expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Conclusão sobre a primeira especulação de Ali e Ezra

Para criar a primeira especulação sobre Ali e Ezra fizemos cinco posts com questões que acreditamos ser importantes para nos ajudar a ter uma noção dos motivos que ligam os dois. Partimos da ideia de que Ali e Ezra tiveram um caso e, por esse motivo, ele está atrás dela. Pedimos que a questão Ezra/-A fosse deixada de lado e o foco se mantivesse no beach hottie e Wilden. Desse pedido, vem a primeira conclusão sobre nossa especulação: não dá para ignorar essa questão. Independente de Ezra ser ou não -A, -A está envolvido nessa história. 

No primeiro post, explicamos que os argumentos para nossa especulação seriam postados individualmente para que a teoria final não ficasse confusa. Dessa decisão, vem a segunda conclusão: é simplesmente impossível falar sobre esse assunto sem deixá-lo confuso. No post Polêmica: Ezra não é -A, dissemos que precisamos de argumentos para sustentar uma teoria e, na falta de argumentos, substituímos teoria por especulação. 

Achamos que os posts individuais nos ajudariam a criar a primeira teoria sobre essa questão. Só que não. Mesmo depois de tudo que falamos, não achamos que temos argumentos suficientes para criar uma teoria. O fator decisivo para optarmos por manter nossa ideia como especulação é um detalhe que já comentamos no post Ezra não é -A. Junto com esse detalhe, surgiram milhares de perguntas que, literalmente, explodiram nossas cabeças.

Nossa especulação inicial era essa: Ali e Ezra se conheceram na época que Ezra estudava na Hollis. Ezra pode ter conhecido Vivian, que depois se revelou Ali. Ezra não é o beach hottie mas foi para ele que Ali escreveu a carta que as meninas encontraram no apartamento. O beach hottie é Wilden e Ezra sabe disso. Wilden matou Garrett, por ele saber demais, e Ezra mandou CeCe matar Wilden por ele ter aprontado com Ali em Cape May. Ezra soube do tumultuado verão através de CeCe ou Garrett. 

Todas as especulações que fizemos foram justificadas com o que vimos na série e, ao longo das postagens, nós caímos em contradição. De tudo que falamos, temos apenas três certezas: CeCe trabalha para Ezra/ Wilden é o beach hottie/ Wilden matou Garrett. Todo o resto, por mais argumentos que citamos, nos deixa muitas dúvidas. Apesar de todos os nossos argumentos serem justificados com cenas da série, falta o principal, que é a série dar alguma noção se nossas suspeitas estão corretas. 

Antes de começar a conclusão, sugerimos a leitura dos cinco posts anteriores e do post Ezra não é -A.


Primeiro, vamos falar sobre as três certezas que temos. Depois, vamos comentar as certezas não ter certas assim e finalizar com a questão Ezra/-A.

Sobre as certezas

CeCe trabalha para Ezra:

No 4x11, CeCe aparece no apartamento de Ezra. No 4x12, as meninas encontram o nome dela nas folhas de pagamento no apartamento. As meninas concluíram que CeCe foi paga para ser uma das Red Coat Loira. Além dessa tarefa, achamos que CeCe foi paga para matar Wilden. Depois que Travis inocentou Ashley, a polícia lançou CeCe como assassina de Wilden e está atrás dela.

Wilden é o beach hottie:

Wilden esteve em Cape May com Ali e CeCe e ficou neurótico quando soube que as meninas sabiam da história. O nervosismo de Wilden com o bafafá que começou depois que as meninas leram o caderno de Ali foi o responsável por incriminá-lo.

Wilden matou Garrett:

A gravação no GT, o depoimento de Mona e as observações no mural da delegacia apontam Wilden como assassino de Garrett. 

Sobre as certezas não tão certas assim

É um tanto quanto paradoxal usar a expressão certezas não tão certas assim, mas achamos que a expressão é a melhor definição para as especulações que tem tudo para estar corretas, mas que ainda precisam ser confirmadas em voz alta. 

Como Ali e Ezra se conheceram:

Tudo indica que foi na época em que Ezra era aluno da universidade Hollis; mesma época em que Ali chantageava Byron. 

Ezra conheceu Ali ou Vivian?

Ezra pode ter conhecido Vivian, porquê foi nessa época que Ali criou o alter ego, como pode ter conhecido Alison. A dúvida sobre quem Ezra conheceu é uma das nossas contradições. Primeiro, falamos de Vivian; depois, falamos de Ali e finalizamos que Ezra conheceu Vivian, que se revelou Ali. A lembrança de Vivian é por causa de Lolita, que concluímos ser uma metáfora para a situação. No livro, Lolita, uma menor de idade, se apaixona pelo seu professor anos mais velhos. A narrativa do livro foi descrita como metáfora porquê Ezra e Ali se conheceram quando ele ainda não era professor. 

Não sabemos quem Ezra conheceu primeiro e nem se ele conheceu Vivian. 

Ezra foi ou não foi para Cape May?

Essa é outra contradição. Primeiro, falamos que Ezra foi para Cape May; depois, tivemos nossas dúvidas. As declarações de Tippy e da sra. D. indicam que sim, ele foi. Mas não é porquê a sra. D. falou que encontrou a casa bagunçada e que sabia que Ali saia com um rapaz mais velho que foi Ezra quem esteve na casa. 

Quem contou sobre o beach hottie para Ezra?

Apontamos CeCe como a mais óbvia, por ela ser amiga de Ali. A segunda opção foi Garrett.

Sobre CeCe - A 4A deixou no ar a dúvida se CeCe realmente gostava tanto de Ali como ela fala, por causa daquela história da expulsão da faculdade. A resposta para essa pergunta pode explicar o motivo de CeCe ter se juntado a Ezra. Quando nos referimos a CeCe como óbvia, alegamos que ela estava com Ali no verão. Não é porquê CeCe é a mais óbvia, que ela é menos complicada. O motivo é simples: desde quando ela e Ezra se conhecem? Eles podem ter se conhecido na época de Cape May, como podem ter se conhecido depois. 

Sobre Garrett - Ezra e Garrett se conheceram e precisamos saber o que eles conversaram. Garrett confirmou que viu além do que deveria na noite em que Ali desapareceu. Se ele morreu por saber demais, afirmou que suas intenções sempre foram as melhores, assumiu que fingiu ter assassinado Alison e foi vítima da ira de Jenna, Garrett fez o que fez porquê, digamos, gostava - no sentido de se dar bem - de Ali. Claro que queremos uma explicação para suas atitudes, mas sabemos que a probabilidade de nunca mais ouvirmos seu nome é muito grande. 

Somando todos esses comentários com o novo detalhe que mencionamos no começo do post nossa conclusão é que não temos como teorizar qualquer coisa. Não tem como falar de Ezra e Ali sem falar de -A e não tem como falar de Ezra/-A sem polemizar a questão. A justificativa mais simples é porquê não sabemos nada sobre o passado de Ezra/ Ezra com Ali/ Ezra com CeCe/ Ezra com Garrett/ Ezra com Wilden/ -ATeam/ BigA. A especulação de que Ezra e Ali se envolveram se baseou na carta no apartamento. Poderíamos sim concluir que Ezra está atrás de Ali, não fosse o apartamento em Ravenswood e o último detalhe que percebemos. 

No 4x12, Spencer seguiu uma Red Coat Loira até o apartamento. Segundo Spencer, a RC era Ali. Enquanto as meninas fuçavam em tudo dentro do apartamento, alguém as observava através do cartaz do GT. Esse é o novo detalhe. Vamos por partes.

No post que inocenta Ezra de ser -A, dissemos que ele está atrás de -A, que por sua vez está atrás de Ali. Seguindo esse palpite, Ezra NÃO sabe onde Ali está mas sabe que -A sabe. 

Se Ali é a RC que guiou Spencer até o apartamento, ela queria que as meninas descobrissem o apartamento. Por qual motivo Ali quis isso? Será que ela mostrou o apartamento para as meninas encontrarem -A ou ela tinha outras intenções, tipo confirmar que ela está viva?

Enquanto xeretavam as coisas no apartamento, um par de olhos claros observava as meninas. Spencer seguiu a RC até o prédio e a RC entrou no prédio, o que nos faz pensar que ela continuou lá dentro. 

O episódio terminou com as meninas falando que -A é o beach hottie e que ele está em Ravenswood porquê sabe que Ali está lá. 

Esse detalhe dos olhos foi o responsável pela nossa desistência em teorizar. Poderíamos fazer uma teoria focada apenas no assunto Ezra está atrás de Ali. Mas é simplesmente impossível não meter -A nessa história. E o que o detalhe dos olhos tem a ver com isso? Se os olhos são de Ali e Ali mostrou o apartamento, temos um novo palpite para essa confusão.

O novo palpite é: Ezra não é -A e ele não está procurando Ali, porquê ele já sabe onde ela está. Sim, Ezra e Ali estão trabalhando juntos para encontrarem -A. Desistimos de teorizar para só especular porquê, independente do assunto -A, precisamos saber o que aconteceu entre Ali e Ezra. Temos evidências de que os dois se conheceram, temos evidências de que ele é -A, temos evidências de que ele não é -A, de que ele está atrás dela, de que ele não está atrás dela, enfim, temos evidência pra tudo. Porém, enquanto não soubermos o que realmente Ezra pretende, essas evidências só fazem aumentar as especulações e a polêmica sobre a questão. Vamos citar alguns exemplos das suposições que surgem das especulações, para dar uma amostra de como esse assunto, baseado em especulações, só cria confusão.

Achando que Ezra não é -A e que ele trabalha com Ali surgem mais complicações. A primeira é que, talvez, Ali não sabe quem é -A. A série sempre deu a entender que ela sabe, mas com essa palpite, essa possibilidade faz sentido. A segunda é que, se Wilden é o beach hottie e está morto, não fazemos a menor ideia de quem é o ele que Grunwald falou. 

Ezra é -A e está atrás de Ali e Ali sabe que ele está atrás dela/ Ezra não é -A, está de atrás de Ali e ela sabe quem é -A e que Ezra está atrás dela/ Ezra e -A estão atrás de Ali e ela sabe que os dois estão atrás dela.

Como -A, Ezra está envolvido com Mona, Toby e a BigA mascarada e tantas outras questões que resultam em uma pane no nosso cérebro.

Conclusão

Com base nas conclusões dos posts individuais, falamos que teríamos nossa primeira teoria sobre Ezra e Ali. Relendo os posts, o detalhe dos olhos nos chamou atenção e desistimos de usar a palavra teoria. Tentamos não envolver -A, principalmente o palpite de que Ezra não é -A, mas é impossível não falar sobre essa questão. Então, sobre a primeira especulação de Ezra e Ali concluímos que:

  • Ezra e Ali se conheceram na Hollis, quando Ezra era aluno da universidade;
  • Não sabemos se Ezra conheceu Vivian ou conheceu Ali;
  • Ali e Ezra se envolveram e ela o convidou para um fim de semana em Cape May;
  • Não sabemos se ele realmente foi;
  • Ali andou com Ezra e Wilden ao mesmo tempo;
  • Ezra não é o beach hottie;
  • Ezra sabe que Wilden é o beach hottie, que ele ameaçou Ali e por esse motivo Ezra mandou CeCe matá-lo;
  • Ezra soube do beach hottie através de CeCe ou Garrett;
  • Ezra não é -A e não está atrás de -A para encontrar Ali;
  • Ezra e Ali estão trabalhando juntos para encontrar -A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário