expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Análise do mural de Wilden

O WetPaint publicou uma matéria sobre as observações que estão escritas ao lado de cada foto no mural de Wilden. O mural teve muito destaque quando apareceu; assim que Hanna entrou na sala, a câmera mostrou o mural inteiro e depois focou em diferentes partes. 

Tendo como base a matéria do WP, nós vamos acrescentar informações sobre a ligação de Wilden com todo mundo que está estampado no mural. Antes de começar o post, temos algumas considerações.

Sempre que falamos sobre as aparições de Ali, nós nunca questionamos como é possível ela entrar e sair de um lugar e ninguém ver - ou coisas do tipo. Nós entendemos que isso faz parte do mistério. Mas, no caso de Wilden e sua viatura, algumas coisas passaram um pouquinho do limite. Nós vimos uns comentários sobre o mural de investigação e encontramos pessoas com dúvidas iguais as nossas. Novamente é preciso lembrar que o espaço de tempo na série, desde quando Ashley atropelou Wilden até agora (4x03), é de, no máximo, três semanas. 

Quando dizemos que Wilden e sua viatura passaram um pouquinho do limite nos referimos a:

Wilden foi atropelado e a viatura ficou abandonada com o monitor ligado exibindo tudo que foi gravado. Esse monitor deve gravar tudo que a viatura faz. Considerando que se passaram uns três dias entre o atropelamento e a volta de Wilden (quando ele encontrou Ashley e Ted/ discutiu com CeCe e a empurrou dentro do carro/ foi atrás de Hanna na casa de Emily), o que nós queremos saber é: esse monitor não estava conectado a nenhum computador ou qualquer coisa do tipo na delegacia? Wilden foi trabalhar sem a viatura e ninguém estranhou? O que ele disse na delegacia depois que foi atropelado, sumiu uns dias e voltou para trabalhar sem a viatura? O detetive Holbrook chegou ontem em Rosewood e sabe de tudo. Como? Essas perguntas não são do tipo implicância, mas sim dúvidas que surgiram porque as coisas extrapolaram o limite da fantasia. Como dissemos em um dos posts sobre a reta final da 3B, o radicalismo e o extremismo é que estavam ditando as regras - justificativa que encontramos para concordar com os absurdos que vimos. Como o caso Wilden começou na 3B, é querer demais que essas perguntas sejam respondidas ou que esse crime não tenha uma investigação confusa. 

O mural:

Como disse Mona para Spencer no Radley: eu tenho respostas para perguntas que você nem sabe que vão surgir. O mural de Wilden parece seguir a mesma linha. A começar pelos traços que ligam as pessoas: foram utilizadas três cores de caneta - vermelho, preto e verde. Essa diferença de cores deve revelar muito sobre a investigação. Não bastasse a diferença de cores, algumas pessoas estão ligadas por um traço, enquanto outras estão relacionadas por uma sequência de tracinhos separados. E no meio de cores, traços e tracinhos, temos uma pá, a sepultura violada de Ali, o memorial vandalizado e umas máscaras jogadas no meio das folhas.

As observações escritas no mural:

















Wilden e Garrett estão ligados por um traço preto. Ao lado da foto de Wilden, as observações parecem ser  os  motivos dele ter sido assassinado; observações que também fazem sentido se representam os motivos para desconfiar que Wilden matou Garrett. A observação diz: "ele estava tentando resolver ou esconder? cúmplice? extorsão?"

O WP sugere que a investigação considerou que a morte de Ali pode ter uma relação com a morte de Wilden. Não entendemos esse palpite, porque no mural as mortes não estão ligadas e, apesar do WP afirmar que a polícia pensou nisso, não foi explicado o motivo da desconfiança. 

Talvez Wilden está ligado com a morte de Ali porque ele era o responsável pela investigação.

Hanna: "presa. nenhum registro." Hanna tem duas passagens pela polícia. A primeira foi quando ela roubou os óculos e Ashley conseguiu abafar a denúncia. A segunda foi quando as meninas foram flagradas com a pá no meio da floresta no 2x12. Wilden retirou a queixa do roubo e o problema com a pá ninguém provou nada. 

Aria: "outro homem." Não fazemos a menor ideia do que isso pode ser, ainda mais que tem a foto de Mike do lado. 

Spencer: ela não está ligada a Wilden, mas tem uma ligação direta com Ali. As observações sobre Spencer se referem a Ali: "AD ameaçado por SH / SH ameaçado pelo AD / disputa pelo poder?/ lucro/ paixão? / medo?" Spencer já foi acusada de ter participação na morte de Ali. Teve uma época na segunda temporada que a polícia conseguiu um mandato de busca e revirou o quarto dela. Acabou que não conseguiram provar nada. O que chama atenção nessas observações é que elas se referem ao problema pessoal entre Ali e Spencer, problema que nunca chegou a ser debatido em voz alta entre as duas. Bem estranho a polícia ter esse tipo de informação.

Emily: as observações ao lado de Emily são sobre o incidente no farol, que resultou na morte de Nate. Pelo que ouvimos, Emily atirou em Nate para se defender. Caleb estava no farol e foi atingido na barriga - não sabemos por quem. Paige chegou no farol depois que Nate morreu. Embora a resolução desse episódio não tenha sido mostrada, ficamos sabendo o que aconteceu quando Emily foi se consultar com a Sullivan - 3x18 - e pôs fim no mistério ao revelar que se sentia culpada pela morte de Nate. 

Possíveis respostas que ainda não sabemos qual é a pergunta: 

Wren: a abreviação de doutor antes do nome de Wren está com aspas. "dr"

Jenna(cega): "confirmar álibi."  a que esse álibi se refere?  

Melissa: as observações sobre ela dizem respeito a "registros médicos" e "encontrar o médico." 

Dra. Sullivan: "quer ter privilégio em cima de tudo." além de ter as iniciais M.V. em uma frase. 

Ficamos com a impressão de que Wilden é a figura central de uma investigação que vai além de sua morte. O mural destacou os crimes de Rosewood que ainda estão sem respostas, como a morte de Ali, a violação de seu túmulo, o memorial vandalizado e a morte de Garrett. Agora vamos fazer as nossas observações. 

Antes, precisamos fazer uma correção. Em um dos posts do 4x03, dissemos que as pessoas no mural estavam todas ligadas a Wilden e ligadas entre si. Não estão. Depois que olhamos com mais atenção para o mural, vimos que não é assim. Wilden não está ligado com todas as pessoas, assim como as pessoas não estão todas ligadas entre si. Esse é o motivo que nos fez palpitar que o mural não é exclusivamente sobre a morte de Wilden, mas sim sobre os crimes que aconteceram e não foram solucionados, que por coincidência (aqui vale o decreto de Marlene quanto a essa palavra) envolvem as mesmas pessoas. 

Vamos considerar Wilden a peça central e comentar como era sua relação com todas as pessoas que estão no mural.

Wilden e ... 

Melissa, Ian, CeCe e Garrett: eles são da mesma época em Rosewood High, assim como Jason, que não aparece no mural. Apesar de serem da mesma turma, nunca vimos Wilden conversando com nenhum deles, com exceção de CeCe. A única vez que vimos os dois conversando foi no 3x20, quando Hanna viu Wilden forçando CeCe a entrar no carro. Assim como Hanna, nós também só vimos o bate boca sem ouvir o motivo da discussão. Tudo indica que foi por causa das suspeitas de Wilden ser o beach hottie, mas não temos certeza absoluta. A primeira cena do 2x12 mostra Wilden e Garrett pela primeira vez juntos e na delegacia. Os dois observam as meninas, trancadas em uma salinha, através de um vidro preto. Garrett fala que se eles provarem que elas são culpadas, um dos dois pode ter uma promoção. Apesar de estarem juntos, apenas Garrett fala enquanto Wilden só escuta. Na gravação que Mona mostrou do GT, Wilden estava falando de Garrett. Por eles serem da mesma turma na escola e estarem envolvidos com as mesmas pessoas, a raiva de Wilden ao temer que Garrett tivesse falado demais tem uma justificativa que ainda não sabemos mas podemos imaginar o que é. Os dois conheciam Jenna e Melissa e a época dessa turma em Rosewood High era a época do N.A.T. Club

Ao lado de Melissa e Ian tem uma foto da carta-suicida de Ian e a foto do revólver que ele se matou.

Uma observação ao lado de Melissa chama atenção: muita esperta para ser pega. De onde tiraram isso?

Alison: os dois curtiram o verão em Cape May juntos, segundo uma única foto em que eles aparecem ao lado de CeCe, que revelou que a fotógrafa era Melissa. Bom, como conhecemos muito bem esses quatro, podemos esperar de tudo. 

As meninas desconfiam que ele é o beach hottie, que ele engravidou Ali e a matou para que sua carreira não fosse arruinada. 

Mona e Toby: apesar de Wilden ter se fantasiado de Rainha e ter drogado Aria, não sabemos se ele estava no time ou se tinha alguma relação com algum dos -As. E, apesar de Wilden ter sido filmado vestido de Rainha, não entendemos absolutamente nada sobre o encaixotamento de Aria ao lado do cadáver de Garrett, que tinha motivos para ser alvo do time e de Wilden - afirmação justificada pela gravação no GT. Esse comentário se refere a Wilden ter ligação com Mona e Toby na fase -A.

Na fase normal dos dois, Toby, durante a 1º e a 2º temporada, volta e meia se encrencava e parava na delegacia. Mona não teve contato com Wilden durante sua fase normal. Quando ela estava no Radley, Wilden deu uma passadinha lá no 3x04. Apesar de Wren tentar impedi-lo, Wilden tinha um mandato policial e foi conversar com Mona. 

Essa visita de Wilden pode ser a justificativa para os comentários Radley e não colabora. Como Mona se fez de louca-muda, ela não deve ter falado nada para Wilden. Quanto a observação do cyber stalker, achamos que é por causa do vídeo-depoimento que ela gravou no 3x14 e das gravações que os alunos fizeram quando ela parou o corredor da escola segurando a faca com o cérebro no meio. Será que atormentaram Mona pela web?

As meninas: Wilden se apresentou ao grupo no Pilot como o responsável pelo caso Ali D. depois de ter baixado na casa das Marin e algemado Hanna por causa da denúncia de roubo na loja. 

Ashley: sua relação com Wilden sempre foi conturbada. Para livrar Hanna de ficar atrás das grades, ela foi pra cama com Wilden, mas logo o botou pra correr quando viu ele fuçando na bolsa da filha. Eles voltaram a se falar no final da segunda temporada, depois de Ashley ver a ficha criminal de Hanna na cozinha de sua casa. Ashley foi tirar satisfação com Wilden, achando que ele estava atormentando Hanna, e se surpreendeu quando ouviu do policial que a ficha era confidencial e ele poderia perder o emprego caso alguém soubesse que um documento desse tipo saiu da delegacia. Wilden se propôs a ajudar Ashley e não vimos como isso terminou. Depois que Mona se revelou -A, parece que tudo foi explicado e os dois só voltaram a se encontrar no final da terceira temporada, quando Wilden foi pedir que Ashley desse um jeito de fazer Hanna calar a boca quanto a Cape May. O resultado desse encontro nós sabemos qual foi. (Eles se encontraram na igreja no 3x06, mas foi super rápido e não rendeu nada interessante.)

Ao lado de Ashley aparece: vista no restaurante. Será que foi o encontro dela com Wilden no restaurante antes do atropelamento?

Ainda sobre Hanna e Wilden. No 1x03, Wilden continua na cola de Hanna e a chama para uma conversa durante a escola. Wilden quer saber mais detalhes da amizade de Hanna com Ali, dando indiretas que Hanna poderia ter inveja de Ali e queria ocupar seu lugar. Hanna questiona se pintar o cabelo da mesma cor que a da sua amiga é algum crime e, diante da insistência de Wilden em teimar que Hanna tinha inveja de Ali, Hanna se irrita quando ele diz que o passado pode explicar o presente, perguntando se o garoto festeiro que ele costumava ser na escola pode influenciar na sua conduta como policial. Também é nesse episódio que Ashley expulsa Wilden de sua casa depois de vê-lo fuçando na bolsa de Hanna.

Caleb: ele aparece no meio da ligação entre Hanna e Wilden, sem qualquer comentário. Apesar de estar no farol, nada foi observado quanto ao incidente. Ao lado de Emily tem parte de um documento sobre o farol em que é possível ver o nome de Maya, Nate/Lyndon James e Paige. Caleb não é citado. Bem estranho, afinal ele foi ferido. E qual o motivo dele aparecer entre Wilden e Hanna?

Noel: aparece ligado a Jenna.

Mike: fichado quando roubou tranqueiras na vizinhança.

Dra. Sullivan: ela está ligada apenas a Mona.

Wren: com aspas na abreviação de doutor, ele está ligado a Spencer com a frase: faria qualquer coisa por ela?

No canto inferior direito, entre as fotos de Jenna e Garrett, tem a foto de um homem ligada a de uma mulher. Os dois não estão ligados a ninguém e não conseguimos identificá-los. Ao lado de Melissa também tem uma mulher estranha e sem ligação com ninguém.

Além de pessoas, o mural tem lugares e objetos. A cova revirada de Ali e a que as meninas foram flagradas no 2x12 e que, supostamente, é a arma do crime no caso Ali D. No centro, na parte inferior, tem a foto das meninas no hospital com o uniforme de enfermeira, quando elas entraram no necrotério procurando pela autópsia de Ali, época da famosa page 5. Quem acabou se estrepando por causa da página foi Garrett. 

No canto inferior esquerdo, tem a foto do memorial de Ali vandalizadoLucas assumiu para Hanna que vandalizou o memorial e ela não o denunciou para a polícia; motivo que justifica o caso de vandalismo no memorial continuar em aberto para a polícia.

A foto que mais chamou nossa atenção foi a da máscara no meio das folhas no canto superior direito. Lembram da cena final do 3x15, quando apareceu uma mão com luva e moletom preto escondendo a máscara de Rainha no meio de umas folhas? A foto lembra essa cena. Tanto a foto da máscara quanto a foto do homem e da mulher desconhecidos não ficaram em destaque quando Hanna observou o mural. Será que essas fotos respondem perguntas que ainda não fizemos? 

No nosso primeiro post sobre o mural, fizemos uma brincadeira com as dicas que faziam parte do spoiler que revelava o terceiro -A, que foi Spencer. Invertemos o gênero para culpar Ezra. Mas não é só ele que não aparece; Jason também não deu as caras. Jason e Wilden se conhecem, já que eram do mesma turma na escola. Quando CeCe comentou com Emily que Jason nem poderia sonhar que Ali estava tendo problemas com um cara mais velho, ela falou que nem sabia de quem Ali estava falando. Será que Jason não poderia sonhar que sua irmã mais nova saía com caras mais velhos ou ele não admitiria que Ali saísse com Wilden? Jason e Wilden se conheciam, nem que fosse "de vista". Ezra, pelo que foi mostrado até agora, não tem motivos para estar no mural ligado a Wilden. Porém, Ezra conhecia Garrett. No 1x21, Garrett aparece no apartamento de Ezra minutos depois de Aria ir embora. O apartamento está todo revirado, indicando que uma pessoa esteve ali pouco antes dele chegar. Garrett diz que precisa conversar com Ezra sobre um de seus alunos; conversa que não vimos.

Para finalizar, a última observação: a viatura de Wilden não está no mural!

Complicada essa investigação, não acham? Se alguém lembrar de alguma coisa que esquecemos, deixe nos comentários pra gente atualizar o post! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário