expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

terça-feira, 6 de novembro de 2012

1ª ed. Livro vs Série: The Jenna Thing

Alison DiLaurentis sempre tratou de deixar uma coisa bem clara para Hanna, Aria, Spencer e Emily: amigas dividem segredos e são eles que nos manterão unidas

Enquanto eram amigas de Ali, as Liars não perceberam que Ali sabia de todos os segredos delas, enquanto elas não sabiam nenhum segredo de Ali.  Quando -A entrou em ação as meninas se deram conta de que Ali nunca contou algo muito pessoal sobre ela.

Havia apenas um único segredo que elas sabiam sobre Ali. Um segredo tão terrível que poderia arruinar a vida dela caso alguma das meninas resolvesse abrir a boca. Seria ótimo ter um segredo de Ali guardado como uma carta na manga, não fosse um detalhe: elas também faziam parte desse segredo.

E o que poderia ser tão grave assim, a ponto das cinco amigas prometerem que iriam levá-lo para o túmulo? Foram elas as responsáveis por deixar Jenna cega!

As meninas não tinham intenção de cegá-la. Foi um acidente, com consequências dramáticas o suficiente para que elas esquecessem definitivamente aquela noite. Um acidente tão drástico que elas evitavam ao máximo falar em voz alta qualquer palavra relacionada  que pudesse incriminá-las. Era melhor se referir ao episódio apenas como The Jenna Thing, ou, A Coisa da Jenna.

Nos livros:

Jenna Marshall morava na mesma rua de Ali e Spencer. Ela tinha um meio irmão probemático, Toby Cavanaugh, que tinha o irritante hábito de estourar rojões no quintal da sua casa. Seus pais já estavam cansados dos problemas que ele causava e, como última chance de fazê-lo se comportar, avisaram que se ele tornasse a acender os rojões, iriam mandá-lo para um reformatório. Isso porque eles não sabiam do pior: Toby costumava abusar de Jenna, tocando-a de maneira imprópria.

Apesar de serem vizinhas, Jenna e Ali não eram amigas. Ali a chamava de Jenna de Neve, dizendo que ela se parecia com a Branca de Neve, de tão branca que era. Apesar de também ser alvo das piadas de Ali, Jenna mantinha uma amizade secreta com ela e cansada de sofrer nas mãos do irmão, Jenna armou um plano com Ali para que ele fosse colocado para fora de casa. 

Os irmãos tinham uma casa na árvore no quintal de casa. Os rojões de Toby ficavam em uma caixa no pé da árvore. 

Sempre que tinha a oportunidade, Ali dizia para as Liars que Toby as espionava pela janela, para que elas acreditassem que ele era um pervertido desequilibrado. E ele merecia uma lição! Ali combinou com as meninas para que elas estourassem alguns rojões para dar um susto em Toby. 

Acreditando que apenas ele estava na casa da árvore, as meninas foram escondidas para o quintal dos Cavanaugh e acenderam alguns rojões. Após os rojões estourarem, a situação saiu do controle e começou um incêndio na casa da árvore. As meninas trataram de sair correndo mas pararam ao ouvir um grito, que veio em meio ao fogo. E não era o grito que elas esperavam. Era a voz de Jenna. Era ela quem estava dentro da casa da árvore. 

Com a chegada do resgate e da polícia, Ali tratou de resolver a situação o mais rápido possível. Ela obrigou Toby a assumir a culpa pelo incêndio ou, caso contrário, contaria a todos que ele abusava de Jenna. Após conseguir incriminar Toby, Ali fez as meninas prometerem que jamais diriam qualquer coisa sobre aquela noite. Absolutamente tudo deveria ser esquecido. As meninas consentiram caladas, mesmo sem entender e saber o que Ali tinha falado para Toby. Elas prometeram levar aquilo para o túmulo. Por ironia do destino, a única que levou o segredo para o túmulo foi Ali. As quatro Liars continuaram a viver com a culpa, principalmente quando Jenna voltou para a escola.

Foi só depois que Ali morreu que as meninas descobriram qual era a verdadeira intenção de Ali ao soltar os rojões. Jenna contou para Aria que foi ela mesma que pediu para Ali acender os rojões. Ela explicou que seus pais só estavam esperando mais um deslize de Toby para mandá-lo para um reformatório; e como eles detestavam que Toby soltava rojões, Jenna sabia exatamente o que fazer para se ver livre dele. A própria Jenna disse que apesar de ter ficado cega, ela estava em paz, livre dos abusos do irmão. Ela preferia andar na companhia de um cão guia e usar óculos escuros o dia inteiro do que continuar refém de Toby dentro da sua própria casa. Jenna ainda tranquilizou Aria afirmando que jamais iria dizer a alguém que as meninas e Ali foram as verdadeiras culpadas pelo incêndio.

As meninas ficaram xocadas quando souberam a verdade. Xocadas e decepcionadas, por Ali ter mentido para elas. E ficaram em pânico quando -A mandou mensagens falando que sabia o envolvimento delas no incêndio. Após Mona se revelar como -A, mais uma surpresa. Ela contou para Spencer que ela era amiga de Jenna e estava perto da casa da árvore na noite em que as meninas soltaram os fogos. Ela também sofreu algumas queimaduras e praticamente implorou para que seus pais acreditassem que Ali era a verdadeira culpada pelo que aconteceu com Jenna. Mesmo sabendo da amizade entre Jenna e Mona, os pais dela não acreditaram na sua história, eles diziam que ela tinha inveja de Ali, por isso queria culpá-la. 

Na série:

O segundo episódio da primeira temporada se chama The Jenna Thing. Nesse episódio as meninas descobrem que Jenna está de volta a cidade, após passar um tempo em uma escola para cegos na Filadélfia. Jenna surpreende a todos ao aparecer no funeral de Ali. Nem mesmo a Sra. DiLaurentis sabiam que elas eram amigas. E realmente não eram. Ali falou para as meninas que Toby era um pervertido que as espiava pela janela enquanto elas trocavam de roupa. Ele merecia uma punição!

Ali sugere que elas estourem uma bombinha na garagem da casa dele, para ele levar um susto. O plano dá errado e a garagem acaba incendiando e, mais uma vez, era Jenna que estava no lugar de Toby. Ela fica cega e Ali exige que Toby assuma a culpa. 

Spencer foi a única que viu Ali gesticulando sem parar e gritando com Toby, mas não ouviu o que tanto ela falava. Depois que Ali morreu, elas encontraram um vídeo em que Jenna abusava de Toby. Aí a história se inverteu: Toby sofria nas mãos de Jenna, que fez Ali pensar que ela era a vítima. Ali visitou Jenna no hospital, levou o vídeo para ela ver, aconselhando-a a ficar bem longe de Rosewood. 

Como sabemos, Ali morreu e Jenna não só voltou para a cidade, como voltou a enxergar! Volta e meia as meninas e Jenna falam sobre o vídeo que encontraram, mas até agora nada foi feito com ele. Também não sabemos se Mona e Jenna ficaram realmente amigas ou só trocaram algumas palavras na festa de Halloween de Noel (2x13).

Eu acredito que a Jenna Thing foi algo que contribuiu muito, ou até tenha sido o fato determinante, para o envolvimento de Toby com o ATeam. E acho que essa história ainda vai render muito! 

Abaixo, a cena do 1x02, quando aparece pela primeira vez o flashback do incêndio e depois, no 1x22, Jenna é encurralada pelas Liars e assume que mentiu para Ali.



Nenhum comentário:

Postar um comentário