue que Wilden falou que ela teria que fazer. O exame era por causa do sangue encontrado na tornozeleira - lembram de April Rose has the proof? As meninas falam que é impossível o sangue de Hanna estar na tornozeleira. Hanna, exausta do assunto, diz que tem que ir porquê tem aula. Spencer, Aria e Emily entram no Brew, onde conhecem CeCe. (continua em Primeira aparição de CeCe)

Nas Marin, Hanna e Aria encontram um tabuleiro de Ouija em cima do balcão da cozinha. Hanna mexe no tabuleiro e espeta o dedo no objeto que é utilizado para jogar Ouija. Atrás do tabuleiro, tem uma mensagem de -A: vê como é fácil conseguir uma amostra do seu sangue?-A. Hanna fica nervosa e joga o tabuleiro no lixo. Aria não entende o desespero da amiga e não sossega até Hanna explicar o que a deixou tão descontrolada. Hanna fala que o objeto de jogar Ouija estava no caixão de Ali e conta sobre uma noite em que ela e Mona estavam sozinhas em casa brincando com o tabuleiro. Mona insistiu para Hanna jogar, que estava sem a menor vontade. Mona fala que durante o verão ela e um primo jogaram e deu certo. O tabuleiro respondeu coisas que eram impossíveis de saber. Contrariada, Hanna entra na onda de Mona que pergunta para o tabuleiro: espíritos, vocês podem nos ouvir? A resposta é sim.

Hanna acusa Mona de ter manipulado a resposta e Mona fala ok, sugerindo que elas recomecem. Mona fala para Hanna fazer a pergunta e Hanna fala que não sabe o que perguntar. Mona, então, sugere que elas perguntem sobre Alison. Hanna não se empolga, mas Mona consegue convencê-la e pergunta: espíritos, vocês sabem o que aconteceu com Alison DiLaurentis? O objeto começa a se mexer e responde que sim. Hanna acusa Mona de manipulá-lo. Mona, assustada, faz que não com a cabeça. O objeto continua se mexendo até formar a palavra viva. Quando a palavra viva se forma, um trovão assusta as duas. Hanna dá um pulo da cadeira, olha para a porta e vê Alison.



De volta ao presente, Aria diz que naquela época Mona era -A e, provavelmente, ela pagou alguém para se passar por Ali nas Marin. Um vaso quebra na varanda, Hanna joga o tabuleiro no lixo e as duas decidem sair da casa.

Aria visita Mona no Radley

Diante do nervosismo de Hanna e sem entenderem como -A continua agindo, Aria decide que vai falar com Mona no Radley. Hanna lembra que Mona está proibida de receber visitas e seu nome está no topo da lista de pessoas sem permissão para visitas. Aria fala que não quer nem saber e vai até o Radley. Na recepção, Lisa, a enfermeira, se faz de surpresa quando vê no sistema que as visitas para Mona foram liberadas. Lisa pede para Aria se registrar e deixar todos seus pertences na recepção. Lisa leva Aria até Mona, que está sentada em uma mesa mexendo em um baralho. Lisa diz que as visitas de Mona devem ser supervisionadas e não sai da cola das duas. Mona dá um chá de cadeira em Aria enquanto constrói um castelo de cartas. As cartas que estão no topo do castelo tem símbolos vermelhos. Com o tempo da visita se esgotando e Lisa grudada nelas, Aria fala para Mona que Hanna perguntou por ela. Mona fala para Lisa que está na hora dos remédios. Lisa se afasta e, finalmente, Mona e Aria ficam sozinhas. Mona fala que Aria tem trinta segundos para falar o que quer. Aria quer saber como -A continua agindo e como Mona sabe das coisas, sendo que está internada. Mona fala que não fez nada com Hanna e não é ela que está aprontando. Lisa volta, encerrando a visita. Mona se despede e fala para Aria que sente muito pelo que está acontecendo com Hanna. No portão do Radley, Aria dá de cara com Hanna. Aria fala que Mona negou tudo. Inconformada, Hanna sentencia que elas precisam falar com Mona e que ela tem um jeito de entrar no Radley escondida.



Aria, Hanna e Mona no Radley

Aria e Hanna conseguem entrar no sanatório. Hanna vai procurar Mona, enquanto Aria fica vigiando os corredores. Hanna encontra Mona sentada em uma cadeira e implora para ela falar qualquer coisa, porquê Hanna tem certeza que Mona sabe muito bem tudo que está acontecendo. Hanna fala que encontrou com o sr. D. naquela tarde e ele ainda não a perdoou pelo que ela fez na época em que o corpo de Ali foi encontrado. Aria entra no quarto falando que uma enfermeira está se aproximando e exige que Mona comece a falar. Mona concorda em falar, mas antes pergunta se não tem problema contar a história na presença de Aria. Hanna fala para Mona parar de fazer graça e falar de uma vez.

Depois que brincaram de Ouija, Hanna e Mona estavam andando pelas ruas de Rosewood quando viram um cartaz de Alison. Hanna estava com a cabeça na lua enquanto Mona, super empolgada, contava sobre um código que criou para falar mal das pessoas na frente delas, sem que elas percebessem. O código consistia em pegar a primeira letra de cada palavra e formar uma frase. Hanna não presta muita atenção e as duas congelam quando o sr. D. freia o carro na esquina e vai bater boca com Hanna. O sr. D. fala que Hanna criou falsas esperanças para a família e que ele jamais a perdoaria. Hanna e Mona brincaram de Ouija dias antes do corpo de Ali ser encontrado. Como Hanna viu Ali na varanda, ela achou que Ali estava viva e ligou para os D., na tentativa de animá-los. Dias depois, o corpo de Ali foi encontrado. Quando Hanna termina de contar a história, Mona não está mais no quarto.

Hanna e Aria se desesperam e saem a procura de Mona, temendo que ela tivesse fugido do Radley. No corredor, elas ouvem uma musiquinha e vão em direção a uma ala abandonada do sanatório, onde encontram Mona, super crazy, sentada em uma cama penteando umas bonecas. Hanna implora para Mona falar qualquer coisa. Mona, super sinistra, continua penteando as bonecas e dispara várias frases desconexas: Miss Aria, you're a killer, not Ezra's wife/ Where were we? Maya's away sleeping sweet; until Garrett's all rosy, count on me/ No one to save Ali from evil.



Nos Montgomery, no quarto de Aria, Hanna conta sobre as frases de Mona e, lembrando do código, elas formam três frases. Uma delas é o endereço do site de Maya e outra é não é seguro.

Primeira aparição de CeCe

No Brew, Spencer, Emily e Aria conhecem CeCe, que se apresenta como amiga de Ali. CeCe conhece todas elas, porquê Ali sempre falava delas. Spencer pergunta como elas se conheceram e CeCe diz que depois que se mudou para LA, suas famílias - a dela e os D. - alugaram casas para passar o verão em Cape. Segundo CeCe, Ali estava muito fragilizada nessa época e que foram semanas intensas. CeCe conta que namorou Jason e comenta que se elas quiserem dar uma passadinha na boutique para fazer compras de graça, ela finge que não vai perceber. Aria diz que ela está falando de Hanna, que não está ali.

Na escola, Spencer fuça em um livro do ano de Rosewood High e encontra a foto de CeCe. Um tempinho depois, Spencer conversa de Jason, que diz que ouviu falar que CeCe voltou e confirma que namorou com ela.

Na Diva Dish, CeCe ajuda Nate a escolher um presente para Jenna. Emily estava junto e CeCe percebe que ela não está muito à vontade com a compra de Nate. CeCe sugere que Nate compre um lenço, que é o favorito dela. CeCe faz a sugestão olhando para Emily.

A noite, CeCe encontra Emily na rua e pergunta se ela está a fim de Nate. Emily está com um copo de café na mão e CeCe faz uma brincadeira sobre sexualidade. Quando Emily fala de Jenna, CeCe pega o telefone de Emily e liga para Jenna se passando por uma namorada de Nate, ameaçando arrancar os olhos dela caso ela continue dando ideia para Nate. Emily se choca, avisando CeCe que Jenna é cega.

Cena final

O episódio termina com Mona deitada em sua cama no Radley, cantarolando enquanto segura uma carta de baralho vermelha.

Análise

Um episódio como o nome de Crazy não poderia resultar em uma Análise normal. O destaque de Crazy são as frases de Mona, que se desdobraram em outros episódios. Quando vimos a foto do Tumblr, da bolsa de Vivian nos Kahn, interpretamos como mais uma prova de que Noel ajudava Ali há muito tempo. Ali se escondeu na cabana. Nada fora do normal, não fosse um detalhe: Maya também se escondeu lá. Depois de ver a foto no Tumblr, assistimos Crazy e, para nosso espanto, encontramos argumentos para engrossar nossa especulação que Alison é -A. Falamos que essa Análise vai ser crazy porquê vamos analisar os fatos considerando -A como -A mesmo, que não sabemos quem é, e Alison como -A. Peguem seus crachás e fiquem à vontade que a Lisa não vai nos interromper. 

Crazy foi o primeiro episódio da 3A que causou histeria coletiva, motivo que faz o 3x07 ser o melhor episódio dessa fase. Mona falou três frases. Uma era o endereço do site de Maya e a outra, dizia não é seguro. A terceira dizia que Maya sabia. 

Mona, Hanna e o Ouija

Hanna lembrou de uma noite em que ela e Mona brincaram de Ouija. A brincadeira resultou em uma visão da Alison na porta das Marin e na ligação que Hanna fez para os D. dando esperança de que Ali, talvez, estivesse viva. Mona assumiu que manipulou o jogo na primeira pergunta e sugeriu que a próxima pergunta fosse sobre Alison. Conforme o tabuleiro dava a resposta, Mona se fez de assustada e negou estar manipulando a resposta viva. Aria falou para Hanna que Mona fez aquilo de propósito. Hanna e Mona brincaram de Ouija depois que Ali desapareceu.

 -A como -A. Talvez Mona tenha manipulado a resposta e a aparição de Alison pode ter sido real ou apenas uma visão de Hanna, que estava muito assustada. Como disse Aria, Mona era -A naquela época e pode muito bem ter pago alguém para se passar por Alison. De qualquer maneira, Mona sabia que Alison estava viva e, com toda certeza, manipulou a resposta.

Alison como -A. A brincadeira foi uma armação de Mona e Alison. Mona manipulou a resposta para ser viva e a própria Alison apareceu na porta para apavorar Hanna. Mona sabia que Alison estava viva e a resposta do Ouija ia mexer com Hanna, que acabou vítima da ira do sr. D. 

As cartas de baralho

Mona constrói um castelo de cartas no Radley enquanto dá um chá de cadeira em Aria. No topo do castelo, as cartas são todas vermelhas. No final, quando Mona está deitando na cama cantarolando, ela segura uma carta vermelha. O que as cartas significam? Sempre dissemos que nunca entendemos a teoria das cartas, que para nós representavam algo na hierarquia do time ou qualquer coisa assim. Mona revelou, no 3x24, que uma Red Coat mascarada roubou o jogo dela. A obsessão de Mona pelas cartas vermelhas representam que uma nova pessoa estava no comando do time. A RC mascarada. 

As frases de Mona

Enquanto as meninas conversavam sobre as frases, Hanna falou que Mona fez aquilo para ajudá-las. Duvidamos muito que Mona tenha ressuscitado o código com boas intenções. Uma das frases revelou o site de Maya. Graças a Mona, Emily pode curtir um pouquinho mais de Maya, com as centenas de fotos e vídeos que estavam no site. Através das fotos, Emily reconheceu Nate como o perseguidor do acampamento - 3x12 - e as meninas descobriram que Maya se escondia na cabana dos Kahn. Claro que Mona não entregou o site porquê estava com pena de Emily, mas sim para criar a situação do 3x12, que o time precisava para incriminar Paige pela morte de Maya.  

As frases ditas por Mona formaram três novas frases: Maya sabia/ www.massugar.com/ não é seguro. As meninas codificaram apenas duas: não é seguro e o site de Maya. 

A primeira frase - Miss Aria, you're a killer, not Ezra's wife - formava Maya sabia. A terceira frase - No one to save Alison from evil - formava não é seguro. Essa é uma frase que, com ou sem código, dizia algo importante. Decodificada: não é seguro. Codificada: ninguém pode salvar Ali do mal. 

Associando a frase codificada com as cartas de baralho, deduzimos que nessa época Mona já tinha feito o acordo com a RC/BigA mascarada, que deixou claro que também queria vingança contra Ali. A frase codificada de Mona foi uma enorme pista de que Alison estava viva e que ninguém seria capaz de livrá-la do mal. Mona disse isso porquê sabia que mais pessoas estavam interessadas em vingança. Isso só faz sentido agora, com tudo que sabemos. As frases eram para ser decodificadas. As meninas não iam perder tempo analisando se as frases desconexas diziam alguma coisa, sendo que o código foi criado com base em frases sem pé nem cabeça para formar frases com sentido. Mesmo que elas parassem para analisar as frases desconexas, qual sentido faria falar que ninguém salvaria Ali do mal sendo que ela estava morta? 

Maya sabia

Sempre que comentamos essa frase, nossa conclusão é a mesma: Maya sabia quem era -A, por isso ela morreu. A morte de Maya foi armação do ATeam, que queria Garrett fora da cadeia e incriminar Pigskin - 3x12. Após o 4x24, temos novas especulações sobre o que tanto Maya sabia. 

No 3x06, Emily encontra Holden na festa da igreja e vê uma tatuagem no pulso dele. Holden diz que aquilo não é uma tatuagem, mas sim um carimbo utilizado em uma festa que ele costumava frequentar. Holden diz que a amiga de Emily, Maya, sempre estava nessas festas. Emily lembra que viu aquele carimbo no pulso de alguém naquela noite.

No 3x09, durante o jogo da verdade, Noel confirma que Maya participava de suas festas, explicando que ela foi convidada porquê era a garota nova da escola. 

No 3x10, Hanna e Emily xeretam o site de Maya e encontram fotos dela na cabana dos Kahn. Elas concluem que Maya se escondeu lá. A foto do Tumblr é desse episódio, quando Emily e Hanna entram na cabana e fuçam em tudo até -A tocar o terror pra cima delas. Spencer continua desconfiada de Noel e se enfia no vestiário masculino para xeretar o armário dele. Noel flagra Spencer, que sai correndo. A noite, Spencer recebe um e-mail anônimo com a mensagem fique longe do meu armário. O e-mail vem com um fragmento da câmera de vigilância da cabana dos Kahn e Spencer acha que foi Noel quem enviou. Nas imagens, aparecem a data e a hora das filmagens, que são do dia em que Maya morreu. Maya chega de bicicleta na cabana e vai para a parte de trás da cabana. Minutos depois, Noel e Jenna chegam de carro e entram na cabana. Assim que fecham a porta, Maya aparace, sem a bicicleta, vai em direção ao portão e alguém a puxa pelo braço. Com as imagens, as meninas concluem que Maya não foi morta por Garrett, que já estava preso. Antes de assistirem ao vídeo, Spencer fez uma cópia do processo de Garrett, que estava sendo defendido por Veronica. Uma das páginas tinha uma lista de testemunhas. Uma delas era um homem, que trabalhava em um cinema. Aria foi falar com ele, que disse lembrar de Maya entrando no carro da polícia. Com a gravação dos Kahn, Spencer concluí que Garrett não foi a última pessoa que esteve com Maya antes dela morrer. 



Afinal, o que tanto Maya sabia? 

Temos quatro alternativas, que levam a mesma conclusão: o que Maya sabia foi responsável por sua morte.

Maya sabia quem era -A. Maya descobriu que Mona era -A e, por isso, morreu. Garrett deveria saber que Maya sabia, por isso que o time queria ele fora da cadeia, para dar um fim nele. Tanto que Garrett foi solto no 3x12 e morto no 3x13

Maya sabia que Alison estava viva. Fizemos uma especulação de que Maya foi a primeira informante de Ali em Rosewood. Desenvolvemos a especulação, mas não botamos fé nela. Com a revelação de Noel no 4x24, concluímos que Noel foi o primeiro informante de Ali, que se escondia em sua cabana. Noel confirma que Maya frequentava suas festas, mas nunca falou nada que ele deixava ela usar a cabana. Tanto que, no vídeo do 3x10, Maya vai embora quando Noel chega, dando a entender que ele não sabia que ela circulava por lá. Alison também usava a cabana e, em algum momento, ela e Maya se cruzaram. No começo do 3x10, Hanna encontra um bilhete embaixo de um vaso na varanda. O bilhete foi escrito por Maya no dia em que ela morreu. No bilhete, Maya pedia para Emily encontrá-la em um determinado lugar porquê ela tinha uma coisa muito importante para falar. O bilhete estava com algumas partes borradas. Nessa caso, de Maya saber que Alison estava viva, a morte de Maya foi planejada pelo ATeam e Noel, que se aliou ao time para dar fim em Maya a mando de Alison. 

Maya sabia que Alison estava viva e que ela era -A. Nesse caso, Maya sabia tudo que não deveria saber. Maya e Ali devem ter se cruzado na cabana sem querer. Alison não esperava que Maya fosse invadir a cabana. Ali deve ter se passado por vítima e implorou para Maya fechar a boca. Como -A, Ali decretou que Maya sabia demais e ela não poderia correr esse risco, encomendando sua morte. No 3x10, quando aparece a bolsa de Vivian, Hanna e Emily estão na cabana dos Kahn procurando por qualquer pista de Maya. A cabana está bagunçada e Emily decide ir embora. Hanna pede para ela esperar e percebe que uma estante é uma porta para um quarto secreto. É nesse quarto secreto que está a mala de Vivian e a bolsa de Maya, com o celular dela. As duas ficam presas no quarto e, quando conseguem sair, se deparam com uma mensagem de -A na parede da cabana. Será que Ali estava lá quando Hanna e Emily invadiram a cabana?

Maya sabia que Alison estava viva e quem era -A. 


Garrett esteve com Maya no dia em que ela morreu. Com certeza Garrett sabia que Maya corria perigo e o que ela tanto sabia. A polícia sabia que Garrett era inocente no caso Maya porquê na data e no horário em que ela foi morta, Garrett estava preso. O assassino de Maya precisava de Garrett solto. Graças ao surto de Nate, Garrett se tornou um homem livre; até ser morto e encaixotado no GT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário