expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Segunda opinião sobre Ezra e o 4x13 - Grave New World/ Parte I

Somos só nós que ficamos com a impressão de que esse ano o hiatus entre o 4x12 e o 4x14 vai durar quatro meses? O responsável por essa sensação foi o 4x13, um episódio que, além de decepcionar, foi ruim. Nunca falamos que um episódio foi ruim; por mais que xingamos a reta final da 3B, nunca usamos a palavra ruim para qualificar nenhum episódio. Até o 4x13, que merece com louvor esse adjetivo. No Comentário sobre o episódio, nem estendemos as críticas por preguiça de falar mal, tamanha foi a decepção. Apesar da ruindade, o 4x13 serviu para reforçar uma opinião nossa muito discutida depois do 4x12, de que Ezra não é -A

Comentamos todas as questões que sustentam essa opinião e esquecemos a questão principal: -A. Antes de começar o post, temos algumas considerações. Ezra pode sim ser -A e para isso não precisamos de mais evidências; precisamos de motivos. Como dissemos, a série está num ponto em que tudo é possível e, por mais que a gente tenha fatos que sustentem nossas especulações, também temos evidências que dizem o contrário. E são esses fatos que contribuem para que a gente, cada vez mais, não acredite que Ezra seja -A. 

Os episódios de Halloween sempre são descritos como episódios isolados, que tratam de assuntos exclusivos do episódio, mas que estão relacionados com as principais tramas da série - 2x13 - ou da temporada - 3x13. O 4x13 foi além ao optar por se isolar de todas as questões da 4A e se concentrar exclusivamente na sequência final do 4x12, que foi essa: as meninas descobrem o apartamento em Ravenswood, associam -A com um homem, esse homem com o beach hottie e concluem que ele está atrás de Ali. Grunwald engrossa a conclusão ao confirmar que Ali está viva e em Ravenswood, além de falar do tal ele que é perigoso. Grunwald aconselha as meninas a irem embora, mas elas resolvem ficar na cidade e invadem uma loja de roupa enquanto são observadas por Ezra que, segundos depois, aparece esmurrando a porta do guarda-roupa no apartamento. O 4x13 começa com as meninas trocadas andando pelas ruas de Ravenswood. Ezra liga para Aria, ela fala mais do que devia e logo vemos Ezra com a roupa de soldado. Por ser o episódio de Halloween, mesmo não sendo de Halloween, vamos chamar essa roupa de soldado de fantasia, já que nos especiais são os fantasiados que apavoram as meninas. 

O 4x13 não foi único por ser o mais isolado e o pior episódio de todos, mas também por ter feito uma coisa que nunca vimos na série. Esse detalhe é o novo argumento que encontramos para reforçar a opinião de que Ezra não é -A.

No 2x13 e no 3x13, os fantasiados tocaram o terror pra cima das cinco amigas. O Mascarado, a Rainha de Copas e Mona fantasiada de Caleb apavoraram as meninas. Nos dois episódios, os fantasiados aparecem apenas fantasiados, sem mostrar o antes e o depois de quem estava por baixo da fantasia. No 2x13 Lucas estava de Mascarado, a mesma fantasia que atormentou Ali. Lucas aparece sem a máscara depois que Ali comeu o pão que o diabo amassou nas mãos do Mascarado. O detalhe é que Lucas era só mais um entre tantos Mascarados que circulavam por Rosewood e pela festa de Noel. 

No 4x13, pela primeira vez na série, a pessoa que vai usar a fantasia aparece antes de se fantasiar. Ezra apareceu com a roupa de soldado antes do soldado entrar em ação. Depois que ele desliga o telefone, o soldado aterroriza as meninas e sossega depois de levar uma tesourada de Spencer. No final, Ezra aparece com a mão no bolso. Antes de tudo isso, as meninas viram a fantasia no apartamento. 

A maneira como o episódio aconteceu também fez a linha primeira vez na série. Tudo que aconteceu em Ravenswood foi para escancarar que Ezra tem culpa no cartório. Desde quando em PLL acontece isso? Desde o começo do 4x13 até a cena em que as meninas voltam para Rosewood. Absolutamente tudo que aconteceu serviu para incriminar Ezra. Ali discute com um homem, Grunwald tem uma premonição, um soldado azucrina as meninas e Ezra tem que arcar com todas as suspeitas. 

A série nunca resolveu uma questão de maneira simples, muito menos entregou de bandeja a identidade das pessoas disfarçadas. Alguma vez uma das Red Coat apareceu vestindo o casaco e aprontando em seguida? Antes de Mona e Toby se revelarem -A, algum deles apareceu vestindo o black hoddie? Nunca. Por que com Ezra foi assim? Porquê Ezra não é -A. Se for, tudo bem. Talvez essa decisão de escancará-lo como o soldado seja uma inovação. Mas conhecendo PLL como todos nós conhecemos, não foi um pouco demais? Caso tenha sido uma inovação, a ideia é exclusiva dessa questão e o próprio 4x13 confirma isso. 

A maneira de PLL responder uma questão é sempre com outras questões. Nunca temos uma resposta definitiva, do tipo que encera o assunto. É sempre um jogando a bomba para o outro ou criando uma bomba nova. Por exemplo: Mona se revela -A. Questão encerrada? Não mesmo. Mona se revela a primeira -A, revela a existência de um time e finaliza seu discurso falando sobre ela

Voltando para o 4x13. No final do episódio, Ezra só faltou aparecer tirando a roupa de soldado. Em vez disso, apareceu com a mão escondida encerrando a resolução óbvia do mistério. Óbvio que dura até Ali aparecer para que tudo volte ao normal. Lembrando que, pela cronologia dos episódios, o encontro com Ali aconteceu no mesmo dia do 4x12; dia em que as meninas baixaram em Ravens para ver um show de mágica, Emily foi encaixotada, as quatro e as RC fizeram um auê na marcenaria, que terminou com a descoberta do apartamento e as revelações de Grunwald. Após Grunwald aconselhar que era melhor elas darem o fora, as meninas decidem ficar para a festa e passam a noite na cidade. O dia do 4x12/13 foi o mesmo, mas os acontecimentos foram em períodos diferentes - durante a tarde (12) e, depois, à noite (13). 

As meninas encurralam Ali de Red Coat e ela confirma que está viva, dando início a um diálogo que retoma o jeito habitual da série de resolver as coisas. Aria faz a primeira pergunta para Ali: então era você em Ravenswood? Ali NÃO responde e fala: não tenho muito tempo. Spencer pergunta para Ali: por quê? De quem você tem medo? Ali NÃO responde e fala: Hanna, você lembra do que eu falei no hospital? Hanna NÃO responde e fala: era você mesmo? Ali vê o farol de um carro atrás dos arbustos e pede silêncio. Ezra aparece e, quando os cinco olham onde Ali deveria estar, claro que ela não está mais lá. O reencontro já é uma das nossas cenas favoritas, principalmente por Ali perguntar: did you miss me? 

À moda de PLL, Ali confirma que está viva; confirmação que, até ser feita, bombardeou dúvidas desde o Pilot e, após ser feita, criou novas perguntas. Confirmação feita, vamos analisar o diálogo do reencontro. 

Aria quer saber se era Ali que estava em Ravenswood. Quando? Durante a tarde, quando Spencer diz ser ela a RC Loira que a guiou até o apartamento; durante a noite, quando uma RC Loira zanzou pelo cemitério ou durante o corre corre sobrenatural nos casarões da cidade? Ali não respondeu. Mais: se era Ali durante a noite em Ravenswood, como ela foi parar tão rápido em Rosewood?

Spencer quer saber de quem Ali tem medo. Ali não revela de quem tem medo, diz que está sem tempo e responde a pergunta de Spencer com uma pergunta para Hanna. Ali quer saber se Hanna lembra o quê ela falou no hospital. Antes de responder se lembra ou não, Hanna quer saber se realmente era Ali que apareceu lá. Ali, mais uma vez, não responde.

O quê tanto Ali falou no hospital? A primeira visita de Ali para as meninas foi a mais reveladora. Ali resumiu a situação que a fez acabar enterrada viva e mostrou ter total conhecimento do inferno que a vida de suas amigas virou depois que ela foi encontrada morta. Hanna quer saber a verdade e Ali não disfarça seu desapontamento com, pelo que pareceu, a única vez que ela falou a verdade. Ali diz que a verdade é uma decepção e aconselha Hanna a mentir sempre. Ali diz que falar a verdade para a pessoa errada, na hora errada, fez ela acabar onde estava. Que verdade é essa? Que pessoa é essa e quando foi que ela cometeu esse erro? Apressada e temendo ser vista, Ali concluí que já falou demais e pede que as amigas deem um jeito em -A, pois "aquela vagabunda está me tirando do sério." Quem é aquela vagabunda: Mona ou a tal ela que Mona sempre enfia nas suas explicações quando tem que dar satisfação vestida de -A? Ali também afirma que as meninas sabem muito mais do que pensam que sabem. Considerando que elas não sabem nada, qualquer lembrança é bem vinda. Para fechar, Ali se recusa a falar a verdade para Hanna, alegando que não vai fazer a menor diferença. Desse jeito fica complicado, né?

O reencontro do grupo com Ali foi igual às visitas individuais. Ali não respondeu nada e sumiu antes que alguém a visse. A diferença foi que no 4x13, Ali fugiu antes de Ezra chegar, reforçando a ideia de que ele é -A. Como Ali sabia que era ele que estava voltando? Ela tem que se esconder só de Ezra agora? 

Somando tudo que comentamos acima, não concluímos outra coisa a não ser que Ezra não é -A. Por quê só com ele foi diferente? Por quê só ele apareceu antes-durante-e-depois de se fantasiar? Repetindo: talvez seja uma nova estratégia da série*.

Repetindo: Ezra pode sim ser -A. Para isso não precisamos de mais evidências, precisamos de motivos. Motivos e uma explicação. Precisamos dos motivos para entender porquê ele fez isso e precisamos de uma explicação para entender como evoluiu isso. Isso é -A, a questão principal que não comentamos.

O 3x24 foi a introdução de como -A seria na 4A. Até o 3x23, Mona e Toby eram -A e a Red Coat Loira era a BigA. Pulando aquela parte de como a RC Loira virou a BigA, tem um detalhe muito curioso nessa transição. Apesar do termo BigA ser super usado quando o assunto é -A, esse termo nunca foi pronunciado na série. No 2x25 Mona fala que ela sempre tem um plano. Tudo indica que a tal ela é a BigA, mas depois que Mona (3x24) conta como conheceu a RC/BigA, vai saber quem era a tal ela que Mona falou. Já comentamos que a explicação de Mona quanto a RC/BigA é contraditória. Se Mona conheceu a BigA enquanto estava no Radley, então quando ela se revelou para Spencer tinha outra ela no comando? Ou será que Mona se referiu a ela mesma na terceira pessoa - tipo, Mona era a líder do time e fingiu que não era apenas para apavorar Spencer? Discursos de Mona à parte, no 3x24 todo mundo falava da Red Coat como a líder do time, o quê implica diretamente na associação da Red Coat com a BigA. Ninguém usou o termo BigA, todo mundo só falava da Red Coat e todo mundo se referia a Red Coat como uma mulher. 

No 3x24 Mona é a primeira -A a se tornar vítima de -A. No 4x01, é a vez de Toby. -A, nesse caso, era a Red Coat/BigA. Quando a temporada começou, dissemos que colocar Mona como vítima de -A foi uma ótima ideia para questionarmos as intenções dela. Sobre Toby, não falamos nada porquê a ideia de colocar os dois como vítima de -A tinha um objetivo maior, que era mostrar que a Red Coat/BigA era a verdadeira dona do jogo. Após o 4x13 entendemos de outra maneira essa decisão. 

O objetivo principal continua sendo o de ressaltar a soberania da Red Coat/BigA. O que muda é a opinião quanto a tornar Mona e Toby vítimas de -A. Mona e Toby tornaram-se vítimas por diferentes motivos. Mona precisava provar que era de confiança, enquanto Toby precisava provar que sempre quis proteger Spencer e que é um eterno coitadinho. Mona recebeu ameaças de -A apenas no 4x01 e no 4x02, enquanto Toby passou a summer season choramingando pela mãe. Nos dois casos, deveríamos achar que eles não são mais -A. 

Mona começou a temporada determinada a descobrir quem era a Red Coat/BigA. Para isso, ficou com o hd de Wilden e, do nada, entrega para Hanna e não fala mais de Red Coat nenhuma. Talvez ela tenha feito isso porque não descobriu nada quanto a RC ou tinha outras intenções. -A tentou enforcar Mona que, depois da ameaça, deu uma sumida e voltou para confessar que matou Wilden. A confissão a levou de volta para o Radley, onde tudo começou. Se foi na Radley que Mona conheceu a RC, nada melhor do que voltar para lá e rever will the circle be unbroken escrito na mesa. Desde quando Spencer viu a frase, nos perguntamos o real significado dessas palavras. Mona aproveitou para acertar as contas com Wren e, graças a Travis, foi liberada do sanatório e se mandou para Ravenswood para tricotar na varanda e encontrar com Shana. 

Toby começou a temporada determinado a saber a verdade por trás da morte da mãe. Instigado por -A, Toby devolveu o furgão em troca de informações. Aqui fazemos uma pausa. Mona escondeu o furgão num lugar que ela tinha absoluta certeza que era mega secreto. Como vimos, de nada adiantou ela acorrentar o portão. Toby não pensou duas vezes e devolveu o furgão para -A. Quando Mona se revolta com a descoberta, ela vai tirar satisfação com Spencer e fala que tem seus meios e por conta disso conseguiu rastrear o furgão e descobriu que Toby devolveu para -A. Lembrando que os dois afirmam não saber quem é a RC/BigA, queremos saber: como Toby achou o furgão? Mona SABIA que Toby devolveu o furgão e que Spencer sabia disso. Se Toby não sabe quem ela é, ele simplesmente deixou o furgão no meio do mato e foi embora, sem ter a menor vontade de flagrar a RC? Se Mona é vítima de -A, que meios são esses que ela tem para rastrear o furgão? Se ela rastreou o furgão, por quê não rastreou a BigA? Mona falou que rastreou e descobriu que Toby devolveu o furgão. Mas ela rastreou o quê: a informação de que Toby devolveu o furgão ou o local onde o furgão estava? Por quê Mona parou de ser vítima de -A e Toby continuou? 

Falamos tudo isso para explicar nossa nova opinião sobre a decisão de Mona e Toby tornarem-se vítimas. Além de reforçar a soberania da RC/BigA, essa ideia teve o objetivo de desviar a atenção do assunto -A. Com os dois -As vítimas de -A e essa -A sendo a RC/BigA, a ideia foi uma estratégia para acreditarmos que só a BigA estava em ação e não existia mais time nenhum. Assim, com dois -As fora do jogo, a identidade que precisava ser descoberta era da RC/BigA que, teoricamente, agia sozinha. Dando sequência a essa estratégia, Cece se torna suspeita de ser a Red Coat e, após ser desmascarada, as meninas descobrem um apartamento com cara de covil e -A, de Red Coat/BigA/ela, passa a ser ele e o beach hottie. Aqui fazemos outra pausa. 

Todo mundo fala que a BigA é mulher, mas apenas Mona e Toby se referem a Red Coat implicitamente como a BigA. Quando as meninas falavam da Red Coat, ela era -A e apenas -A, a única -A em ação depois que Mona e Toby foram excomungados. Depois que CeCe é rebaixada a prestadora de serviço de -A, as meninas promovem -A a ele. Já Mona e Toby, convenientemente, não deram as caras nessa transição. 

Voltando para o começo do post, quando falamos que para Ezra ser -A os fatos mostram o contrário é sobre essa parte que nos referimos. O 4x12 promoveu -A a ele e, como a 4A focou em um único -A, fica fácil incriminar Ezra. Fácil se os fatos forem ignorados. Para as meninas, -A é um só, seja lá quem for; para Toby e Mona, -A continua sendo ela, além de não sabermos se os dois ainda são -A. Então, onde Ezra entra nessa história? Mona e Toby afirmaram que a BigA é mulher e tudo indica que realmente é. Só que, se Ezra é o BigA, quem é essa mulher? Ela não existe e Toby e Mona mentiram OU Ezra manda nela e Mona e Toby não sabem OU Ezra não tem nada a ver com isso? Escolhemos a última opção, que criou nossa segunda opinião. 

Nossa segunda opinião sobre Ezra é que ele não é -A e que ele está atrás de Ali - e apenas isso, sem outras possibilidades. Temos lá nossas dúvidas se Ezra está atrás de -A para encontrar Ali ou se ele está atrás de Ali mesmo. Quanto a Ali, alguma coisa ela aprontou com Ezra e não tem certeza se ele está atrás dela com boas ou más intenções. Sobre o 4x13, nossa segunda opinião não era bem uma opinião, mas sim uma análise. O que era pra ser o episódio mais assustador de todos os tempos acabou como o mais engraçado; mas não quando revisto e sim comentado pelo Sweets For My Liars. Confiram!

Falamos que o 4x13 foi ruim porquê, sinceramente, não dá pra levar um episódio como esse a sério. Tudo bem que teve a cena do reencontro, mas assim, uma cena de um minuto em um episódio de 44 minutos e com dois meses de espera não salva nada. Juro que tentamos ver o episódio mais de uma vez para mudar de opinião mas não conseguimos passar da cena de Aria confundindo cogumelos com dedos. O que foi aquela tempestade de vento com Hanna virando estátua; Spencer batendo a cabeça; o corte na cena das três com Grunwald; a porta secreta; as supostas gêmeas; a boa vontade dos personagens de Ravenswood no cemitério? Parece que quem escreveu o episódio estava com preguiça de pensar. Sem contar a abertura com aqueles olhos amarelos e os corvos de Ravenswood. Adoramos o caixão abrindo e só. Do resto, corta do caixão para Ali e até o 4x14.

* O post vai ter Parte II, para comentarmos apenas sobre a tal inovação que sugerimos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário