expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

1ª ed. Livro vs Série: Aria Montgomery

Nos livros:




Após o desaparecimento de Ali, o pai de Aria, Byron, recebeu uma proposta de emprego em um lugar bem exótico e totalmente o contrário de Rosewood: a Islândia.

Depois de três anos no país, os Montgomery voltam para Rosewood e para sua antiga casa.

Os Montgomery são quatro: Byron, o pai; Ella, a mãe; Aria, a filha mais velha e Michelangelo, o filho mais novo. Sim, esse é o verdadeiro nome de Mike. 

Ella e Byron são artistas e, por isso, a casa vive em desordem, com manchas e cheiro de material de pintura. Eles não gostam de ser chamados de pai e mãe; preferem que os filhos os chamem pelos nomes.

Aria é descrita como uma garota com jeitão de bailarina, alta, com os cabelos pretos lisos e lábios carnudos. Desde os onze anos, ela vive uma crise de identidade e não consegue se encaixar em nenhum perfil. Ela já foi de tudo e, após a temporada na Europa, parece que ela se encontrou. Aria se sentia uma extraterrestre em Rosewood Day, onde as meninas e os meninos populares eram completamente o oposto dela. Como os populares se pareciam em tudo - cabelo, cor da pele, roupas, hábitos e manias - Aria os chamava secretamente de um(a) típico(a) garoto(a) de Rosewood. 

E esse perfil típico não tinha nada a ver com Aria, que amava artes e vivia desenhando. Sempre que suas roupas são descritas, fica a impressão que seu gosto poderia ser um pouco duvidoso. Não pelas roupas e acessórios em si, mas sim pelas cores contrastantes que ela combinava seus looks. 

Aria ama poesia e literatura e queria ser cineasta, tanto que na época de Ali, ela andava pra cima e pra baixo com uma filmadora. Todos os registros que existem das Liars reunidas com Ali foram feitos por Aria.

Claro que Ali não perdoava as esquisitices de Aria, que não desgrudava de uma porquinha de pelúcia rosa, chamada Pigtunia. Ali não entendia a insistência de Aria em levar essa porca pra tudo quanto é lugar e achava cafona os tricôts que ela fazia. 

Apesar de querer distância dos típicos garotos de Rosewood, Aria sempre teve uma queda por Noel Kahn. Ela sempre achou que ele jamais olharia para ela.

Enquanto morou na Islândia, Aria teve apenas um namorado.

Aria estava com Ali quando viu Byron traindo sua mãe com uma de suas alunas, Meredith. Byron pediu que Aria não contar o que viu para Ella e a filha manteve a boca fechada.

Um dia antes do início das aulas, Aria vai até um bar, o Snooker´s, e conhece um rapaz de vinte e dois anos, loiro, que usa óculos e é recém formado em inglês. Dentro do bar, ela beija o moço e, no dia seguinte, quando começam as aulas, ela descobre que ficou com seu novo professor de inglês, Ezra Fitz.

Ela é a primeira a receber uma mensagem de -A, durante a aula em que Ezra se apresenta como professor.

As mensagens que Aria recebe de -A dizem respeito a traição do seu pai e do seu envolvimento com Ezra. Enquanto o professor parece não fazer muita questão dela, ela se envolve com Sean, atual-ex-namorado de sua ex-amiga Hanna, que não perde a oportunidade de alfinetar Aria sempre que possível a respeito do envolvimento dela com Sean.

Quando -A manda uma carta para Ella contando sobre a traição de Byron, sua mãe descobre que a filha sempre soube da traição e Aria é expulsa de casa. Byron também sai de casa e vai morar em um minúsculo apartamento com Meredith.

Desamparada, Aria é acolhida na casa de Sean. 

Mas -A não a deixa em paz. Embora esteja namorando com Sean, ela é perdidamente apaixonada por Ezra e trai o namorado algumas vezes com o professor. Em uma noite em que está no apartamento de Ezra, os dois são surpreendidos pela polícia, que recebeu uma denúncia de que o professor estava com uma aluna menor de idade em seu apartamento. Foi -A quem contou a Sean sobre a traição de Aria e foi Sean quem avisou a polícia. Decepcionado, Sean termina com Aria e ela se vê desabrigada.

Como não tem para onde ir, Aria liga para Byron e pede para ficar no apartamento dele. Ezra é solto no dia seguinte, perde seu emprego na escola e não procura mais por Aria. O escândalo não se tornou público e nem trouxe problemas para  Aria.

Após a revelação do primeiro -A, Aria volta para a casa da mãe e descobre que Meredith está grávida de Byron

Na série:



A família Montgomery é igual a dos livros. Eles moraram um ano na Islândia, Aria flagrou a traição do pai e acatou seu pedido de silêncio. Porém, quando -A envia a carta contando sobre a traição, é Ella quem sai de casa e Byron continua morando com os filhos.

Ella e Byron são bem diferentes dos livros. A casa em que moram não é desorganizada, eles são chamados de pai e mãe, Ella é doce e amiga de Aria, Byron não vai morar com Meredith e nem a engravida.

Após o primeiro rompimento do casal pós denúncia de -A, Byron e Ella se separam, reatam e se separam novamente. Ella mora em um apartamento em cima da galeria de arte em que trabalha e leciona em Rosewood Day. Byron continua como professor na Hollis.

Quanto aos relacionamentos, Aria conhece Ezra no bar, um dia antes das aulas começarem, e eles namoram escondido. Ezra se mostra apaixonado por Aria, embora ela tenha ficado uma ou outra vez com Noel Kahn.

Deixado de lado na primeira parte dos livros, Ezra é personagem regular na série e algumas teorias até o incriminam como parte do ATeam.

As roupas que Aria veste são vintage mescladas com peças contemporâneas.

Mike, por sua vez, é calmo, não aparece ao lado dos meninos populares e nem com garotas. Teve sua fase rebelde após a separação dos pais, mas logo voltou ao normal até ser esquecido na terceira temporada.

Aria e Ezra assumem o namoro, Ezra pede demissão do colégio, continua em Rosewood e está sem emprego. Descobrimos que sua família é muito rica e ele tem uma ex-namorada, Maggie, que diz ter um filho dele. Sua mãe, Diane, não aprova o namoro com Aria enquanto seu irmão mais novo, Wesley, parece interessado nela. 

Na série, ela também é a primeira a receber uma mensagem de -A. De todas as quatro Liars, Aria é a que menos sofreu mudanças com a adaptação na tv. Por isso, os posts sobre Hanna, Spencer e Emily serão comentados por tópicos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário