expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Opinião/Análise 4x03 - Cat´s Cradle

Cat´s Cradle é o primeiro episódio da quarta temporada que dividiu opiniões. Diferente dos dois episódios anteriores, que nós rotulamos como impossíveis de definir com uma única palavra - elogio -, a variedade do 4x03 ficou por conta dos motivos que desagradaram o público. O episódio foi definido por muitos como chato e meio entediante e os motivos dessas opiniões vão desde o vestido de Spencer, passando pelo tradicional ZZzzZZ nas cenas de Aria (agora com Jake) até o questionamento sobre a morte de Marion C. ser realmente importante*.

Cat´s Cradle foi mais calmo que os dois episódios anteriores e essa quebra de ritmo não ia passar despercebida. Não achamos o 4x03 ruim ou chato mas desconfiamos qual foi o motivo dessas reações. Depois de dois episódios que bombardearam revelações inesperadas, é compreensível que um episódio com revelações mais esperadas cause essa divisão de opiniões. Não que as revelações do episódio não sejam importantes; a questão é que essas revelações não foram assim, tão surpreendentes. 

Como dissemos na opinião do 4x02, o principal motivo de nossos elogios para o começo de temporada foi a retomada dos problemas individuais. Cada personagem está as voltas com um problema, que se desdobra em outro problema e por aí vai. Esses desdobramentos garantem a volta do ritmo original da série. O motivo que desconfiamos ser o responsável pelas críticas negativas ao episódio é o mesmo que nós atribuímos os elogios, justamente essa retomada dos problemas individuais. Perder o ritmo de uma hora pra outra é fácil; retomar esse ritmo não é tão simples assim. Ainda mais depois de uma temporada em que a série passou maior parte do tempo sendo o que não era. Para que nossa opinião fique bem clara, vamos comentar os personagens e os desdobramentos das questões que surgiram no 4x02. O nome do episódio é um bom exemplo para começar.

Cat´s Cradle

Cat´s Cradle é o nome de um jogo muito popular nos EUA que consiste em fazer figuras com um pedaço de barbante preso entre os dedos. A medida que os participantes precisam dar forma a figura, o barbante fica mais enrolado entre os dedos. O emaranhado, antes de se parecer com qualquer coisa, sempre lembra uma cama de gato. 

Antes do episódio, o nome era só mais um entre tantos nomes de episódio que soam descabidos. Depois do episódio, entendemos o título, que faz referência ao complexo mural de investigação da morte de Wilden. Hanna levou o maior susto quando viu metade da cidade estampada no mural. Quanto ao mural ser a justificativa do título, ok. Não fazíamos ideia do que Cat´s Cradle poderia ser e o mural realmente é um Cat´s Cradle. Mas, quanto as meninas serem suspeitas, é alguma novidade? Não, nenhuma. Qual morte que aconteceu ultimamente em Rosewood que elas não estavam no meio? De novo, nenhuma. Ali, Maya, Nate, Ian, Garrett e Wilden.

Red Coat/Ali e as máscaras

Considerando a cronologia da série faz, no máximo, duas semanas, todo mundo estava neurótico e determinado a descobrir uma única coisa: a identidade da Red Coat que, com a mesma velocidade que chegou atropelando Deus e todo mundo, foi completamente esquecida.

Não ficou claro se as meninas e Mona acham que Ali é a Red Coat/BigA. Ficou decidido que a Red Coat é a BigA, mas não ouvimos nada quanto a Ali ser a BigA. Aliás, nem vimos mais o casaco, cuja única aparição nesse começo de temporada se resumiu a um pedaço de pano queimado encontrado pelos bombeiros. 

Quanto a Ali. A temporada já trouxe muitas informações sobre ela. Apesar das meninas não terem dito em voz alta que elas estão descobrindo seus últimos passos e possíveis suspeitos de sua morte, ficou subentendido que elas estão focadas nessa tarefa. Elas já sabem como Ali foi enterrada como Ali e, depois da visita ao ateliê, descobriram que ela estava no GT, além das novidades que chegaram juntas com a sra. D. e Tippy. Essas informações são importantes; mas não são tão bombásticas assim. Se Ali está viva, detalhe que a gente já sabia, por onde ela andou é o de menos. No trem ou na pousada, Ali estar viva é o choque maior.

Como desdobramento dessa confusão em torno da identidade da Red Coat, temos as máscaras. Mona falou que não sabia quem era a RC porque ela usava uma máscara com o rosto de Ali. Descobrir onde ela fez a máscara é importante, mas o choque da informação é que alguém, sabe-se lá quem, anda por aí com uma máscara de Ali. Informação que fica mais sinistra quando alguém sugere que Ali andava com uma máscara do próprio rosto.

Toby e Mona

Muita coisa nesse começo de temporada não foi dita com todas letras, mas ficou nas entrelinhas. Sabemos que Toby não vai se livrar de -A tão fácil assim; mas não sabemos se Toby ainda é -A. No 4x02, Spencer deu uma estressada com ele ao se mostrar cansada dos "seus joguinhos" e durante o 4x03, por alguns segundos, uma dúvida passou por nossas cabeças. Será que vão fazer outro carnaval em cima de Toby? Tudo bem, nada foi afirmado quanto a ele ainda ser -A, da mesma maneira que ele não negou que ainda seja. Quando falou sobre -A e se referiu a ela como uma mulher, Spencer ouviu com certa estranheza essa afirmação, ainda mais depois da justificativa fajuta que ele deu. No Radley, ele decidiu que roubou o furgão a troco de nada. Novamente, foi preciso Spencer intervir e questionar suas sentenças. 

Spencer não ligou de voltar para o Radley. Ela lembrou a senha da porta dos fundos e só de olhar a janela do quarto, concluiu que Marion não se jogou de lá. Pelo visto, ela preferiu guardar combinações numéricas e esquecer dos amigos do sanatório. Spencer não ficou amiga do E.Lamb? Ele não falou pra ela que conheceu Toby e a mãe dele? Não seria mais fácil ela procurar o enfermeiro em vez de ficar invadindo os lugares? Sim, claro que seria. Só que não. É melhor entrar no Radley na surdina e pelos fundos. E onde estava o povo daquele sanatório? 

O que chama atenção aqui é que tanto Toby, quanto Mona, eram do time mas não sabem absolutamente nada sobre ele. Tudo que eles sabiam se foi com o furgão; detalhe que traz de volta as dúvidas quanto a hierarquia do time. Toby não sabe quem é a BigA mas deixou escapar que é uma mulher. O que também notamos foi que, quando Mona levou as meninas no galpão para mostrar o furgão, o cadeado estava aberto ou nem estava no portão. Ela chegou e já foi abrindo o portão. O curioso é que nem ela, nem Hanna, que não tirou os olhos da chave quando Mona foi esconder o furgão, comentaram esse detalhe. No mínimo, estranho. Tão estranho quanto a falta de interessa de Aria e Hanna em saber o motivo do time ter armado pra elas no GT. Ignorando o fato que a pessoa fantasiada de Caleb era da altura de Hanna, ela não quis saber o que Mona pretendia fantasiada igual seu namorado. O caso de Aria é ainda pior: ela tem alguma ideia do motivo de Wilden para encaixotá-la? E para finalizar também não sabemos se Wilden era do time ou se tinha alguma ligação com -A. 

Quanto a Mona, já foi confirmado que ela vai ficar nessa de ser ou não confiável. Diferente de Toby, cujo único spoiler confirmado é sobre sua mãe. Mas, depois que ele entregou o covil e pegou a transcrição, como -A vai se meter nessa história? Não nos perguntem. Apenas esperamos que, dessa vez, as atitudes de Toby sejam verdadeiras. Nossa paciência é zero para qualquer tentativa de tumultuar a série novamente com dúvidas sobre o personagem.

Como esses dois podem ter colaborado para as críticas ao episódio: Mona sumiu, depois de ficar em evidência dois episódios seguidos e revelar várias bombas. Não que a gente apoie essa ausência, mas pelo menos esse sumiço foi justificado. Sumir com Mona totalmente colaborou para a quebra de ritmo. No caso de Toby é que ele saiu do nada para chegar a lugar nenhum. Mais uma vez desperdiçaram o Radley. O que ele sabia antes de entrar lá foi o que ele continuou sabendo depois que saiu de lá: a transcrição é falsa, caso -A tenha sabotado, ou o Radley está escondendo a verdade. 

As Marin/Wilden/Caleb/Tom

Ashley assumiu o papel que Byron desempenhou no começo da 3B, o de creepy. Cada vez mais achamos que ela não matou Wilden, justamente porquê cada vez mais ela parece culpada. Ashley continua no caminho que deve revelar o tal motivo para ela ser odiada. Ela adquiriu gosto por ficar no escuro e se embananou ainda mais com a versão de Tom sobre a noite em que Wilden morreu. Nesse caso, não achamos que a história ficou morna. Segundo Ashley Benson, Hanna vai passar muito tempo envolvida com a polícia nessa temporada e ela confirmou que Tom vai aparecer bastante. No 4x03, a volta de Caleb foi a deixa para Tom entrar na confusão. 

As Hastings

Quem mais estava com saudade de ver as irmãs em pé de guerra? Mais magra e mais sínica do que nunca, Melissa chega na quarta temporada da melhor maneira que sabe: intimidando todo mundo e não abaixando a cabeça pra ninguém. Spencer tem mil pedras na mão contra ela, porque o dia em que Melissa não estiver no meio de uma confusão, a série pode anunciar seu fim. Claro que ela deve uma explicação para cada pedra que Spencer tem na mão e a volta do atrito entre as irmãs é mais um sinal de retomada do ritmo. No caso das Hastings, a história está apenas começando.

Aria/Jake/Ella/Zack

Não entendemos muito bem a reprovação de Aria quanto a brincadeira de Jake sobre os filmes antigos. Para um primeiro encontro, considerando a situação amorosa de Aria, o episódio deixou muito a desejar. Quanto a Ella, seria maldade nossa pensar que quando ela usou a filha como desculpa para não viajar, ela esqueceu que tem um filho? Não lembramos quando foi a última vez que vimos Zack, mas sabemos que, se ele sumir, é porque viajou para a Áustria.

Os Fields

Alguns spoilers diziam que as mães das meninas iam ficar muito evidência. E, confirmando um spoiler do 4x03, Pam está na mira de -A. Tudo indica que -A quer ferrar Emily pra ela não conseguir uma bolsa na faculdade e a coitada vai ter que achar um jeito de provar que seus pais não são negligentes. No núcleo de Emily, a ausência de Paige é a responsável pela quebra de ritmo. Pigskin apareceu nos dois episódios anteriores cheia de planos para o futuro e, do nada, some no 4x03. Tudo bem que -A agitou ao azucrinar Emily - quem não adorou Pam dando chilique na porta da escola? - mas sumir assim com Paige deixou a sensação de que estava faltando alguma coisa.

Uma das constantes na 3B foi o some-aparece-some de alguns personagens. Nesse começo de temporada, apesar dessa constante ainda se manifestar na série, não podemos reclamar que os personagens que não apareceram no 4x03 sumiram sem mais nem menos. Sumir com alguém de maneira bruta não é legal, mas pelo menos sabemos a quantas os personagens andam. Como exemplo Jessica D., Ezra, Tippy, -A. Jessica voltou a morar na cidade. Ezra agora tem família. Tippy está com -A, não sabemos para quê. Ou o papagaio falou demais ou -A quer saber mais. De qualquer maneira, sua passagem teve começo-meio-e-fim. (Claro que nós queremos ver Tippy mais vezes e estamos torcendo para que ele não seja servido no próximo jantar!) Shana já tem uma rotina na cidade; ela faz parte de uma equipe de natação. Ao contrário de Jenna, que vive pra lá e pra cá, e nós continuamos sem saber onde. 

Concluindo: Cat´s Cradle não foi um episódio ruim nem chato. A calmaria talvez tenha sido resultado das revelações não tão bombásticas; o que não anula a importância dessas revelações. As questões individuais continuam se desdobrando ao mesmo tempo que um problema geral une as meninas. Enquanto elas tem que cuidar da vida pessoal, todas continuam revirando qualquer coisa que forneça pistas sobre Ali e seu recém-descoberto (e estranho) gosto por máscaras. Os personagens que vimos nos dois primeiros episódios e não apareceram nesse, podem ter sumido do nada mas não foram para o nada. Nós temos uma noção do que eles estão fazendo. Claro que nós amamos Hector Lime e seu ateliê, que trouxe de volta as meninas se reunindo e se metendo nos lugares mais sinistros que podem em busca de pistas - alguém mais lembrou das creepy dolls com as cenas? Também adoramos ver as quatro juntas falando sobre -A e já elegemos o Brew como ponto de partida oficial de cada episódio!

*Nós adoramos o look da Spencer. O vestido criticado foi o que ela usou na escola, quando ela, Emily e Aria conversavam até Pam chegar fazendo escândalo. Quanto a Aria com Jake, sentimos falta da inquietação dela durante a primeira aula de luta. Achamos a morte de Marion C. interessante e acreditamos que, ao investigar essa história, vamos saber muita coisa do passado de Toby antes dele ser o freak que assustava as meninas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário