expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

terça-feira, 30 de outubro de 2012

1ª ed. Livro vs Série/ Parte I

Agora que estamos oficialmente no hiatus de PLL, o blog vai dar início a uma série de posts falando sobre os livros de PLL e a série da televisão. Antes de começar, quero deixar claro que a intenção dessa seção não é comparar se os livros são melhores que a série ou vice versa.

A intenção é analisar como os personagens e passagens importantes dos livros foram adaptadas para a série até agora - terceira temporada/Summer Season/Fase 3A

A primeira parte dos posts vai analisar os quatro primeiros livros: Maldosas, Impecáveis, Perfeitas e Inacreditáveis. Os posts relativos a esses livros serão chamados de Parte I.









Antes de começar o post, quero deixar a minha opinião sobre os livros. Os livros de PLL são super fáceis de serem lidos. Além de terem uma escrita leve, a história nos envolve de uma maneira que quando nos damos conta, já passamos cem páginas em questão de poucas horas. E sim, se vocês já leram em algum lugar que quando você começar a ler, não vai querer parar, é a mais pura verdade. Então, se puderem, tenham sempre o próximo livro ao lado!

Só uma coisa me chamou atenção de maneira negativa: encontrei vários errinhos de português nas edições que eu li. Letras e nomes trocados, palavras a mais e outras coisinhas que, ao meu ver, parecem ser total falta de atenção com a revisão. Foi a primeira vez que me deparei com coisas assim em livros de ficção

Então, vamos lá! 

Nos livros, a história de PLL se passa na fictícia cidade de Rosewood, localizada no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. É uma cidade com aspectos rurais, o que não impede de ter uma população que nada em dinheiro. 

A narrativa dos livros se divide em capítulos curtos, que descrevem o que acontece individualmente com cada Liar. No final tem uma parte com o título "O Que Acontece Depois", em -A que comenta o que anda aprontando.

A história é contada por uma narrador onisciente, aquele que sabe de tudo. É através do narrador que somos apresentados as cinco melhores-amigas-para-sempre Alison DiLaurentis, Aria Montgomery, Spencer Hastings, Emily Fields e Hanna Marin.

No primeiro dia de férias, após o final do sétimo ano, as cinco amigas se reúnem no celeiro dos Hastings para uma festa do pijama em que Alison quer fazer uma sessão de hipnose e sugere a todas que se sentem, fechem os olhos e comecem uma contagem regressiva a partir do número cem.

Ali quer todo o lugar fechado e apenas iluminado por velas, o que gera um discussão com Spencer. As duas saem do celeiro, discutem e quando as outras três acordam, Spencer retorna e diz que Ali se foi. As meninas ficam estranhas umas com as outras e cada uma vai para sua casa. No outro dia, Ali continua sem dar notícia e assim se passam três anos até que seu corpo é encontrado no quintal da sua ex-casa, que agora pertence a família Saint-Germain. 

Durante esse três anos, muita coisa mudou. Aliás, tudo mudou. A família de Aria foi morar na Islândia, Hanna não é mais a gorda-esquisita-excluída e, o principal, as quatro meninas não continuaram amigas. 

Os Montgomerys foram para a Islândia mas voltaram para Rosewood. Assim que retornam, o corpo de Ali é encontrado. Nessa mesma época está começando o ano letivo e as quatro ex-amigas começam a receber mensagens de texto, emails e bilhetes assinados apenas por -A, que sabe segredos muito pessoais de cada uma delas.

Segredos que apenas Alison sabia. -A também sabe sobre a Coisa com a Jenna. E tudo isso é mais que o suficiente para deixá-las transtornadas. Ameaçando tornar público cada um desses segredos, -A faz da vida de cada uma delas um verdadeiro inferno. 

Apesar de estarem sendo ameaçadas, as Liars não reatam a amizade.  Elas apenas se falam no funeral de Ali. As poucas vezes em que conversam na escola, ou pelo telefone, é sobre as mensagens de -A. 

A narrativa, entre um livro e outro, acontece num curto espaço de tempo. Em um livro é narrado o que se passou em um ou dois dias.

Já na série, a história se passa na mesma cidade, Rosewood, mas o tempo entre o desaparecimento de Ali e o encontro do seu cadáver é de um ano. Ela desapareceu durante a festa do pijama e, um ano depois, foi encontrada morta no seu ex-quintal pela família Saint-Germain. As Liars começam a receber mensagens de -A e isso as aproxima novamente, trazendo de volta a amizade entre elas. 

A primeira cena do primeiro episódio mostra a festa do pijama. Ali dá um susto nas meninas, elas bebem, dormem e quando Aria, Emily e Hanna acordam, Spencer aparece e fala que Ali se foi.

Nos livros, o narrador sempre enfatiza que Alison sabia de todos os segredos de cada uma delas, só que as meninas não sabiam nada sobre ela

Ali sabe que Hanna tem bulimia, que o pai de Aria traiu a mãe dela, que Spencer beijou o namorado da irmã e que Emily gosta de meninas. E são com esses segredos que -A começa suas mensagens.

Na série Aria, Emily e Spencer receberam a mesma mensagem dos livros. Apenas Hanna recebeu uma mensagem não com algo que Ali sabia, mas sim com o que ela andava fazendo depois que Ali morreu; que era roubar algumas coisinhas das lojas do shopping. 

Quanto aos lugares em que a história se passa, nos livros, como cada uma das meninas tem sua vida, são descritos diversos lugares como a escola Rosewood Day, o Country Club, a faculdade Hollis, o shopping King James, o restaurante francês Rive Gauch e a casa de cada uma delas. O narrador também adora citar todas as marcas de tudo o que os personagens fazem uso, desde uma simples barra de cereal até carros e cartões de crédito. 

Na série, como as Liars são amigas, podemos vê-las juntas com mais frequência; porém não são nos cenários citados acima que se desenrola a história. Na série, os cenários ficaram praticamente restritos a escola e casa das meninas. Quase nunca ouvimos nomes de marcas e a riqueza da cidade e dos personagens é mero coadjuvante.

Agora que já comparamos tempo e espaço de livro e série, o próximo post vai analisar as características dos personagens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário