expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

sábado, 7 de setembro de 2013

2ª ed. Livro vs Série - Qualquer semelhança não é mera coincidência

Quando vimos o flashback do 4x02, fizemos um post exclusivo sobre a cena. Apesar do contexto da série ser outro, não tivemos como ignorar as semelhanças da cena com passagens de Ali´s PLL. Na análise sobre o flashback, destacamos absolutamente tudo que lembrava algumas passagens do prequel, desde o assustadora provocação de Ali até a simples menção da palavra gazebo.

Nossa empolgação com a cena foi porquê fazia muito tempo que a série não utilizava passagens dos livros e nos surpreendemos com as semelhanças voltarem fazendo referências explícitas ao prequel. Desde então, começamos a prestar atenção em todos os detalhes que remetessem a qualquer coisa dos livros. Para nossa surpresa, a quarta temporada desenvolveu várias tramas que lembram passagens dos cinco últimos volumes da saga. Se não existem coincidências em Rosewood, desconfiamos que não existem coincidências entre os livros e a série. 

Fizemos uma recap da terceira e da quarta temporadas e encontramos várias semelhanças com passagens dos livros. Enquanto algumas situações parecem ser referências diretas ao que lemos, outras aproveitaram pequenos detalhes que fazem toda a diferença, tanto nos livros quanto na série. Definitivamente, nesses casos, qualquer semelhança não é mera coincidência.

Tabitha Clark e CeCe Drake

No 3x07, Aria, Spencer e Emily entram no Brew e congelam ao ouvir alguém dizer uma frase muito familiar: confie em mim, você sempre se sai melhor contando uma mentira. Emily ficou atordoada e, para se certificar que não estava delirando, perguntou para as amigas se elas também ouviram a voz de Alison. Ao olharem em direção ao balcão, as três quase caíram pra trás ao verem uma loira idêntica a Alison. A moça era CeCe Drake que, sem cerimônias, se apresentou como amiga de Alison e contou que sabia que as meninas eram amigas dela. 

CeCe lembrava Ali na aparência e no comportamento. Não bastasse a semelhança, CeCe sabia tudo sobre as meninas; inclusive o hábito de Hanna de roubar coisinhas em lojas. 

No #9, as meninas escolhem a Jamaica para descansarem após o incêndio em Poconos. Logo na primeira noite, após o primeiro brinde, Emily fica aterrorizada ao ver uma menina loira, cheia de marcas de queimadura pelo corpo, aparecer no salão de festa do The Cliffs. Pronto: o que era para ser uma semana de festas e badalação foi só o começo do novo inferno que a vida delas ia virar. Emily não tinha dúvidas de que aquela menina era Alison. 

Ao longo da festa, a garota se aproximou de cada uma das meninas e se apresentou como Tabitha. Não bastasse a assustadora semelhança física com Alison, Tabitha usava uma pulseira da Jenna Thing e lançou mil indiretas sobre o passado das meninas. 

Apesar de Emily ser a única que acreditava que Tabitha era Alison, Spencer, Hanna e Aria sabiam que alguma coisa naquela menina estava muito errada. As quatro se trancaram no quarto para encontrar uma resposta para a situação e, durante a conversa, Tabitha deixou um bilhete embaixo da porta convidando as meninas para irem até o ninho do corvo, um penhasco com vista panorâmica.

Decididas a confrontarem Tabitha, as meninas vão ao encontro dela e a situação foge do controle quando Aria, sem querer, empurra Tabitha do penhasco. As meninas vão até a praia e não encontram qualquer sinal de Tabitha.

No 4x12, Aria e CeCe se agridem até CeCe se desequilibrar e cair do andar. Aria tenta segurá-la pelo braço, mas CeCe acaba estatelada no chão. Minutos depois, CeCe desaparece.

Courtney DiLaurentis e CeCe Drake

Em Ali´s PLL, é revelado que Alison obrigava Courtney a se passar por ela. Ali convenceu a todos que Courtney queria ser ela. No dia da festa no celeiro, as meninas estão na casa dos D. e conversam com Ali, que se passa por Courtney. 

Courtney chega da escola e fica transtornada ao saber que as meninas conversaram com Ali. 

No 3x19, Jason conta para Emily a perturbadora visão que teve na noite em que Ali desapareceu. Jason recorda que estava completamente chapado naquela noite. Ao sair cambaleando da casa dos D., Jason foi beber água na torneira do quintal e teve a impressão de ter visto CeCe e Melissa conversando. A cena não seria nada fora do comum não fosse um detalhe: CeCe estava vestida como Alison.

No 4x10, a sra. D. lembra de uma vez que foi chamada no Radley porquê sua filha estava completamente surtada. Ao chegar no sanatório, a sra. D. se chocou ao ver CeCe se passando por Ali.

Esmeralda e Carla Grunwald

No #7, após Aria ter socorrido Alison durante o incêndio na floresta, ela não se convence de que aquilo foi uma alucinação. Todas elas sabiam que a inalação de fumaça provocava momentos de delírio, mas Aria não estava tão fora de si a ponto de fantasiar a presença de Alison na floresta. Sem saber como explicar a presença da amiga morta, Aria não vê outra explicação a não ser que o espírito de Ali baixou na floresta.

Aria decide ir numa sessão espírita para saber se realmente o espírito de Ali estava atrás delas. Durante a primeira sessão, o médium diz estar em contato com Ali e quase convence Aria de que realmente Ali está no local. Após o médium acusar Aria de ter roubado o namorado de Ali, ela se revolta e vai embora da sessão.

Noel também estava lá e tranquilizou Aria, aproveitando para convidá-la para uma festa. Durante a festa, Noel sugere que Aria tente mais uma vez entrar em contato com o além. Noel fala que conhece uma médium mais confiável e marca o encontro dela com Aria.

Diferente da primeira vez que Aria tentou contato com o além em uma sessão realizada dentro de uma tenda, a médium indicada por Noel precisava estar no local em que a pessoa morreu; nesse caso, o buraco no quintal dos D. 

Noel marca a sessão para uma tarde e ele vai junto com Aria, que fica assustada com a aparência da médium, uma mulher esquelética, velha e com os cabelos desgranhados. A médium se chamava Esmeralda. 

Esmeralda se posicionou diante do buraco e, em questão de segundos, entrou em transe. Aria ficou pálida quando Esmeralda começou a falar com a voz de Ali. Impaciente, Ali disse que Aria poderia fazer apenas uma pergunta. Aria perguntou: quem te matou? Ali falou que não poderia responder em voz alta e pediu um pedaço de papel. Esmeralda escreveu a resposta e entregou o papel para Aria, ordenando que ela fosse embora dali o mais rápido possível. 

Ao desdobrar o papel, Aria ficou em choque com o que leu. Ela esperava ler qualquer coisa, menos que Ali havia se matado. Essa foi a única conclusão para a resposta de Ali, resumida em três palavras: Ali matou Ali.

No 4x05, Spencer e Emily visitam a universidade Cicero. Uma das irmãs conta que a ex governanta da fraternidade tinha o estranho hábito de sumir e aparecer do nada e saber o que as irmãs iam aprontar antes mesmo delas entrarem em ação.

Enquanto vasculha todos os cantos da fraternidade a procura de Emily, Spencer encontra uma parede falsa que esconde um quarto secreto. Spencer descreve o local como se fosse um quarto do pânico. Spencer deduz que a governanta se escondia no quarto quando desaparecia do nada. A ex governanta era Carla Grunwald.

No #13, Spencer sugere que as meninas usem o quarto do pânico de uma das casas de seu padrasto. A decisão radical tinha como objetivo impedir -A de ter qualquer tipo de acesso ao que elas discutiam.

No 4x12, as meninas estão em Ravenswood no apartamento de Ezra. Elas deixam o local decididas a ficarem para a festa que vai acontecer logo mais na cidade. Ao saírem do apartamento, as meninas ouvem uma voz dizer: é uma noite maravilhosa para uma festa; porém, a festa é só para convidados. As meninas se viram em direção a voz e se deparam com Carla. Elas perguntam como Carla sabe que elas querem ir na festa e Carla responde: eu sou a Grunwald. 

As meninas ignoram a advertência de Grunwald e explicam que precisam encontrar uma pessoa. Grunwald diz que sabe quem é a pessoa e faz várias revelações sobre Ali. As meninas não entendem como ela sabia tanta coisa até Grunwald afirmar que é sensitiva. Carla desenterrou Ali e confirmou que ela está viva.

Hanna na Preserve e Spencer no Radley

No #7, -A arma para Hanna se passar por desequilibrada e convence Tom a interná-la na Preserve, uma clínica de reabilitação. O plano de -A era atormentar Hanna com o comportamento de Iris que, além de se parecer com Ali, deu várias dicas sobre Courtney. Ainda não entendemos 100% o motivo dessa armação, que terminou com Hanna acusando Iris de ser a assassina de Alison.

Na 3B, Spencer foi internada no Radley. Quando soubemos que Spencer passaria uma temporada no sanatório, pensamos que ela descobriria pistas sobre as gêmeas ou alguma coisa relevante para a história. Diferente das nossas expectativas, ficamos com a impressão que a temporada de Spencer no Radley foi um pretexto para ela se juntar ao time. 

O beach hottie

Em Ali´s PLL, Courtney conhece Nick Maxwell, que se apresenta como um antigo paquera de Alison da época em que ela passava férias no acampamento Ravenswood. Nick era mais velho que Courtney.

Nick falou que esnobou Alison na época do acampamento e Courtney concordava com tudo que ele dizia. Ela revirou os diários da irmã e não encontrou absolutamente nada sobre Nick. Acreditando que Ali levou um fora de Nick, Courtney se propôs a conquistá-lo para provar que era melhor do que a irmã. Courtney realmente se apaixonou por Nick, mas decidiu manter a relação em segredo até que tivesse certeza de que ele também estava apaixonado por ela. Por conta disso, Courtney não escreveu sobre Nick no diário e não falou nada para as meninas. 

As únicas vezes que Courtney mencionava Nick era para provocar Emily. Ela falava que estava apaixonada por um menino mais velho e só revelaria quem ele era quando chegasse a hora certa.

No #4, Mona fala para Spencer que Ali intimou Ian a terminar com Melissa; caso contrário, ela contaria que Ian a traiu. Baseadas na confissão de Mona e em outras evidências, as meninas concluíram que Ian era o rapaz mais velho que Courtney dizia estar apaixonada. O equívoco resultou na prisão de Ian, acusado de ser o assassino de Ali.

No #13, a associação de Ali com um rapaz mais velho resultou na associação do rapaz como o cúmplice de Ali.

Na 3B, ao encontrar uns relatos de Ali sobre o verão em Cape May, Emily descobre que Ali ficou com um rapaz mais velho e que ela desconfiava ter engravidado dele. Após ver umas fotos de Wilden com Ali e CeCe, as meninas desconfiam que Wilden era o beach hottie com quem Ali ficou. A lembrança de CeCe (3x17) da noite em que Ali contou que estava com a menstruação atrasada e se mostrou preocupada com a reação do beach hottie fez com que as meninas tivessem certeza que Wilden engravidou Ali e a matou para que o escândalo não arruinasse sua carreira policial.

No 4x02, Tippy deixa as meninas de cabelo em pé ao matracar com uma voz semelhante a de Ali frases como board shorts, sentiu minha falta, eu não posso voltar e repetir um número de telefone. Mais uma vez, as meninas concluem que Ali estava sendo ameaçada pelo beach hottie, que no 4x12 foi associado a -A.

Jasmine Fuji e Linda Tanner

No #13, uma agente do FBI chega em Rosewood para investigar o caso Tabitha. Fuji vai atrás das meninas, de Noel e Mike para saber sobre a Jamaica e Tabitha. A agente também investiga o sumiço do quadro de Van G.

No 4x04, as meninas conversam em frente a escola e são observadas pelo detetive Holbrook e sua nova colega, a tenente Linda Tanner, recém chegada em Rosewood para trabalhar no caso Wilden. 

Sr. Roland e Brandon

No #9, Emily está mais perdida do que nunca. Depois de abandonar a equipe de natação por causa da gravidez, ela não sabe o que vai ser da sua vida. Destratada pelos pais, Em precisa dar um jeito de conseguir uma bolsa em qualquer universidade. Durante uma festa nos Hastings, Emily conhece Chloe Roland, uma das filhas do casal que comprou a casa dos Cavanaugh. 

Emily fica amiga de Chloe, que tem uma irmãzinha. Emily começa a trabalhar como babá da irmã de Chloe e, durante uma conversa, Em conta seus problemas para Chloe.

Chloe fala que seu pai pode ajudar Emily a conseguir uma bolsa e o sr. Roland se dispõe a ajudar Em. O problema é que ele passa a dar em cima dela, causando a maior saia justa entre Emily e Chloe. 

Emily consegue a bolsa, mas perde a amizade de Chloe.

No 4x05, os Fields estão mais ferrados do que nunca. Além de não ter dinheiro para pagar a faculdade, Emily está fora da equipe de natação por causa do ombro machucado.

Depois de Spencer contar que foi rejeitada pela UP, Veronica contrata Brandon McGowan, um conselheiro que vai dar um jeito de conseguir uma vaga para Spencer em alguma universidade.

Emily conhece Brandon no Brew e, sem pensar duas vezes, começa a dar em cima dele para garantir a sua vaga na universidade.

A situação sai do controle durante a festa na Cicero. Spencer e Emily batem boca (quem não amou a troca de farpas?) e Emily acaba com a graça de Brandon ao dizer que eles confundiram as coisas.

Ian Thomas e Garrett Reynolds

No #4, rumo à Pedreira do Homem Flutuante, Mona acende um cigarro atrás do outro enquanto explica para Spencer sua história como -A. Aflita, Spencer quer saber se Mona matou Alison. A resposta foi não. Mona contou que o último relato no diário de Ali era sobre Ian. Ali marcou um encontro com Ian na floresta, na mesma noite da festa do pijama, para dar um ultimato a ele: ou Ian terminava com Melissa ou ela contaria que Ian ficava com outras meninas. Segundo Mona, foi Ian quem matou Ali porquê ele temia que ela arruinasse seu namoro. 

Mona escondeu o diário de Ali embaixo do colchão. Com o diário em mãos, a polícia leu o último relato, acusou Ian de ser o assassino e concedeu uma liminar para que ele aguardasse o julgamento em sua casa.

No #5, Ian aguarda o julgamento em prisão domiciliar. Durante uma tarde, ele dá um jeito de sair de casa e vai falar com Spencer na casa dela. Spencer fica apavorada mas concorda em ouvir o que Ian tinha a dizer. Ian confirma que ia se encontrar com Ali e que foi até a floresta; porém, quando ele estava chegando no lugar combinado, ele viu duas loiras conversando. Uma delas era Ali; a outra, ele não reconheceu. Com medo de ser visto, Ian foi embora. Spencer - que é loira nos livros - negou ser a outra menina e falou que Ian estava mentindo. Ian falou que tinha alguma coisa errada com a outra loira, que ele ia descobrir e acusou a polícia de omitir informações. 

Spencer se assustou com a aparência de Ian, que estava magro, descabelado, com olheiras e fumando. Ian sempre foi geração saúde. 

Ian implorou para Spencer não depor contra ele e prometeu que ia descobrir o que tinha acontecido com Ali. No dia do julgamento, Ian não compareceu e desapareceu da cidade. 

No final do livro, as meninas veem o cadáver de Ian na floresta e vão avisar a polícia. Quando elas voltam, o corpo não estava mais lá. 

No #8, durante o incêndio em Poconos, as meninas abrem um armário e encontram Melissa amordaçada e o cadáver de Ian em estágio de putrefação.

Em Ali´s PLL, depois que Courtney consegue mandar Spencer de volta pro celeiro, ela sente, por duas vezes, cheiro de cigarro vindo da floresta. Apesar da fumaça, Courtney não vê ninguém. Desconfiamos que essa pessoa era Ian, já que Ali chegou na direção contrária da fumaça.

Na série, Ian teve seus momentos de suspeito e tumultuou o final da primeira temporada. Ele também foi acusado de matar Ali mas quem ficou com a parte da prisão foi Garrett. Já comentamos que parte do enredo de Ian criou Garrett; na verdade, o final de Garrett. Ele também jura que é inocente, também sabe de coisas que Spencer não sabe e também vai atrás dela para se explicar. 

No 2x24, Garrett é preso acusado de matar Ali. 

No 3x12, Garrett é inocentado e se torna um homem livre.

No 3x13, Garrett vai até a casa dos Hastings para conversar com Spencer, mas Toby o expulsa. Durante o GT, Garrett conta para Spencer que ele fingiu que matou Ali e que depois que ele deixou Jenna na casa dela, Ali estava bem viva no quintal conversando com Byron. Garrett não teve tempo de terminar a história, acabou morto e encaixotado com Aria e até hoje não sabemos que fim seu cadáver levou. 

Maldosas #1 e o Pilot

O primeiro livro da saga serviu de roteiro para o primeiro episódio da série. 95% do #1 foi retratado no Pilot, que começa com a festa do pijama e termina com a clássica mensagem: eu ainda estou aqui, suas biscates. E eu sei de tudo. -A 


Nenhum comentário:

Postar um comentário