expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

domingo, 26 de janeiro de 2014

O que estão falando no Tumblr #12: Maya trabalhava para Ali?

Desde que começamos a falar do Tumblr, postamos todo tipo de especulação, com exceção das que teorizam que Maya está viva. Se tem uma pessoa que a gente não quer ver, nem ouvir falar, é Maya. Nunca gostamos dela e já dissemos que ela durou além do que deveria. Vários Tumblrs e especulações em outros sites sugerem que Maya está viva, que ela foi enterrada no lugar de Alison - oi? -, que ela é uma das RC, que é -A e todo tipo de coisa que se possa imaginar. Se não estamos enganados, em um dos Tumblrs comentamos que algumas pessoas estavam obcecadas por Maya - única menção feita sobre ela.

Para nossa surpresa, acabamos de ler uma teoria sobre Maya que achamos muito interessante por não defender nenhum dos palpites citados acima. A teoria sugere que Maya foi a primeira pessoa que se mudou para Rosewood a pedido de Alison para ajudá-la a descobrir quem tentou matá-la. A teoria surgiu após o 4x16, baseada nas declarações de Shana, e faz muito sentido. A teoria começa comparando o modo de trabalho de Shana para depois compará-la com Maya. Mas nós vamos fazer o contrário. Vamos começar falando da Maya, para depois compará-la com Shana. Nunca é demais repetir que o Tumblr não cansa de nos surpreender. Então, vamos lá!

A teoria se chama MAYA KNEW - Maya sabia -, uma das frases-código dita por Mona no 3x07 (quem mais ama lembrar de Crazy?). No Radley, enquanto penteava umas bonecas, Mona falava frases sem pé nem cabeça para Hanna e Aria, que estavam assustadíssimas com o comportamento sinistro dela. Mais tarde, Hanna percebeu que as frases foram ditas de acordo com um código que ela e Mona criaram para falar mal dos outros sem que as pessoas percebessem. Embora Mona tenha dito várias frases, as meninas decodificaram duas ou três. As frases de Mona são uns dos principais argumentos da teoria.

Alison e Maya

A teoria não explica como Ali e Maya se conheceram, mas parte do princípio de que Ali mandou Maya para Rosewood para ajudá-la a descobrir quem tentou matá-la. Não foi por acaso que os St. Germain se mudaram para a casa dos D.; a mudança fazia parte do plano. O fato das duas se conhecerem explica a loira que Spencer viu no quarto de Alison quando a casa já estava ocupada pela família de Maya. Alison estava na casa porquê ela conhecia Maya, que sempre soube que ela nunca morreu. 

Ali pediu que Maya se aproximasse das meninas, principalmente de Emily. Ali contou para Maya que Emily gostava de meninas, o que explica o fato de Maya ter dado em cima de Emily mesmo sabendo que ela tinha namorado. 

Basicamente, Maya tinha a mesma missão de Shana: tentar descobrir quem matou Ali. Porém, algo saiu errado. Maya se aproximou das amigas de Ali, atitude que, de alguma forma, permitiu a Mona saber que ela estava ajudando Ali. No meio das investigações, acabou que Maya teve uma recaída nas drogas, foi para a rehab e, quando voltou, era tarde demais. -A já sabia que Maya era uma ameaça, por isso tratou de dar um fim nela. -A, nessa caso, era Mona. E quais são as provas de que Mona sabia sobre Maya e que o time a matou? As frases de Mona no 3x07 e o bilhete que Hanna encontrou no 3x10. 

De alguma maneira Mona descobriu sobre Maya, que foi vista com Garrett. O time tentou incriminar Garrett pela morte de Maya, ignorando um detalhe: Maya foi morta depois que Garrett foi preso. Um dia depois, Mona foi para o Radley, época em que Shana ficou sabendo que Ali estava viva e foi para Rosewood. 

O que as frases de Mona diziam? Miss Aria, You’re A Killer Not Ezra’s Wife = Maya knew. As meninas entenderam que Maya sabia de alguma coisa. E só. Afinal, ela sabia o que? Que Mona era -A. No One To Save Ali From Evil = not safe. O que não era seguro? Não sabemos. Essa é uma frase que faz sentido por si só e também com o código. Ninguém pode livrar Ali do mal. Maya não conseguiu ajudar Ali. Ajudar Ali não é seguro. A outra frase revelava o site de Maya.

Sobre o bilhete que Hanna encontrou no 3x10. Embaixo de um vaso, Hanna encontrou um bilhete que Maya escreveu para Emily avisando que ela precisava falar algo muito importante, mas não era para Emily ligar no celular dela porquê alguém o roubou. O bilhete foi escrito no dia em que Maya morreu. 

Sobre Nate. No 3x12, Nate surtou e tentou matar Pigskin. Em momento algum ele disse que matou Maya; apenas falou que, como Emily havia tirado algo dele, ele ia tirar algo dela. Nate responsabilizou Emily pela morte de Maya. No final do episódio, quando Mona e Toby conversam, o diálogo revela que o time matou Maya e pretendia culpar Pigskin. 

Resumindo: Maya foi para Rosewood a mando de Ali. Maya se aproximou dos amigos de Ali, despertando a desconfiança de -A, que acabou descobrindo a verdade. Para mostrar que ninguém poderia livrar Ali do mal, Maya foi assassinada. Após o corpo dela ser encontrado, Mona se revela -A e vai para o Radley, momento em que Shana fica sabendo que Ali está viva. 

Alison e Shana

Shana contou que conhece Ali desde os três anos de idade, porquê era vizinha da avó dela na Georgia. Shana soube que Ali estava viva depois que Mona foi para o Radley. Um tempinho depois, Shana chega em Rosewood e vai trabalhar na loja de fantasia. A missão de Shana era a mesma, mas com outra estratégia. 

Maya se aproximou dos amigos de Ali, o que despertou a desconfiança de -A. Justamente por isso, Shana deveria fazer o contrário e se aproximar dos inimigos de Ali. Shana foi apresentada em PDS, como a balconista fofoqueira que não largava de seu IPhone. Durante PDS, vimos várias chamadas de número bloqueado no telefone de Shana, que se aproximou das meninas a partir da 3B.

Shana chegou despejando antipatia pra cima das meninas e cismou com Emily. Coincidência? Ali sabia que Emily seria a mais fácil de ser conquistada, mas a aproximação de Shana com ela foi bem diferente. Shana chegou decretando guerra a Emily e virou BFF de Jenna. Dessa vez, o plano de Alison tinha como lema: mantenha seus amigos próximos e seus inimigos mais próximos ainda. 

A teoria sugere que Shana chegou a se juntar ao time, que não desconfiou dela até o 4x16. Como -A sabe de tudo, -A sabe que Ali passava férias na casa da avó, na Georgia. Shana falou que cresceu na Carolina do Sul, sem mencionar a cidade, e passou um tempo em NY. Ela não quer ser relacionada a Ali de nenhuma maneira. Se ela falasse que cresceu na Georgia, despertaria desconfiança. Concordamos com a teoria, de que Ali mudou a tática. Mas nessa parte falta uma peça. Shana pode ter feito de tudo para não ser associada a Alison, mas não deu nenhuma justificativa para ter se mudado para Rosewood. E, se ela se juntou ao time, qual foi a justificativa que ela deu? Para nós, Shana assumiu para os inimigos de Ali que a conhecia e que não gostava dela, por isso queria vingança. Não conseguimos pensar em outra razão para ela ter ganhado a confiança dos inimigos de Ali. 

A morte de Maya é a responsável pela frase de Ali, de que achava que sabia quem ela deveria temer. Mesmo com Mona no Radley, ela não teve paz. Depois de Mona, Ali se enganou quanto a Garrett e Wilden. Não achamos que Ali tivesse porquê temer os dois, mas é essa a justificativa que a teoria usa para explicar porquê, finalmente, Shana falou a verdade para Emily. Os dois morreram e alguém continua atormentando Ali.

Shana procurou Emily para dar um recado de Ali, que queria encontrá-la. Nesse caso, a tática de Ali foi a mesma: ela sabia que Emily seria a mais fácil de convencer. No encontro, Ali pede ajuda de Emily para descobrir quem é -A. Mais uma vez, como -A sabe de tudo, -A já sabe que Shana está do lado de Alison.

Pensando no que aconteceu com Maya, surge uma questão: Ali não esperava que Maya fosse morta. Mesmo assim, não desistiu e recrutou outra amiga para a mesma missão. Por quê? Como a própria Alison afirmou, ela não sabe mais quem deve temer. Ela sabia o risco que Shana corria, por isso mudou sua tática. Primeiro, Shana tornou público sua antipatia pelas meninas, na tentativa de convencer -A de que era de confiança. Passada essa fase, chegou a hora de Shana mostrar a que veio. Como vimos, todo seu esforço para se passar por inimiga das meninas foi desmascarado após o encontro com Emily. Inclusive, lendo essa teoria, pensamos no acidente de Jenna, no 3x09. Talvez Shana aprontou com Jenna para dar uma prova de que estava ao lado de -A. 

Finalizando

Nós já comentamos em alguns posts que Maya foi morta porquê sabia demais. Ela sabia quem era -A e por esse motivo foi morta. Em um deles, sugerimos que Maya foi orientada por Mona a tirar a foto beijando Emily, sem ter noção do transtorno que ia causar. Quando soube no que se meteu, era tarde demais. Segundo a teoria, Maya chegou em Rosewood já sabendo de -A e se aproximou das meninas para tentar descobrir o que estava acontecendo com elas. Maya não fez nada a mando de -A, que descobriu suas intenções e a matou. A teoria comparou a maneira como Maya se aproximou de Emily com o comportamento de Shana. Maya deixou um bilhete para Emily no dia em que morreu avisando que precisava falar algo muito importante. Shana foi atrás de Emily para dar um recado de Alison. 

Ali deu a mesma missão para as duas. Para Maya, ela pediu que se aproximasse das meninas; para Shana, ela mudou a tática e pediu para ela se aproximar de seus inimigos. Independente da especulação sobre Maya estar correta ou não, ela morreu porquê sabia demais. Não sabemos se Shana terá o mesmo destino. Não sabemos se ela também sabe demais; mas sabemos que -A já sabe sobre ela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário