expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Tradução do diário de Ali que Hanna pegou em Ravens #1

No mausoléu, no final do 4x14, Hanna mostrou para as meninas o diário de Ali que ela roubou do apartamento em Ravens. Spencer ficou revoltada e quis saber porquê Hanna demorou para contar sobre o diário. Hanna explicou que não falou nada antes por causa do conteúdo dos relatos, que são sobre elas.  

Os diários de Ali sempre renderam confusão. Um deles, que foi jogado no lixo, fez a festa de Mona. Spencer não entendeu nada quando viu Ali escrevendo em outro, no meio da rua, e ficou ainda mais confusa com a justificava da amiga, de que estava escrevendo os diários para que elas lessem quando ela morresse ou desaparecesse. Algumas páginas deixaram Aria transtornada ao narrar o envolvimento de Ali com Byron. Não sabemos exatamente quantos diários Ali escreveu mas, pelo que vimos nas primeiras páginas do que Hanna pegou, Ali parece não ter registrado apenas passagens para ajudar as meninas. Ela também registrou passagens para prejudicá-las quando achasse necessário. 

Primeiro vamos traduzir as passagens, para depois comentarmos. 








1 - Querido Diário, segredos fazem o mundo girar. Todo mundo tem alguma coisa para esconder. De residentes a zeladores esquisitos até alunos do colegial. Se os segredos tivessem um Pentágono, seria em Rosewood High. Eu seria a diretora porquê eu sei de tudo. P.S. Diário, eu acho meio idiota me referir à um monte de papel como se fosse uma pessoa. Então, chega dessa coisa ridícula de "querido."

2 - Na verdade, isso é mais que um diário; é uma coletânea de registros. Eu preciso registrar os segredos sujos de todo mundo. Segredos que eu posso usar para alegrar meu dia e também para atormentar as pessoas na tentativa de cair fora dessa cidade chata.

3 - A senhorita Prissy Paints tem um segredo que ela nem sabe. Um segredo muito bom!

As primeiras páginas do diário dão uma amostra do que vem por aí. Irônica, Ali debocha de sua condição de abelha rainha, sentenciando que tem total conhecimento dos podres de todo mundo e pode tocar o terror quando lhe der na telha apenas para se divertir. Hanna demorou para mostrar o diário para as meninas por causa do seu conteúdo. Não sabemos o que Ali registrou, mas ela deixou claro que seus registros passam longe das boas intenções. Para deixar as meninas ainda mais loucas, Ali fez uso de códigos para que apenas ela soubesse de quem estava falando.

A descoberta do diário coincide com o momento em que as meninas começam a dar demonstrações, sem culpa, de que estão fartas das mentiras de Ali e revoltadas por ela ter se fingido de morta. Não bastasse os problemas que causou apenas por forjar a própria morte, ela fez tudo e mais um pouco para garantir que suas amigas não tivessem paz. A indignação é tamanha que Emily chocou ao sugerir que Ali poderia ser -A. 

Dizem os spoilers que as meninas vão questionar se realmente vale a pena decodificar os relatos. E não é para menos. Se Ali fez o diário com a intenção de infernizar as pessoas, não é uma boa ideia desenterrar o passado. Os spoilers também anunciam que o diário contém bombas sobre a própria Alison.

Passado condenável e futuro problemático a parte, o que chamou nossa atenção é que esse diário se parece com os diários de Alison e Courtney em Ali´s PLL. Courtney decorou o diário da irmã, mas não conseguiu entender algumas passagens porquê estavam escritas em código. Alison, ao ler o diário de Courtney, ficou sabendo dos segredos das meninas. Courtney não cansava de provocar as amigas fazendo insinuações sobre os segredos de cada uma delas, devidamente registrados em seu diário. Quando Ali leu o diário de Courtney, ela falou que a irmã foi burra por ter escrito tudo em detalhes porquê, se o conteúdo caísse em mãos inimigas, elas estariam perdidas. E foi exatamente o que aconteceu. 

O diário que Mona pegou no lixo continha bobeiras que serviram para ela atormentar as meninas. Os relatos não eram, assim, tão escabrosos; mas nenhuma delas queria que se tornassem públicos. O diário que Hanna pegou, ao que tudo indica, tem informações bem mais graves, tanto das meninas, quanto de Ali. A semelhança desse diário com Ali´s PLL é uma mistura do comportamento de Courtney, que usava os segredos das meninas para mantê-las sob seu domínio, com o comportamento de Ali, na série, que tratou de registrar absolutamente tudo que pudesse para prejudicar quem quer que fosse quando precisasse, em mais uma demonstração de seu comportamento manipulador com intenções duvidosas, que suas amigas não estão mais dispostas a tolerar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário