expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Primeira impressão Ravenswood

Ravenswood é o spin-off desse ano que, desde seu anúncio, causou polêmica devido a falta de informações sobre a temática e o elenco. O enredo, ao destacar a existência de uma maldição, ganhou interpretação sobrenatural. Já os personagens, por serem desconhecidos, não despertaram muito interesse. Um tempo depois, confirmaram a ida de Caleb para a cidade, sem qualquer informação adicional. Os vídeos e as fotos, divulgados na época do anúncio, também foram alvos de criticas por serem sem pé nem cabeça. 

O spin-off vai começar depois da exibição do especial de Halloween e, segundo um dos spoilers, os personagens de Ravenswood seriam apresentados durante o especial. Assim como fizeram com as informações sobre os episódios da quarta temporada, Ravenswood teve pouquíssimas notícias divulgadas. A que mais empolgou foi quando liberaram a foto de Spencer e Toby na cidade durante o 4x06.

Antes da falarmos o que achamos de Ravenswood, vamos lembrar como Toby e Spencer foram parar lá. No 4x05, Spencer e Emily estão em uma festa de uma das fraternidades da Cicero. Elas se separam para procurarem pistas. Emily conversa com uma das irmãs, que se oferece para mostrar a casa. Em uma das paredes, Emily se assusta com a decoração, um tanto quanto sinistra. Uma máscara e uma pá estão penduradas na parede, destoando completamente do ambiente. A irmã explica que os enfeites são da época que a sra. Grunwald era a governanta da fraternidade. Segundo a irmã, a governanta era super estranha e severa. Ninguém conseguia enganá-la e, as vezes, ela sabia o que as meninas iam fazer antes mesmo delas entrarem em ação. Para alívio das irmãs, ela foi expulsa anos atrás.

Durante sua investigação, Spencer encontra um quarto secreto na fraternidade, como se fosse um quarto do pânico. A essa altura, ela já sabia que o número de telefone que Tippy cantou era da fraternidade. Ao ver um telefone no quarto, Spencer o conectou na linha e ligou para Aria. Conclusão: a pessoa com quem Ali tanto falou durante as férias na Georgia morava na fraternidade - ou pelo menos usava o quarto para conversar com ela.

No 4x06, Spencer conversa, por telefone, com uma das irmãs, que conta sobre uma antiga governanta que tinha o estranho hábito de sumir e aparecer do nada dentro da própria fraternidade. Na escola, Spencer vai contar a novidade para Emily, que a ignora. 

Spencer associa os sumiços de Grunwald com o quarto secreto e decide procurá-la. Após descobrir o endereço da governanta, Spencer e Toby vão atrás dela.

Junto com Spencer e Toby, conhecemos Ravenswood, uma cidade bem peculiar, não acham? Além de dar as boas vindas aos visitantes com um cemitério abarrotado de túmulos, não havia placas com qualquer tipo de sinalização - tanto que, ao chegarem, a câmera mostra uma placa de trânsito apenas com a letra R. 

Ravenswood não economiza em sepulturas, estátuas de anjos e santos. O gosto pelo mórbido se multiplica nos fios dos postes, com a presença de milhares de corvos crocitando. Ravenswood é uma cidade fria, tão qual seus habitantes. Spencer e Toby não foram muito bem recebidos na vila sinistra.

Ao perceberem que não poderiam contar com os moradores, Spencer e Toby vão até o endereço de Grunwald, onde um jardineiro poda umas flores. A resposta para o que perguntam é uma ordem para que caiam fora dali.

Acabou que Spencer encontrou Grunwald por acaso, quando a reconheceu dentro do salão de beleza. Sem pensar duas vezes, Spencer já chegou bombardeando Grunwald com mil perguntas. A ex-governanta, claro, não respondeu nenhuma, além de falar que não era a pessoa que Spencer estava procurando. Para finalizar a abordagem de Spencer de um jeito bem Ravenswood, Grunwald a deixa falando sozinha e liga o secador de cabelo. 

Praticamente expulsa do salão, Spencer mal consegue contar para Toby o que aconteceu quando os dois se deparam com Shana no meio dos moradores da cidade, durante um estranho ritual diante de uma estátua. E como Shana é amiga de Jen-na, não demorou para Toby reconhecer o carro da irmã parado a poucos metros de distância do salão. Shana entra apressada no carro e, junto com quem estava dirigindo, sai a mil por hora. Spencer e Toby, no mesmo ritmo de Shana, entram no carro para segui-la, mas não conseguem nem dar partida. Tudo por culpa de um corvo, morto, que despenca brutalmente em cima do carro. 

Depois dessa mini-review da primeira aparição de Ravenswood, podemos falar qual foi nossa primeira impressão. Simplesmente, amamos. Apesar da gente continuar sem saber nada sobre o spin-off, foram as características da cidade que chamaram nossa atenção.

A-ma-mos a mudança de cor durante as cenas na cidade. O tom gélido, em contraste com as extravagantes cores habituais da série, ficou excelente. Talvez nem todo mundo ache graça nisso, mas nós amamos esse tipo de fotografia - assim como amamos corvos.

Nenhum dos cinco personagens confirmados como moradores da cidade apareceu. A novidade ficou por conta de apresentar moradores e/ou personagens que não foram anunciados - e que nós imploramos para que estejam no spin-off. Conhecemos Grunwald e caímos da cadeira quando Shana se enfiou no meio das pessoas durante aquele ritual. Apesar do carro ser de Jenna, não foi possível confirmar se era ela. Mas, ligando alguns spoilers de Ravenswood com acontecimentos do 4x08, as chances de ser Jenna dirigindo o carro são enormes.

No 4x01, Jenna foi no velório de Wilden na companhia de um loiro desconhecido. Antes da temporada começar, falaram que esse loiro estaria em Ravenswood. No 4x08, Toby e Caleb conheceram Nigel, que foi reconhecido como o loiro do velório. Então, Jenna tem dois motivos para dar as caras no spin-off - Shana e  Nigel. 

Ravenswood apareceu no 4x07 para que a gente conhecesse o lugar e tudo mais. Apesar do foco nesse momento ser a governanta, o estilo retrô da cidade não passou despercebido. Enquanto alguns acharam o visual antigo uma escolha estética para contrastar com o urbano-contemporâneo da série e se adequar a fotografia gélida (nosso caso), algumas pessoas sugeriram que o visual antigo está relacionado a tal maldição que assombra a cidade. Além do salão de beleza, com aquele secador estilo capacete, os carros que circulavam pelas ruas - assim como o de Jenna - são de 1960/70. E aqui temos a primeira especulação sobre o spin-off: estaria Ravenswood presa no tempo? 

Especulações-precipitadas à parte, nossa primeira impressão é de que o spin-off vem para bombar, ainda mais, a quarta temporada. E, nesse caso, torcemos para que a primeira impressão seja a que fique!


Nenhum comentário:

Postar um comentário