expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Opinião 3x21 - Out Of Sight, Out Of Mind

Ao invés de fazer a review do 3x21, vou postar a opinião. Eu não conseguiria resumir o episódio sem comentar as impressões sobre o momento atual da série. Confesso que não gostei de Out Of Sight, Out Of Mind quando acabou. Achei o episódio confuso, cheio de cenas que pareciam representar - ou podem representar - um retrocesso da série.

Essa confusão toda foi causada pela expectativa que eu depositei no anúncio de que alguém iria morrer. Nos dois posts que fizemos sobre quem poderia ser a vítima, atiramos para todos os lados, MENOS para Toby. E foi ele que morreu. De tudo que já aconteceu na série, a morte de Toby foi o acontecimento mais chocante. Não pela morte do personagem, mas pela maneira como foi. 

Quando anunciaram que alguém iria morrer, não conseguimos imaginar quem seria. Como a informação pegou todo mundo de surpresa, todos os personagens se tornaram alvos. Em plena reta final da terceira temporada, todos estão envolvidos em problemas que não foram resolvidos. Essa morte não poderia ser irrelevante. Toby, de uma certa maneira, já tinha finalizado sua passagem. O motivo dele ter se juntado ao time foi mostrado na série, todos nós sabemos no que deu a Jenna Thing e quem são os responsáveis pelo tormento que a vida de Toby virou. No flashback dele com Ali, ele deixou claro que gostaria de saber quem estava mandando os bilhetes para ela para oferecer seus serviços: você e suas amigas merecem muito mais do que isso.

Matar Toby foi uma atitude ousada, arriscada, controversa e radical. Durante a exibição do episódio, quando Spencer encontrou o corpo na floresta, apareceu a hashtag #TobyDead, que serve como a confirmação de que ele realmente morreu. Prefiro não pensar na hipótese de que foi uma brincadeira; isso mudaria totalmente minha opinião sobre a série. Se não foi, podemos interpretar como uma atitude coerente. -A é coisa séria, afinal, ninguém sai por aí arrombando sepulturas ou encaixotando uma pessoa viva com um cadáver durante uma festa.

-A começou atormentando as meninas com sms, recadinhos e armadilhas que não eram, digamos, muito sérias. Era o começo de uma jornada de vingança. As primeiras mensagens de -A eram para confundir as meninas, deixá-las loucas com segredos do passado, fazê-las surtar com a ideia de que alguém sabia de coisas que eram impossíveis de saber, coisas que só uma menina morta sabia. Naquela época, -A ameaçava espalhar os segredos das meninas. Segredos que não eram lá grande coisa e que mais cedo ou mais tarde seriam descobertos. Como Jenna disse, todos nós já fizemos coisas das quais não nos orgulhamos. Spencer beijou o namorado da irmã. Emily beijou uma menina. Aria namorava o professor e Hanna roubava algumas coisinhas das lojas. 

Com ou sem ameaça, obedecendo ou não -A, os segredos eram revelados, até Mona se revelar -A. Ou melhor, a primeira -A. E foi aí que a história mudou de rumo. 

No 3x01, -A avisou: Mona brincava com bonecas, eu brinco com partes do corpo. -A escolheu o corpo de Ali para brincar. As novas regras para a brincadeira começaram com a revelação de que -A não era uma pessoa só, mas sim um grupo. Um grupo de pessoas que se uniu contra um inimigo comum. Se a coisa não fosse tão séria, não precisaria de tanto. Invadir um cemitério, violar uma sepultura, abrir o caixão e roubar os restos de um cadáver - que quando encontrado, já era um resto - é uma coisa gravíssima. Um ótimo exemplo de que -A se cansou de brincadeira de criança e quer agir como adulto. 

Analisando a evolução dos acontecimentos até o 3x21, concluímos que a situação saiu totalmente do controle. -A é um problema generalizado. -A não está apenas a um passo a frente. Está atrás, do lado, em frente, a frente e em todos os lugares. Passada a fase dos segredos, é hora de iniciar o objetivo real do time, que é dar fim nas Liars. O jogo agora é uma caça. O time quer as meninas; as meninas querem o time. E que ninguém ouse cruzar o seu caminho. Garrett e Ian estiveram aí para provar.

Voltando para a morte de Toby. Falamos que foi uma atitude chocante e extremamente ousada porquê fugiu do convencional. Não que a gente não quisesse que ele morresse. Queríamos o embate final entre os ex-namorados; uma cena épica de Spencer vingativa e surtada descontando toda sua fúria no namorado traidor. Toby ser a vítima foi tão surreal que todo mundo acha que aquele corpo não era dele e que ele volta na season finale. Optar por ignorar os clichês do morto que volta no final é uma prova de que o time é muito mais complexo do que imaginamos. Radicalizar e matar Toby sem ouvir o que ele tinha para falar é terminar sua história de uma forma bruta e que, inevitavelmente, vai dividir as opiniões. Se aquilo tudo foi encenação, devolvam as bonecas para -A. Se não foi, -A ganhou mais um corpo para brincar e provar que não estava só querendo apavorar ao dizer que se diverte com partes do corpo. Se Toby foi morto pelo -ATeam, a série vai, definitivamente, explodir nossas cabeças. E como é isso que realmente queremos, temos que aceitar que Toby se foi.

Durante o episódio, criticamos Emily, zombamos de Hanna e Aria e xingamos produtores/escritores/diretores. Hoje, quando assistimos de novo, mudamos de opinião. Com os ânimos acalmados, preferimos esperar a temporada acabar para opinar sobre o 3x21. Acreditamos - e esperamos, acima de tudo - que as cenas que nos revoltaram no episódio e as que ainda podem nos revoltar nos próximos, serão compensadas por revelações explosivas na season finale.

Vamos lembrar os últimos acontecimentos. Emily e Jason quase morreram no foço do elevador, Ashley atropelou um policial, Aria descobriu que seu pai era chantageado por Ali e sua madrasta se revelou uma psicopata, Hanna foi a uma entrevista fake, CeCe falou que Wilden pode ter engravidado e matado Ali, Mona teve alta do Radley e voltou para a escola, Spencer descobriu que seu namorado é -A e uma loira de casaco vermelho começou a aparecer e sumir do nada.

Mona saiu do Radley e voltou para a escola com a missão de PROVAR que ela não é mais louca e que não é mais -A. Seria muito simples convencer as meninas de que ela estava falando a verdade; era só -A mandar uma mensagem para Spencer com Mona na sua frente comprando um refrigerante ou -A atacar Emily enquanto Mona competia com Spencer no quiz. O que o time não esperava era que Spencer descobrisse sobre Toby.

A descoberta de Spencer obrigou o time a pensar rápido. É claro que ela iria atrás de Toby, é claro que ela se recusaria a acreditar, é claro que as meninas não iriam perdoar e é claro que Toby teria que pagar pelo que fez; não com Spencer, mas sim com o time. Ele falhou. 

O objetivo mais importante do time no momento é provar que Mona se converteu e enlouquecer MESMO as meninas. Todas elas estão no limite, cansadas, quase vencidas, esgotadas. Antes elas se reuniam para decidir o quê fazer; agora, elas agem pelo instinto, sem pensar nas consequências, ignorando a gravidade dos seus atos. 

Começando por Spencer. Ela descobriu que Toby é -A. Seu próprio namorado iria matá-la, era seu maior inimigo. Toby fez um excelente trabalho para ganhar a confiança de todas elas. Quando Spencer descobriu que ele é -A, sua primeira reação foi o ódio. Depois, a negação; ela não queria acreditar. Aí veio a decepção e agora juntou tudo e ela embirutou. Enquanto isso, Mona continuou sua missão, de provar inocência. -A agiu enquanto Mona estava viajando com o comitê escolar. Spencer só poderia concluir que era Toby, mesmo porquê a mensagem no vapor da sauna falava sobre Wren. 

Ela decidiu que era a hora de contar para as amigas. Com Aria e Emily no seu quarto, ela revelou que Toby estava ajudando Mona. Aria acreditou, mas Emily não. Após a revelação, Spencer recebeu uma coroa de flores com um recadinho de -A: alguém próximo a você vai pagar por você ter aberto a boca. Ela analisou a faixa da coroa de flores e percebeu que as letras E e M estavam mais claras que as outras e deduziu que Emily era a próxima. Ela pode ser a próxima vítima, mas não é a pessoa próxima de Spencer. Essa pessoa era Toby. 

Toby foi descoberto. Isso não poderia ter acontecido. Não estava programado ele se revelar, como Mona fez. Matá-lo sem um reencontro com Spencer foi - mais uma vez - uma atitude ousada, controversa e extremamente chocante. Nem vimos ele morrer, apenas seu corpo jogado no meio da floresta. Foi muito radical morrer assim. Mas se -A não brinca mais de bonecas, ninguém mandou Toby cometer um erro infantil. 

Interpretamos a morte de Toby e o contexto como aconteceu dessa forma: foi uma estratégia para, mais uma vez, inocentar Mona e deixar claro para as Liars que elas não sabem absolutamente nada sobre o inimigo. Com Mona provando sua inocência e Toby morto, quem é o inimigo? Não saber quem é -A decreta a volta para a estaca zero e um novo começo para a história.

Mona sabia que Spencer iria segui-la. Ela foi até a floresta e se enfiou no meio das árvores. Spencer foi atrás e Mona a guiou para o corpo de Toby. Quando Spencer foi confirmar se era ele, Mona deu um grito e Spencer foi atrás dela. Era esse o objetivo, fazer Spencer ver o cadáver e, quando voltar, não encontrar nada. Além disso, tem um detalhe importantíssimo na descoberta de Toby: apenas Spencer conseguiu vê-lo como -A. Ninguém mais viu. Ela não tem provas. Ela não sabe porquê ele fez isso. O passado entre as meninas e Toby justifica o presente, mas ele se empenhou tanto em mudar sua imagem que vai ser difícil acreditar que ele as enganou. Para completar, só Spencer viu seu corpo. A cena dela no carro dos policiais na floresta foi impactante e se encaixa na coerência que falamos sobre a morte de Toby. Se -A rouba um cadáver e bebe vodka que divide espaço no freezer com um saco funerário, seu jogo não é conversa fiada. É insano, maquiavélico e mortal. Não foi a toa que Spencer ficou daquele jeito.

Após ela ser encontrada desorientada na floresta, ela foi internada no Radley. Achamos um absurdo ela ser mandada para um sanatório em vez de uma delegacia. Meio irreal. Mas é o radicalismo que dita as regras agora. Um exemplo: Toby morreu porquê Spencer descobriu e se ela descobriu foi porquê ele permitiu que isso acontecesse. Não tem mais tempo para justificativas. Spencer é encontrada pirada na floresta e já foi diagnosticada como louca, ignorando a sequência quem-é-você-onde-você-mora-porquê-você-está-aqui-vamos-ligar-para-seus-pais. Pessoas loucas vão direto para o sanatório.

Enquanto ela seguia Mona na floresta e Toby estava morto, Emily conversava com ele por mensagem ao mesmo tempo em que Hanna encontrou a viatura de Wilden na garagem. Elas estavam separadas; Spencer, assim como Emily, estava sozinha, Hanna e Aria estavam juntas. Elas ainda não sabem que todas elas estavam com -A ao mesmo tempo. Quando souberem que Toby está morto e Mona estava na floresta com Spencer, elas vão se perguntar como é possível as três estarem em contato com -A ao mesmo tempo? Se  o sumiço de Wilden não tem a ver com o time,  Emily esteve com -A enquanto Spencer estava com Toby e Mona na floresta. Estava na hora de apresentar o time para as meninas. 

Sobre o radicalismo ditar as regras. Zombamos de Emily quando ela se recusou a acreditar que Toby era -A. Spencer falou: pare de procurar desculpas e olhe para os fatos. Hanna citou a repentina aparição da Dra. Sullivan quando Mona se revelou -A e lembrou que foi Toby quem a encontrou. Mas Emily ainda não se convenceu. Ela precisava de mais. Tanto que acreditou que estava falando com ele por mensagem e foi ao seu encontro. Ok, Emily abusou da nossa paciência teimando em não aceitar o óbvio. Até Pam Fields, que nem sabe de nada, falou da Jenna Thing. A teimosia veio em excesso, de uma maneira tão absurda que Emily se dispôs a ir sozinha e escondida atrás de Toby. 

Na casa das Marin, a situação mais surreal de todas. Uma viatura da polícia na garagem. Antes de justificar o caso Wilden com radicalismos, vamos falar o que pensamos pela lógica. Como um policial e sua viatura somem e a delegacia não percebe? Como uma viatura circula pela cidade, estaciona em uma casa normal e ninguém vê? Como uma menina dirige uma viatura pela cidade e ninguém nota? Não sei, mas em Rosewood as coisas precisavam ser resolvidas assim. Wilden ameaçou Hanna, Ashley não pensou duas vezes e o atropelou. Wilden sumiu, a viatura foi parar na garagem das Marin e se as gravações forem encontradas, o crime está provado. Situações desesperadoras pedem medidas desesperadas. Se Wilden pode ter assassinado Ali para que ela não arruinasse sua vida, Ashley pode matar Wilden para salvar Hanna e Hanna pode afundar a viatura no rio para salvar a mãe. O que importa é dar fim nos problemas.

Vou esperar a season finale para avaliar esses três episódios - 21/22/23 - que podem não ser muito bons em si mas serão justificados no 3x24. A morte de Toby foi chocante. Ninguém acreditou que ele era -A e agora ninguém acredita que ele morreu. Se o corpo realmente era de Toby, nós achamos que o final vai ser algo bombástico, que vai anular todas as nossas teorias e deixar todo mundo extasiado. Nós sabemos que PLL sabe nos surpreender e não queremos, de jeito nenhum, nos decepcionar. Então, sinto muito Toby, mas estava na sua hora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário