expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O que estão falando no Tumblr #13: podemos confiar em Alison?

Desde que notamos uma semelhança entre o carro da Mulher de Preto, no 4x01, com o carro que Ali vai ao ateliê de Hector, no 4x04, começamos a desconfiar de Ali. Como associamos a Mulher de Preto com a BigA, a primeira dúvida que tivemos foi se Ali poderia ser -A, a Ali amiga das meninas. Queremos fazer uma teoria sobre isso sem considerar as gêmeas, o que está dificultando demais nossa vontade. Enquanto não conseguimos material para teorizar, vamos postar um Tumblr que questiona se Ali é de confiança sem associá-la a -A ou a Mulher de Preto.

A teoria se chama I’m suss about Ali again - estou desconfiando de Ali de novo - e surgiu após o 4x16, episódio que forneceu a maioria dos argumentos para a autora voltar a desconfiar de Ali. A autora explica em tópicos os motivos de sua desconfiança e faz algumas considerações antes de comentar os acontecimentos do 4x16. Alguns dos nossos comentários estão entre parenteses e o comentário geral sore a teoria está no final. 

Tradução

Bom, eu tentei não fazer isso. Mas não consegui. Depois do encontro de Ali com Emily, no 4x16, eu tenho que concordar com tudo que Spencer falou - e raramente faço isso. (Nós sempre concordamos com Spence!)

Depois que Ali confirmou que está viva, ela conversou com as meninas apenas duas vezes - 4x13/16. Por conta disso, é muito cedo para acusá-la de qualquer coisa e reunir evidências de que ela está jogando com Emily ou com as meninas. O que me fez desconfiar de Alison foi o diálogo que ele teve com Emily, que também reconheço não provar muita coisa, uma vez que a situação pede que as duas se comportem de maneira ambígua. 

O encontro de Ali com Emily foi uma cena muito bem feita, com uma ambiguidade brilhante. Se você quiser ver uma Alison sincera e com medo, você consegue. Se quiser ver uma Alison mentirosa e manipuladora, também. O mesmo penso do diálogo de Mona com Ezra no 4x14, igualmente ambíguo. 

Pelo contexto atual da série, faz todo sentido Alison continuar se comportando de maneira ambígua. Eu entendo que isso é necessário. Ainda não reuni provas suficientes de que ela está apenas fazendo tipo; mas não tenho como não desconfiar dela.

Por quê só confiar em Emily?

Talvez Ali não confie em Spencer por ela estar ligada a Melissa e Toby. Em Aria, ela não confia por causa de Ezra e Byron. Hanna é mais difícil de entender. (Não achamos tão difícil assim. Hello Mona!) Antes de Ali morrer, Emily escreveu uma carta para ela desabafando que não aguentava mais seu comportamento. Emily namora Pigskin, uma das inimigas de Alison. Emily deixou claro, até antes do encontro, o ódio que sentiu quando soube que Ali está viva e cogitou a possibilidade de Ali ser -A - palpite que não sabemos se Ali sabe. 

Na verdade, todo mundo em Rosewood tem alguma coisa contra Alison, inclusive Emily. Mas como Ali sabe dos sentimentos de Emily por ela, não teria pessoa mais fácil de Ali convencer do que ela - Emily.

Ali não responde nada

No encontro com Emily, de novidade mesmo, Ali só falou que precisa da ajuda de Emily para descobrir quem é -A. A afirmação de Ali, de que Emily foi a única que sempre se importou com ela, soou falsa. (Concordamos. Não foi só Emily que nunca parou de se importar com Alison. As meninas passaram esse tempo todo tentando descobrir quem é -A para descobrir o que aconteceu com Alison. Ela esqueceu isso?)

Ali madalena arrependida

Ali não cansa de repetir para Emily que sente tanto por tê-la feito sofrer e que, se pudesse, faria tudo diferente. (Esse discurso de Ali nos faz achar que ela está usando Emily, se aproveitando dos sentimentos dela. E outra: por quê só Emily pode ajudá-la e como ela pode fazer isso? O que Emily tem de tão especial para ser o principal motivo das lamentações de Ali?)

Ali não sabe quem é -A

Ali sabia que Mona e Toby eram -A. Agora, ela não sabe quem é -A, por isso não cansa de repetir que achava que sabia quem deveria temer. Supondo que ela deveria temer Garrett e Wilden, ela não precisa mais temê-los pois eles estão mortos. Ezra está vivo e Ali parece saber que ele está atrás dela. Tudo indica que Ali era a RC Loira que guiou Spencer até o apartamento em Ravens. Considerando Ezra a única ameaça viva, o desconhecimento de Ali de que ela não sabe quem deve temer o inocenta. Ou ela não sabe que ele está atrás dela? 

A mudança de comportamento de Emily

Emily decretou que elas não deixariam nada estragar a amizade entre elas. Depois que Spencer estragou o encontro, Emily mudou de opinião e voltou a ser a antiga Emily, desesperada pela aprovação de Alison e desconsolada com a morte da amiga. Será que Ali quer usar Emily para que ela conte o que as meninas estão pensando? Ali quer fazer de Emily uma agente infiltrada? Spencer argumentou que Ali quer separá-las e Emily rebateu dizendo que ela nunca faria isso. Bastou dois minutos de conversa com Ali para Emily mudar de opinião. 

Comentário

Concordamos com a teoria. Ali está agindo de maneira estranha. Enquanto estava morta, ela aparecia para as meninas sempre dócil e agradecida pelo esforço que elas faziam. Quando revelou que estava viva, pediu ajuda das quatro para voltar para casa. Agora, só quer saber de Emily. O que foi que aconteceu para Ali excluir as outras? 

Sabemos que Emily continua apaixonada por Alison e que, por um momento, chegou a condená-la por ter mentido. Foi só Ali aparecer fazendo a linha angustiada que Emily mudou de opinião. Já dissemos que não sabemos o que passa pela cabeça de Ali e não entendemos essa preferência por Emily. Talvez por todas as pessoas que Ali desconfiava que deveria temer terem sido excluídas de sua lista, será que Ali passou a desconfiar de Hanna, Spencer e Aria? A justificativa que a teoria dá para que Ali não confie em Spencer e Aria e a que nós demos para ela não confiar em Hanna poderia até fazer sentido não fosse um detalhe: Ali não sabe que elas foram enganadas por essas pessoas? Seja lá o que se passa pela cabeça de Ali, alguma coisa ela pretende e, sabê-se lá porquê, Emily é a única que pode ajudá-la.

Sobre as frases de Ali. Sabemos que Ali não pode revelar quem é -A, por razões óbvias. Mas por quê ela não pode revelar qualquer outra coisa? Morta ou viva, Ali sempre falou a mesma coisa, que a gente não aguenta mais ouvir. Nós achamos que, depois de Ali confirmar que estava viva, ela ia ajudar as meninas, com pistas sobre quem é -A, quem está atrás dela - que pode ser -A e outra pessoa - ou qualquer outra coisa que ajudasse nas investigações. Só que não. Claro que Ali vai demorar para contar os motivos responsáveis por terem feito a vida dela um inferno, mas vocês não concordam que passou da hora dela começar a colaborar? Saber o que quer, ela sabe; mas se ela própria não colabora, fica difícil. 

Outra mudança no comportamento de Ali, que agora se mostra arrependida, é que antes ela via tudo; agora, não vê mais nada. Ela sabia quem era -A, sabia o que -A aprontava, enfim, sabia de tudo. Agora parece não saber de mais nada. O que foi que aconteceu para ela, de repente, desconhecer o que se passa?

A teoria destaca o comportamento ambíguo de Ali pós confirmação de que está viva, que em nada difere do que ela sempre foi. O que está nos irritando é que ela continua enrolando todo mundo. Se ela achava que sabia quem deveria temer, porquê não fala de uma vez quem eram essas pessoas? O que ela pretende com Emily? Vai demorar quanto tempo para ela se tocar que passou da hora de retribuir o esforço que as meninas fizeram por ela? 

O objetivo da teoria era comentar o comportamento ambíguo de Ali e questionar suas intenções. A própria autora disse que não tem argumentos suficientes para acusá-la de qualquer coisa, mas que o 4x16 ressuscitou sua desconfiança quanto a Ali. Nós também não temos argumentos para acusar Ali e fazer nossa teoria. Apesar disso, conhecendo Ali, realmente temos que nos questionar se podemos confiar nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário