expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

sexta-feira, 21 de março de 2014

Opinião 4ª temporada/Winter Season

Os episódios da 4B deram continuidade as tramas lançadas na sequência final do 4x12, criaram novas tramas dando continuidade a elas, ressuscitaram tramas que tumultuaram outras temporadas e fizeram revelações. A maioria das perguntas foram respondidas, mas é claro que algumas questões, além de estendidas, não foram esclarecidas.

Um dos protagonistas da 4B foi o diário de Ali que Hanna pegou em Ravens. Os relatos codificados e alterados por -A não impediram Spencer de decifrar algumas passagens, respondendo aquela que era a principal dúvida dessa fase: Ezra. Ezra parece ser o Board Shorts e não é -A; Ezra só queria escrever um livro sobre Alison. Apesar da revelação das intenções de Ezra ter sido um tanto quanto decepcionante, soubemos como foi que Alison e ele se conheceram, o motivo dele ter montado aquele quartel general em Ravens e sua aliança com Mona - não com o time. Destaque para como essas dúvidas em torno de Ezra foram resolvidas de maneira rápida, sem fazer uso daqueles clichês patéticos utilizados para torná-lo suspeito no 4x13.

A confirmação de que Ezra teve um caso com Alison e os desdobramentos dessa situação foram responsáveis pela melhor cena de Aria em toda a série, que é quando ela destrói o apartamento de Ezra em Rosewood, e por uma das situações mais atípicas da série, que foram os dias que ela passou com Riley em Siracusa. Super divertidos e só querendo saber de encher a cara para aproveitar os três dias que deveriam fazer o tour pela faculdade, Aria e Riley formaram uma ótima dupla que encontrou apoio um no outro para superar o momento difícil que estavam passando. Riley participou apenas de um episódio, mas foi um dos pontos altos da 4B.

Desde que lemos Ruthless#10, imploramos para que a série repetisse o envolvimentos de Spencer com drogas. Spencer enquadrou Andrew para que ele revelasse como conseguia estudar horas seguidas e continuar com a aparência impecável. Segredo revelado, Spencer se passou pela mãe para conseguir receita com o dr. Driggs e foi atrás de Brenda, a traficante, para conseguir os comprimidos e se manter acordada. Obcecada em provar que Ezra era -A, Spencer não sossegou enquanto não desmascarou Ezra. A descoberta que Spencer fez sobre Ezra coincidiu com o momento em que as meninas souberam que ela estava abusando das drogas, o que resultou no surto de Spencer na cozinha dos Hastings, quando confrontada pelas amigas, no plano no Zoo e sua ida para a reabilitação. Após três dias na rehab, Spencer nos apresentou Dean que, assim como Aria e Riley, formaram uma dupla super carismática. 

O abuso de drogas tirou Spencer do seu estado normal, o que nós amamos, ressuscitando o assunto Spencer ameaça para Alison que, no começo, parecia não ter sentido e, no final, confirmou ser uma estratégia da sra. D. para enrolar a polícia.

Emily continuou consciente de que tem o poder, não mediu esforços para encontrar Ali e acabou com Pigskin após Hanna contar para ela que a denúncia recebida por Holbrook foi de autoria da própria namorada. Destaque para a cena do 4x14 em que Emily condena Alison. Como vimos, bastou Em reencontra-la para tudo voltar ao normal. O encontro de Em com Ali e de Ali com as meninas foram super emocionantes, resultando em cenas inesquecíveis. 

Hanna roubou a cena com seu plano para descobrir quem estava enterrada no lugar de Ali para tentar estabelecer uma conexão com "a pessoa que Alison mais teme" e seu repentino interesse por romances policiais, que durou até -A aprontar com ela no dentista. Essa fase de Hanna foi marcada por sua aproximação, no sentido amizade/algo a mais, com Holbrook e reaproximação com Travis. Adoramos Hanna com os dois, mas preferimos vê-la com Caleb. Elegemos o rompimento dos dois, no 4x14, como o melhor break heart moment da temporada. 

Mona continua sendo Mona e isso basta! Adoramos vê-la com o Mustang de Jenna, apesar de não ter sido explicado como esse carro foi parar nas mãos dela. Ao contrário do seu namorico com Mike, situação que foi esclarecida. Precisamos repetir que amamos Mona causando quando fez sua primeira aparição dirigindo o Mustang.

As revelações mais inesperadas da 4B foram a amizade de Shana com Alison e o motivo da sra. D. ser super creepy: foi ela quem enterrou a própria filha. 

Shadow Play foi o episódio mais diferente de toda a série, que deixou dúvidas quanto a razão de terem feito um episódio como aquele. A única coisa que podemos afirmar relacionada ao episódio é que PLL tomou gosto por temáticas e, após o clima noir do 4x19, as noivas agitaram Rosewood no 4x23.

Gostamos muito dos episódios da 4B, principalmente os da reta final, mas temos algumas reclamações para fazer.

Sobre o 4x14 não é bem uma reclamação e sim um comentário. O episódio destacou o plano de Hanna e o encontro das meninas com as amigas de Sara Harvey, possível suspeita de estar na cova de Ali. No próprio episódio, Hanna descartou a possibilidade de ser Sara no lugar de Ali e encerrou sua pesquisa. O 4x14 foi um ótimo episódio para começo de fase SE tivesse dado continuidade ao assunto, que voltou, discretamente, no 4x23/24. O tumulto causado com a presença das amigas de Sara e a semelhança do grupo dela com o das meninas parecia ser uma questão que ia render. No final, tudo não passou de uma enrolação para as meninas voltarem no mausoléu e Hanna falar sobre o diário. Avaliando por esse lado, Who´s In The Box? não foi o episódio ideal para inaugurar a 4B.

Não entendemos o motivo das meninas, principalmente Hanna, de voltar a ignorar Mona. No 4x11, Mona deu a entender que pagou a fiança de Ashley, além de ter inventado para a polícia que matou Wilden. No 4x12, Hanna estava desesperada com a possibilidade de -A assassinar Mona. No 4x14, sem mais nem menos, Hanna ignora Mona limitando-se a dizer que não tinha certeza se Mona fez o que fez para ajudá-la. Por que Hanna mudou de opinião? 

Sobre a Red Coat nem vamos questionar porquê sabemos que faz parte do seu comportamento aparecer/tumultuar/desaparecer/ser esquecida. Mas, o que aconteceu com -A? Diferente das outras temporadas, em que -A aprontava ao mesmo tempo em que as meninas tentavam descobrir sua identidade, -A foi deixado de escanteio. Todo mundo ficou inconformado com a ausência de -A no 4x13. Seguindo a tradição, -A aprontou na premiere, na finale e apareceu nas cenas finais. As mensagens foram poucas e, ao longo da 4B, algumas vezes tivemos a impressão de que -A nem fazia mais parte da série. A principal trama da 4B era revelar se Ezra era -A; mesmo assim, o foco em Ezra não justifica a ausência de -A. Sabemos que a série saiu dos trilhos faz tempo e nós sempre damos um jeito de achar uma desculpa para essa falha. No caso de -A, não tem desculpa e nem vamos perder tempo tentando achar uma justificativa para um dos principais personagens da série ter tido menos destaque que os personagens secundários. 

Sobre Toby. Estamos cansados de falar mal dele em três fases consecutivas - 3B, 4A e 4B. Na Opinião sobre a 4A, citamos a morte de Marion como um caso que não entendemos a importância para ser arrastado da maneira como foi durante a temporada toda. Toby se dispôs a fazer o que fosse preciso para provar que a mãe não era suicida. Do nada, aceita assinar um documento proposto por Peter e a revelação de seja lá quem for que empurrou Marion do telhado, por mais chocante que seja, já perdeu o impacto de tanto que arrastaram essa história.

Adoramos a quarta temporada apesar do péssimo 4x13, o vexame de Ravens e a cena do 4x24 em que -A dá as costas para as meninas e sai a-n-d-a-n-d-o. Na Opinião sobre a 4A, dissemos que terminamos a fase mais aliviados do que satisfeitos. Agora podemos dizer que estamos satisfeitos com o que vimos. Acompanhamos a temporada sem criar expectativas e nossa estratégia funcionou, porquê nos poupamos de perder tempo reclamando de revelações como a de Ezra e nos surpreendemos muito com as revelações de Shana, o comportamento de Hanna, Spencer, Aria e Emily. Agora é torcer para que a quinta temporada dê continuidade aos acertos da quarta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário