expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

domingo, 8 de setembro de 2013

2ª ed. Livro vs Série -A

A contracapa de Ali´s PLL anunciava: "antes de existir -A, existia Alison DiLaurentis". E se não existisse Alison DiLaurentis, não existiria -A.

Nos livros

Na condição de abelha rainha de Rosewood Day, Alison DiLaurentis precisava humilhar os perdedores para reforçar sua posição. Uma de suas vítimas favoritas era Mona Vanderwaal, uma nerd que vivia pra cima e pra baixo montada numa scooter, usava óculos, andava com duas BFFs tão esquisitas quanto ela e não saia da cola de Ali. 

Mona e Ali moravam na mesma rua. Ali adorava espiar Mona através da janela da sala dos Vanderwaal, enquanto ela dançava em frente da tv ou brincava de modelo. Ali esperava Mona se empolgar, batia na janela e deixava Mona constrangida.

Depois que Ali desapareceu, Mona pode respirar mais aliviada: além de não precisar mais se preocupar com Ali, quem mandava na escola agora era ela. 

Mona é a primeira -A dos livros e foi -A do #1 ao #4.

Três anos depois que Ali desapareceu, a casa dos DiLaurentis foi comprada pela família St. Germain, que ao ocupar a casa, colocou todos os pertences dos antigos donos no lixo. Entre as tranqueiras estava o diário de Alison. Mona fuçou no lixo e achou o diário. Foi assim que ela ficou sabendo sobre os segredos das meninas da época que elas andavam com Courtney.

Mona era obcecada por Alison e queria ser ela; mas antes, ela precisava se vingar das humilhações que sofreu. Como Alison estava morta, quem pagou o pato foram as Liars. 

Mona começou a mandar mensagens quando começou o ano letivo em Rosewood Day. Aria foi a primeira a receber uma mensagem de -A, que falava sobre Ezra.

No final do #3, Mona se atrapalha e manda uma mensagem para Hanna do seu próprio celular. Antes que Hanna abrisse a boca, Mona passou com sua SUV por cima de sua BFF. Hanna entra em coma e, ao acordar, não consegue lembrar do que aconteceu antes do acidente.

No #4, Mona conta para Spencer que está recebendo mensagens anônimas. Hanna recupera a memória e revela que Mona é -A. 

Mona assume para Spencer que é -A, que fez tudo que fez por vingança, convida Spencer para se juntar a ela e atormentar a escola inteira como -A, que soube dos segredos porquê achou o diário e o resto ela soube seguindo as meninas. Mona e Spencer se agridem, Mona despenca da Pedreira do Homem Flutuante e morre ao ficar presa entre duas pedras.

Como -A, Mona se divertia ameaçando contar - e contando - os segredos das meninas. 

Depois que Mona morreu, as meninas acharam que estavam livres de -A; até Emily receber uma mensagem no #5, quando o tormento recomeça.

Dos livros #5 ao #8, Alison é -A. Diferente de Mona, Ali foi agressiva. Ela matou Ian e Jenna e tentou, por duas vezes, incendiar as meninas. Alison assumiu o lugar de Mona mas as duas não tinham nenhuma conexão. Ali se aproveitou do plano de Mona.

No #8, a sra. D. nos apresenta Courtney, que na verdade é Alison. 

Ali se aproxima das meninas explicando que ela não é Courtney, mas sim a Alison de quem elas eram amigas. As meninas caem na de Ali, que arma para elas em Poconos.

Ali tranca as meninas na sala da cabana e, antes de incendiar o local, passa uma carta por debaixo da porta. Na carta, Ali revela que é -A, fala que Courtney era maluca e invejosa e humilha as meninas. A cabana explode e Ali é dada como morta.

Um ano depois, -A retorna. A primeira mensagem que as meninas receberam eram assinadas com o nome delas, como se uma estivesse marcando um encontro com a outra. -A pediu que elas fossem até a caixa de correio dos D., onde deixou um envelope com uma foto do The Cliffs.

A partir do #9, -A radicaliza. Em cada livro, as meninas desconfiam que uma determinada pessoa é -A. No final de cada livro, o suspeito se revela tão vítima de -A quanto elas e/ou é assassinado. 

No #13, as meninas estão convictas de que Ali está viva, ainda é -A e tem um cúmplice.

Saiba mais sobre o motivo de Ali ter declarado ódio eterno contra as Liars na resenha de Ali´s PLL. Para saber o que -A apronta a partir do #9, clique aqui.

Na série

O primeiro -A é Mona, revelada no 2x25. Mona pegou o diário de Ali, ameaçou as meninas, justificou sua vingança com um discurso ambíguo e contou que não trabalhava sozinha. Mona também recebeu mensagens de -A e contou para Hanna que estava sendo ameaçada - 2x21

Enquanto nos livros Mona escondia o diário de Ali embaixo do colchão, na série ela montou um covil para executar sua vingança. Mona fez uso de vários recursos para ameaçar as meninas, além de recrutar outras pessoas para ajudá-la, como Lucas e Toby.

Depois de se revelar, Mona foi para o Radley e a terceira temporada começou com um novo -A em ação. O segundo -A, revelado no 3x12, era Toby. 

Analisando o discurso de Mona no 3x24, entendemos que a história foi assim: Mona era a primeira -A e resolveu chamar algumas pessoas para ajudá-la. Após ela se revelar no 2x25 e ser internada no Radley, uma pessoa a procurou para propor uma parceria. Mona aceitou a oferta, mas se arrependeu. Segunda ela, a tal pessoa assumiu o controle do time. Essa pessoa ficou como a Red Coat/BigA, que nem mesmo os -As sabem quem é porquê ela usa uma máscara. -A evoluiu para um ATeam, controlado por uma BigA, que virou a Red Coat. 

A quarta temporada inovou ao colocar Mona e Toby como vítimas de -A, que passou a ser chamada de Red Coat e virou a inimiga número um de todo mundo. Apesar de serem vítimas, Mona e Toby mantem a dúvida quanto às suas reais intenções. 

Atualmente, o assunto -A encontra-se nesse estágio: o 4x12 chocou ao revelar um apartamento em Ravenswood, que pode ser o novo covil de -A, que pode ser Ezra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário