expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quinta-feira, 14 de março de 2013

Opinião 3x23 - I´m Your Puppet

"Spencer faz parte do ATeam. Fim do jogo." 

Contrariando a nossa vontade, Spencer foi revelada como o terceiro membro do ATeam. Ela aceitou o convite de Mona para se juntar aos encapuzados. A primeira vez que Spencer foi convidada por Mona, ela recusou. O primeiro convite foi durante o 2x25, após Mona se revelar a primeira -A. A caminho do penhasco, Mona propõe a Spencer se juntar ao time ou desaparecer. Mona fala que estar no time não é para qualquer um, a pessoa tem que fazer por merecer a vaga. 

Após um intervalo de tempo considerável - marcado pela entrada-e-saída de Mona no Radley, revelação-e-morte de Toby e o surto de Spencer que, vejam só, acabou por colocá-la na mesma situação que moldou a vida de Mona durante alguns anos - Spencer resolveu dizer sim e aceitar o convite para se juntar ao time.

Quando a fase 3A terminou, ficamos com uma dúvida em relação ao ritmo que a série havia adquirido. Não sabíamos se o marasmo que tomou conta da maioria dos episódios era estratégico e seria revertido na fase 3B ou se o marasmo representava uma mudança proposital no ritmo da série. Hoje nós podemos responder que o marasmo era parte de uma mudança na série. Os três últimos episódios deixaram isso bem claro.

A entrada de uma das Liars no time seria uma excelente ideia para finalizar a série, representando um final diferente dos livros mas ligado a essência da história que, pelo maneira que vem sendo contada nos livros, enaltece a vitória de -A acima de tudo. Depois de tanto nadar e morrer na praia, aos poucos, cada uma delas conclui que já que não pode com o inimigo, o melhor é se juntar a ele. A cena de Spencer segurando o panfleto de uma montagem de Fausto, o personagem mitológico que vende a alma para o demônio, e lembrando do momento em que disse sim para Mona foi excelente. Mas como ainda não é o fim da série, essa cena pode ter sua ousadia traída pelo clichê que fará parte do seu desfecho.

Com ou sem clichês, reconhecemos essa decisão de Spencer como uma resposta coerente ao rumo que a terceira temporada adquiriu. Se levarmos em consideração apenas a situação de Spencer, já teríamos o suficiente para justificar sua entrada no time. Recapitulando: ela descobriu que Toby era -A, contratou um detetive, não conseguiu encontrá-lo e, quando encontrou, ele estava morto. Esses são apenas os últimos acontecimentos. Ela não sabe o que -A andou aprontando com suas amigas, o que, sem dúvida, levaria a situação a um nível que nem nós conseguimos imaginar no que resultaria.

Dentro do radicalismo que comanda o final da terceira temporada, não havia outra saída para Spencer a não ser se juntar ao time. Como ela mesma disse para Mona, -A sempre tem um plano. Sim, ela tem. Tudo que -A faz é para induzir as Liars ao próximo passo que o próprio time já determinou qual será. Tudo que envolve -A é baseado na certeza de como as meninas vão agir. Assim, -A conseguiu controlar tudo. Absolutamente tudo.

-A sabia sobre Malcolm e que Aria estava mentindo para Ezra. -A sabia que Ashley atropelou Wilden. -A sabia que Emily queria invadir o necrotério. -A sabia que Hanna queria ajudar Caleb a se entender com seu pai. Não tem escapatória. -A sabe de tudo. 

-A sempre soube de tudo. Mas agora, chegou ao extremo. Quando nos referimos aos extremismos que passaram dos limites, nos referimos a essas situações que citamos acima. -A colocou uma máscara no cadáver do necrotério, -A estava no local do atropelamento de Wilden, -A sabotou o sino, -A sabia de Malcolm e sabia que Aria não tinha contado a verdade para Ezra. Como é possível -A saber até o pensamento das meninas? Não fazemos a menor ideia de como isso é possível mas sabemos que -A está mais onipresente e onipotente do que nunca e, depois de seu covil móvel, nós faríamos o mesmo que Spencer fez: nos renderíamos ao inimigo. A batalha já está perdida.

Entendemos a entrada de Spencer no time como mais uma armadilha. No começo da 3B, Mona saiu do Radley decidida a provar que era santa, enquanto todos sabiam que tudo aquilo não passava de um teatrinho. Mona precisava convencer as Liars que era boazinha, enquanto continuava no time. A situação agora se inverteu. Spencer é quem vai precisar provar que é do mal, tanto para o time, quanto para as Liars. 

A primeira vez que Mona convidou Spencer para o time, ela nem cogitou a ideia, uma vez que a unica coisa que interessava era saber quem matou Ali. Depois que ela descobriu sobre Toby, Spencer teve motivos de sobra para ficar louca. Mesmo com um detetive seguindo Toby, ela não conseguiu descobrir nada. O time foi mais rápido em tudo. A busca por respostas só faz aumentar os problemas. Mil versões da mesma história se cruzam e se acusam. 

Spencer como -A é a terceira tentativa do time de se infiltrar entre as meninas para descobrir a quantas andam as descobertas que elas fizeram. A primeira tentativa foi fazer de Mona vítima de -A. A segunda, foi Toby namorar uma delas. As duas tentativas só obtiveram sucesso em confirmar o que o time já sabia: as quatro amigas sabem guardar segredo. 

A terceira tentativa foi mais radical. Sem tempo para criar laços sentimentais, a melhor opção é jogar de uma maneira infalível. Spencer precisa de respostas e como ela sabe que não tem mais onde procurar, a única maneira é se juntar ao time. No 3x22, comentamos que o flashback na igreja deu muito destaque para o diário de Alison. Mona, Spencer e o diário participaram do flashback em que Ali contava para Spencer que estava escrevendo vários diários para que as meninas lessem quando ela morresse. De volta ao presente e no Radley, Mona falou para Spencer que tinha os diários de Ali, mas não deixou Spencer vê-los. Mona disse que tem respostas para perguntas que Spencer ainda nem sabe que vão surgir. 

No 3x23, nós apenas ouvimos o trecho da conversa em que Spencer aceita o convite de Mona para se juntar ao time. Não ouvimos o que foi dito antes e depois. Como -A sempre está um passo a frente, Mona mostrou os diários de Ali para Spencer e disse que sabe de tudo. Após a cena em que Spencer segura o uniforme preto de -A, o flashback mostrou seu verdadeiro objetivo. Spencer sabe que as respostas para tudo estão nos diários de Ali e como os diários estão nas mãos do time, a única alternativa é juntar-se a ele. 

Durante o carnaval de Rosewood, -A levou Malcolm para assistir o teatro de marionetes. Também foi no carnaval que Hanna recebeu a mensagem de -A sobre o problema de Jaime com o sino da igreja. Os marionetes representam as meninas na mãos de -A, sendo manipuladas de acordo com as vontades do time. O destaque para a mensagem que eles deveriam passar foi tamanho que Aria nem se preocupou em perguntar a Malcolm como era a pessoa que foi buscá-lo no karatê. 

Concordamos que a entrada de Spencer no time era a única alternativa para chegar até -A. Não era bem assim que gostaríamos de ver o final da temporada, mas diante dos últimos 23 episódios, esse é o desfecho mais coerente.

A metáfora do título confirma o que sempre esteve claro, que as Liars são bonequinhas nas mãos de -A. Mais uma vez o time traçou um plano centrado nos passos das meninas. Spencer só não pode esquecer que para fazer parte do time, ela tem que fazer por merecer, tem que honrar o capuz preto. E para provar isso, ela vai dar inicio a um jogo muito perigoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário