expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Opinião 4ª temporada/summer season

Diferente da avaliação individual que fizemos com os episódios da 3ª temporada, vamos comentar a summer season no geral. O principal motivo de não avaliar episódio por episódio é que a série voltou a ser o que era e os episódios mantiveram a mesma qualidade - exceto o 4x09.  

Com a sequência final do 4x12, ficamos com a impressão de que a série está recomeçando. Estamos na metade da quarta temporada e, oficialmente, temos só mais uma temporada pela frente; então, o foco da história, à partir de agora, deve ser/esperamos que seja nas respostas. Não precisamos de mais perguntas e já nos conformamos que não teremos todas as respostas.

Independente das intenções de Ezra, suas motivações/intenções passam a ser uma das questões determinantes para qualificarmos a série. Dessa vez não vai colar a conversinha fiada de Toby. Queremos que nossa cabeça exploda mesmo! 


A summer season acertou

O principal motivo dos nossos elogios à summer season foi a retomada do ritmo original de PLL. Usamos a palavra original porquê foi nesse ritmo que a série começou. -A era um problema geral, mas não era o único problema. As meninas tinham uma vida sem -A, o que faz toda a diferença. Essa vida voltou na summer season e, assim como nas duas primeiras temporadas, foi fundamental para que quando um episódio terminasse, a gente já começasse a se descabelar pelo próximo. A retomada do ritmo trouxe de volta as cenas com as meninas reunidas discutindo sobre -A e divididas em duplas para investigarem alguma coisa. Estávamos com saudade de ver as meninas sendo amigas. 

Graças as investigações, a história aconteceu em lugares fora de Rosewood - outra característica que amamos. O primeiro lugar foi o ateliê de Hector, escolha mais do que perfeita principalmente por lembrar da época das creepy dolls. A Cicero foi o palco para Emily quebrar tudo e o baile em Western criou um clima de festa bem diferente das comemorações que estamos acostumados a ver. O destaque ficou para a introdução de Ravenswood e sua fotografia gélida. A escola e a casa das meninas continuam sendo os cenários principais em Rosewood. O Brew teve muito destaque e a casa dos D. dispensa comentários.

Investigações novas pedem personagens novos. Diferente da terceira temporada, que preferiu destacar personagens novos que não acrescentaram nada para a história, a summer season inovou ao criar o que definimos como personagem novo para o episódio. Quase todos os episódios nos apresentaram pessoas novas envolvidas nos mais diversos contextos. Pessoas que tiveram suas passagens com começo-meio-fim, usadas exclusivamente para um determinado assunto. Quem mais deixou saudade foi Tippy e consideramos a sra. D. uma personagem nova, apesar dela já ter aparecido. Adoramos ver personagens de diferentes núcleos dividindo a cena.

A summer season foi de Emily. No 4x01, Mona chamou Emily de ingrata por não reconhecer que -A fez dela uma pessoa mais forte. Emily partiu pra cima de Mona e essa reação foi a primeira prova de que Mona estava falando a verdade. O ápice da demonstração de que Emily tem a força foi a discussão com Spencer no 4x05, mesmo episódio em que ela deu em cima de Brandon para conseguir a bolsa na universidade. 

Confirmando os spoilers de que as mães estariam em evidência, adoramos vê-las como vítimas de -A. Pam passou por poucas e boas a ponto da sala da sua casa servir de garagem para um carro desgovernado. Ella foi vítima das abelhas e Veronica foi prejudicada com a denúncia anônima. A que mais se estrepou foi Ashley e sua fase negra foi responsável por uma das melhores cenas de abertura da série, que foi o pesadelo de Hanna no 4x05. 

No Cometário do 4x10 dissemos que CeCe é um fato inédito na série. Ela assumiu o lugar de Melissa em ser a culpada de tudo. A diferença é que CeCe teve seu nome envolvido em todas as confusões mesmo sem dar as caras. Ela monopolizou as atenções e se revelou como uma das Red Coat Loira. Usamos a expressão fato inédito porquê nunca um personagem que ficou muito tempo sem aparecer causou tanto - dentro e fora da série.

Apesar de terem sido poucos, os flashbacks foram muito bons, principalmente os de Ali com a sra. D.

Nós gostamos muito dos episódios. O único que achamos ruim foi o 4x09. Detestamos quando as melhores cenas são os sneak peeks e o 4x09 foi assim. A temporada manteve o foco das tramas pararelas. Diferente da 3ª temp., a 4A criou-e-resolveu os problemas sem deixá-los sem respostas e/ou serem atropelados por outros. As novas perguntas que surgiram são desdobramentos das respostas das perguntas principais.

Terminamos a summer season mais aliviados do que satisfeitos. O trauma com a 3B ainda nos assombra e os erros da summer season são consequências diretas dessa fase.

A summer season errou

Toby. Nunca escondemos nossa revolta com seu retorno. Na época do 3x24 dissemos que sua morte-e-vida poderia fazer sentido mais pra frente. No 4x01, por causa do flashback com Ali, deixamos de implicar com ele e até especulamos que os dois eram amigos. Pensamos que esse seria o enredo de Toby. Só que não. O foco foi para a morte de sua mãe e, definitivamente, a história não colou. Se -A tem algo a ver com isso ou se essa morte tem muita importância, a trama não foi explorada o suficiente a ponto de nos sensibilizar. Ficamos sabendo que: Marion pode ter sido assassinada/ o dr. Palmer falou de uma loira/ Wilden participou das investigações/ -A sabe/diz que sabe a verdade. É muito pedir mais originalidade? Além de que, nem conhecemos Marion. Ficamos com a impressão de que essa morte da mãe foi uma coisa meio em cima da hora, usada só para falar que Toby tem um problema. Seja lá qual for o objetivo dessa história, a temporada não conseguiu emplacar o assunto. 

Nós estávamos neutros quanto a Toby até o 4x11, quando ele condenou Spencer por ela ter contado sobre Marion para as meninas. Esse foi o maior absurdo da temporada. Nós não entendemos por quê as meninas esculacham Mona e adoram Toby. Independente das intenções de Mona, ela ajudou as meninas; diferente de Toby, que devolveu o furgão para -A. As meninas condenaram Spencer por ter ficado quieta e não falaram absolutamente nada sobre Toby. Alguém explica? Essa diferença de tratamento das meninas em relação a Toby e Mona incomoda muito a gente. Os dois são farinha do mesmo saco. Até agora, não vimos nada que justifique a preferência por Toby. 

Falando em Toby e Mona, continuamos sem saber sobre o time. Mona contou que recrutou Toby e só. Não sabemos as reais motivações dos dois e nem como funciona o time. Para nós, essas perguntas já deveriam ter sido respondidas. Mona se explicou quando se revelou para Spencer, enquanto Toby - que fez tudo por amor e proteção,  além de ter devolvido o covil - não precisou dar nenhuma satisfação. Pelo que entendemos, Mona mandava em Toby e agora ninguém manda em ninguém porquê os dois são vítimas da BigA. Se nenhum deles sabe quem é a BigA, por qual motivo os dois não se unem? Achamos estranho quando Mona descobriu que Toby devolveu o furgão e ela não foi falar com ele. Em vez disso ela foi tirar satisfação com Spencer.  

Outra questão que deveria ter sido encerrada no 4x12 é a morte de Wilden. Achamos que toda a confusão em torno desse assassinato foi o que mais decepcionou. Começando pelo leitão no porta mala. Na época, dissemos que nem ligamos para o animal, sem saber explicar o motivo. Agora nós temos uma resposta: nossa reação foi indiferente porquê não criamos expectativas e foi típico da série; justificativa que vale apenas para nossa indiferença. PLL tem que parar com essa mania de causar tumulto com coisas idiotas e mentir quanto a importância de um fato. Só se falava no bendito porta mala durante o hiatus que, assim como a morte fake de Toby, teve comentários de todo o staff para nos induzir a acreditar que era algo bombástico. O conteúdo chegou a ser descrito como divisor de águas. Não seria melhor fechar a boca do que tumultuar o mistério com mentiras? 

As gravações da viatura de Wilden e o vídeo das meninas mexendo no carro também causaram rebuliço. E tanto barulho pra que? Pra nada. A gente achava que essas gravações solucionariam o caso, que acabou resolvido com o testemunho de Travis. 

A revelação do assassino foi prometida para o 4x12, assim como ouvimos que Ashley ia aprontar alguma coisa que despertaria o ódio de todos. Não vimos nada disso. De todo o auê em torno de Wilden, só a situação de Ashley foi resolvida. Pode ser que esse crime renda mais problemas; mas de tanto que arrastaram a história, enjoamos do assunto.

Outra mania irritante é sumir com os personagens conhecidos. Apesar da gente saber por onde eles andam, não é legal deixar algumas pessoas fora do ar por tanto tempo. Aria já pode ser considerada filha única e Spencer filha de mãe solteira. CeCe causou, mas se somarmos o tempo das cenas em que ela apareceu, não chega a um minuto. Wren voltou, causou e sumiu. E, segundo o Sweets For My Liars, a série deu O furo quanto a Jason. Saibam qual foi aqui.

Mais uma vez temos que reclamar do que fazem com Jenna. Além de sumirem com ela, não ficou claro se ela voltou a ser cega, qual é a dela com Shana e Melissa e onde que ela se enfia quando não está em Rosewood. Sabemos que nada vem fácil em PLL, mas pelo menos alguma noção a gente precisa ter. No caso de Jenna, não sabemos de nada. 

Uma das críticas negativas que fizemos sobre a terceira temporada foi que algumas tramas ganhavam destaque para serem completamente esquecidas logo em seguida. Essa característica contribuiu para outra crítica, que reprovava os excessos e contrastes da temporada. A revelação de Toby no 3x12 foi a primeira vez que a série revelou uma bomba em questão de segundos; ideia que ajudou as situações mostradas dessa maneira a triplicar o impacto que causaram. A mesma série que consegue resolver problemas importantes em segundos, consegue fazer um problema se tornar desinteressante por arrastá-lo demais. Na 4A, a morte de Marion e de Wilden seguiram essa linha.

Por último, vamos falar de Mona em um tópico exclusivo - sim, ela merece.

A summer season acertou mas errou com Mona

Mona sempre tem história pra contar. Anunciada como a quinta Liar, Mona passou a receber mensagens de -A e parou tudo ao confessar que matou Wilden. A ideia de fazer Mona experimentar o próprio veneno foi ótima; porém, os sumiços dela prejudicaram a temporada. Toda vez que apareceu, Mona rendeu e, justamente por isso, sumir com ela não foi uma boa ideia. Ela deveria ter aparecido em todos os episódios, nem que fosse para levar uma esculachada das meninas. 

Todas as aparições de Mona fizeram revelações importantes. As últimas vezes que ela apareceu são bons exemplos de que ela não pode ficar sem dar satisfação. No 4x08 ela se entregou para a polícia como assassina de Wilden. No 4x10 ela apareceu no Radley conversando com Wren. No 4x12 ela apareceu tricotando na varanda e conversando com Shana em Ravens. Até o 4x07, Mona manteve a dúvida se era amiga ou falsa. No 4x08, ela meio que respondeu essa pergunta. Achamos que ela não é nem amiga, nem falsa. Ela só quer salvar a própria pele. 

Mona começou a temporada como vítima de -A, assumiu ser a assassina de Wilden, teve uma passagem conturbadíssima pelo Radley e sua última cena foi tricotando na varanda com Shana. São quatro situações diferentes e que pedem explicações individuais. Pular de uma pra outra sem dar qualquer noção do que está acontecendo foi o responsável pelo estrago feito com a 3ª temp. Não queremos ver a história se repetir. Tratar questões importantes assim contribui pra gente ficar com raiva da série.

Ps: Quem mais sentiu falta das promos da Much? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário