expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

domingo, 23 de março de 2014

Livro vs Série Extra 4x24 - A Is For Answers/4ª temporada

Nos livros, foi em Ali´s Pretty Little Lies que soubemos como Courtney morreu e tudo que aconteceu no dia da festa no celeiro. Na série, Ali contou para as meninas como foi seu último dia em Rosewood no 4x24. Notamos várias semelhanças do episódio e da quarta temporada com Ali´s PLL e outros livros. Na parte dos livros, quando falarmos Courtney é a Alison de quem as meninas ficaram amigas. Quando falarmos Alison, é a Alison mesmo. 

Nos livros

Em Ali´s PLL, Courtney e as meninas combinaram uma festa do pijama no celeiro dos Hastings para comemorar o final do sétimo ano. Infelizmente, a época coincidiu com o momento em que Alison teve alta da Preserve e, após Courtney se desentender com a sra. D., a volta de Ali para casa foi antecipada. Alison voltou fazendo a linha arrependida, pedindo desculpas para a família pelo transtorno que causou, sentenciando que aquelas coisas jamais voltariam a acontecer. Quando chegou em casa, Ali abraçou os pais, Jason e Courtney com um enorme sorriso estampado no rosto. Foi só os pais darem as costas que Ali olhou para Courtney e falou que era bom ela começar a se despedir porquê ela ia pagar pelo que fez. 

Ao longo do livro, Courtney recebeu ligações anônimas e encontrou uma foto, na porta de casa, dela com Ian com uma mensagem escrita com batom vermelho avisando que logo ela ia morrer. Courtney sabia que as ligações e a foto eram obras de Alison, que também aproveitava para ameaça-la toda vez que os D. a visitavam na Preserve.

No final de semana da festa no celeiro, Alison estava em casa mas proibida de sair de casa. Mesmo com o diagnóstico dos médicos de que ela estava curada, os D. preferiram evitar problemas. Na tarde da festa, as meninas chegaram a conversar com Alison, que se passou por Courtney conseguindo enganá-las.  

Assim que Courtney percebeu que as meninas encontraram Alison, imediatamente ordenou que todas fossem para o celeiro. 

Qual era a preocupação de Courtney? Ela não queria que as meninas vissem Alison. Courtney temia que, se as amigas vissem sua irmã, sua vida seria arruinada. Courtney teria que explicar o que fez, perderia as únicas amigas que teve na vida e voltaria para a clínica. 

Como foi a festa no celeiro. Courtney precisava dar um jeito de sair da festa sem que as meninas fossem atrás. Ela sabia que Alison ia aprontar e queria encontrar a irmã para resolver a situação. No celeiro, Courtney viu Alison na janela, tirando foto delas. Foi aí que ela teve a ideia de hipnotizar as meninas, sugerindo que as luzes fossem apagadas e as cortinas fechadas. O celeiro ficaria a luz de velas. Nenhuma das quatro se mostrou muito empolgada com a hipnose, mas concordaram. Courtney deu início a contagem regressiva decrescente e quando estava quase no zero, Spencer levantou. 

A discussão de Spencer com Courtney. Spencer levantou, reclamando que estava muito escuro e cansada de tudo sempre ter que ser do jeito que Courtney queria. Spencer continuou reclamando, Courtney ficou só ouvindo e quase ajoelhou quando Spencer a expulsou do celeiro. Era tudo que ela precisava para sair dali. Courtney obedeceu Spencer e foi embora. O problema foi que Spencer ficou tão incrédula que Courtney acatou a ordem que foi atrás dela. Courtney congelou quando percebeu que Spencer estava no quintal. Spencer insistia para Courtney perdoa-la, mas Courtney não queria voltar para o celeiro; por isso, ela foi obrigada a humilhar Spencer falando de Ian. Irritada, Spencer empurrou Courtney contra um muro, que caiu e logo levantou. Spencer voltou para o celeiro. Spencer estava hipnotizada. Do #1 ao #4, Spencer não lembra o que aconteceu no intervalo de tempo em que ela empurrou Courtney e voltou para o celeiro. Spencer tem lapsos de memória e, até conseguir lembrar por conta própria que não matou Courtney, ela sofre com essa desconfiança. 

O encontro de Courtney com Ian. Após Nick flagar Ian beijando Courtney na pedreira, ele a condenou e a ignorou completamente. Revoltada, Courtney decidiu acabar com o namoro de Ian com Melissa e pediu para ele encontrá-la na floresta às nove da noite, no dia da festa. Courtney queria beijar Ian e queria que Melissa visse. Ela ia mandar uma mensagem para Melissa flagrá-los, na esperança de que o flagra terminasse como o namoro deles. Ian foi até a floresta, mas não conversou com Courtney. Ian viu duas loiras discutindo e, com medo que alguém o visse com Courtney, foi embora. 

A morte de Courtney. Após discutir com Spencer, Courtney foi em direção a sua casa e deu de cara com Alison. As duas começaram a discutir. Courtney implorava para a irmã não fazer nada e ameaçava gritar por socorro. Alison debochou dela dizendo que ninguém ia escutá-la, já que as meninas estavam dormindo, a sra. D. estava com Peter e o sr. D. caiu no sono porquê Alison colocou sonífero no vinho dele. Alison e Courtney se estapearam, rolaram pela grama, Courtney tentou correr mas foi derrubada pela irmã, que subiu em cima dela. Ao perceber que estava indo longe demais, Alison ficou meio perturbada. Courtney a empurrou ao mesmo tempo em que ouviu uma pessoa se aproximando. Alison perguntou o que a pessoa estava fazendo ali e, antes que Courtney pudesse ver quem era, Alison a empurrou e ela caiu no buraco. No fundo do buraco, o pescoço de Courtney foi atingido por um objeto afiado e metálico. Aos poucos, ela percebeu que estava morrendo enquanto ouvia Alison conversando com a pessoa que chegou no quintal. Courtney reconheceu a voz da pessoa e não entendeu porquê ela estava ali. A pessoa disse que estava lá para fazer o que havia sido combinado e que sempre estaria ao lado de Alison. No dia seguinte, os pedreiros preencheram o buraco com uma tonelada de concreto. 

Courtney passou o dia da festa do celeiro preocupada com a presença de Alison na casa dos D. Ela temia que as meninas a vissem e sabia que a irmã ia aprontar. Courtney fez de tudo para que as meninas não vissem Alison e nem desconfiassem de nada. Ela queria encontrar com Ian porquê ele foi o responsável por estragar o namorico dela com Nick. Courtney nunca gostou de Ian, mas ela ia beijá-lo para que Melissa visse. Courtney queria se vingar de Ian e acabar com o namoro dele. 

Durante o livro, conhecemos os amigos de Alison na Preserve: Tabitha, Iris e Tripp, que é Nick. 

Em Burned #12, durante o cruzeiro, as meninas passam a desconfiar que -A tem ajudantes. No final, Emily revela para as meninas que deixou a porta da cabana em Poconos aberta para Alison escapar. 

Em Crushed #13, as meninas passam a considerar que Alison está viva, ainda é -A e tem um cúmplice. Spencer determina que cada uma delas vai ficar responsável por descobrir informações sobre o cúmplice e o paradeiro de Alison. Na Bill Beach, Hanna espera Graham acordar do coma para conversar com ele e perguntar se ele sabe quem é a pessoa que provocou a explosão no navio. Graham acorda do coma e só consegue falar a letra N. Graham ia revelar quem era o cúmplice de -A, mas não teve tempo porquê foi assassinado. Na clínica, Hanna fica amiga de Kyla. Certa vez, Hanna vê os pés de Kyla com as unhas pintadas de esmalte coral. Hanna lembra que Mona, na sua época -A, estava obcecada pela cor coral, que era uma das preferidas de Alison. Kyla estava toda enfaixada, apenas com os olhos e os pés a mostra. A verdadeira Kyla foi assassinada e Alison se passou por ela para estar perto de Graham. No #4, Mona e Spencer estão no carro a caminho da pedreira e Mona confessa que sempre quis ser como Alison. As investigações das meninas resultam na mesma conclusão: Noel é o cúmplice de Ali. Conclusão que se mostra errada no final do livro, quando -A quase mata Noel e manda uma mensagem para as meninas informando que elas se enganaram.

Em Deadly #14, Alison aparece toda estrupiada, confirmando que está viva e ainda é -A, e pronta para por em prática seu plano mais insano, maquiavélico e perfeito para dar fim nas meninas. Ela construiu um santuário em sua homenagem e ia matar as meninas intoxicadas, para que parecesse que elas cometeram suicídio. A ideia de Alison era fazer com que todos pensassem que as meninas não se conformaram com a morte dela e, de tão obcecadas que eram por ela, construíram um santuário para cultuá-la. Alison queria que as pessoas achassem que as meninas não conseguiram superar sua morte e decidiram se matar. O livro revela que Nick é um dos cúmplices de Ali e que ele estava no quintal quando Courtney morreu. Tabitha e Iris também são confirmadas como cúmplices. Ali, após se salvar do fogo em Poconos, foi morar em uma casa, sem dar a localização do lugar. 

Na série

4x24 - A Is For Answers

Alison estava recebendo mensagens de -A desde o Halloween; mensagens que diziam sempre a mesma coisa, que ela ia morrer. -A escolheu o dia da festa no celeiro para matar Alison. Ela passou o dia recendo mensagens de -A avisando que logo mais ela ia bater as botas. Alison tinha uma lista de suspeitos de quem era -A e, naquele dia, decidiu confrontar um por um - com exceção de Toby - para dar um basta na situação. 

No celeiro, Alison droga as meninas para que ela pudesse encontrar as pessoas de quem desconfiava, já que -A avisou que a mataria naquela noite. Além de desconfiar das meninas, Alison precisava sair do celeiro sem que elas fossem atrás. 

O encontro de Alison com Ian. Alison estava com Ian no Hilton Head e ouviu a conversa dele com Melissa. Ian falou que Ali não significava nada para ele. Na noite da festa no celeiro, Ali mandou uma mensagem para Ian encontrá-la na pedra do beijo. Alison desconfiava de Ian e Melissa e marcou o encontro para avisá-lo que se ela recebesse mais alguma mensagem ou um boneco idiota, Ian seria preso porquê ela tinha os vídeos do N.A.T.

A discussão de Spencer com Alison. Ali drogou as meninas e todas caíram no sono. Em uma das vezes que voltou para o celeiro, Ali levou um susto quando deu de cara com Spencer, que não dormiu porquê, além de ter sido drogada por Ali, já tinha se drogado por conta própria. Spencer falou que estava na hora delas acertarem as contas. Spencer queria entender o motivo de Alison ter passado o verão todo mandando ela contar para Melissa que beijou Ian. Ali revelou que gostava de Ian e ficou magoada quando ouviu Ian dizer que ela não significava nada para ele. Ali queria abalar o namoro de Ian com Melissa para se vingar, por isso ela ficava provocando Spencer e ameaçando contar para Melissa caso Spencer não contasse. Spencer concordou em contar para Melissa; mas, como ela estava ligadona por causa da mistura de drogas e bebida, ela não deu folga para Alison e a ameaçou com uma pá. Spencer se desequilibrou, caiu no chão e Ali descobriu que ela estava se drogando. Ali consolou Spencer e pediu para ela voltar para o celeiro. 

Por que Spencer achava que matou Alison? Durante aquele verão, Spencer estava tomando uns comprimidos que, além de causarem perda de memória, mudavam seu comportamento. Por não lembrar do que aconteceu no meio tempo que ela discutiu com Ali e voltou para o celeiro, com as recentes descobertas de como os comprimidos a transtornavam e as insinuações da sra. D., Spencer acreditava que feriu Alison com a pá e matou a menina que foi enterrada no lugar dela. Alison confirmou que Spencer não a acertou com a pá e não matou menina nenhuma. 

Alison recebeu várias mensagens de -A anunciando que ela ia morrer naquela noite. Ali drogou as meninas para sair do celeiro e confrontar todos os suspeitos. Após ter encontrado todas as pessoas de quem desconfiava, Ali volta para casa e é surpreendida por alguém que dá uma pedrada em sua cabeça. Alison parece ter sido atingida pelas costas. Após levar a pedrada, ela desmaiou e foi enterrada em um buraco pela própria mãe, que viu quem era a pessoa que a atingiu. Só que Alison não morreu. Com a ajuda de sua amiga Grunwald, ela foi desenterrada e levada para o hospital. Assustada e desorientada, Alison fugiu do hospital e, na estrada, foi socorrida por Mona.

Mona levou Ali para o Lost Woods, cuidou dela e ficou sabendo tudo que aconteceu. Enquanto Alison dormia, Mona foi para outro quarto, forrado de fotos de Alison, uma casinha de bonecas e uma bonequinha loira. No dia seguinte, Mona providencia tudo que Alison precisa para desaparecer e, como Vivian D., Ali vai embora de Rosewood. 

Ali encontrou as meninas em NY em um jazz club, um dos lugares que ela se escondeu.

Noel é confirmado como mais uma das pessoas que sabiam que Alison estava viva e a ajudava.

Durante a confusão no telhado, Ezra fala que sabe quem é -A, que o acerta com um tiro para que ele não abra a boca.

Na delegacia, a polícia confirma que Alison está viva. 

Quarta temporada

Foi na segunda temporada que as meninas descobriram que Alison foi a primeira vítima de -A. Na 3B, Emily recebe um caderno de biologia que era de Ali e fica sabendo que durante os dias que passou em Cape, no seu último verão, Ali desconfiava que estava grávida e que um tal de Beach Hottie era o pai. Ali temia contar a desconfiança para o BH porquê sabia que ele surtaria com a possibilidade da gravidez se confirmar. Após CeCe contar sobre o verão em Cape e confirmar que Ali desconfiava que estava grávida do BH, as meninas passam a achar que o BH é -A e que ele matou Alison. 

Na 4A, as meninas conhecem Tippy, o papagaio matraqueiro que as ajudou a descobrirem várias coisas. Uma delas era que alguém estava ameaçando Alison naquele verão e que Ali conversava pelo telefone com uma pessoa que morava em Ravens. Essa pessoa era Grunwald que, no 4x12, conta que passou o verão tentando descobrir quem era a pessoa que atormentava Ali e que ela própria desenterrou Alison do buraco. Antes da conversa com Grunwald, as meninas reviram um apartamento em Ravens e chegam a conclusão de que -A é homem, o BH e que está atrás de Alison. No 4x13, as meninas encontram Alison, que confirma nunca ter morrido. 

Na 4B, através dos relatos codificados de um diário de Ali, Spencer conclui que Ezra é -A e que ele está atrás de Alison. Shana revela para Emily que é amiga de Ali desde criancinha e que mudou para Rosewood para ajudar Alison descobrir quem tentou matá-la. Shana conta que mantém contato com Alison, mas não sabe onde ela se esconde. 

Spencer volta a tomar os comprimidos que tomava na época em que Ali desapareceu e fica sabendo que o medicamento causava perda de memória e alterava seu comportamento. Spencer volta a desconfiar que agrediu Alison e que matou a menina enterrada no lugar dela. 

Livro vs Série

Ameaças

Livros Courtney recebia ligações anônimas, recebeu uma foto e ameaças feitas diretamente pela própria Alison. Courtney sabia que as ligações e as fotos eram obra de Ali. Courtney nunca foi vítima de -A. Alison queria se vingar de Courtney por causa da troca.

Série Alison recebia mensagens assinadas por -A. Alison fez uma lista das possíveis pessoas que poderiam ser -A baseada no quesito de pessoas que tinham motivos para não gostar dela. 

Queda no buraco vs Pedrada

Livros Courtney foi empurrada por Alison e caiu no buraco, onde seu pescoço foi atingido por um objeto afiado e metálico. Foi Nick quem apareceu no quintal, revelação feita em Deadly #14. Courtney sabia que era Nick no quintal. Enquanto morria, ela ouviu a voz dele conversando com Alison. Courtney caiu no buraco no quintal dos D., que foi preenchido com concreto um dia depois que ela morreu.

Série Alison levou uma pedrada na cabeça e foi enterrada pela mãe no quintal dos D. Alison não morreu com a pedrada, apenas desmaiou, o que permitiu a sua amiga Grunwald desenterrá-la. Não sabemos se a pessoa que deu a pedrada em Alison era o -A que a atormentava. Na Análise que fizemos, achamos que -A e o assassino são a mesma pessoa, mas a confirmação não foi feita. Alison disse que ouviu apenas a voz da sra. D., que estava histérica repetindo a mesma frase: por que você fez isso? 

Suspeita de Alison estar viva

Livros Desde o #8, com a passagem em que Emily sai da cabana e deixa a porta aberta para Alison, é possível desconfiar que Alison sobreviveu. Do #9 ao #12, Emily insiste que Alison é -A, irritando as meninas, que falam que já passou da hora de Em superar Alison. No #12, Emily finalmente revela que deixou a porta da cabana aberta. No #13, Spencer conhece Chase, um blogueiro que fala para ela que tem evidências de que Alison está viva. 

Série No 4x12, as meninas analisam tudo que está no apto em Ravens. Em um dos painéis, elas veem um cartaz anunciando uma festa na cidade. No cartaz tem uma observação de que Alison vai estar na festa. As visitas que Alison fez para as meninas e sua presença na pousada deixaram as meninas em dúvida se Alison estava viva. Como em todos esses casos elas não estavam 100% conscientes, nunca insistiram no assunto. A suspeita ganhou força com o que elas viram no apto em Ravens e o encontro com Grunwald, que aconteceu assim que elas saíram do apto. Grunwald contou seu passado com Ali e que a desenterrou.

Confirmação de que Alison está viva

Livros Em Deadly #14, Alison choca as meninas ao aparecer na casa em que ela montou o santuário. 

Série No 4x13, Alison, de Red Coat, reencontra as amigas no quintal dos Hastings, confirmando que nunca morreu.

Cúmplices de Alison

Livros Alison -A convocou seus amigos da Preserve para ajudá-la em sua vingança contra as meninas. Tabitha e Iris seguiram as ordens de Ali e tocaram o terror pra cima de Emily, Hanna, Aria e Spencer. Já Nick se passou por quatro meninos diferentes para induzir as meninas a cometerem burradas. 

Série Alison Vítima teve ajuda de Grunwald, Noel, Shana, Jenna e CeCe para se manter escondida e proteger as amigas. Desconfiamos de Ezra e incluímos Mona como cúmplice não oficial, já que foi ela quem deu a ideia de Ali se passar por morta. 

Lugar em que Alison se escondeu

Livros Alison morou em uma casa, que Nick sabia onde era, ao mesmo tempo em que manteve outra casa, que só ela sabe onde é - #14.

Série O único lugar confirmado que Alison esteve é o jazz club de NY - 4x24.

Situações semelhantes

No 4x24, o quarto do Lost Woods que viria a ser o primeiro covil de Mona lembra o santuário que Alison montou em Deadly #14.

Os ajudantes de Ali. Nos livros, Alison contou com a ajuda dos amigos que fez enquanto esteve internada na Preserve. Na série, Ali contou com a ajuda dos amigos que fez enquanto estava viva. 

Os dons mediúnicos de Grunwald lembram as sessões espíritas que Aria recorreu no #7 para se comunicar com Courtney. 

No #13, Graham tenta falar para Hanna quem estava atrás de Aria no navio. Graham só consegue falar a letra N, fica nervoso, tem um ataque epilético e, enquanto Hanna vai procurar por ajuda, Ali o mata. No 4x24, Ezra aparece no telhado falando que sabe quem é -A, que o impede de revelar sua suposta identidade silenciando-o com um tiro. Diferente de Graham, Ezra não morre - spoiler 5ª temporada.

No #14, Alison manda para a polícia um vídeo em que as meninas aparecem espancando Tabitha até a morte. No 4x01, -A manda para as meninas um vídeo em que elas aparecem mexendo na viatura de Wilden.

No #14, -A haqueia os telefones e computadores das meninas. No 4x01, -A haqueia o computador de Mona.

No #10, Spencer começa a usar drogas durante o curso de verão na UP e recebe uma carta da universidade informando que ela não foi aprovada. A carta era falsa. No 4x02, Spencer recebe uma carta da UP informando que ela não foi aprovada e na 4B ela começa a usar drogas. A carta da UP parece ser verdadeira. 

No #13, uma agente do FBI, chamada Fuji, chega em Rosewood para trabalhar no caso Tabitha. No 4x04, a agente Tanner chega em Rosewood para trabalhar no caso Wilden.

No #13, as meninas desconfiam que Noel é o cúmplice de Ali. Noel é namorado de Aria. Na 4B, as meninas desconfiam que Ezra é -A. Ezra é namorado de... Aria!


Saiba mais sobre os livros e o 4x24 em:
Resenha Ali´s PLL
Análise Crushed #13 - parte I
Análise Crushed #13 - parte II
Análise Deadly #14
Análise 4x24 - A Is For Answers/Season Finale


Nenhum comentário:

Postar um comentário