expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Review/Análise 4x19 - Shadow Play

Shadow Play foi o evento que a ABC prometeu, divulgado exaustivamente de todas as maneiras possíveis. Um evento inédito em PLL que, diferente dos episódios especiais, se destacou não só pelo figurino mas pela mudança de cenário ao descolorir Rosewood para adaptá-la ao glamour noir dos anos 1940. Tudo muito luxuoso. Todos absolutamente deslumbrantes. No entanto, chapéus fedora, quadros, glamour e café a quinze centavos não sustentam um episódio. Avaliado no quesito evento, Shadow Play merece todas as estrelas. Avaliado no quesito o que acrescentou para a série, Shadow Play deixou mais a desejar que o 4x13 e foi um corte brusco no ritmo da 4B, que não anda lá aquelas coisas - o ritmo.

O episódio se passa no subconsciente de Spencer, que dá continuidade aos últimos acontecimentos ao recriar situações que já vimos e situações que vamos ver, não necessariamente com os mesmos personagens e no mesmo contexto. O subconsciente de Spencer, sobrecarregado de comprimidos, encenou o presente no passado influenciado pelo filme que ela viu na tv. Spencer não recriou sua história; ela nos mostrou quais são as peças que ela tem e como será difícil a jornada para juntá-las. Shadow Play foi uma auto-referência a PLL, uma maneira da série recontar alguns dos seus principais acontecimentos e antecipar o que está por vir na reta final da 4B. Vamos fazer a Review da maneira tradicional, descrevendo cena por cena. Após descrevermos as cenas em preto e branco, vamos analisá-las citando quando foi que as situações aconteceram e/ou vão acontecer e o que representam. 

O episódio começa em cores, com Hanna, Emily e Spencer xeretando a sala de aula de Ezra. Spencer diz que quer ter provas suficientes contra Ezra antes de conversar com Aria. Spencer encontra dentro de um envelope o diário de Ali que -A roubou enquanto elas estavam na cabana. Spencer sugere que tem alguém ajudando Ezra e pega o diário. As três saem da sala, ouvem um barulho, se escondem atrás de uma parede e vêem Mona, de mãos vazias, entrando na sala. Mona sai da sala com uma pilha de papel nas mãos e elas se perguntam se Mona está roubando aquelas coisas ou fazendo algum favor para alguém. 

Na cozinha dos Hastings, Spencer pergunta o que elas sabem sobre Shana, sugerindo que Emily especule Pigskin para saber sobre o passado dela. Emily não gosta muito da ideia. Emily comenta sobre o número de telefone que estava junto com o dinheiro de Ali e Spencer diz que elas devem ligar para o número de algum jeito que não possam ser rastreadas. Antes de Emily ir embora, ela pergunta para Hanna e Spencer se não foi fácil demais elas reencontrarem o diário. Hanna diz que aquilo é típico de -A e Spencer concorda. 

A noite, na estrada, Ezra e Aria voltam da cabana e Aria comenta sobre uma nova história que está escrevendo, em que o mocinho passa a ser o vilão. Ela quer fazer algo diferente dessa vez e Ezra quer saber se o vilão se dá mal no final. Aria diz que ainda não sabe mas que, ultimamente, os vilões não tem tido finais tão cruéis. 

Na cozinha, Spencer toma um comprimido enquanto um filme em preto e branco passa na televisão. Spencer, que mal consegue manter os olhos abertos, presta atenção no filme e leva um susto quando um dos personagens dispara um tiro. Ela cobre o rosto e, quando tira as mãos dos olhos, tudo está em preto e branco. Ela ainda está na cozinha. Ao observar sua casa, percebe que tudo está completamente diferente do normal. Spencer está nos anos 1940. Ela usa vestido na altura do joelho, seu cabelo está impecável, assim como sua aparência. Spencer observa a sala de sua casa, que mantém a mesma estrutura mas está decorada com objetos e móveis da década de 40. Toby entra na sala, assustando Spencer. A partir daqui, todas as pessoas e lugares estão caracterizados de acordo com o clima noir do filme que Spencer estava assistindo.

Toby fala que Spencer tem o evitado e que ela está escondendo alguma coisa. Em seguida, ele aponta para os comprimidos, insinuando que Spencer se tornou dependente dos remédios. Ela diz que os comprimidos ajudam a manter o foco e que Toby terá que confiar nela. Toby questiona quem está enganando quem.

A discussão lembra o reencontro dos dois no 3x24, quando Spencer armou para encontrar Toby e provar para si mesma que ele estava vivo e questioná-lo sobre sua aliança com o time. Toby explicou que fez o que fez para proteger Spencer. No motel, eles conversam sobre Mona e a Red Coat e, embora nenhum dos dois faça a pergunta quem está enganando quem, era esse clima que pairava sobre a conversa deles. 

No 4x21, Spencer tenta provar para Toby e para seus pais que ela tem total controle sobre os comprimidos e que não é uma dependente. Mas ela não conseguirá convencê-los.

No Brew, Spencer encontra Ezra, que se oferece para pagar seu café e deixa dez centavos de gorjeta. Ezra pede desculpa pela maneira como tratou Spencer na conversa que eles tiveram na escola outro dia. Ele também pergunta se ela voltou ao The Hart And The Huntsman e Spencer responde que não. Ezra sugere que eles podem marcar de ir ao pub qualquer dia.

A conversa a que Ezra se refere é a do 4x18, quando ele encontrou Spencer no corredor da escola e, em tom de ameça, disse que notas baixas poderiam prejudicá-la e ele não queria vê-la prejudicada.

No banheiro da escola, Emily, Hanna e Spencer conversam sobre Aria e Spencer diz que tem certeza que ela voltou a sair com Ezra. Hanna pergunta se Spencer realmente acha que Aria está com Ezra e Spencer pede que levante a mão aquela que nunca mentiu para o grupo sobre namoro. Como todas já mentiram, Spencer considera o caso encerrado e sugere que Hanna fique na cola de Ezra. Aria entra no banheiro e pergunta o que está acontecendo. As meninas dizem que não é nada demais e Spencer pergunta como foi o final de semana de Aria com Byron, querendo saber se ela foi em um determinado museu. Aria diz que se divertiu bastante, mas não foi ao museu porquê estava fechado. A conversa é interrompida quando toca o sinal.

As meninas reunidas no banheiro é uma das mais típicas situações da série. Praticamente em todos os episódios vemos cenas delas conversando no banheiro. Quanto a mentir sobre namoro. Aria não contou que estava com Ezra. Emily não contou sobre Maya. Hanna não contou sobre Caleb e Mike. Spencer não falou sobre Ian e Wren. O que chamou atenção na conversa foi uma frase de Hanna sobre os homens. Hanna disse que, quanto mais conhece os homens, mais prefere seu cachorro e lamentou homens serem a única opção para relacionamentos. Emily concordou com a sentença. Misturando passado e presente, a decepção de Hanna com os homens pode se referir a Tom, que abandonou a família, ou ao recente rompimento com Caleb. Emily concordou com Hanna, dando a entender que suas amigas ainda não sabiam sobre sua homossexualidade.  

Nos Hastings, Spencer fala ao telefone com alguém e descobre que ligou para a Fundação de Artes Fitzgerald. Antes que a atendente fale qualquer coisa, Spencer desliga o telefone. Spencer toma mais um comprimido e, novamente, Toby aparece na sala, entrando sem bater na porta. Mais uma vez Toby a repreende e comenta sobre um quadro de Alison que está na parede da sala. Toby diz que Ali tem uma expressão de que a qualquer momento pode criar vida e sair do quadro para beijar alguém ao mesmo tempo que parece rir da cara de todo mundo. Spencer afirma que Ali está morta e cai em contradição logo em seguida, sugerindo que ela está viva. Toby perde a paciência e fala que não pode ajudar Spencer se ela continuar escondendo informações e sentencia que ela é a inteligente que deve resolver tudo. Spencer se sente desafiada por Toby.

Uma discussão semelhante aconteceu no 3x07. Depois de conhecer CeCe, Spencer está sentada em um banco em frente a escola, analisando o livro do ano da turma de CeCe e pesquisando sobre ela em seu computador. Toby chega e pergunta o que ela está fazendo. Spencer finge que não é nada e Toby rebate que não é idiota, sentenciando que, com a prisão de Garrett, o caso Ali estava resolvido e Spencer deveria sossegar. Spencer não gosta do que ouve e pergunta se Toby está a desafiando. No final do episódio, Jason bate o carro e Spencer o socorre, deixando o seu carro abandonado no meio da rua. Spencer pede para Toby levá-la até o carro e ele pergunta o que aconteceu. Wilden baixa nos Hastings e fala que encontraram o carro de Spencer na rua. Ela inventa uma história, confirmada por Toby. Quando Wilden vai embora, Toby estressa e fala que está cansado de Spencer esconder coisas dele e exige a verdade.

Quanto a Fundação de Artes Fitzgerald. No 3x08 conhecemos Dianne, a sofisticada mãe de Ezra. Dianne convida Aria para uma vernissage, mostrando seu envolvimento com artes. 

Ali apareceu na sala dos Hastings usando o mesmo vestido do quadro. A hashtag #AlisonInBlack apareceu duas vezes durante o episódio. A primeira foi junto com o quadro e a segunda, quando a própria Ali apareceu na sala. Nunca uma tag apareceu mais de uma vez; e essa, por enfatizar que Alison estava de preto, só nos faz pensar em uma coisa. Ou melhor, em uma pessoa. A Mulher de Preto.

Mona aparece na sacada do apartamento de Ezra, serve um drink para ele e fecha as cortinas, enquanto Hanna os observa. 

Os spoilers anunciaram que Ezra e Mona iriam se unir. Nós desconfiamos que os dois já se uniram e essa cena pode ser uma maneira de mostrar que a união já aconteceu. 

Nos Hastings, Spencer lê uma passagem do diário de Ali com o nome The Mermaid.

Em um bar, Emily e Pigskin conversam sobre Shana. Pigskin não entra em detalhes; apenas confessa que enquanto estava com Shana, só pensava em Emily. Emily fala que vai embora primeiro e Pigskin diz que prefere que ela vá primeiro, porquê não suporta a ideia de ver Emily partir. Emily pergunta se Pigskin não tem medo que as pessoas comecem a falar sobre sua sexualidade.

No 1x19, Emily e Pigskin fazem um piquenique na floresta. Quando começa a tocar uma música, Emily diz que a banda vai fazer um show em breve e elas poderiam ir juntas. Pigskin diz que não pode correr esse risco, que ela tem que se encontrar com Emily às escondidas. No 3x20, Pigskin confessa para Emily que teve um namorico com Shana e que se envolveu com ela para tentar tirar Emily de sua cabeça. Quando Emily começou a ficar com Pigskin, as meninas já sabiam que ela era gay. Pigskin não era assumida e, por isso, elas precisavam ficar escondidas. Emily repetiu as situações que passou com Pigskin mas, levando em consideração a conversa com Hanna no banheiro, Emily se comportou como na época de Maya. Emily e Maya ficavam escondidas; porém, a bem resolvida era Maya e não Emily. Essa é uma das partes em que passado e presente se fundiram, criando uma certa confusão na nossa cabeça.

A noite, Mona anda pelas ruas de Rosewood e é seguida por Hanna que, ao dobrar a esquina, não vê Mona nem ninguém. De repente, Mona aparece atrás de Hanna, refletindo em vários espelhos que estão dentro de uma loja (uma das melhores cenas do episódio). Spencer está deitada em sua cama e acorda com o telefone tocando. É Mona, anunciando que Spencer deve ir até o apartamento 3B, cujo endereço ela conhece, porquê tem uma encomenda loira esperando por ela. Mona aconselha Spencer a se apressar, enquanto a encomenda ainda está respirando.

Spencer chega no apartamento de Ezra e os dois batem boca. Ezra tenta confundir Spencer falando que ela não falou o que sabe para Aria porquê não tem certeza. Spencer pede para que Ezra deixe Aria em paz. Mona prepara um drink para servi-las, mas Spencer e Hanna vão embora. 

A tensão entre Spencer e Ezra deixou claro que Ezra já sabe o que Spencer sabe, confirmação que tivemos no 4x18. A discussão de Spencer com Ezra lembrou o que aconteceu no 3x17, quando Spencer recebeu uma mensagem de -A se passando por Aria e soltou os cachorros pra cima de Ezra, super descontrolada, exigindo que ele não envolvesse Aria em seus problemas pessoais. Spencer se referia a Malcolm. 

Spencer e Hanna estão no carro e Hanna questiona porquê os homens são do jeito que são. Spencer diz que não faz a menor ideia e corta as perguntas de Hanna, pedindo para ela dar um jeito de confirmar se Ali fez alguma ligação para o Fundação de Artes F., já que Hanna trabalha como telefonista.

Aria e Pigskin aparecem em um lugar que não reconhecemos. Pigskin pediu a máquina fotográfica de Aria emprestada, que explica como usá-la. Aria pergunta porquê Pigskin quer a câmera e ela diz que vai fazer um passeio e quer fotografar. Aria pergunta se ela vai sozinha e Paige diz que não, que Emily vai junto. Aria não parece muito convencida porquê Emily não tem nada a ver com o tal lugar que Pigskin vai passear. 

No 4x22, Holbrook vai receber uma denúncia anônima de que Ali está viva. Pigskin é a autora da denúncia. Essa cena da câmera pode ser uma dica sobre quem ajuda Ezra tirando as fotos - 4x18 - ou alguma maneira de insinuar que Pigskin não vai apenas falar que Ali está viva; ela vai anexar provas para convencer Holbrook que a denúncia, apesar de ser anônima, é verdadeira. A essa altura do episódio, Aria já sabia do envolvimento de Emily com Pigskin, o que representa uma situação que deu um enorme salto cronológico nos acontecimentos da série e não teve sua evolução mostrada durante o 4x19.

Toby e Ezra aparecem conversando e tomando cerveja. Ezra fala para Toby o que pensa sobre as pessoas: todos são egoístas e ruins. Ao ouvir a declaração de Ezra, Toby quer saber porquê eles estão conversando. Ezra responde que é porquê eles passaram por situações semelhantes; ambos sabem o que acontece quando um homem se deixa controlar. Toby diz que o homem comete erros, que se envolve em uma situação consciente e acaba em apuros sozinho. Ezra diz que tem uma informação que pode ajudar Toby a resolver seu problema. Toby pergunta quanto vai custar a informação e Ezra pede que ele a considere como um presente, de irmão para irmão. Ezra fala que Alison DiLaurentis está viva e Spencer Hastings sabe como encontrá-la.

Spencer chega em casa, tira o frasco de comprimidos da bolsa e leva um susto quando ouve a voz de Alison, que está em frente ao quadro. Alison elogia a pintura e diz que ele fez um bom trabalho. Spencer pergunta porquê ela não falou nada sobre Ezra. Alison não responde e comenta que parece irritada na pintura e essa é a graça em desaparecer: você será sempre a garota do quadro. Isso é imortalidade, querida. Spencer pergunta porquê Ali não alertou Aria sobre Ezra sendo que ela estava vendo tudo. Ali diz que nenhuma mulher é capaz de abrir os olhos de outra quanto a um homem. Spencer pergunta se é de Ezra que Ali tem medo e se é por causa dele que ela não pode voltar. Spencer exige que Alison, pelo menos uma vez, dê uma resposta definitiva. Alison a ironiza, perguntando qual seria a graça se ela revelasse a verdade. Spencer perde a paciência e pede para Ali parar de agir daquela maneira. Ali diz que Spencer está sendo assustadora e questiona se, talvez, é ela - Spencer - que ela - Ali - deveria temer. Spencer se acalma e diz que só quer resolver a situação. Ali diz que Spencer tem todas as peças, apenas precisa juntá-las, e começa a tirar sarro da cara dela quanto aos comprimidos. Ali gargalha enquanto Spencer vai até a pia da cozinha e deixa o frasco cair na pia e os comprimidos no triturador. Spencer enfia a mão no triturador enquanto uma sombra vai e volta, refletindo no botão que aciona o triturador. É Toby, que abraça Spencer. Ela aponta em direção ao lugar que Ali estava. Claro que Ali não está mais lá.

Ali e Spencer discutiram na sala na noite da festa no celeiro. No 1x15, vimos o bate boca e o motivo era Ian. Foi nessa época que Spencer achava que era a assassina de Ali. Na nova discussão, Ali insunua que talvez Spencer seja a pessoa que ela deve temer, pondo lenha na fogueira em um assunto que já estava - ou pelo menos parecia - encerrado. No 4x24 tem o flasback da discussão completa e vamos saber o que aconteceu depois que Ali e Spencer deixaram a sala dos Hastings. 

Toby leva Spencer para uma sala de interrogatório, exigindo que ela fale tudo o que sabe. Toby fala que Spencer é muito inteligente tanto para se livrar de uma acusação de assassinato quanto para ter ajudado Ali a forjar a própria morte. Spencer não responde nenhuma das acusações de Toby.

Cenas de interrogatório são uma constante na série. O objetivo desse interrogatório foi ressuscitar o momento da série, na primeira temporada, em que Spencer foi acusada de matar Ali e fazer provocações quanto as especulações que dizem que Spencer ajudou Ali a forjar sua morte. Por enquanto, na série, esse assunto não foi abordado. Um interrogatório acontece no 4x24.

Ezra serve champanhe para Aria, que desabafa e diz que não aguenta mais esconder o namoro das meninas. Ezra tenta convencer Aria a manter a relação em segredo e pergunta se ela e suas amigas dividem todo tipo de segredo. Aria diz que sim e Ezra fala que tem uma novidade para ela: Alison está viva.

O desabafo de Aria dá sequência a angústia que ela está convivendo desde o 4x14 sobre esconder seu relacionamento com Ezra. A tentativa de Ezra de fazer a caveira das meninas é o que vai acontecer no 4x20. Ezra já sabe que Spencer sabe e, mesmo sem saber quando ela vai contar para Aria, ele vai se antecipar e falar para a namorada que está preocupado com Spencer porquê ela está dependente de remédios, para Aria questionar a credibilidade dela. 

Hanna aparece trabalhando numa central telefônica e fala para uma pessoa que precisa de uma informação, já que essa pessoa lhe deve favores.

No quarto de Emily, Pigskin reflete sobre seu medo de ficar sozinha e as duas tem uma noite de amor.

Pigskin vai fazer a denúncia para a polícia de que Ali está viva. Pelo que entendemos, essa cena representa sua preocupação com a volta de Ali, que é o grande amor de Emily. Pigskin teme perder Emily para Ali.

Na central telefônica, Hanna pede para a pessoa que lhe deve favores confirmar se Alison DiLaurentis fez ligações para a Fundação de Artes F. É assim que Hanna descobre onde Ali está. 

Essa cena de Hanna como telefonista lembrou a época do 2x15, quando Emily trabalhou numa central de ajuda e reconheceu a voz de Lucas em um dos desabafos. O depoimento de Lucas fez com que as meninas desconfiassem que ele era -A. Imaginamos que os números de telefone que Ali deixou escrito no papel junto com o dinheiro vão ajudar as meninas a encontrá-la.

De volta ao interrogatório, Toby dá indiretas de que Ali está ajudando -A, que ela está viva e que Spencer sabe onde encontrá-la. Toby repete que Spencer tem todas as respostas e só precisa encaixá-las. Spencer se irrita e pergunta se as respostas estão no diário. Toby também se exalta e fala que desde quando o diabo está disposto a ajudá-las, dando a entender que há algo de errado com o diário.

Essa declaração de Toby lembra o que Spencer falou para ele no 4x11, quando -A deixou um cd na camionete de Toby prometendo informações sobre Marion. Spencer perguntou a mesma coisa para Toby, desde quando o diabo queria ajudá-los; que seu único objetivo era levá-los para outra armadilha. 

No Brew, Aria confessa para Spencer que voltou a se relacionar com Ezra, mas que dessa vez as coisas parecem diferentes e não perfeitas como antes. Spencer decide contar para Aria sobre Ezra, mas Hanna as interrompe quando entra esbaforida dizendo que conseguiu localizar Ali.

As meninas vão até um cabaré e Hanna diz que Ali fez três ligações daquele lugar. Elas entram pelas portas dos fundos e dão de cara com um camarim. Elas não acham que aquele seria o tipo de lugar que Ali se esconderia até a própria Ali entrar pela porta. Ali pergunta se alguém as viu e se elas estão tentando matá-la, assim como Spencer tentou uma vez. Spencer grita com Ali e Aria fala que elas a querem de volta. A sentença de Aria dá início a um bate boca entre Spencer e Ali. Ali acusa Spencer de não querer que ela volte porquê ela perderia seu lugar de líder no grupo, falando que as meninas fazem tudo que Spencer manda. Spencer fica nervosa e fala que seria melhor que Ali não voltasse e que as meninas deveriam parar de ouvi-la, questionando quanto tempo Ai duraria sem elas. Spencer acusa Ali de estar tramando alguma coisa; ela não sabe o que, mas tem certeza que Ali tem um plano e está as usando como iscas para que elas se estrepem e sofram as consequências. Spencer diz que Ali só fala o que lhe interessa. Ali não responde nenhuma das acusações de Spencer e pergunta para Aria se Spencer já contou para ela. O clima tenso é interrompido quando um tiro atinge a janela. As cinco saem correndo para o depósito do cabaré e Ali fala que elas devem se separar. Elas ficam em silêncio ao ouvirem a voz de Ezra, que fala para Aria ficar tranquila, que ele está ali para protegê-la. Ezra está na porta do depósito mas não vemos seu rosto. Ele fala para Aria que, qualquer coisa que as meninas tenham dito, ele pode explicar; tudo que ele quer é protegê-la. Aria vai na direção do vulto de Ezra e um esqueiro se acende. É Toby, ordenando que todas entrem no carro porquê ele o atingiu apenas uma vez na cabeça. Em seguida, vemos um corpo esticado no chão.

No carro, as meninas começam a pressionar Spencer para que ela junte tudo que sabe e dê um fim nessa história. Spencer diz que está cansada e Toby pede para ela prestar atenção nas páginas e não no diário, repetindo o conselho várias vezes. Spencer fala que é a mesma coisa e Toby afirma que não é. Spencer ouve um barulho de carro em alta velocidade e o tiro do filme, abrindo os olhos e voltando à realidade em cores. 

Ali com as meninas, Ezra, tiroteio, gritaria, confusão, número de telefone, lugar estranho e tudo mais veremos em breve. O conselho de Toby, de que Spencer estava se concentrando nas pistas erradas, lembra o conselho de Ali para Spencer no 2x24, quando as meninas estavam com a mala azul. Ali falou que Spencer não deveria se prender em detalhes, mas sim em outras coisas. 

O bate boca de Spencer com Ali dá sequência ao que aconteceu no 4x16, quando Spencer estragou o encontro de Ali com Emily. Ali assumiu que não confia nas meninas e Spencer considerou a possibilidade de Ali estar tramando alguma coisa e tentando separar o grupo. No 4x16, quando Spencer aparece no depósito e Ali some, foi muito discutido que não foi uma coincidência Spencer ter aparecido justamente quando Ali falou que não confiava em Hanna, Aria e Spencer. O comentário foi que Spencer temeu que Ali falasse alguma coisa sobre ela e, por isso, fez barulho justamente para Ali não dar continuidade a conversa. Ao longo do 4x19, Ali e Spencer se desentenderam várias vezes, criando situações para voltarmos na época em que Spencer desconfiava ter assassinado Ali. 

Aria fala que prefere Ali morta, repetindo o que falou para as meninas no 4x14. Aria pensou que, quando soubesse que Ali estava viva, ela se sentiria melhor e aconteceu exatamente o contrário. Foi nessa conversa que Emily cogitou a possibilidade de Ali ser -A e nesse episódio que Emily disse em voz alta que estava cansada de ser feita de palhaça por Ali. Durante a discussão no depósito, Emily mandou Ali calar a boca, expressando sua insatisfação com a maneira como ela sempre as tratou.

Durante a discussão com Spencer na sala e durante o encontro com as meninas no cabaré, Ali foi o mais Ali que pode e mostrou a essência do seu comportamento enquanto estava viva e amiga das meninas. Tirou sarro da cara de Spencer, provocou Spencer quanto a alguma coisa que ela deveria contar para Aria, tentou jogar uma contra a outra e sumiu quando o circo pegou fogo. A novidade durante a reunião das cinco no depósito do cabaré ficou por conta de Aria, Hanna e Emily que, pela primeira vez, não abaixaram a cabeça para Ali e responderam suas provocações. A que mais amamos foi o cala a boca de Emily.

Quando Ezra aparece na porta do depósito, Aria ignora os conselhos das meninas e vai em sua direção. Essa atitude mostra que Aria confia cegamente em Ezra. No entanto, no carro, Aria não questiona nem as amigas nem Toby sobre Ezra. No 4x20, Aria vai achar que Spencer está acusando Ezra porquê está drogada. Apesar de não concordar com o que ouve, Aria vai até a cabana procurar por provas. 

Toby fez as vezes de detetive no episódio interrogando Spencer sobre Alison. E quem costumava fazer isso? Wilden. No final, Toby aparece com o esqueiro na mão e fala que o atingiu apenas uma vez. Associando Toby-Wilden-esqueiro, voltamos para o incêndio na pousada. Toby foi atingido apenas uma vez na cabeça por alguém que não vimos e que deixou o esqueiro que iniciou o fogo ao seu lado. Segundo Melissa, foi Wilden quem começou o fogo. Será que podemos considerar essa versão Wilden de Toby como a confirmação de que Melissa falou a verdade? 

Spencer pega o diário e as fotos que tirou de algumas páginas com seu celular. Spencer percebe que -A mudou detalhes nos relatos, para elas não saberem o que não devem. Spencer, Hanna e Emily cansam de ligar para Aria, que não atende, e decidem esperá-la na porta da casa dela. Através da janela da sala dos Montgomery, elas vêem Aria e Ezra se beijando. 

No 1x10, durante o GlampMona, Hanna viu Aria e Ezra se beijando dentro do carro. No 1x11, Aria contou para as meninas que estava namorando com ele.

Na cena final, em preto e branco, voltamos para o camarim do cabaré, cheio de máscaras, plumas, roupas, secador de cabelo e apetrechos espalhados pelas penteadeiras. Em um dos espelhos, está um telegrama de A SEM TRAÇO: Quebre a perna. Pare. Beijos A

No teatro, a expressão quebre a perna significa boa sorte. Seja lá quem foi que recebeu, A estava apenas desejando sucesso na apresentação OU se a expressão foi usada no sentido literal, quem recebeu deveria se estrepar mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário