expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Burning question 4x01: o porco no porta mala

Fazia tempo que um episódio de PLL não causava tanto quanto o 4x01. Causar no sentido de, independente das expectativas de cada um, todo mundo se surpreendeu com o episódio e, como nós mesmos dissemos, é impossível definir a premiere com apenas um adjetivo. Faltaram palavras para expressar nossas reações. Todas as cenas foram impactantes, do tipo que não dava tempo pra gente processar o que tinha acabado de ver porque a cena seguinte revirava ainda mais o episódio. Exagero? Jamais. Vamos supor que o episódio tivesse sido mais ou menos, mas a cena final fosse a mesma. Com certeza, compensaria a chatice de tudo que vimos antes. Recapitulando a cena final: a Mulher de Preto, no covil, tira o véu e revela seu rosto escondido por uma máscara com um dos lados queimado.

A Mulher de Preto foi só um dos hypes do 4x01, que contou ainda com as criancinhas, as confissões de Mona, a volta da sra. D., a morte de Wilden, revelação da Rainha e outras cenas que resultaram em um dos episódios mais celebrados da série. No entanto, nenhum desses eventos repercutiu tanto quanto o leitão morto no porta mala da viatura de Wilden. O animal morto foi a revelação mais inusitada e controversa de toda a série e, sem dúvida, foi a grande estrela do 4x01.

Como postamos na opinião, o leitão causou o primeiro momento de revolta generalizada. Compreensível; todo mundo sabe o histórico sobre o barulho que fizeram com o conteúdo do porta mala. Acabou que nós achamos a escolha do leitão perfeita. Se a intenção de -A era fazer uma brincadeira de mau gosto, não tem animal melhor do que um porco para revirar o estômago de qualquer um - ainda mais morto!

Xingamentos à parte, já incluímos a cena na lista de momentos clássicos da série. Como prova de que o leitão roubou a cena, as primeiras teorias que surgiram após o 4x01 são sobre ele. Na verdade não são exatamente teorias que respondem perguntas decisivas; são palpites e associações que foram feitas entre o animal e três personagens.

A primeira associação foi com Paige, que Ali preferia chamar de Pigskin (apelido que nós amamos e sempre usamos). Paige continua na lista de suspeitos; mas em relação ao porco, duvidamos muito que uma das meninas lembre do apelido e volte a desconfiar dela. No post* sobre a formação dos casais Hanna/Caleb, Toby/Spencer e Emily/Paige, comentamos um pequeno furo nessa história de Paige/Pigskin. *Para entender detalhadamente a evolução dos personagens, principalmente de Paige, vale a pena ler o post. No final do post, tem link para duas teorias sobre Paige, fotos das pulseiras e fotos da Hanna comendo os cupcakes.

Paige apareceu, de franjinha, na primeira temporada como colega de Emily na equipe de natação. Paige queria porque queria ser a capitã da equipe e azucrinou Emily de todas as maneira possíveis; inclusive a ofendeu com um comentário homofóbico. Na tentativa de comprar as colegas da equipe, Paige presenteou todas elas com uma pulseira, idêntica a que Ali deu para as meninas depois da Jenna Thing. 

Durante uma conversa com Spencer, Emily conta sobre Paige e o comentário homofóbico. Spencer fala que conhece Paige desde o jardim da infância e que Paige sempre foi esquentadinha. Spencer decide que já passou da hora de Paige se por no seu lugar e conta para a treinadora de natação o que aconteceu. Não lembro se foi antes ou depois da denúncia de Spencer, Paige afogou Emily na piscina. Acabou que Emily e Paige começaram a namorar e damos um mega salto no tempo, diretamente para a reta final da 3A, quando CeCe revela que Paige é a tal Pigskin que tretava com Ali. 

Spencer tinha certeza que Paige era -A. Depois de saber sobre a rixa de Ali e Pigskin, ela encontrou alguma coisa na bolsa de Paige e decretou que ela era -A. Tentando alertar Emily para que ela se afastasse de Paige, Spencer falou que ela nem conhecia Paige direito e que ela tentou afogar Emily uma vez. E é aqui que temos o furo que comentamos. Spencer esqueceu que conhecia Paige desde o jardim da infância e que Pigskin sempre foi encrenqueira. Quando Emily mostrou a pulseira que Paige deu de presente e era igual da Jenna Thing, Spencer descobriu a loja que vendia a pulseira. E como as meninas andam um pouquinho avoadas, Spencer não lembrou desses detalhes quando acusou Paige de ser -A. Na época que Emily ganhou a pulseira, Spencer queria saber onde foi que Ali comprou as pulseiras. Quando acusou Pigskin de ser -A, esse detalhe reforçaria as desconfianças de Spencer. Essa desconfiança foi no 3x11, época em que as meninas já tinham dado por encerrado o assunto pulseira da Jenna Thing há um bom tempo.

Falamos tudo isso porque, se o porco for uma referência a Paige, nós queremos saber quem vai lembrar do apelido Pigskin. E outra: pode ser que Paige se revele traidora, mas sua fase de suspeita já passou; então, descartamos a intenção de -A usar o leitão para ferrar Pigskin.

A segunda personagem associada ao porco foi Hanna. Na primeira temporada, para recuperar o dinheiro que -A roubou de Ashley, que roubou da sra. Potter, Hanna tem que cumprir as ordens de -A. Uma delas era comer oito (eu acho) cupcakes sentada na mesa - na calçada - de um café. Os cupcakes eram decorados com o desenho de um porquinho. Considerando que Hanna teve sua fase gorda e que não tem nada de glamouroso uma it girl se entupir de comida na frente de um monte de gente, os cupcakes decorados com porquinhos foram para humilhar Hanna o máximo possível. Caso o leitão tenha alguma relação com os cupcakes, já que ambos são obras de -A, desde já imploramos para saber como essa associação vai ser feita. Vale lembrar que essa história do dinheiro da Potter ficou muito mal contada. Se Hanna tiver que voltar no tempo para lembrar dos cupcakes, ela tem mais coisas para explicar.

O terceiro personagem é Wilden, dono da viatura. Todo mundo sabe que Wilden nunca foi flor que se cheirasse e isso nos faz ter certeza que -A não o matou por acaso. Se fosse para incriminar as meninas por assassinato, bastava matar qualquer pessoa e armar para elas se estreparem. Só que não. -A atropelou dois porcos com uma viatura só! Alguma coisa Wilden fez para ser vítima da ira de -A. 

A associação que achamos mais interessante foi a que relacionou Wilden ao significado da palavra porco, quando usada para se referir a uma pessoa. A definição é essa: porco pode ser usado para se referir a um policial ou a um homem machista. A palavra passou a ser utilizada com esse significado à partir de 1960, década marcada pelo movimento de liberação feminina. Partindo da afirmação de que a BigA é uma mulher, Wilden se encaixa perfeitamente no perfil de um homem com essas características e a escolha do porco foi uma metáfora que deveria ser interpretada pelas meninas como uma dica de quem realmente era a vítima daquela situação. 

A essa associação, somamos nossa opinião de que a imagem do leitão morto é grotesca e nojenta. Também levamos em consideração que -A precisava que as meninas deixassem as digitais na viatura e fossem filmadas fuçando no carro. Se -A deixasse o cadáver no porta mala, é claro que as meninas não iam tocar em Wilden. Tudo que -A precisava era que elas abrissem o porta mala e se espantassem com o que iam encontrar. Pode ser que o porco não tenha associação alguma com a personalidade de Wilden ou tenha sido usado para as meninas lembrarem de Pigskin ou dos cupcakes. -A escolheu o animal porque sabia que elas levariam o maior susto ao abrir o porta mala e, como tudo estava sendo filmado, -A precisava que as meninas ficassem apavoradas e reagissem como se tivessem visto um cadáver. Tudo muito bem pensado para que elas sejam incriminadas pela morte de Wilden.

Concluindo: Talvez a morte de Wilden era um dos objetivos de -A, que acabou favorecido e antecipado pelos acontecimentos anteriores; que foi a confusão com Ashley e Hanna, responsável por criar o cenário perfeito para -A agir. Não podemos esquecer que as meninas viram o corpo de Wilden na rua, mas não sabemos onde a polícia encontrou o cadáver. E após Mona confirmar Wilden como uma das Rainhas de Copas, podemos dizer que a especulação do WetPaint estava certa. Era a Rainha que estava no porta mala!

Nenhum comentário:

Postar um comentário