expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

terça-feira, 3 de setembro de 2013

2ª ed. Livro vs Série - Mona Vanderwaal e Lucas Gottesman

Nerd/ it girl/ -A/ crazy/ better now/ Liar/ amiga/ falsa/ assassina. Qual a sua versão favorita de Mona? 

Se você ama Mona tanto quanto nós, pode responder todas as alternativas, porquê sabemos que é simplesmente impossível escolher uma só. 

Mona morre no final do #4 após se revelar a primeira -A. A série manteve Mona como -A, fez ela rolar Pedreira abaixo e, para nossa sorte, seu destino foi o Radley, onde passou uma temporada se recuperando do colapso mental que sofreu.

Curada, Mona parou tudo quando voltou para Rosewood High e deu a volta por cima. Tanto que fez que se transformou em vítima de -A. Na 4A, Mona roubou a cena em todos os episódios que apareceu; inclusive no 4x12, com sua aparição relâmpago. Em Ravenswood, Mona tricota na varanda e conversa com Shana.

Definitivamente, Mona não sobreviveu para ficar de brincadeira. 

Mona Vanderwaal

Primeira aparição: Maldosas #1
Aparência: magra e loiríssima

Mona morava na mesma rua que Alison e, durante sua época nerd, andava com Phi Templeton e Chassey Bledsoe. Mona pilotava uma scooter, usava óculos e vivia na cola de Ali, tentando se enfiar na turma das meninas de qualquer maneira. Depois que se transformou, Mona abominou suas ex BFF, passou a se comportar como Ali e escolheu Lucas como seu alvo favorito.

No #1, a primeira aparição de Hanna é ao lado de Mona. Desde o começo da saga, Hanna e Mona são descritas como melhores amigas inseparáveis. A dupla domina Rosewood Day e causa por onde passa. Magras, ricas, lindas e desalmadas, Hanna e Mona levam a ferro e fogo as regras que criaram para serem as abelhas rainha da escola. 

Mas a vida das duas nem sempre foi assim. O caminho até as mesas glamourosas do Rive Gauche não foi nem um pouco fácil. Para o bem ou para o mau, a motivação para dar um basta na vida de perdedora foi a mesma para as duas; motivação chamada Alison DiLaurentis.

Hanna e Mona sempre moraram em Rosewood, estudaram na mesma escola e nunca se falaram. Hanna era a pobre menina-rica-gorda, que vivia grudada com seu BFG, Scott Chin, e Mona era uma nerd obcecada por Ali, que não dava um passo sem Naomi e Riley. O trio não cansava de azucrinar Mona, que parecia não cansar de ser humilhada.

Hanna também admirava Ali, mas não a ponto de ser obcecada como Mona. Acabou que Hanna ficou amiga de Ali e, durante um ano e meio, ela pode desfrutar das vantagens de fazer parte da turma de Ali D.

Quando Ali desapareceu, as meninas se afastaram e perderam contato. Durante uma seletiva para cheerleader, Mona e Hanna começaram a se falar. As duas foram reprovadas e, fartas de serem perdedoras, prometeram que reverteriam a situação. A determinação da dupla resultou em uma transformação impressionante. Um ano depois, Hanna e Mona dominavam Rosewood Day a ponto de considerarem as cheerleaders umas ridículas.

Transformadas, Hanna e Mona rivalizavam com as ex BFFs de Ali, Naomi e Riley. Qualquer hora era hora para as duplas se provocarem. 

Dos livros #1 ao #4, várias vezes Hanna lembra de situações em que Ali humilhou Mona e essas passagens revelam que Hanna não entendia como Mona era sua amiga sendo que ela foi amiga de Ali. No passado, Hanna nunca fez nada para Mona, mas também nunca impediu Ali de fazer. 

Depois que Mona morre, Hanna fica desamparada. Ao mesmo tempo que ela sente ódio de Mona, ela sente falta da amiga. Hanna tentava de todas as maneiras encontrar uma justificativa para o que Mona fez e sofria por não saber se a amizade entre elas foi verdadeira. 

Nós também temos as mesmas dúvidas que Hanna. Os livros contam como as duas ficaram amigas, o passado de Hanna com Ali e o passado de Mona com Ali. O curioso é que, depois que ficaram amigas, Mona e Hanna não tocam no nome de Ali. 

Mona ridicularizava Sean por ele ser adepto do Clube da Virgindade e humilhava Lucas com as mesmas ofensas que Ali fazia.

Mona incentivava Hanna a terminar com Sean e proibia Hanna de conversar com as meninas. 

Em Perfeitas #3, Mona começa a organizar sua festa de aniversário de dezessete anos que, segundo ela, seria A festa. O lugar escolhido foi o Planetário da Hollis. Junto com Hanna, Mona fez a lista de convidados e decidiu que, antes da mega festa, as duas fariam uma comemoração particular no Rive Gauche. Mona e Hanna combinaram de usar a mesma roupa na festa.

Antes do aniversário de Mona, as amigas iriam comemorar o Amiganiversário, data que representava o dia em que as duas conversaram por três horas seguidas no telefone. A longa conversa foi um exemplo de como Hanna e Mona já estavam amigas. Todo ano elas celebravam o Amiganiversário. Naquele ano, a comemoração seria no Rive Gauche. Hanna estava pronta para sair de casa quando a campainha tocou. Hanna foi surpreendida com a visita de Wilden acompanhado das meninas. O policial queria conversar com as quatro para confirmar umas informações sobre Alison. Durante o interrogatório, Mona ligou para Hanna e ficou revoltada ao saber que as meninas estavam na casa dela. Mona cancelou a celebração, acusando Hanna de traí-la com as antigas amigas.

A situação entre elas ficou tensa a ponto de Mona ignorar Hanna, que não sabia se ainda podia considerar Mona sua BFF. Para surpresa de Hanna, dias antes de seu aniversário, Mona ligou para ela marcando um encontro no King James. Hanna ficou aliviada e foi ao encontro de Mona, que estava acompanhada de Naomi e Riley. Mona se aproximou das rivais e decidiu que as três fariam parte da corte no aniversário. Embora não concordasse em dividir a corte com Naomi e Riley, Hanna entendeu a presença na corte como um sinal de que ela e Mona continuavam amigas.

Para surpreender Mona, Hanna teve a ideia de presenteá-la com uma homenagem bem original. Hanna contratou uns aviões, tipo Esquadrilha da Fumaça, para escreverem no céu a frase "a festa da Mona é a pedida do sábado." Hanna tinha certeza que aquele seria o presente mais celebrado dos últimos tempos. A surpresa foi programada para uma tarde de sol enquanto as amigas estavam no Country Club. Assim que os aviões apareceram, Hanna ficou histérica e Mona, impressionada. O auê, no entanto, durou pouco. Em vez da fumaça escrever pedida, a palavra que se formou foi peidada. Depois que os aviões sumiram, aos poucos a frase foi se desfazendo e a única letra que ficou no céu foi um A.

Mona ficou horrorizada e esculachou Hanna, desconvidando-a para a festa. Hanna se desesperou tentando reverter a situação, mas Mona foi irredutível. Hanna ficou desolada.

No dia da festa da Mona, Hanna recebeu uma encomenda. Ao abrir o pacote, ela se surpreendeu com o conteúdo. Era um vestido Zac Posen, que Mona tinha escolhido para elas usarem na festa. Hanna, mais uma vez, achou que o vestido simbolizava o perdão de Mona.

Naquela noite, Hanna tinha um encontro com Lucas e, assim que recebeu o vestido, mandou em e-mail para ele cancelando o compromisso. Apressada, Hanna se desdobrou para se arrumar para a festa e penou para entrar no vestido, que era um número menor do que ela usava. Com muito sacrifício, Hanna conseguiu fechar o zíper do vestido, que ficou tão apertado que ela mal conseguia respirar.

Ao chegar na festa, Hanna foi ridicularizada por Naomi e Riley, antes de encontrar Mona que, ao vê-la, fez o maior escândalo e a humilhou na frente de todos. Hanna se desequilibrou, caiu no chão e o vestido rasgou. Mona gargalhava histericamente, enquanto a festa inteira acompanhava o vexame pelos telões.

Mona contratou a cantora Lexi para a festa e, antes de Hanna espatifar no chão, as duas discutiram. Hanna acusou Mona de ter feito uma lipo. 

-A mandou uma mensagem para Hanna falando que Mona tinha feito lipo. Quando Hanna bateu o carro do pai de Sean, ela foi obrigada a prestar serviço voluntário na clínica do sr. Ackard, a Bill Beach, especializada em queimaduras. Hanna não contou para ninguém que ia voluntariar. Um dia, Hanna levou um susto ao dar de cara com Mona na clínica. Como as duas não estavam numa fase muito boa, elas deram uma desculpa esfarrapada uma pra outra. As duas inventaram que estavam ali para visitar "uma amiga da minha mãe". Depois do encontro, Hanna recebeu uma mensagem de -A sugerindo que Mona fez lipo. Na festa de aniversário, Mona esgoelava que Hanna estava gorda e a chamava de baleia sem parar. Hanna estava tão desorientada que a única coisa que ela disse foi que Mona fez lipo. 

Hanna foi embora da festa aos prantos e, ao chegar no estacionamento, recebeu uma mensagem de -A dizendo "não acredite em tudo que você ouve." Hanna tinha comprado um telefone novo e ainda não tinha transferido os contatos; porém, a mensagem era de um número que ela conhecia muito bem. Hanna descobriu quem era -A e mandou mensagem para as meninas irem até os balanços da escola. Hanna foi a primeira a chegar. Assustada, ela ficou dentro do carro. Ao ouvir barulho de carro se aproximando, Hanna foi em direção ao estacionamento dos balanços pensando que as meninas tinham chegado. Nervosa, Hanna foi cegada pelo farol de uma camionete, que acelerou em sua direção, jogando-a pelos ares. Hanna foi arremessada para o outro lado da pista ao mesmo tempo em que as meninas chegavam no local. Assim que a camionete desapareceu na pista, Aria, Emily e Spencer receberam uma mensagem de -A dizendo: ela sabia demais.

O #4 começa com Hanna em coma no hospital. Mona ficou de plantão na UTI esperando a amiga acordar. Mona ficou transtornada com a possibilidade de Hanna morrer. Arrependida pelo que fez com Hanna, Mona liga para Spencer para organizar uma vigília para Hanna no Country Club.

Mona e Spencer se encontram para organizar a vigília. No final do encontro, Mona conta para Spencer que está recebendo umas mensagens anônimas, que ameaçam revelar segredos do seu passado. Spencer fica chocada com a notícia e fala que as meninas também estão recebendo as mensagens.

Para surpresa de todos, Hanna acordou do coma e recebeu alta antes da vigília acontecer. Porém, ela teve perda de memória. Durante uma visita no hospital, Mona contou para Hanna sobre a vigília e sugeriu transformar o evento em uma festa em homenagem a Hanna - que para sorte de Mona não lembrava de absolutamente nada que tinha acontecido no aniversário.

Spencer reuniu as meninas e Mona na casa de Hanna para falarem sobre -A. Elas estavam certas que -A estaria na festa de Hanna e combinaram de acabar com a palhaçada. Depois que as meninas foram embora, Hanna e Mona ficaram sozinhas e fizeram uma festinha particular.

Durante todo o #4, as meninas insistem para Hanna se esforçar e lembrar como ela descobriu quem era -A. Por mais que Hanna se esforçasse, tudo que aconteceu depois que ela recebeu o vestido continuava como um borrão em sua memória.

Confirmando a previsão das meninas, -A estava na festa de Hanna. Depois de discutir com Melissa, Spencer não tinha mais dúvidas que sua irmã era -A e decidiu entregá-la para a polícia. Mona se ofereceu para levar Spencer até a delegacia. Hanna queria acompanhá-las, mas Mona contou que tinha contratado Justin Timberlake, cantor favorito de Hanna, para se apresentar na festa. Hanna mal podia acreditar na surpresa e concordou em ficar na festa junto com Emily.

Depois que Mona e Spencer saíram, Aria chegou na festa e contou para as meninas sobre uma conversa que teve com Jenna. As três começaram a discutir e, durante a discussão, Emily falou "você não deve acreditar em tudo que ouve." Ao ouvir a frase, a cabeça de Hanna quase explodiu. Era isso que -A tinha escrito para Hanna na última mensagem que ela recebeu. Em questão de segundos, Hanna lembrou tudo o que tinha acontecido depois que ela foi embora da festa de Mona. Hanna não queria acreditar em suas lembranças, mas ela precisava salvar Spencer de -A. Ou melhor, de Mona.

A caminho da Pedreira, Mona se revela para Spencer e explica porquê fez tudo que fez. Mona conta que era amiga de Jenna, que ela estava no quintal na noite da Jenna Thing, que ela sofreu queimaduras na barriga - explicação para ela frequentar a Bill Beach -, que ela insistiu para Jenna responsabilizar Ali pelo acidente, mas Jenna se recusou. Por esse motivo, elas terminaram a amizade. 

Mona fala que sempre foi amiga de Jenna e que, se as meninas não fossem tão egocêntricas, elas não se espantariam com a notícia. Depois da Jenna Thing, Mona contou para seus pais que Alison foi a responsável pelo acidente e implorou para Jenna falar a verdade. Jenna ignorou o pedido de Mona e manteve a versão que culpava Toby.

Mona não entendeu a atitude de Jenna e as duas se afastaram. Essa é a única menção sobre a amizade entre elas. 

No 2x13, Mona se apresenta para Jenna durante a festa de Noel e essa é a única vez que vimos as duas juntas. Ainda na segunda temporada, Mona leva um fora de Noel, que começa a sair com Jenna. Mona fala mal dela e mostra certa preocupação com a possibilidade de Jenna voltar a enxergar. No 2x25, quando encontra as meninas em frente da escola falando sobre o Baile, Mona diz que ouviu falar que Jenna também vai no Baile e que "antigamente, esse seria um motivo para eu não ir." 

No 3x03, Jenna pede ajuda de Aria para ensaiar com uns instrumentos musicais e, enquanto tocam, Jenna pergunta como as meninas estão depois do que aconteceu com a "coitadinha da Mona." 

No 4x12, Mona conversa com Shana, que é amiga de Jenna. 

Até agora, a única cena de Mona com Jenna foi no 2x13. A série deu algumas evidências de que elas podem ser amigas, mas não mostrou nada de concreto. Quando se conheceram no 2x13, uma foi super simpática com a outra. Mona abordou Jenna e a elegeu como a melhor Gaga. Na mesma festa também estava Lucas que, ao contrário de Jenna, dividiu muitas cenas com Mona sem nunca receber qualquer elogio.

Lucas Beattie

Primeira aparição: Perfeitas #3
Aparência: alto, cabelos castanhos e olhos claros. Lucas já foi jogador de futebol
Profissão: garçom do Rive Gauche

Nos livros, o sobrenome de Lucas é Beattie; na série, é Gottesman. Nos livros, Lucas odeia Mona e nem por brincadeira queria seu nome associado ao dela; na série, um não morre de amor pelo outro mas já aprontaram juntos. Nos livros, Lucas é humilhado por Ali; na série, também. Com poucas semelhanças dos livros, Lucas foi repaginado para a série.

Em Perfeitas #3, Hanna encontra Mona, Naomi e Riley no Rive Gauche. Mona deixa Hanna falando sozinha e sai do bistrô sem pagar a conta. Hanna se atrapalhou e deixou sua bolsa cair aberta no chão. Enquanto recolhia suas coisas, Lucas se aproximou para oferecer ajuda e avisar que Mona não pagou a conta. Hanna ficou sem graça e inventou que ela que ia pagar. 

Lucas trabalhava como garçom no Rive Gauche, o restaurante favorito de Mona e Hanna. O RG era o único lugar em que elas podiam beber vinho mesmo sendo menores de idade. 

No sexto ano, Lucas fazia parte do time de futebol e era considerado bonito. Hanna paquerava Lucas e desconfiava que ele também gostava dela. O problema é que Lucas era um dos alvos favoritos de Ali, que espalhou pra escola inteira que ele era hermafrodita. Nessa mesma época, as pessoas também comentavam que Lucas ia fazer uma surpresa para Hanna no Dia do Chocolate, uma comemoração de Rosewood Day. Como a data coincidiu com o boato, Lucas, de uma hora pra outra, começou a ficar mal falado e Hanna achou que o motivo era ela. Mesmo assim Lucas deu o chocolate para Hanna, mas ela jogou fora.

Hanna era gorda e fracassada e achou que por Lucas gostar dela, ele ficou mal falado. O que foi um equívoco, já que a verdadeira culpada foi Alison.

Apesar de sempre estar no Rive Gauche, a primeira vez que Hanna e Lucas conversaram - pós transformação de Hanna - foi por causa do calote de Mona. Hanna e Lucas fingiram que não se conheciam e voltaram a se falar. 

Como Hanna estava meio brigada com Mona, ela se aproximou de Lucas porquê precisava de alguém para desabafar. Lucas convidou Hanna para um encontro no fim de semana e a surpreendeu com um passeio de balão. Durante o passeio, Hanna estava tão agitada que acabou falando sobre -A e sobre Mona e faz Lucas prometer que não ia abrir a boca.

Desde o encontro no Rive Gauche é possível perceber o interesse de Lucas por Hanna que, através de flashbacks, conta sobre a paquera entre eles no passado. Hanna se surpreendeu com o jeito de Lucas e adorou o passeio de balão. Ela poderia se considerar realizada em reconquistar um garoto do passado não fosse um detalhe: agora ela era Hanna Marin e era fabulosa. E essa versão de Hanna deveria condenar Lucas.

Mona continuou espalhando que Lucas era hermafrodita e Hanna sabia que seria condenada se Mona descobrisse que ela estava andando com Lucas. Apesar de estar brigada com Mona, a popularidade continuava acima de tudo na vida de Hanna; por isso, ela ficou com Lucas escondida de todo mundo.

No dia do aniversário de Mona, Hanna ia sair com Lucas, mas cancelou o encontro assim que abriu o pacote com o vestido. Hanna mandou um e-mail super escroto para Lucas e foi para a festa. Depois de cair no chão e fazer todo aquele papelão, Hanna saiu do Planetário da Hollis aos prantos e quase pelada. Para sua sorte, Lucas foi atrás dela, presenciou a humilhação e a amparou. Lucas emprestou uma roupa para Hanna e falou que sempre soube que Mona não prestava. Hanna estava tão decepcionada e, embora aquela não tenha sido a primeira vez que Mona foi falsa, ela não tinha mais argumentos para defender a amiga. A conversa entre Hanna e Lucas foi interrompida pela mensagem de -A. Hanna reconheceu o número de Mona e se despediu de Lucas para encontrar as meninas. Hanna foi atropelada e perdeu a memória. 

No #4, Mona e Lucas ficam de plantão no hospital esperando Hanna acordar. Mona fica aflita com a presença de Lucas e o destrata na frente de todos. Para sorte de Mona, Hanna perdeu a memória e não lembra de nada que aconteceu.

Lucas ficou ao lado de Hanna durante todo o tempo em que ela esteve no hospital. Ele lia revistas para ela e os dois se beijaram. Lucas não se conformava de ver Mona se fazendo de preocupada e insistia que Hanna não deveria confiar nela. Hanna achava que era só implicância e deu um jeito de ficar com Lucas e ser amiga de Mona ao mesmo tempo. 

Durante a festa de Hanna, Lucas tenta contar o vexame do aniversário mas Mona o desmente. Mais uma vez, Hanna opta pela popularidade e manda Lucas passear.

Em Perversas #5, Lucas perdoa Hanna e os dois assumem o namoro. Hanna não tinha mais uma BFF e, para piorar, Kate estava em Rosewood. Mas não era porquê Hanna não tinha mais Mona que ela ia baixar a cabeça. 

Kate ficou amiga de Naomi e Riley. Um dia, Hanna chegou em casa e ouviu as três dando risada no quarto de Kate. Hanna achou que Kate estava tramando contra ela e decidiu acabar com a meia irmã antes que ela fizesse qualquer coisa. Durante uma festa nos Hastings, Hanna gritou, pra quem quisesse ouvir, que Kate tinha herpes. Todo mundo ficou horrorizado, inclusive Lucas, que condenou Hanna. 

Esse episódio pôs um ponto final no namoro de Lucas e Hanna e na participação de Lucas nos livros. 

Na série, Hanna conheceu Lucas no Clube da Virgindade e os dois se aproximaram enquanto organizavam o livro do ano. Lucas era a fim de Hanna, que nunca deu esperança para ele como namorado. Ela sempre deixou claro que eles poderiam ser amigos e acabou que ficaram tão amigos a ponto de Lucas salvar o namoro de Hanna com Caleb.

Mona e Lucas apareceram em vários flashbacks sendo humilhados por Ali e trocaram farpas durante a primeira temporada, mesma temporada em que Hanna e Lucas ficam amigos.

Na segunda temporada, Lucas dá uma surtada e se afasta de Hanna.

No 2x13, Mona e Lucas são humilhados por Ali e trocam olhares. Na festa de Noel, Lucas está de Mascarado e empurra Ali. Na cena em que Lucas derruba café em Ali, ele fala que ela ainda vai ter o que merece. Na primeira temporada, Lucas confessou que vandalizou o memorial de Ali.

Na 3A, Lucas se rebela e ninguém entende nada. 

Em PDS, Lucas conheceu Shana e fez uma transação misteriosa com um Mascarado. No GT, Lucas e Jason trocaram olhares suspeitos. 

No 3x14, Toby acelerou pra cima de Lucas enquanto ele andava de skate. 

No 3x15, Hanna vai até a casa de Lucas que, sem saída, conta que Mona o chantageava desde o Baile de Máscaras e caso ele não fazisse o que ela mandava, ela contaria para o diretor que Lucas vendia os gabaritos das provas. Lucas conta que intermediou uma situação entre Mona e Jason e assume ter provocado a explosão na barraca para matar Mona. Lucas aproveita para avisar Hanna que saiu da escola e vai estudar em casa para se manter seguro. Essa foi a última aparição de Lucas da série. 

No 4x01, Mona revelou que foi Lucas quem massageou Emily.

Lucas foi um dos poucos personagens que não sumiu do nada. A conversa que ele teve com Hanna no 3x15 explicou sua fase rebelde e, caso Lucas não apareça mais, sabemos que ele está enfurnado dentro de sua casa para se proteger de Mona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário